Conselho bio-horario/potencia contratada

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Conselho bio-horario/potencia contratada

Mensagem por Biod »

mudei-me recentemente para um t1 e estou indeciso se meto ou não o tarifario bio horario.

num mes gastei 200 kwat

a nivel eletrico tenho:

na cozinha:
a maquina da loiça, lavo dia sim dia não e é classe energetica a, não ha problema em colocar a lavar em horario vazio.
a maquina da roupa é antiga e não sei a classe energetica, e apenas lavo ao sabado de manha.
frigorifico vertical de 2 portas novo, classe energetica a
lcd de 15' 22watts de potencia
forno eletrico potencia: 100watts

na arrecadação:
tenho arca congeladora vertical classe a+ , consumo 215 kw/ano
tenho 1 frigorifico antigo, ligado no minimo apenas para n avariar.. (uma vez que é a senhoria e disseram que se ficasse desligado iria pifar)

na sala:
alem da tv crt e dvd, falta montar ar condicionado de 12000btu classe energetica a

a nivel de iluminação uso lampadas de baixo consumo.

actualmente a potencia contratada á edp é 6,9 kva e pago 10.85+iva de "aluguer". não sera potencia a mais?

na vossa opiniao ira compensar mudar para bi-horario?

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Conselho bio-horario/potencia contratada

Mensagem por Master »

eu tenho bi-horária a alguns anos e tenho quer em casa, quer nas lojas.
a mim compensa-me bastante e chego a ter mais consumo em casa em vazio que no horario normal.
o que tens que ver no teu caso é se o horário da bi-horária te dá jeito ou não, ou se podes mudar (adaptar) os teus horários de consumo.
pois não vale a pena teres as horas de vazio para as 22h00 se a essa hora tu n usas electricidade.
eu devido ao meu horário e ao do pessoal em casa dá jeito (chegamos tarde e saimos cedo)ou seja usamos a grande parte do consumo em vazio (mais barata)
colocamos também as maquinas de lavar no horário vazio.
a mudança é gratuita e se n achares que poupas podes sempre mudar outra vez.
Dos Fracos Não Reza a História...

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

em relação à potência contratada, ela deve ser pensada em função do consumo instantâneo. ou seja se ligares essas máquinas todas ao mesm o tempo, não é demais. no entanto, acho que com metade disso te safavas, embora faltem aí informações importantes do género: "e no inverno como é que é o aquecimento,é eléctrico?". se for, deixa estar os 6,9.
o bi-horário não tem muito a ver com aquilo que se tem a consumir mas mais com os hábitos de consumo. se estás disposto a pôr a maquinaria a funcionar nas horas de vazio, tudo bem; doutra forma, não adianta. muita gente mete bi-horário mas depois não adequa o seu comportamento em termos de uso da energia eléctrica o que não traz grandes vantagens.

mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Mensagem por mafgod »

vou-te dar o meu exemplo:

- tenho um t3, com lâmpadas de baixo consumo, maq. lavar roupa, loiça, forno eléctrico, ferro engomar, arca, frigorífico, tvs (quase sempre duas ligadas), ..... e desde que a comprei estou com o bi-horário semanal.
- tinha um contracto de 30a(6,9kva) no início mas depressa passei-o para 25a (5,75kva)
- consigo ter a máq. lavar roupa e loiça ao mesmo tempo com as lâmpadas da cozinha e sala + 2 tvs ligadas sem problemas
- só tenho por vezes o disjuntor a disparar no inverno com dois aquecedores eléctricos e com outras situações de grande consumo, tipo passar a ferro e/ou forno ligados......

o que te aconselho, passar para os 25a(5,75kva) e com a poupança mensal, investir no bi-horário..... diário ou semanal (o semanal compensa muuuuito no inverno, tipo domingos em casa a chover com o aquecedor ligado a gastar metade e tb se deixares para o fim de semana o lavar a roupa e coisas do género. a desvantagem do semanal, é que durante a semana, só compensa a partir da meia-noite..... mas sempre se dá para ligar as máquinas e irmos deitar).

se mesmo assim tiveres dúvidas, vai ao site da deco e faz umas simulações:
http://www.deco.proteste.pt/simuladores-p31681.htm

