controlador

Regras, sugestões, questões e problemas relacionados com o Fórum
Responder

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 10, 2008 10:19 pm

controlador

Mensagem por rcorvo »

boas, uma duvida, os controladores que vêm nas scooteres electricas podem sofrer modificações de modo a dar mais rendimento ao motor?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: controlador

Mensagem por jmal »

rcorvo Escreveu:boas, uma duvida, os controladores que vêm nas scooteres electricas podem sofrer modificações de modo a dar mais rendimento ao motor?
podem, informa-te com o vendedor. caso não dê, a electrónica é sempre mais explorável que a informática.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rcorvo »

o vendedor pouco percebe do assunto....disse-me que quando avariam, pôem um novo.
ainda não tentei abrir a caixa para ver o que o controlador tem lá....abriste algum?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rcorvo Escreveu:o vendedor pouco percebe do assunto....disse-me que quando avariam, pôem um novo.
ainda não tentei abrir a caixa para ver o que o controlador tem lá....abriste algum?
não mas sei o que lá tem dentro.
Cumps Inovadores

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

viva!
e eu completo a pergunta:
será que é possível alterar o controlador dos motores das scooters e motores da bicicleta para ultrapassar o limite imposto de 25km/h nas bicicletas e 45km/h nas scooters? já sei que com isto estou a encurtar a autonomia mas será que é possível?
será que lá dentro existe algum potenciometrozinho para se regular?

é sabido que quanto menor for a velocidade de circulação, maior é a autonomia. neste aspecto funciona tal qual os carros: quanto mais a velocidade, maior é o consumo, ou menor a autonomia do depósito.
Última edição por rocker_pt em quinta set 04, 2008 10:02 pm, editado 1 vez no total.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rcorvo »

e achas que será possivel? é que tou muito chateado com a velocidade da minha scooter... 37 km/h... e tava disposto a tentar fazer algo para chegar aos 50 km/h...
ou a melhor solução passaria por adquirir outro controlador?

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

qual é a tua scooter e modelo?

hoje confirmei a minha velocidade de bicicleta em piso horizontal, e um pouquinho de vento e só com a força dos pedais:
- 25km/h com um andar normal
- 30km/h com um pouco de força nos pedais, mas não conseguindo manter esta velocidade, pois o cansaço obrigou a voltar aos 25km/h

mas sei que em descidas já cheguei aos 60km/h - até eu fiquei admirado. o atrito do vento é que não dá para passar desta velocidade louca.

a conclusão que eu tiro (no meu caso pessoal), é que comprar uma bici electrica 250w para não passar dos 25km/h não vale a pena. caso seja possível alterar o controlador para permitir passar os 25km/h tudo bem, se não só mesmo comprando kit de 500w com o seu respectivo controlador de 500w
Última edição por rocker_pt em quinta set 04, 2008 10:18 pm, editado 1 vez no total.
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rcorvo »

evader
ev100gt

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rcorvo Escreveu:e achas que será possivel? é que tou muito chateado com a velocidade da minha scooter... 37 km/h... e tava disposto a tentar fazer algo para chegar aos 50 km/h...
ou a melhor solução passaria por adquirir outro controlador?
claro que é possível, não sei se lês-te um post meu que falava da pouca experiência que tive com uma evader.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 192#p73192

ou seja, motor e controlador têm, mas a potência está regulada para autonomia, então creio que é bem possivel haver um potenciómetro ou outro tipo de regulação para dar mais potência.
Cumps Inovadores

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

rcorvo,

sabes as características da scooter? especialmente o tipo de motor...
o motor da scooter tem algum sistema mecânico de redução de rpm?
tens conhecimentos na área de electrónica ou electricidade?
que marca e modelo tem a máquina?

poderá ser fácilmente resolúvel, ou nem tanto... mas sempre será!
depende do que já tens e do que estiveres disposto a alterar.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

rcorvo Escreveu:ainda não tentei abrir a caixa para ver o que o controlador tem lá....abriste algum?
tem lá dentro electrónica de potência. triacs..etc
será que existem componentes ajustáveis (tipo potenciómetros, condensadores/bobines variáveis) para se ajustar algumas características tais como potencia, corrente máxima, etc? não sei. mas da parte de cima não me parece que tenha.
caso não exista ajuste automático, só mesmo trocando componentes (dessoldar componentes electrónicos e voltar a soldar outros componentes electrónicos). é claro que ninguém tentará fazer isto por sua conta e risco sem estar certo o que deve fazer. nem mesmo tendo o circuito electrónico da placa....
ou de fabrico dá para fazer alguma alteração ou então não se troca.

mas é possível que alguém tenha kitado estes controladores por esse mundo fora, obviamente pode ter partido dos próprios desenvolvedores do controlador....
a foto é do controlador da e-max

um abraço
Anexos
controler_e-max1.jpg
controler_e-max1.jpg (16.29 KiB) Visto 4238 vezes
Mais de 160.000km em VE!

