Obrigatoriedade ou não?
-
jmacas
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado mai 24, 2008 5:48 pm
Obrigatoriedade ou não?
boas tardes
artigo 7.o
limitação das necessidades nominais de energia
útil para produção de água quente sanitária[/b]
2—o recurso a sistemas de colectores solares térmicos
para aquecimento de água sanitária nos edifícios
abrangidos pelo rccte é obrigatório sempre que haja
uma exposição solar adequada, na base de 1 m2 de colector
por ocupante convencional previsto, conforme definido
na metodologia de cálculo das necessidades nominais
de energia para aquecimento de água sanitária referida
no artigo 11.o, podendo este valor ser reduzido
por forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura
total disponível, em terraço ou nas vertentes orientadas
no quadrante sul, entre sudeste e sudoeste.
anexo ii
definições
a) «águas quentes sanitárias (aqs)» é a água potável
a temperatura superior a 35°c utilizada para banhos,
limpezas, cozinha e outros fins específicos, preparada
em dispositivo próprio, com recurso a formas de energia
convencionais ou renováveis.
gostava que alguem me ajudasse a esclarecer o seguinte:
em primeiro pela análise do rccte no que diz respeito à obrigatoriedade da colocação de paineis solares em edificios novos ou a remodelar(grandes remodelações), porque no seu artigo 7, refere que é obrigatorio, e depois na definição de aqs diz que as águas quentes sanitárias podem ser preparadas com recurso a energia convencional( e aqui penso que se pode incluir o gás e a energia electrica nomeadamente com recurso a esquentador ou termoacumulador) e a energia renovável (paineis solares). esta é uma das minhas duvidas.
agora um caso concreto.
a minha sogra (viuva) está a proceder a obras de remodelação (alentejo) na sua casa, a casa tem 3 quartos e penso que falta de sol não terá. uma vez que a casa é utilizada pela minha sogra durante o ano, apenas cerca de 30 dias e 3 ou 4 fins de semana por mim e minha esposa e filha, nos calculos será que se tem que entrar apenas com os 30 dias de utilização durante o ano e apenas com um ocupante, apesar de ser considerado um t3, pois no projecto está contabilizado a utilização durante 365 dias e por 4 ocupantes.
pois do meu ponto de vista com os dias de utilização durante o ano não se justifica o investimento nem tão pouco se obtem um rendimento desejado, para além do desgaste do equipamento da não utilização.
obrigado
cumprimentos
artigo 7.o
anexo ii
definições
a) «águas quentes sanitárias (aqs)» é a água potável
a temperatura superior a 35°c utilizada para banhos,
limpezas, cozinha e outros fins específicos, preparada
em dispositivo próprio, com recurso a formas de energia
convencionais ou renováveis.
gostava que alguem me ajudasse a esclarecer o seguinte:
em primeiro pela análise do rccte no que diz respeito à obrigatoriedade da colocação de paineis solares em edificios novos ou a remodelar(grandes remodelações), porque no seu artigo 7, refere que é obrigatorio, e depois na definição de aqs diz que as águas quentes sanitárias podem ser preparadas com recurso a energia convencional( e aqui penso que se pode incluir o gás e a energia electrica nomeadamente com recurso a esquentador ou termoacumulador) e a energia renovável (paineis solares). esta é uma das minhas duvidas.
agora um caso concreto.
a minha sogra (viuva) está a proceder a obras de remodelação (alentejo) na sua casa, a casa tem 3 quartos e penso que falta de sol não terá. uma vez que a casa é utilizada pela minha sogra durante o ano, apenas cerca de 30 dias e 3 ou 4 fins de semana por mim e minha esposa e filha, nos calculos será que se tem que entrar apenas com os 30 dias de utilização durante o ano e apenas com um ocupante, apesar de ser considerado um t3, pois no projecto está contabilizado a utilização durante 365 dias e por 4 ocupantes.
pois do meu ponto de vista com os dias de utilização durante o ano não se justifica o investimento nem tão pouco se obtem um rendimento desejado, para além do desgaste do equipamento da não utilização.
obrigado
cumprimentos
-
FranzLiszt
- Membro Silver

- Registado: terça fev 26, 2008 2:04 am
Re: Obrigatoriedade ou não?
vou-te dar um exemplo:
ao invés dos térmicos, pode-se instalar fotovoltaicos para microprodução, e assim usa-se um sistema convencional para aqs.
faz a remodelação em intervalos (cada intervalo/obra c/ custo < a 25% do custo total da casa (630€/m2)), para o imóvel n ficar sujeito à aplicação do regulamento
ao invés dos térmicos, pode-se instalar fotovoltaicos para microprodução, e assim usa-se um sistema convencional para aqs.
faz a remodelação em intervalos (cada intervalo/obra c/ custo < a 25% do custo total da casa (630€/m2)), para o imóvel n ficar sujeito à aplicação do regulamento
-
jmacas
Autor do tópico - Membro

