OVD em Mercedes 200D de 1989

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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padrinho
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OVD em Mercedes 200D de 1989

Mensagem por padrinho »

boas, acabo de entrar no forum e muito satisfeito estou em saber que existem tantos entendidos no assunto.
tenho um mercedes 200d de 1989 ( mesmo motor dos 190d 2.0) com cerca de 600.000 kilometros, e até a presente data nunca tive quaisquer problemas com ele.
gostava de saber quais as quantidades de ov que posso meter no deposito, se é necessario por gasolina ou oleo mineral, e ja agora gostava de confirmar se oleo 2t que falam é akele utilizado nas motas, e barcos de recreio.
tenho um amigo que adiciona 0.5l de oleo mineral para motores disel, dakele que da para 5.000klmts no deposito, sera correcto este procedimento ou não?
um abraço a todos os menbros do forum
Última edição por padrinho em terça set 12, 2006 1:09 am, editado 1 vez no total.

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padrinho
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Experiencia e duvidas....

Mensagem por padrinho »

bem, como não obtive qualquer opinião, recomendação ou resposta dos membros do forum resolvi arriscar por conta própia.
fica aqui a experiência.
meti no deposito 20 litros de gasoleo e 6 litros de ov, (2 litros de oleo de soja, 1litro de oleo vaqueiro, 3 litros de oleo euroshoper do feira nova).
até agora nenhum problema e ja fiz 100 kilometros.
ficam aqui agora duas duvidas:
1ª servem todos os oleos de cozinha, ou apenas aqueles que dizem ser 100% vegetais? è que li em algumas embalagens em que é referido que contem oleos vegetais, e não afirmam que o oleo é vegetal a 100%, podem-se usar esses oleos?
2ª misturando o ov com o gasoleo no deposito não ha o perigo de o oleo ficar em cima ou em baixo e chegar a uma altura em que seja consumido puro correndo o risco de se parar o automovel quando este esta na bomba e depois não se conseguir por o carro a trabalhar em frio?
será que ja alguem ja fez a experiencia num recepiente para ver quem fica em cima ou em baixo?
deve-se po primeiro gasoleo ou o ov, ou ás partes?

já agora ha promoção do oleo vegê no jumbo de faro...

abraços do padrinho


Esteva
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Mensagem por Esteva »

olá!
padrinho.
se o teu mb tem uma bomba boch em linha, pelo que tenho lido de experiencias de outros proprietário de mercedes, podes aumentar mais um pouco a % de oleo vegetal para 50% sem problemas.
para %´s mais altas a maior parte dos entendidos aconselha a utilizacão de um kit, caseiro ou não para aquecimento do oleo/combustivel no filtro de gasoleo, bomba injectura e tubos dos injectores.
o pessoal mistura gasolina até um maximo de 10%, que serve para diluir mais o oleo e melhorar a combustão, eu no meu caso utilizo 10% sobre o oleo utilizado.
o oleo 2t, é o oleo que se utiliza para misturar á gasolina nos veiculos a 2 tempos e no nosso caso serve para lubrificar a bomba injectora, é desaconselhado o uso de oleo lubrificante do motor.
eu custumo fazer a minha mistura da seguinte forma: 1º oleo vegetal 2º gasolina 3º oleo 2t 4º gasoleo.
quanto aos diferentes combustiveis se separarem no deposito, acho dificil, talvez sim mas só se o veiculo estiver parado por longos periodos de tempo.
o oleo para mim quanto mais barato melhor, não ligo muito á composição do mesmo. (lidl silves 0,59 euros o litro).

um abraço.

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Mensagem por padrinho »

obrigado pela tua atenção esteva.
como é que posso verificar se a minha bomba é bosh?
ja vi que tem uma data de numeros e codigos mas maraca não aparece.
ja agora está uma promoção de oleo vegê no modelo de faro a 0.50€ o litro.
abraços do padrinho
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Mensagem por padrinho »

obrigado pela resposta fry.
mas tenho conhecimento por parte de um amigo do alentejo que faz as revisões na oficina mecanica conhecida como "gião dos mercedes" em evora que lhe diz que existem mercedes com bomba bosh e lucas.
aconselha ainda esse mecanico ao meu amigo que quer comprar um mercedes c220d que os modelos que trazem bomba bosh são os que sairam em 1997 e 1998 antes da gama cdi que tambem ja trazem bomba bosh, os anteriores a 1997 e até mesmo alguns de 97 trazem bomba lucas.
o que o meu amigo não me sabe dizer é se o meu modelo está incluido nesses anteriores a 97 visto o meu carro ser de 1989 e de uma gama completamente difererente e a classe c ter saido em 1993.
mais uma vez obrigado e abraços do padrinho.
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chico
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Mensagem por chico »

nao querendo ser presunçoso, mas nao me parece que seja correcto dizer que todos os carros mercedes anteriores a 97 tinham bombas lucas.
alias, pessoalmente, nunca ouvi falar em nenhum mercedes com lucas ou roto... so bosch...

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confirmação.....

Mensagem por padrinho »

confirma-se que os mercedes classse c entre 93 e 97 90% deles eram equipados com bomba lucas ( as grandes excepções eram nas versões sport e sprit ).
podes perguntar em qualquer concessionário mercedes, que é a informação que te vão dar.
mas ao que parece essa experiencia da mercedes foi um fracasso visto essas bombas terem dado muitos problemas e os carros da nossa praça de taxis que o digam visto essas bombas terem quase todas de sofrer reparações antes dos 200.000klmts, e foram milhares de taxistas a terem de reparar as bombas.
abraços do padrinho
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Hugo
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Mensagem por Hugo »

de acordo com o que pude apurar há cs entre 93 e 98 que utilizaram lucas
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E mais...

