como medir a eficiência de um sistema solar?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Pedro PV
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda ago 11, 2008 4:52 pm

como medir a eficiência de um sistema solar?

Mensagem por Pedro PV »

tenho uma casa no algarve, que construí nos anos 80. instalei logo um sistema de 3 painéis planos (3x2 m2) para aquecimento de água doméstica, com um tanque vertical cilíndrico de 300 l. funcionou sempre bem. a casa era para 6 pessoas.
aumentei a casa para 10 pessoas e chego a ter lá 8 adultos e 6 crianças.
os painéis estão embebidos num plano de telhado virado a se menos inclinado do que seria ideal, mas a estética também conta! os painéis estão embebidos no lugar das telhas (são da mesma grossura) e a impermeabilização é feita com telas adesivas o que, apesar de terem de ser vistas de vez em quando (com substituição de telas) é fácil de manter, de descolar quando é preciso mudar de painéis e funciona bem.
já vou na 3ª geração de painéis e no 3º tanque. o progresso tecnológico, de geração em geração, é fantástico!
gostaria de perguntar uma coisa: como é que consigo medir a potência ou o rendimento do sistema e kw?
outra curiosidade que me assalta o espírito é como é possível tanto cepticismo geral? sempre que digo a alguém que tenho um sistema de aquecimento solar, ninguém acredita que funcione! e, no entanto, ele ali está, há +/- 35 anos a funcionar na perfeição e cada vez melhor.
obrigado por alguma resposta

FranzLiszt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am

Re: como medir a eficiência de um sistema solar?

Mensagem por FranzLiszt »

o rendimento em sistemas c/ planos selectivos para aqs geralmente anda à volta dos 35% a 45%.

a potência é de 700w/m2

Autor do tópico
Pedro PV
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda ago 11, 2008 4:52 pm

Re: como medir a eficiência de um sistema solar?

Mensagem por Pedro PV »

obrigado

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”