Comprei a Vectrix!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Re: Comprei a Vectrix!

Mensagem por Barrocas »

face ao que existe actualmente e pelo que já testei de motas eléctricas dava-lhe um 17, mais pela qualidade de construção/acabamentos, e facilidade de utilização mesmo sem requerer grande habituação.

ainda considero o preço algo elevado, mas como já foi dito, justifica-se.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
rufus Escreveu:
jmap Escreveu:que tipo de prática tens tu com motos?
faz lá o test drive e depois diz o que achaste...
é claro que ñ é nenhuma zx10r...nem nenhum zzr14 (já andei em ambas...grandes colossos... )

mas pa viagens num raio de 30km chega e sobra...ñ tou pa alimentar galp's & companhia lda...
sim disso não duvido. a minha prática com outras motos é reduzida. tenho carta de carro há quase 20 anos mas a de mota tem pouco mais de 1. a minha pergunta era para saber a tua experiência pois quanto maior for mais capaz serás de avaliar o test drive.
viva a ambos.

ora, só comecei a escrever para o fórum hoje, mas acho que posso ajudar neste tópico.
eu tenho "alguma" experiência. não sei quantas motos e modelos diferentes já me passaram pelas mãos. já fiz, inclusive, testes para uma revista da especialidade e perdi a conta. . mas (há sempre um mas), nunca fui grande adepto das maxi-scooters.
achei, no entanto, a vectrix fantástica. se assim não achasse, não tinha adquirido uma.
na ae (faço metade do percurso em ae), não sei andar abaixo dos 100kph. nunca soube. por isso, gasto cerca de meia carga no meu percurso casa-trabalho, ou seja, 28kms.
de autonomia, creio que, para quem está dentro do assunto, estamos conversados.
de performance, creio que os 100kph de velocidade de ponta é um pouco curto para andar em ae. espero que, com a chegada das novas li-ion para as ve, o corte seja "aumentado".
o comportamento em curva é óptimo (quando comparado com motos não-desportivas). o vento só incomoda verdadeiramente se estiver temporal. mas convém, para os menos experientes, não andar entre carros nos dias mais ventosos.
em 1500kms, ainda não fiz mais de 70 com a mesma carga (e mais de 60, só fiz uma vez porque me esqueci de carregá-la, logo, vim devagarinho e contrariado!). sempre fui pouco paciente. a paciência nunca foi minha virtude e é, sem dúvida, um grande defeito meu.
porque gosto de passear, não podia deixar de ter uma outra moto. é uma hayabusa e não tem comparação possível (posso sempre comparar com o carro, mas esse, mal sai da garagem ).
tenho, algumas aventuras descritas no meu "diário" em forma de blog (aqui: http://marcosjoao.hi5.com/friend/profil ... id=8483151).
não sei se falta mencionar alguma experiência em específico... se alguém tiver alguma dúvida e quiser a minha opinião, pergunte. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:viva a ambos.

ora, só comecei a escrever para o fórum hoje, mas acho que posso ajudar neste tópico.
eu tenho "alguma" experiência. não sei quantas motos e modelos diferentes já me passaram pelas mãos. já fiz, inclusive, testes para uma revista da especialidade e perdi a conta. . mas (há sempre um mas), nunca fui grande adepto das maxi-scooters.
achei, no entanto, a vectrix fantástica. se assim não achasse, não tinha adquirido uma.
na ae (faço metade do percurso em ae), não sei andar abaixo dos 100kph. nunca soube. por isso, gasto cerca de meia carga no meu percurso casa-trabalho, ou seja, 28kms.
de autonomia, creio que, para quem está dentro do assunto, estamos conversados.
de performance, creio que os 100kph de velocidade de ponta é um pouco curto para andar em ae. espero que, com a chegada das novas li-ion para as ve, o corte seja "aumentado".
o comportamento em curva é óptimo (quando comparado com motos não-desportivas). o vento só incomoda verdadeiramente se estiver temporal. mas convém, para os menos experientes, não andar entre carros nos dias mais ventosos.
em 1500kms, ainda não fiz mais de 70 com a mesma carga (e mais de 60, só fiz uma vez porque me esqueci de carregá-la, logo, vim devagarinho e contrariado!). sempre fui pouco paciente. a paciência nunca foi minha virtude e é, sem dúvida, um grande defeito meu.
porque gosto de passear, não podia deixar de ter uma outra moto. é uma hayabusa e não tem comparação possível (posso sempre comparar com o carro, mas esse, mal sai da garagem ).
tenho, algumas aventuras descritas no meu "diário" em forma de blog (aqui: http://marcosjoao.hi5.com/friend/profil ... id=8483151).
não sei se falta mencionar alguma experiência em específico... se alguém tiver alguma dúvida e quiser a minha opinião, pergunte. .
ora viva! seja bem vindo! finalmente um segundo detentor de uma vectrix por aqui...
obrigado por contribuir com a sua experiência. eu consegui realmente 75km ao transitar casa-trabalho em lisboa, mas com uma condução conservadora.
pela sua conversa deduzo que não fez as 5 cargas/descargas completas recomendadas pela marca? foi assim que soube o máximo dela no meu trajecto, caso contrário não saberia pois faz mal descarregar as baterias até ao fim (excepto as tais 5 no inicio).
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu: ora viva! seja bem vindo! finalmente um segundo detentor de uma vectrix por aqui...
obrigado por contribuir com a sua experiência. eu consegui realmente 75km ao transitar casa-trabalho em lisboa, mas com uma condução conservadora.
pela sua conversa deduzo que não fez as 5 cargas/descargas completas recomendadas pela marca? foi assim que soube o máximo dela no meu trajecto, caso contrário não saberia pois faz mal descarregar as baterias até ao fim (excepto as tais 5 no inicio).
viva.
primeiro que tudo, agradeço que me tratem por "tu" (e espero poder fazer o mesmo). se alguém se ofender, por favor, diga-o.

já fiz 4 das 5. não é fácil (para quem usa a mota no dia-a-dia) fazer estas 5 cargas e descargas atempadamente (especialmente se não tiver um amigo com um atrelado que o vá buscar a meio de uma estrada ).
notei uma pequena melhoria na autonomia logo após o primeiro "descarregamento". creio que a minha bateria já está no seu "melhor". a minha condução, raramente é conservadora. é rotineira, pois faço este percurso desde 1996 (a faculdade e o trabalho são na mesma zona da capital). comecei a vir de autocarro, depois de comboio, depois de mota (1º numa honda 250, depois numa ninja 600, depois numa hayabusa) e agora, de mota eléctrica. .

e para quando um encontro de ve's?

ps: obrigado e, bem-vindo ao mundo motard.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

um grande bem vindo e espero poder marcar um encontro de ve's para breve talvez para o próximo mês!

continua por cá e claro conta as tuas aventuras e se quiseres aposta num diário de bordo pois todos somos diferentes e temos diferentes experiências!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

serges Escreveu:um grande bem vindo e espero poder marcar um encontro de ve's para breve talvez para o próximo mês!

continua por cá e claro conta as tuas aventuras e se quiseres aposta num diário de bordo pois todos somos diferentes e temos diferentes experiências!
um encontro de ve´s é algo de interessante porém estamos condicionados a zonas resctrictas devido à baixa autonomia. quem sabe se a edp não gostaria de patrocinar esse encontro aonde disponibilizaria uma carga a todos?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu: ora viva! seja bem vindo! finalmente um segundo detentor de uma vectrix por aqui...
viva.
primeiro que tudo, agradeço que me tratem por "tu" (e espero poder fazer o mesmo). se alguém se ofender, por favor, diga-o.

já fiz 4 das 5. não é fácil (para quem usa a mota no dia-a-dia) fazer estas 5 cargas e descargas atempadamente (especialmente se não tiver um amigo com um atrelado que o vá buscar a meio de uma estrada ).
notei uma pequena melhoria na autonomia logo após o primeiro "descarregamento". creio que a minha bateria já está no seu "melhor". a minha condução, raramente é conservadora. é rotineira, pois faço este percurso desde 1996 (a faculdade e o trabalho são na mesma zona da capital). comecei a vir de autocarro, depois de comboio, depois de mota (1º numa honda 250, depois numa ninja 600, depois numa hayabusa) e agora, de mota eléctrica. .

e para quando um encontro de ve's?

ps: obrigado e, bem-vindo ao mundo motard.
obrigado. ainda não me sinto um motard mas já comecei a ter alguns gostos pela causa

as minhas descargas foram feitas nos ultimos kilometros à volta de casa... porém houve uma vez que quis acelerar a coisa e, baseado numa estimativa de 20km, fui fazer uma subida acentuada que tem cerca 3km. e foi assim que chamei a assistência em viagem pela primeira vez na vida. acho que a formula da estimativa torna-a não fiável porque tem em linha de conta uma distância demasiado curta, suspeito que seja à volta de 2km. se fosse eu a escolher, incluía na fórmula os ultimos 50km, o que tornava a previsão mais estável para percursos usuais e menos dependentes de subidas ou descidas momentâneas.

