O meu primeiro Bio, que acham?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

boas

consegui ganhar coragem (e tempo) para me dedicar um pouco ao bio.

até que enfim fim o meu primeiro bio diesel, li tanto e aprendi tanto com as experiencias do resto do pessoal do forum que fiz uns "atalhos" ou seja nao fiz um litro com oleo novo mas parti logo para uma quantidade um pouco superior, 3l e de ovu.

filtrei, sequei, titulei e voilá fiz o metoxido.

toca a aquecer o ovu até 55ºc como na maioria das "receitas" , "processador" com ele, no meu caso um garrafão de pead de 10l, juntar o metoxido e toca a agitar ( a braços ) durante cerca de 20min, foi um belo exercicio, e com muito cuidado deixar sair os gases ( bem afastado de mim )

vou postar aqui umas fotos e digam de vossa justiça .

a mistela no fim de reagida e com os 5% de agua de paragem no fim

Imagem
Imagem


o bio no fim de lavado e seco

Imagem

Imagem

aqui o teste 3/27

Imagem
Imagem

eu sei que se vê mal mas no 3/27 nao havia nenhuma gota de oleo no fundo nem nada so ficou assim um pouco turvo

mas pronto digam coisas, mal ou bem, batam-me ou digam so qualquer

abraços para todos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas andré v:

as imagens que postaste estão muito boas. a tranlucidez denota o seu bio ser de boa qualidade.
não vi a foto do teste da água: 50% bio + 50% água. agita tudo e deixa separar. se a água ficar limpa, significa que não tens soda ainda dispersa no bio. teste este que o 3/27 não revela.
ainda dá tempo de postar foto. aproveite que a malta agradece.

a ausencia de óleo no teste 3/27 significa uma excelente reação.

a única observação é sobre a uestão da segurança. vapores de metanol deixa uma pessoa cega ao longo dos tempos.

nunca usei óculos, em meus 43 anos. passado 1 ano depois de começar a fazer biodisel, confesso que relaxei na segurança em 3 momentos. dei as costas à segurança porque não tinha os equipamentos à mão.

nesta segunda, tenho consulta com o oftalmologista, pois acredito que a minha visão ficou "diferente" depois dessas experiências sem a devida proteção.

de resto, parece estar tudo em ordem com o seu bio. se passar no teste da água, meta logo no motor e conte-nos os resultados.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

boas luciano.

rapida a resposta agradeço

o teste 50/50 tb fiz mas nao tirei foto , o bio ficou separado da agua sem emulsões e a agua por baixo ficou limpida.

a reacção ou melhor a agitação foi feita a braços em garrafão pead fechado e usei oculos, luvas de nitrilo e mascara de protecção.

protecção foi coisa que nunca faltou no processo tanto na agitação como a fazer o metoxido, sou cuidadoso nesse aspecto.

de resto as fotos falam por sí.

ah! um aparte, usei oculos durante grande parte da minha vida, á 4 anos fiz operação lazer, como deves imaginar tenho muito cuidado com tudo o que posso envolver a perda de visão, com a saude nao se brinca

de resto este bio vai pro deposito, e tou em pulgas pra fazer mais!

a todo opessoal

continuem e não desanimem!

andré v.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por lobão »

andré v, muito bom; mais um picado pela mosca do bd
luciano Escreveu:nunca usei óculos, em meus 43 anos. passado 1 ano depois de começar a fazer biodisel, confesso que relaxei na segurança em 3 momentos. dei as costas à segurança porque não tinha os equipamentos à mão.

nesta segunda, tenho consulta com o oftalmologista, pois acredito que a minha visão ficou "diferente" depois dessas experiências sem a devida proteção.
amigo velho isso não foi causado pelos vapores do metóxido, e sim pelos vapores do tempo!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

boas.

como tava com a "mão na massa" a fazer mais 5l de bd resolvi fazer outra vez o teste 50/50 com água, com o bio das fotos dos posts de cima, só pra postar a foto como o luciano pediu

aqui vai:

Imagem
Imagem

a todo o pessoal

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por paulosga »

esse bio tem uma cor e uma aparência, que nem pareçe o resultado de ovu, muito bom... estas de parabens

quantas lavagens fizeste ?
e a quantidade de água utilizada?

