boas.
alguem me consegue dizer quantos m3 de gas no estado gasoso se obtem de uma garrafa de gas butano de 13kg?
isto é, se despejar-mos uma botija cheia para um balão, ou algo do genero que o contenha mas no estado gasoso, e não no estado liquido como se encontra dentro da garrafa, quantos m3 vamos obter?
quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm
Re: quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?
uma garrafa de 13kg de gaz contem cerca de 5,6 m3 de gaz.
não sei se era isso que querias saber mas presumi que sim.
se estas a comparar gaz butano com gaz natural tem em consideração que a potencia calorica do gaz butano é cerca do dobro do gaz natural logo, uma garrafa de gaz butano seriam cerca de 11m3 de gaz natural.
não sei se era isso que querias saber mas presumi que sim.
se estas a comparar gaz butano com gaz natural tem em consideração que a potencia calorica do gaz butano é cerca do dobro do gaz natural logo, uma garrafa de gaz butano seriam cerca de 11m3 de gaz natural.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Re: quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?
era exatamente isso que pretendia mas observando a formula quimica de ambos e tendo em conta que uma mole de moleculas ocupa o mesmo espaço para ambos, o butano fica a ganhar pelo triplo pois possui 3 vezes mais carbono e hidrogenio... logo 3 vezes mais energia, ou não?...
é que já andei pela net a ver se descobria, e há valores muito dispares... e decidi tentar tirar isso a limpo!
é que já andei pela net a ver se descobria, e há valores muito dispares... e decidi tentar tirar isso a limpo!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender!