e-bike
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda ago 25, 2008 12:41 pm
e-bike
sou novo aqui no fórum, e gosria de poder contar com a opinião avalizada das pessoas que o frequentam, para saber se uma ideia que tenho será viável ou não.
estou a pensar fazer uma bicicleta com um motor electrico e quatro rodas. tenho um da bosch que pelas caracteristicas poderá ser interessante. 24 volts, 40 amp. 750 w de potencia.
a minha ideia é ligar os pedais a um gerador de energia, tipo um alternador, através de um mecanismo redutor, de maneira a atingir boas rpm, sem muitas voltas nos pedais, e dessa maniera alimentar directamente o motor, sem baterias pelo meios, de maneira a que a intensidade da pedalada se possa reflectir no trabalhar do motor e dessa maneira regular a velocidade do veiculo...
que me dizem, será viável?...
estou a pensar fazer uma bicicleta com um motor electrico e quatro rodas. tenho um da bosch que pelas caracteristicas poderá ser interessante. 24 volts, 40 amp. 750 w de potencia.
a minha ideia é ligar os pedais a um gerador de energia, tipo um alternador, através de um mecanismo redutor, de maneira a atingir boas rpm, sem muitas voltas nos pedais, e dessa maniera alimentar directamente o motor, sem baterias pelo meios, de maneira a que a intensidade da pedalada se possa reflectir no trabalhar do motor e dessa maneira regular a velocidade do veiculo...
-
- Membro Silver
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm
Re: e-bike
viva jp
relativamente ao teu exemplo concreto, eu não sou a melhor pessoa para dar um veredicto... mas, no entanto posso-te dizer que também estou a pensar seriamente em alterar a minha bicla para uma e-bike.
só para tua informação, caso ainda não o tenhas encontrado, na secção dos classificados existe um tópico (recente) e ao qual se está a discutir alguns kits de montagem. para acesso rápido, selecciona aqui.
aconselho-te vivamente a dar uma espreitadela
relativamente ao teu exemplo concreto, eu não sou a melhor pessoa para dar um veredicto... mas, no entanto posso-te dizer que também estou a pensar seriamente em alterar a minha bicla para uma e-bike.
só para tua informação, caso ainda não o tenhas encontrado, na secção dos classificados existe um tópico (recente) e ao qual se está a discutir alguns kits de montagem. para acesso rápido, selecciona aqui.
aconselho-te vivamente a dar uma espreitadela
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos
-
Autor do tópico - Membro
estive a ver e é interessante, uma vez que a parte electrica está toda pronta e seria só aplicar com maior ou menor capacidade de tempo e engenho.
no entanto gostaria que alguem me desse a sua opinião acerca da viabilidade do projecto, uma vez que ando com esta ideia e até pode ser um grande disparate, sem execução prática.
no entanto gostaria que alguem me desse a sua opinião acerca da viabilidade do projecto, uma vez que ando com esta ideia e até pode ser um grande disparate, sem execução prática.
-
- Membro Silver
disparate!? porquê?! é so fazer uma pesquisa no youtube para ver que há muita gente com ideias...
não será isto que queres fazer?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yifcabxh ... re=related[/youtube]
no entanto, este sr. desistiu do que estava a fazer e implementou um daqueles kits discutidos no outro tópico (referido anteriormente).
no extremo das implementações, tens aqui outros exemplos:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=shomrgd0 ... re=related[/youtube]
dizias uma bicla de 4 rodas...bem, e se for de 3!?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wg0eaehu ... re=related[/youtube]
não será isto que queres fazer?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yifcabxh ... re=related[/youtube]
no entanto, este sr. desistiu do que estava a fazer e implementou um daqueles kits discutidos no outro tópico (referido anteriormente).
no extremo das implementações, tens aqui outros exemplos:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=shomrgd0 ... re=related[/youtube]
dizias uma bicla de 4 rodas...bem, e se for de 3!?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=wg0eaehu ... re=related[/youtube]
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
4 rodas? mas é uma bicicleta ou um carro?jpereira Escreveu:estou a pensar fazer uma bicicleta com um motor electrico e quatro rodas.