em relação ao teste 3/27, a foto foi tirada quanto tempo depois da agitação?
Sócio Nº46

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por Luciano Kaefer »

muito bom ficou a côr da água. com todas as informações que postaste, não tenho dúvida em afirmar que o bio feito é de qualidade superior.
não vá com muita sede ao pote. comece com quantidades pequenas de bio diluido no diesel. lembre que o biodiesel promove uma severa limpeza no sistema de injeção e que tudo acaba parando no filtro.

quando vejo relatos como o seu, sinto-me orgulhoso de ser um usuário desse forum. gente que deseja aprender, que se debruça sobre a tela e lê muita coisa, escuta as opiniões de todos, e em pouco tempo mostra aqui um produto de qualidade como o que mostraste.

parabéns. não só à você, mas à toda a malta que contruiu e constroi essa seção com carinho, amizade e acima de tudo, partilha do conhecimento.

O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

boas a todos.

paulosga:
esse bio tem uma cor e uma aparência, que nem pareçe o resultado de ovu, muito bom... estas de parabens
obrigado , este ovu foi oleo que veio da minha utilização, ou seja veio cá de casa, nao veio de nenhum restaurante nem nada que se pareça, por isso não ta muito queimado, daí a cor clarinha.
quantas lavagens fizeste ?
e a quantidade de água utilizada?
pois aqui é que já é mais complicado... , ora bem, não sei ao certo quantas lavagens fiz, devo ter feito aí umas 5 ou 6 lavagens, nao me lembro ao certo, fiz lavagens até o ph estar entre 7 e 8 e ao mesmo tempo até a agua de lavagem sair clarinha quase transparente na totalidade, se não mesmo transparente.
em relação ao teste 3/27, a foto foi tirada quanto tempo depois da agitação?
esta foto foi tirada se muito, 2 min depois da agitação, deixei em repouso um tempo e ficou ligeiramente mais transparente, mas não tanto como eu desejava , no entanto nao se formou nenhuma fase distinta, nem nenhuma gota no fundo, por isso mesmo assim nao me pareçe muito mau

p.s este foi mesmo o meu 1º bio, por isso considero os resultados satisfatorios para além das minhas especativas

a todos, abraços


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

quando vejo relatos como o seu, sinto-me orgulhoso de ser um usuário desse forum. gente que deseja aprender, que se debruça sobre a tela e lê muita coisa, escuta as opiniões de todos, e em pouco tempo mostra aqui um produto de qualidade como o que mostraste.
caro luciano, eu é que me sinto orgulhoso de ter professores como vçs, mentores aqui do forum, sem vçs e vossas experiencias(qd digo vçs estou a referir-me a todos aqui no forum nao querendo enunciar nicks para nao esquecer ninguem ).
no fim de muito tempo e muita leitura aqui e não só e na compilação de dados, experiencias, opinioes e relatos, eis o resultado.

com pessoas como vçs com espirito de partilha e de amizade podemos avançar um pouco enquanto homens

este forum é um poço de ideias e de sabedoria, so preciso saber interpretar e aprender sem cair na tentação do "facilitismo" e do "atalho" as coisas para serem bem feitas requerem, ordem, método e dedicação.

nunca desistam! e continuem assim

agora comigo passo a passo é andar pra frente e crescer.

obrigado a todos


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

ora bolas!

agora é que é o delas... ora bem, fiz mais um "lote" de...humm qualquer coisa, axo eu.

passo a explicar fiz tudo como no bio anterior, desta vez nao 3l mas sim 5l e com bastante mais agitação até aí tudo bem! mas dps, na lavagem...bem, ja o lavei umas 12 vezes, não estou a brincar, foram literalmente 12 vezes e a água continua a ficar turva!

alguem me ajuda

não fica emulsão apenas fica turva +- do genero da turbidez do teste 3/27 la do post de cima.

o que poderá ser?

metanol residual? soda a mais? neste segundo caso nao parece, o ph da agua de lavagem é 7 não ha alcalinidade.

que podera ser?

abraços a todos

andré v.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas andré:

a procedência do ovu era a mesma ? tens certeza de que não possui muitos fritos de gordura animal ?