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Biod »

desde ja muito obrigado a todos

eu ate fui ao simulador da edp e aconselharam 3,45 de potencia (com arca e frigorificos com opçao simultaneo).. só que quando colocava a opção "simultaneo" nas 2 maquinas de lavar ja passava para os 20,7 kval

então queria dizer que com 3,45 , se ligasse uma das maquinas o quadro iria abaixo?
para alterar a potencia paga-se alguma coisa? senão exprimentava 3,45 se visse que o quadro andava sempre a ir abaixo, passaria para 4,6

ainda só estou a morar lá á mes e meio, por isso ainda nao tinha pensado na questao do aquecimento. neste momento tenho lareira (sem recuperador) mas como praticamente so tenho tempo de tar mais tempo na sala ao fim de semana, nao iria aquecer a sala (cerca de 25 m2) para so la estar 1 hora nos dias de semana.

a questão dos habitos, não haveria problema. a maquina da roupa ja metemos sabado de manha ou ate ao domingo. a de lavar loiça tem programador para "agendar" a hora de entrada em funcionamento e até é bastante silenciosa.

mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Mensagem por mafgod »

quando pedi á edp para mudar a potência não paguei nada..... agora, não sei.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

o quadro normalmente não vai logo abaixo, dependendo dos disjuntores.

100do
Membro
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 10:31 am

Mensagem por 100do »

eu tenho um t3 equipado com todos os equipamentos habituais (maquinas de lavar, combinado, tv's, arca frigorifica, forno electrico, etc) e tenho a potencia de 3,45 kva.
dá para ter as 2 maquinas de lavar ligadas em simultaneo, lampadas e tv's. se ligar as 2 maquinas e o forno electrico é que já é costume disparar.

no meu entender, 3,45 é o suficiente para a maioria dos apartamentos.

em relação à tarifa bi-horaria tenho e compensa muito, no meu caso.
somos 3 pessoas em casa, as maquinas de lavar louça e roupa trabalham muito, tal como o ferro, o forno, etc. só temos que nos preocupar em usar os equipamentos que gastam mais no horario económico.
as máquinas de lavar têm temporizador imcorporado. é importante pensar nisto quando se compram. desta forma programo-as para ligarem daí a 3, 6 ou 9 horas, de forma a lavarem de noite. o forno também serve mais ao fim de semana. fica económico e é quando há tempo.

agora estou a pensar meter aquecimento e estou inclinado para acumuladores de calor. estou a procurar usados, uma vez que muita gente fica descontentes com eles. pelo que tenho lido, as pessoas ligam-nos durante toda a noite e até de dia e pretendem ter a casa a 25 ºc. a função deles é tornar a temperatura amena e a minha ideia é manter uma temperatura de 18 - 19 ºc, que considero suficientes.

nessa altura talvez tenha que pedir aumento de potência, ou não. se tiver 3 acumuladores posso ligar cada um deles 3 a 4 horas e ter ligados 2 em simultâneo. penso que o quadro até vai aguentar, mas é uma questão de experimentar.

até agora aqueci a casa apenas com a lareira da sala. tem recuperador de calor e ligo-a (durante o inverno, claro) das 18 as 22h. fecho a cozinha e consigo "aquecer" o resto da casa. não é suficiente mas é muito bom. um dia sem a ligar e sente-se a casa bem mais fria.
no entanto a lenha é cara. para quem a compre esta é uma má (ou péssima) solução. no meu caso sou eu que a corto, preparo e transporto.

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Biod »

acabei por optar pela 3.45. ate agora esta tudo ok. só quando liguei a maq da roupa + fritadeira electrico foi abaixo. mas esta potencia chega-me bem

NunoNeiva75
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm

Mensagem por NunoNeiva75 »

boas biod,

eu tenho 4,6kw e com algum tacto chega perfeitamente (tenho 2 ac 12000 btu, 2 tv, 1 pc e restantes electrodomésticos essenciais).

agora quanto ao bi-horário posso-te dizer que cá em casa, 55% de toda a energia gasta é feita no período de vazio. (tenho o bi-horário semanal). tenho as máquinas de lavar a trabalhar no período vazio (comprei 2 fichas "horárias" por 2,5€ cada no bricomarche). usamos o ferro de engomar preferencialmente ao sábado e domingo.

se gastar 200kwh num mês e considerando que na tarifa bi-horária poupa-se 6c por kw, poupo por mês:
0,06€*0,55*200 = 6,6 €/mês = 79,2€/ano... achas que vale a pena?

fica bem.
A pensar em juntar-me ao clube das predator...

