Fogão a Lenha

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida
Responder

Autor do tópico
RENOVADOR
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta jun 04, 2008 5:11 pm

Fogão a Lenha

Mensagem por RENOVADOR »

se alguém me poder tirar a seguinte dúvida:
é assim se comprar um fogão a lenha, posso ligá-lo a uma caldeira a gasóleo e esta só usar gasóleo caso o fogão esteja desligado.
a caldeira é uma roca laia confort.

Avatar do Utilizador

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 220
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm
Localização: Leça da Palmeira

Re: Fogão a Lenha

Mensagem por A_mais »

boas!

estive para fazer o mesmo sistema...
penso ser possivel e não muito complicado uma vez que a caldeira so ligara se a agua de entrada estiver a baixo do pretendido, agora nas questoes tecnicas de ligações paralelas ou em serie nao sei responder, coloquei uma pergunta sobre isso aqui no forum, mas ainda não tenho resposta

pss
ponto de carga 24h para quem precisar


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Re: Fogão a Lenha

Mensagem por pgilm »

boa noite.

eu tenho um sistema assim em minha casa; vou tentar encontrar o esquema que me foi feito pela parte da engenharia da vulcano.
è um sistema que não é dificil de executar; acho que apenas tem a ver com valvulas de pressão para qq eventualidade.

tenho um recuperador de calor a lenha na minha sala da marca godin e uma caldeira a gás vulcano.

a caldeira a gas aquece a agua os radiadores automaticamente numa hora programada, depois chego a casa, acendo a lareira e como a tenho programada numa temperaturamais alta que a do gas, assim aque ultrapassa a temperatura da mesma (gas) esta desliga pq os sensores detectam a agua mais quente do que esta programada e não liga.

alem disso, a de lenha tem um dispositivo electrico, que qd a agua chega a essa temperatura programada, fecha a entrada de ar e apaga a chama, ficamdo so em brasas. qd arrefece, a entrada de ar abre e incendeia-se oura vez.

tb estou agora a testar por a caldeira de lenha a caroço de azeitona, em que vou retirar essa parte electrica e colocar uma base para queimar essa biomassa; em vez de abir e fechar, liga o ventilador e alimentador ate atingir a temp. desejada.

qd encontrar o esquema coloco aqui e qd tiver a caldeira a funcionar tb dou noticias.

pedro gil


raposo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Fogão a Lenha

Mensagem por raposo »

sim e possível, agora e uma questão de quanto se quer gastar!!!

e falar com uma firma credenciada na área!


pgilm
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Re: Fogão a Lenha

Mensagem por pgilm »

renovador Escreveu:se alguém me poder tirar a seguinte dúvida:
é assim se comprar um fogão a lenha, posso ligá-lo a uma caldeira a gasóleo e esta só usar gasóleo caso o fogão esteja desligado.
a caldeira é uma roca laia confort.
bom dia

entretanto antes de comprares o fogão, podias informar-te com o pessoal da roca, pq eles teem la técnicos que te fazem o esquema com toda a segurança.

pedro gil

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”