te pergunto porque no bio de sebo e banha nunca a água fica transparente.
a função da água é remover resíduos de glicerina e soda ainda presente no bio, como contaminantes.
se você tem um bio estabilizado em 7( neutro ), não há porque maiores preocupações, senão aquela vontade de que tudo saia de acordo com os protocolos, visto que o ph neutro diz que soda não há mais presente.
como no teste do 3/27 não localiza nada de óleo não reagido ( ou muito pouco ), eu faria vistas grossas para a turbidez.

já pensou em "lavar o bio sem água ?". temos tópicos abertos. eu tenho aqui sílica para fazer os testes. falta é tempo.

a questão da avagem sem água ainda não ganhou o espaço que merece, pois a água é farta e barata. ocorre que a água contaminada com soda e glicerina, vai parar nos rios. sem contar que cada vez que você retira a água, sempre vem um pouco de biodiesel junto. se lavaste 12 vezes, imagine quanta água já deitou fora e o quanto isso contaminou o ambiente.

leia sobre o uso de sílicas. vais se surpreender com os resultados.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

boas luciano
a procedência do ovu era a mesma ?
sim a proveniencia é a mesma, o oleo é do mesmo, por isso é que não entendo.

e realmente o ph é de 7 por isso não acho que tenha soda nao reagida junto com a água de lavagem.
já pensou em "lavar o bio sem água ?".
sim fiz um teste com 1/2 litro de bio e pó de talco , não gostei muito...a filtragem torna as coisas mais complicadas, e continuo sem acreditar que o talco retire tudo do bio, mas sem mais testes nao posso concluir nada.

bem axo que vou usar este bio na mesma, no 3/27 não aparece oleo no fundo e o ph é 7, apenas a questao da água de lavagem ficar sempre turva é que me preocupou, não estou a ver a causa deste facto mas pronto... vai pro deposito na mesma

saudações calorosas

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas

o uso de talco industrial, ou silicato de magnésio nos ofereceu alguns problemas referente à filtragem, como você relatou.
posteriormente, surgiu a possibilidade de utilizar, concomitante com o talco, a terra diatomácea. já recebi 1 kg aqui para testar, mas o trabalho me impede de poder dedicar o tempo necessário, mas quem tentou, respondeu pela positiva. estou louco para testar. assim que der, farei.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

ois

eu até sou um gajo atento , se não me engano foi o nosso amigo barbas que começou a testar a lavagem sem água, o problema é que aqui na minha zona nem faço ideia onde comprar a tal areia, ou terra de diatomáceas. se conseguir encontrar tento fazer a lavagem a seco, é que sem um agente qualquer que adsorva o po de talco é muito dificil a filtração.

eu conheço alguns adsorventes e floculantes...mas sao caros e nao compensa.

pronto, visto isto, enquanto nao conseguir terra de diatomácias ou outra solução...fico-me pela lavagem com água.

abraços a todos

andré v

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por lobão »

andré v
andré v Escreveu:passo a explicar fiz tudo como no bio anterior, desta vez nao 3l mas sim 5l e com bastante mais agitação até aí tudo bem! mas dps, na lavagem...bem, ja o lavei umas 12 vezes, não estou a brincar, foram literalmente 12 vezes e a água continua a ficar turva!

alguem me ajuda
andré v, o que pode ter acontecido se o óleo é da mesma partida e estava na mesma vasilha, quando fizeste a primeira batelada pegaste o que estava em cima (mais limpo) é que a sujeira vai decantando com o tempo, ficando o óleo limpo em cima!

mas como disse o luciano , o ph esta neutro e o teste 3/27 deu ótimo não tens com o que te preocupar mete bronca!!

um abraço!!

ps: eu tenho o costume de filtrar bem antes de usar o bd.
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!


Autor do tópico
André V
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: terça fev 27, 2007 4:17 pm
Localização: Santarém

Re: O meu primeiro Bio, que acham?

Mensagem por André V »

boas.
andré v, o que pode ter acontecido se o óleo é da mesma partida e estava na mesma vasilha, quando fizeste a primeira batelada pegaste o que estava em cima (mais limpo) é que a sujeira vai decantando com o tempo, ficando o óleo limpo em cima!
pois...é uma possibilidade lobão, vamos ver se na proxima acontece o mesmo, se acontecer pode ser isso mesmo.

a ver vamos.

abraços

andré v.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”