100do
Membro
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 10:31 am

Mensagem por 100do »

55% no período de vazio? isso é muito bom.
eu diria que gasto cerca de 35%. quando vierem os acumuladores de calor essa % vai subir e muito no entanto, estou a pagar cerca de 30€/mês.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

biod, 3.45kva é a opção correcta para a generalidade dos apartamentos. desde que não existam motores trifásicos (mesmo quem tem motores de bombagem de água costumam ser monofásicos) convém certificar que a potência é monofásica, pois assim ganha-se no coeficiente de simultaneidade das 3 fases.
quem pede trifásico, sujeita-se que apenas numa fase atinja o limite contratado e o disjintor dispara.

eu também tenho 3.45 kva monofásico com tarifa bi-horária - t2
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Biod »

desculpa a pergunta, mas como é que eu sei se é trifásico.. n entendo mto bem

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Mensagem por DJGH »

no seu limitador de potência (vulgo: diferencial ou disjuntor da edp), e no seu contador de energia, deverá verificar se está lá escrito "nº de polos: 3" ou "3x230v / 400v". isto significa que é trifásico. se apenas se referia a 1 polo ou à tensão de 230 v é porque é monofásico.
para quem não tem consumidores trifásicos (ex.: ar condicionado de maior potência) é preferível ter monofásico porque 3,45 kva em monofásico representa 15 a na única fase (i=s/u=3450va/230v=15a) enquanto em trifásico temos apenas 5 a por fase (i=s/ucxraíz_de_ 3=3450va/(400v*1,73)=5a).
DJGH

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Mensagem por Leinad1 »

tinha de fazer este desenterranço, porque isto está-me a moer a cabeça.

andava com duvidas sobre a potencia contratada, porque tenho 10.35kva, e quando alguém está a cozinhar na placa, tendo 2 aquecedores ligados, 1 frigorífico e 2 televisões e 1 computador, já é normal a luz ir abaixo. durante o inverno é quase tradição a luz ir abaixo 1 vez por dia...

em minha casa é tudo eléctrico: cozinhar, aquecimento de agua e aquecimento ambiente no inverno.

três posts acima, o rocker_pt faz uma observação sobre termos a potencia contratada em trifásico ou em monofásico. eu nem sabia que podia ter os 230v vindo de trifásico. curioso que estava, fui espreitar o disjuntor da casa, e verifiquei que é mesmo trifásico.

será que aquilo pode estar desequilibrado e por isso andarmos ca em casa numa montanha russa no inverno entre ter electricidade e não ter? é que eu é que uso o pc, e saio sempre o mais prejudicado quando a luz falta...

se mudar para monofasico tenho de pagar? é que assim mantinha os 10.35kva mas mudava para monofasico. quem sabe se depois a situação ate não permitia baixar para os 6.9kva...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

leinad1
o seu grande problema é que quer ter tudo ligado ao mesmo tempo...
penso que poderia passar com metade dessa potencia desde que tivesse mais cuidado com a simultaneidade de alguns equipamentos mais gulosos...

pode por exemplo colocar temporizador no cilindro de aquecimento de agua e maquinas de lavar para que liguem apenas durante a noite, desligar pelo menos 1 aquecedor enquanto cozinha... com isto poupava na tarifa bi-horario e 5,75kva seriam suficientes...

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

leinad1 Escreveu:tinha de fazer este desenterranço, porque isto está-me a moer a cabeça.

andava com duvidas sobre a potencia contratada, porque tenho 10.35kva, e quando alguém está a cozinhar na placa, tendo 2 aquecedores ligados, 1 frigorífico e 2 televisões e 1 computador, já é normal a luz ir abaixo. durante o inverno é quase tradição a luz ir abaixo 1 vez por dia...

em minha casa é tudo eléctrico: cozinhar, aquecimento de agua e aquecimento ambiente no inverno.

três posts acima, o rocker_pt faz uma observação sobre termos a potencia contratada em trifásico ou em monofásico. eu nem sabia que podia ter os 230v vindo de trifásico. curioso que estava, fui espreitar o disjuntor da casa, e verifiquei que é mesmo trifásico.

será que aquilo pode estar desequilibrado e por isso andarmos ca em casa numa montanha russa no inverno entre ter electricidade e não ter? é que eu é que uso o pc, e saio sempre o mais prejudicado quando a luz falta...

se mudar para monofasico tenho de pagar? é que assim mantinha os 10.35kva mas mudava para monofasico. quem sabe se depois a situação ate não permitia baixar para os 6.9kva...
o teu problema é teres trifásica, para a potência contratada que tens, são 15a por fase, não é muito dificil usares isso com os equipamentos que tens. basta a distribuição por fase estar mal balanceada.

em principio, passando para 30a monofásico, resolve o teu problema. usando uma ups tambem te resolvia o problema do pc. isto é válido tanto para monofásica, como para trifásica.