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

jmap Escreveu:
serges Escreveu:um grande bem vindo e espero poder marcar um encontro de ve's para breve talvez para o próximo mês!

um encontro de ve´s é algo de interessante porém estamos condicionados a zonas resctrictas devido à baixa autonomia. quem sabe se a edp não gostaria de patrocinar esse encontro aonde disponibilizaria uma carga a todos?

e porque não?

combinamos em lisboa num dos poucos pontos de carga que estão preparados e a funcionar que podem muito bem ser usados para nós, é questão de se falara e activa se um para nós, creio não ser dificil!

ainda lá estão correcto?

não tenho tido tempo para ver isso, mas a ver se paso em belém e depois é questão de se planear isso!

quem puder dar uma ajuda que se chegue a frente... mas voltemos ao tema!
Mapa dos pontos de carga

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

muito bem, estão a pensar mesmo muito bem. organizar encontros de veiculos electricos e massacrar a edp com cartas de patrocinios poderá revitalizar a questão dos pontos de recarga e por-vos no mapa, nós os civis, no acesso às wattdrives, certo? boa continuaçao...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

bluesky Escreveu:muito bem, estão a pensar mesmo muito bem. organizar encontros de veiculos electricos e massacrar a edp com cartas de patrocinios poderá revitalizar a questão dos pontos de recarga e por-vos no mapa, nós os civis, no acesso às wattdrives, certo? boa continuaçao...
pois... é um bom "extra"... até acho que os media, sabendo que vai haver um encontro de eléctricas, nos saltarão em cima.
ainda no outro dia estava eu muito bem a carregar a ve quando uma data de jornalistas largaram os políticos com quem estavam e vieram fazer-me perguntas... foi assustador!

ps: boas tardes.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

pessoal...ora viva...

ora bem...hoje fui fazer o test-drive a esta bicha...

chego lá ao stand, vejo-a logo à porta...

tão vamos lá ver se vos consigo dizer o que a mota me transmitiu...

ligar...ter que pressionar os dois travões talvez se justifique dado que a mota não se houve parada, a simplicidade de rodar só a chave e arrancar perde-se. acho que podiam deixar programar este aspecto como cada um quer...

marcha-atrás...gostei, ajuda bastante a manobrar a mota...

agora a parte do arranque/aceleração...neste ponto sou suspeito pq gosto de "sentir" a mota a puxar por mim...
mas neste ponto não está má, mas tb não está nada de extraordinário...são suficientes para deixar o trânsito para trás...
reparei que o que mais ajuda é não ter mudanças, basta acelerar, daí que consiga os tempos de aceleração que anunciam...

velocidade...mais um ponto em que sou suspeito, mas dado o tipo de veículo vou ser meiguinho...
não é má em termos de velocidade....mas nada de especial...mexe-se...
em termos de velocidade/arranque, ela mexe-se bem até aos 70-80km/h, a partir daí sente-se que já não vai com tanta facilidade, mas vai...

a mota que testei também não tava com a carga máxima, já só tinha 4 traços e indicava uma estimativa de 15km até ao fim das mesmas, portanto, suponho que com a carga máxima ela se comporta-se melhor. e não fiz grande viagem com ela, andei mais ou menos 5km e chegou aos 100km/h...

tive pena de não ter um gps comigo para ver a diferença entre a velocidade real e a indicada, pq fiquei com a sensação que a velocidade real era um bocadinho mais baixa...

condução...confortável, tal como estava à espera...bastante confortável mesmo...

manobras....fácil de manobrar, virar, inversão, estável(passei entre carros com facilidade apesar de estar com receio pq a mota nem era minha, nem estava habituado e ainda é larga) e também não se sente o peso tal como todos têm vindo a dizer aqui...

travagem regenerativa...boa, mas não a achei suficiente para parar a mota sempre como aqui indicaram, mas isso se calhar foi por ter sempre apertado com ela...

travões...mt bons...tavam lá qd precisei...

agora vou aqui indicar uma falha que gostava que os dois possuidores da mota me dissessem se se habituaram com facilidade ou nem por isso:
- a travagem regenerativa e o manípulo do travão da frente estão no mesmo lado do volante...ora, "atrofiou-me" um bocado querer travar com a travagem regenerativa e com o travão da frente em simultâneo, o vendedor disse-me que era uma questão de hábito...

continuando...

qualidade de construção...mt boa, dá para ver que não vem da china...

buzina...testei...apita...

mala...dá para quase dois capacete...1 aberto e 1 fechado dá de certeza...eu tava com dois, um híbrido e um aberto e cabiam lá...

