quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?

Mensagem por Ferra »

boas.
alguem me consegue dizer quantos m3 de gas no estado gasoso se obtem de uma garrafa de gas butano de 13kg?
isto é, se despejar-mos uma botija cheia para um balão, ou algo do genero que o contenha mas no estado gasoso, e não no estado liquido como se encontra dentro da garrafa, quantos m3 vamos obter?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Re: quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?

Mensagem por tvcrabo »

uma garrafa de 13kg de gaz contem cerca de 5,6 m3 de gaz.
não sei se era isso que querias saber mas presumi que sim.
se estas a comparar gaz butano com gaz natural tem em consideração que a potencia calorica do gaz butano é cerca do dobro do gaz natural logo, uma garrafa de gaz butano seriam cerca de 11m3 de gaz natural.

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: quantos m3 de gaz contem uma garrafa de 13kg de butano?

Mensagem por Ferra »

era exatamente isso que pretendia mas observando a formula quimica de ambos e tendo em conta que uma mole de moleculas ocupa o mesmo espaço para ambos, o butano fica a ganhar pelo triplo pois possui 3 vezes mais carbono e hidrogenio... logo 3 vezes mais energia, ou não?...
é que já andei pela net a ver se descobria, e há valores muito dispares... e decidi tentar tirar isso a limpo!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”