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

é impressão minha ou o controlador da e-max foi enchido com "epoxy"?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

parece que o pcb deste controlador está de facto dentro de resina, o que inviabiliza alguma tentativa de alterar.
por outro lado, sendo uma máquina moderna acredito possua um motor síncrono. se assim for, o controlador terá talvez um microcontrolador e certamente o próprio firmware estará projectado para limitar as rpm do motor profávelmente para que a máquina não supere limites legais e a inviabilize na necessária homologação (consultar o cód. da estrada).

já vi controladores brushless que não possuem mcu nem algum circuito especializado na sequência de fases (os sensores no próprio motor determinam a sequência), usando antes uma forma engenhosa de gerir apenas a energia fornecida por pwm controlando assim apenas o torque instantâneo.

uma solução será adquirir um controlador compatível dos vários que aparecem no mercado (para substituir o da marca) que possa fornecer a enegia desejada.
a outra mais interessante seria construir um novo. aí dará para mudar parâmetros ao gosto individual...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:é impressão minha ou o controlador da e-max foi enchido com "epoxy"?

essa é a ultima versão, e sim foi enchido com "epoxy" ou algo do género, as primeiras versões tinham apenas uma tampa, como houve pessoal a mexer na electrónica para quita-las, penso que o fabricante decidiu tramar o pessoal.

já vi o esquema de um controlador destes e todos utilizam o mesmo tipo de electrónica, baseiam-se todos no chip mc33033 e mc33035, nalguns têm mesmo potênciometros de ajuste, os que não tiverem e alguem que perceba de electrónica pode facilmente "mexer" nalgumas resistências.

o que encontras dentro dos controladores são transistores mosfet, integrados, condensadores, enfim um pouco de tudo.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rcorvo »

pois, o meu controlador tem mesmo essa resina de modo a bloquear o acesso ao controlador.
quanto ao modelo do motor pouco sei... mas para a semana vai haver uma exposição de energias renováveis em monte gordo, algarve, na qual vão estar representadas algumas marcas de scooters... vou tentar saber se alguém já conseguiu alterar algum controlador ou se me querem venderum com mais potencia de modo a alcançar mais velocidade

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

bom topico. aposto mais em substituir o controlador que alterar um. pareçe-me mais realista e com probabilidade de melhor resultado
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rcorvo »

e no caso de substituir... onde encontrar compativeis? que vendam apenas um...

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver

rcorvo,
não é tão fácil a substituição, na minha opinião...

antes de mais tens de saber exactamente as compatibilidades, pois elas são importantes ao pensar trocar esse por outro tipo diferente que possa alterar a velocidade.

- quais a características do motor da scooter?
( eléctricas: quantas fases terá ( se tem o ic mc33033 terá 3, provávelmente...), e o que é necessário para ele fazer uma rotação (ondas por fase));
( na electrónica: se o motor tem sensores de efeito hall (indicadores de posição do rotor));
( na mecânica: se há algum redutor de rpm).

- quais as características eléctricas do sensor do acelerador?
(normalmente são de efeito hall, mas ainda assim diferentes)

sinceramente: caso os componentes estejam acessíveis em algum controlador original dessa scooter , e se ele for baseado no dito mc33033, então a forma mais fácil será alterá-lo na parte que determina a pwm.

Autor do tópico
rcorvo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por rcorvo »

só para a semana vou conseguir saber as especificações exatas do motor... a marca e o modelo já referi em cima (evader ev100gt), na internet não consigo encontrar informação relativa ao motor, apenas que é 1500w...

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

segundo alguns utilizadores, as emax tem um jumper que pode ser removido no controlador para um pouco mais de velocidade.
at any rate this article does not mention that the e-max scooters can be "de-restricted" by removing a jumper on the controller board, for a top speed of just shy of 35 mph. this is good enough for a lot of around town riding. the "comfort" model can go close to 40 mph but reportdly with some trade-off on hill climbing.
yes, you can open the controller and remove a tiny jumper and give the e-max a bit more speed, but you do so at your own risk.
convertendo para 60 v...

http://keiths-evs.blogspot.com/
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Regras e Suporte Técnico”