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Mensagem por Leinad1 »

a maquina da loiça ja tem temporizador que é utilizada, a da roupa não tem, mas também levantar as 7h para vir estender a roupa para não amarrotar, não é agradável. o cilindro já pensei nisso, ando a espera de um temporizador barato no lidl. se souberem de um barato digam.

os aquecedores ficam no mínimo quando se cozinha....
as lâmpadas já é tudo económico. o frigorífico é que está cheio de fugas, e trabalha tempo de mais. gasta para ai 5x mais que um novo a+.

ando para ai a 1 ano a tentar meter juizo na cabeça dos meus pais, mas ja esteve mais longe

pago para mudar do trifásico para o monofásico? posso tentar os 30a, mas se depois eles se verificarem curtos, tinha de voltar aos 45a...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

nas lojas izi ou aki, consegue temporizadores a uns 5€ cada, nas lojas de utilidades também, deborla, tuttipromo, babou, etc...

nao sei se a mudança é ou nao paga, tente contactar a edp e expor o problema.
eu referi o problema da simultaneidade, imagine a seguinte situaçao; 3 panelas a cozinhar ao mesmo tempo, dá uns 4kw, enquanto cozinha é normal usar a agua quente, o cilindro entra em funcionamento mais 2kw, os 2 aquecedores mais uns 3-4kw, tv +pc+iluminaçao+ frigo mais uns 0,5kw... mais a maquina de lavar roupa 1kw... dá um consumo instantâneo de 11,5kw, são quase 50ah...

em relação ao frigorífico, eu estou a comprar agora e optei por um teka (sem congelador) com consumo anual de 170kw,

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

só para dizer que com um pouco se sacrificio isso dá para controlar sem disparar.
basta arranjar um temporizador para o cilindro que o desligue nas horas em que está a cozinhar. a água que se encontra armazenada deve dar para os gastos durante esse periodo. os aquecedores devem ser desligados enquanto cozinha, pôr no minimo não chega pois quando o termostato liga gastam tanto como no maximo! (pôr no minimo só faz com que estejam menos tempo ligados e mais tempo desligados)
a maquina da roupa deve trabalhar fora da altura de cozinhar. como não nquer pendurar a roupa as sete da manhã que tal um temporizador para a pôr a funcionar no periodo da tarde, assim quando chegar a casa tem a roupa lavada e pode estender. uma sugestão que deixava era por o fogão a gás, mas não deve estar a equacionar essa hipotese. não culpe o frigorifico pois o consumo deve rondar 200w e isso não é nada comparado com o resto...

dou-lhe o meu exemplo:
tenho contratado 3,45kw o que dá 15 amperes. no meu apartamento tenho:
1-termoventilador de 1000/2000w, 1-aquecedor a oleo de 1000/2000w, 1-aquecedor de halogenio 575/1150w televisores : 1 de 150w, 1de 75w, 1 de 55w computadores: 1 fixo 500w?, 3 portateis de 50w cada? um frigorifico de 135w e uma arca vertical de 250w, uma maquina de lavar roupa 1500w? um fogão de 2200w uma cafeteira electrica de 2200w uma maquina de cafe de 750w uma torradeira de 750w um microondas de 900w uma tostadeira de 1500w um grelhador de 1500w uma secador de roupa de 900w (uns que se vendem no max mat) um ar condicionado portatil de 900w (estes dois juntos transformam a minha marquise numa maquina de secar roupa. secam 3 maquinas em 5 horas), secador de cabelo, varinhas magicas,... enfim uma série de electrodomesticos. o fogão e os banhos são a gas.
acredite ou não o diferencial só dispara quando nos distraimos. sabemos que a maquina de lavar não pode ser ligada com o forno mas se tirar-mos a temperatura pode ser ligada com o secador de roupa e o ar condicionado(a funcionar como desumidificador) e estes podem ser ligados com o aquecedor a oleo numa resistencia mas não em duas...
basta fazer contas á potencia de cada um e evitar que passem todos juntos de 3kw pois o restante é a margem pra frigorificos, luzes, televisões...
simples e barato!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Responder

Voltar para “Geral”