- Registado: sábado mai 24, 2008 5:48 pm
ok, obrigado
mas não pode ser, porque trata-se de uma remodelação com a construção de uma estrutura resistente que implica um valor superior.
no entanto acho que nestes casos em que a utilização da habitação é sazonal, devia ficar ao critério do proprietário, uma vez que não se tira rendimento do objectivo da utilização dos paineis solares.
a minha duvida é, se no dimensionamento se deve apenas contabilizar um ocupante(a minha sogra) e durante 30 dias, sendo que neste caso seria apenas necessário, por exemplo um colector solar de 180 l, ou se calcula em função da tipologia (t3) que normalmente se dimensiona (tn+1) e aqui seriam 4 utilizadores e neste caso teriam que ser 2 colectores solares (300l).
jm
mas não pode ser, porque trata-se de uma remodelação com a construção de uma estrutura resistente que implica um valor superior.
no entanto acho que nestes casos em que a utilização da habitação é sazonal, devia ficar ao critério do proprietário, uma vez que não se tira rendimento do objectivo da utilização dos paineis solares.
a minha duvida é, se no dimensionamento se deve apenas contabilizar um ocupante(a minha sogra) e durante 30 dias, sendo que neste caso seria apenas necessário, por exemplo um colector solar de 180 l, ou se calcula em função da tipologia (t3) que normalmente se dimensiona (tn+1) e aqui seriam 4 utilizadores e neste caso teriam que ser 2 colectores solares (300l).
jm
-
FranzLiszt
- Membro Silver

caberá ao perito qualificado q fiscalizará o projecto rccte, verificar o cumprimento da lei.jmacas Escreveu:ok, obrigado
jm
o regulamento n prevê consumos sazonais, portanto dificilmente haverá maneira de contornar esta situação, a não ser q o projecto passe pelo município sem q haja necessidade de emissão de declaração de conformidade regulamentar. se conheceres alguém por lá...
-
manuelcar
- Staff Member

- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
eu ia sugerir exactamente o mesmo. pede um parecer aos serviços municipais com a argumentação que apresentaste aqui. provavelmente o edifício está em nome da senhora que vive sozinha. eu diria que tens bons argumentos para dimensionar pelo mínimo.
no teu pedido de esclarecimento inicial noto que relacionas o conceito de solar térmico, com o de aqs. são conceitos completamente diversos que este regulamento vem relacionar. já encontrei aqui essa confusão neste fórum mas o texto é claro.
p/s: não tinhas já aberto um tópico sobre este mesmo tema?
no teu pedido de esclarecimento inicial noto que relacionas o conceito de solar térmico, com o de aqs. são conceitos completamente diversos que este regulamento vem relacionar. já encontrei aqui essa confusão neste fórum mas o texto é claro.
p/s: não tinhas já aberto um tópico sobre este mesmo tema?
Porreiro, pá!
-
NunoNeiva75
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
boasjmacas Escreveu:boas tardes
artigo 7.o
tenho a seguinte dúvida: se eu quiser instalar painéis com tubos de vácuo como é que faço as contas à área do colector (dos tubos) com base no que está acima referido?
obrigado.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
Filho da Natureza
- Membro Silver

- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
segundo o artigo, cada pessoa equivale a 1 m2 de colector. é essa a tua dúvida?nunoneiva75 Escreveu:boasjmacas Escreveu:boas tardes
artigo 7.o
tenho a seguinte dúvida: se eu quiser instalar painéis com tubos de vácuo como é que faço as contas à área do colector (dos tubos) com base no que está acima referido?
obrigado.
-
FranzLiszt
- Membro Silver

se o painel for certificado terá q ter descrita a área de abertura no certificadonunoneiva75 Escreveu:boasjmacas Escreveu:boas tardes
artigo 7.o
obrigado.
-
NunoNeiva75
- Membro Silver

- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
boas,
é que nos paineis planos o cálculo da área é básico, agora nos paineis de tubos de vácuo concerteza as contas são feitas de outra forma porque estamos a falar de tubos e não de uma superfície lisa.
mas o franzlistz já me terá esclarecido, o fabricante terá que mencionar essa área útil.
agora não sei se para este cálculo da área é tida em consideração a maior eficácia deste sistema de tubos de vácuo... porque concerteza para 4m2 de colector plano e 4m2 de tubos de vácuo teremos uma potência de aquecimento bem superior para os tubos de vácuo, não?
obrigado.
é que nos paineis planos o cálculo da área é básico, agora nos paineis de tubos de vácuo concerteza as contas são feitas de outra forma porque estamos a falar de tubos e não de uma superfície lisa.
mas o franzlistz já me terá esclarecido, o fabricante terá que mencionar essa área útil.
agora não sei se para este cálculo da área é tida em consideração a maior eficácia deste sistema de tubos de vácuo... porque concerteza para 4m2 de colector plano e 4m2 de tubos de vácuo teremos uma potência de aquecimento bem superior para os tubos de vácuo, não?
obrigado.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...