é um motor de bastante potência para uma bicicleta (1cv), só que essa potência tornará a tua bicicleta ilegal. o máximo são 250w, não sei se a limitação poderia estar apenas no controlador e assim ser leval.jpereira Escreveu:tenho um da bosch que pelas caracteristicas poderá ser interessante. 24 volts, 40 amp. 750 w de potencia.
de construção viável é, mas não ganhas nada com isso, antes pelo contrário. ias precisar de mais esforço para pôr a bicicleta (ou carro) a andar dessa forma do que se ela não tivesse nenhuma modificação. nenhum gerador é 100% eficiente, e os alternadores tipicos em particular só vão aos 60-65% de eficiência. logo aqui ias precisar de dar mais esforço para compensar a perda de 35 a 40% de energia no alternador. depois ias perder mais alguma energia na caixa de redução, e finalmente ias perder ainda uma outra parte no motor eléctrico, pois este também não é 100% eficiente (motores razoavelmente eficientes não vão muito acima de 85-90%).jpereira Escreveu:a minha ideia é ligar os pedais a um gerador de energia, tipo um alternador, através de um mecanismo redutor, de maneira a atingir boas rpm, sem muitas voltas nos pedais, e dessa maniera alimentar directamente o motor, sem baterias pelo meios, de maneira a que a intensidade da pedalada se possa reflectir no trabalhar do motor e dessa maneira regular a velocidade do veiculo...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
Autor do tópico - Membro
pois eu já tinha ouvido falar nessa celebre lei em que nada se cria mas se transforma...
pensei que ao adoptar um sistema de reduções da pedaleira conseguiria obter mais energia. se calhar vou ter mesmo que arranjar umas baterias e um painel fotovoltaico para por na bike.
as quatro rodas era por uma questão de gosto...
pensei que ao adoptar um sistema de reduções da pedaleira conseguiria obter mais energia. se calhar vou ter mesmo que arranjar umas baterias e um painel fotovoltaico para por na bike.
as quatro rodas era por uma questão de gosto...
- Anexos
-
- o projecto feito no paint...
- eBike.jpg (20.51 KiB) Visto 6082 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
claro que tem de ter baterias e o proprio motor faz de carregador em caso de descidas e travagens (travagem regenerativa) ou utilize um alternador. ja existem modelos com algumas dessas caracteristicas, com 4 rodas ou nao.
Link
Link
Link
Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
olá pessoal ,
em relação á tal lei , gostava de saber sendo a alteração feita numa bike , quem é que controla a potencia do motor , não me digam que a psp e a gnr agora andam com um voltimetro e um amperimetro e até sabem a formula p=u*i , ou melhor até possuem um watimetro , se retirarem a etiqueta com a indicação da potencia até podem dizer que o motor é de 100 w que eles não lhes conseguem provar o contrário , em relação á velocidade máxima de 25 km/h qualquer bicicleta normal os ultrapassa e não é por isso que se deixa de pedalar e mais não tendo conta kilometros como é que se sabe a que velocidade se vai , acho que a psp e a gnr têm mais que fazer do que estar a controlar bicicletas , mas é evidente que uma bicicleta alterada chama sempre a atenção e não é preciso ser-se agente da psp ou gnr .
abraços
em relação á tal lei , gostava de saber sendo a alteração feita numa bike , quem é que controla a potencia do motor , não me digam que a psp e a gnr agora andam com um voltimetro e um amperimetro e até sabem a formula p=u*i , ou melhor até possuem um watimetro , se retirarem a etiqueta com a indicação da potencia até podem dizer que o motor é de 100 w que eles não lhes conseguem provar o contrário , em relação á velocidade máxima de 25 km/h qualquer bicicleta normal os ultrapassa e não é por isso que se deixa de pedalar e mais não tendo conta kilometros como é que se sabe a que velocidade se vai , acho que a psp e a gnr têm mais que fazer do que estar a controlar bicicletas , mas é evidente que uma bicicleta alterada chama sempre a atenção e não é preciso ser-se agente da psp ou gnr .
abraços
-
- Membro Silver
principalmente os amigos do alheio!tavares Escreveu:... mas é evidente que uma bicicleta alterada chama sempre a atenção e não é preciso ser-se agente da psp ou gnr .
concordo com o que dizes tavares. recordo-me quando era mais novo chegar aos 40km/h na minha bicla (atrasado para as aulas ). mas não há nada como ir preparado para "discursar" na altura em que nos mandam parar!