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manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

olá padrinho, bem vindo ao forum
só a bosch fabricou bombas em linha, são reconheciveis por as saídas para os injectores estarem alinhadas no topo, é esse o caso do teu carro e de muitos mercedes, graças a deus
a miscibilidade do oleo e gasoleo é perfeita, eu acrescento o oleo depois paenas para evitar que fique algum oleo puro nos tubos, o que poderia provocar problemas mais tarde na combustão. cuidado com os oleos de motor, não queimam muito bem e deixam residuos, usa apenas oleo 2t ou biodiesel, alguns utilizadores usam biodiesel nas motos em vez de oleo 2t, é um excelente lubrificante.
saúde da boa!

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muito obrigado eplos teus esclarecimentos manuelcar.
já agora tenho uma outra duvida que gostava de ver esclarecida.
as micro viagens (2 ou 3 klmts e parar uma hora) são problema para quem usa ov?
devemos reduzir as %?
devido ao carro nem chegar a akecer podemos vir a ter problemas com entupimentos provocados por residuos mal queimados?
ha um membro do forum que diz que ja leu algum comentário do [***************] acerca deste assunto mas tenho-me fartado de pesquisar e não encontro nada.
abraços do padrinho
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Hugo
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Mensagem por Hugo »

padrinho Escreveu:muito obrigado eplos teus esclarecimentos manuelcar.
já agora tenho uma outra duvida que gostava de ver esclarecida.
as micro viagens (2 ou 3 klmts e parar uma hora) são problema para quem usa ov?
devemos reduzir as %?
devido ao carro nem chegar a akecer podemos vir a ter problemas com entupimentos provocados por residuos mal queimados?
ha um membro do forum que diz que ja leu algum comentário do [***************] acerca deste assunto mas tenho-me fartado de pesquisar e não encontro nada.
abraços do padrinho

é minha opinião pessoal que um sistema 2 tanques se justifica seja em que caso for devido a não forçar tanto o material até o carro aquecer, às tantas para quem faz poucos kms de cada vez ainda se justifica mais... seria utilizar diesel convensional nas pequenas deslocações e quando fosse andar mais utilizaria ovd depois de aquecer, o bolide era capaz de durar mais uns bons tempinhos.


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Mensagem por padrinho »

ok.
então segundo entendi é prejudicial andar puco sem um sistema desses montados.
quando dizes que o bolide era capaz de durar mais uns bons tempinhos, achas que corros sérios riscos no curto prazo?
abraços.
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Mensagem por padrinho »

já agora outra pergunta.
quanto achas que poderá custar um sistema desses de 2 tanques para instalares na minha viatura?
abraços do padrinho
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Hugo
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Mensagem por Hugo »

padrinho Escreveu:ok.
então segundo entendi é prejudicial andar puco sem um sistema desses montados.
quando dizes que o bolide era capaz de durar mais uns bons tempinhos, achas que corros sérios riscos no curto prazo?
abraços.

viva

não me parece que alguém te consiga garantir que vá ou não avariar em muito ou pouco tempo. mas o que a lógica indica é que qualquer coisa que só trabalha no limite ou além do limite não durará tanto quanto nos parametros do fabricante.


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Mensagem por Hugo »

padrinho Escreveu:já agora outra pergunta.
quanto achas que poderá custar um sistema desses de 2 tanques para instalares na minha viatura?
abraços do padrinho

os preços poderão diferir muito dependendo do material (quantidade e tipo) que aplicarás e se serás tu a fazer o trabalho.

tens kits completos na http://www.elsbett.com e terás que consultar a base de dados para ver o preço.

tens também material vendido à parte em vários sites (não tenho aqui os links sorry, envio-te depois ou procuras tu) ou na ebay, fazendo tu o kit é uma questão de veres os que faz falta ou não, ficando mais ou menos caro.



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Mensagem por Hugo »

quando às bombas lucas aqui está um link com testemunhos reais de pessoas que utilizam lucas com ovd e alguns até fizeram alterações às bombas para utilizar ovd.


http://www.vegetableoildiesel.co.uk/fue ... /database/



*
escrever "lucas" em "search for" e escolher "injector pump"


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chico
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Mensagem por chico »

boas.
gostaria so de acrescentar a minha opiniao muito pessoal a este assunto.

um carro equipado com uma bomba injeccao resistente (bosch e algumas bombas japonesas), que nao ultrapassa os limites preconizados para essa bomba (50% bosch/clones, 30% lucas/roto), em injeccao indirecta, sem nenhuma vela de preaquecimento defeituosa, com oleo de girassol, colza, soja etc, ou seja, oleos que nao solidificam a temperaturas tao altas quanto o oleo de palma, azeite, milho, amendoim, etc, num clima como o nosso, nao devera ter qualquer tipo de problema mesmo para fazer micro viagens de 2-3km, devida ao preaquecimento das camaras de precombustao.
ja em bi-carburaçao (2 depositos), em injeccoes directas, nao me parece que em pequenos trajectos se atinja uma temperatura ideal para queimar o oleo, e penso que nesses casos de figura mesmo a bi-carburacao pode causar graves problemas no motor.


chico
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Mensagem por chico »

manuelcar Escreveu:olá padrinho, bem vindo ao forum
só a bosch fabricou bombas em linha, são reconheciveis por as saídas para os injectores estarem alinhadas no topo, é esse o caso do teu carro e de muitos mercedes, graças a deus
ja agora, por curiosidade, uma bomba rotativa tem alguma caracteristica particular que permita identifica-la? pessoalmente acho interessante saber identificar uma bomba a primeira vista para poder eventualmente aconselhar o pessoal

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