no entanto, creio que eles estão mais preocupados em para aqueles que estão dentro do carro com o telélé na mão
-
- Membro Gold
calculo que se o motor não estiver marcado (com a potência), eles te apreendam o veículo para ir a inspeccção.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
as chapas com as caracteristicas do motor fazem-se .
não estou a ver mandarem uma bicicleta para um banco de potencia , se fosse uma scooter já não dizia que não . normalmente quando alguém aparece com uma "invenção" do tipo meter um motor eléctrico numa bicicleta é logo considerado lunático , porque 99,999% das pessoas não sabem que é possível e que até existe , e acaba por chamar a atenção e não passa daí , tem é que se saber o que dizer .
neste momento acredito que haja legislação mas que não haja fiscalização capaz , portanto acho que é de se aproveitar até que dê .
quantos mini 1000 circulam neste país com o motor 1000 ? pois é muito poucos , são quase todos com motor 1300 , e quem é que lhe mede a cilindrada ?
abraços
não estou a ver mandarem uma bicicleta para um banco de potencia , se fosse uma scooter já não dizia que não . normalmente quando alguém aparece com uma "invenção" do tipo meter um motor eléctrico numa bicicleta é logo considerado lunático , porque 99,999% das pessoas não sabem que é possível e que até existe , e acaba por chamar a atenção e não passa daí , tem é que se saber o que dizer .
neste momento acredito que haja legislação mas que não haja fiscalização capaz , portanto acho que é de se aproveitar até que dê .
quantos mini 1000 circulam neste país com o motor 1000 ? pois é muito poucos , são quase todos com motor 1300 , e quem é que lhe mede a cilindrada ?
abraços
-
- Membro Gold
eu não disse para ele fazer, nem para não fazer, limitei-me a comentar sobre o que pode acontecer.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
pois é bem verdade, ainda ontem fiz cerca de 15 quilómetros com a bike electrificada do meu mano e toda a gente fica a olhar para aquilo, alguns até fazer perguntas, algumas ridículas claro, tipo "e quando se acaba a bateria", no entanto já muitas vezes as autoridades a viram na estrada e até já a viram parada e também fizeram perguntas sobre ela, da maneira como falaram penso que eles não conhecem a lei dos 250watts. o que tenho dito ao meu irmão é que quando alguma autoridade perguntar quantos watts debita o motor é sempre 250 w , apesar de ser um pouco mais.tavares Escreveu:as chapas com as caracteristicas do motor fazem-se .
abraços
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
pois, se a policia conhecesse a lei, se calhar já devia apreender a "bicicleta" só por não ter pedais (tendo motor).
mas se não se incomodam com as dezenas de carros mal estacionados pelo país fora, mesmo em locais que representam *realmente* perigo (como imediatamente antes e mesmo em cima de passadeiras) também acho bem que não se incomodem com pequenos veículos eléctricos.
mas se não se incomodam com as dezenas de carros mal estacionados pelo país fora, mesmo em locais que representam *realmente* perigo (como imediatamente antes e mesmo em cima de passadeiras) também acho bem que não se incomodem com pequenos veículos eléctricos.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
espera, a bike que estava a falar tem pedais, e o motor é de 400w, entretanto o meu irmão mete aqui fotos da nova, mesmo assim a outra tal sem pedais também já foi abordada e vista várias vezes pelos "manos" e ninguém disse nada.njay Escreveu:pois, se a policia conhecesse a lei, se calhar já devia apreender a "bicicleta" só por não ter pedais (tendo motor).
Cumps Inovadores
-
Autor do tópico - Membro
desconhecia a limitação de 250 w para as bicicletas electricas. parece-me que será pouco para o que tenho em mente. fazer um veiculo que possa levar-me a mim, a mulher e o puto no colo
num dos filmes acima tem um veiculo em que a ideia é a mesma, mas vou ver se faço melhor, pelo menos estéticamente
num dos filmes acima tem um veiculo em que a ideia é a mesma, mas vou ver se faço melhor, pelo menos estéticamente
-
Autor do tópico - Membro
vi agora num site uma casa que vende bicicletas electricas, com motores de 350 e 400 w. sendo assim é porque é possivel circularem sem problemas...
será?
será?
-
- Membro Gold
não é proibido vender nem comprar nem circular com elas num terreno privado, mas circular com elas na via pública é.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e