ruído...ouve-se a mota, apesar de dizerem que é silenciosa, ouve-se, não tanto quanto uma mota normal mas ouve-se, não é nenhuma "sala de yoga" como prai anunciam...

aspecto, design...gostei, apesar de não ser grande adepto do design dos faróis nem de scooters...

comparação com outras motas...em termos de conforto está lá, em termos de motor/performance acho que se equipara a uma 250cc a 4tempos e não 400cc como por aí indicaram...

preço...elevado, justifica-se mas não de todo, penso que 6000€-6500€ seria um bom compromisso para a mota que é...8882€ acho bastante, e não se justifica dado que há scooters do género por 3500€-4000€ e com a mesma performance (e não limitadas na autonomia)...

também de referir que custa-me um bocado pagar tanto por um produto que considero inacabado...penso que por 9000€ é mais que obrigatório a inclusão de baterias de lítio com um respectivo aumento de performance e autonomia...

resumindo...consoante o modelo de 2009 e o preço vou analisar para adquirir uma...também quero testar outras, mas duvido muito que as chinocas cheguem aos calcanhares desta...seja ela que chinoca for...

qualquer dúvida, disponham...
cumprimentos
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

viva.
vou comentar estes parágrafos que aqui coloquei, pois tudo o resto parece-me consensual.
rufus Escreveu: (...)
em termos de velocidade/arranque, ela mexe-se bem até aos 70-80km/h, a partir daí sente-se que já não vai com tanta facilidade, mas vai...
(...)
deve ser impressão tua, ou então, é a do stand que já não está no seu melhor. a minha faz um belíssimo arranque até pouco acima dos 100 e depois "corta".
tive pena de não ter um gps comigo para ver a diferença entre a velocidade real e a indicada, pq fiquei com a sensação que a velocidade real era um bocadinho mais baixa...
(...)
eu tenho. vou ver isso mais logo quando sair do emprego.
agora vou aqui indicar uma falha que gostava que os dois possuidores da mota me dissessem se se habituaram com facilidade ou nem por isso:
- a travagem regenerativa e o manípulo do travão da frente estão no mesmo lado do volante...ora, "atrofiou-me" um bocado querer travar com a travagem regenerativa e com o travão da frente em simultâneo, o vendedor disse-me que era uma questão de hábito...
(...)
senti o mesmo ao início e tive a mesma reacção. posso agora confirmar que era falta de hábito. sempre que tenho de travar inesperadamente (nas outras situações chega-me o regenerativo) uso o travão da direita (frente).
ruído...ouve-se a mota, apesar de dizerem que é silenciosa, ouve-se, não tanto quanto uma mota normal mas ouve-se, não é nenhuma "sala de yoga" como prai anunciam...
(...)
é o verdadeiro aspirador. imaginem que, quando aceleram a fundo, a vossa mulher ou namorada meteu o aspirador a funcionar. . zen mode on...
comparação com outras motas...em termos de conforto está lá, em termos de motor/performance acho que se equipara a uma 250cc a 4tempos e não 400cc como por aí indicaram...
(...)
pois... já tive esta discussão no meu motoclube. não há nenhuma 250cc que tenha tantos cavalos... também não há nenhuma 400cc que tenha só estes cavalos...
acho que ela se situa (em termos de performance) entre as 250 e as 400. já agora, nenhuma 250 ou 400 tem um binário constante...
preço...elevado, justifica-se mas não de todo, penso que 6000€-6500€ seria um bom compromisso para a mota que é...8882€ acho bastante, e não se justifica dado que há scooters do género por 3500€-4000€ e com a mesma performance (e não limitadas na autonomia)...
(...)
mais uma vez, atendendo ao facto de não ser comparável a uma 250cc por outras questões (consumos, manutenção, tamanho), em termos de performance, só perde (por enquanto) em velocidade de ponta. ganha em tudo o resto.
a xevo 250cc da piaggio (acho que é a marca mais barata) custa 4703 euros. mas é mais pequenita, gasta gasolina e necessita de mais manutenção... .

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu: em termos de velocidade/arranque, ela mexe-se bem até aos 70-80km/h, a partir daí sente-se que já não vai com tanta facilidade, mas vai...
a mota que testei também não tava com a carga máxima, já só tinha 4 traços e indicava uma estimativa de 15km até ao fim das mesmas, portanto, suponho que com a carga máxima ela se comporta-se melhor. e não fiz grande viagem com ela, andei mais ou menos 5km e chegou aos 100km/h...
concordo mas afino a observação. a aceleração é constante até 80km/h, dos 80 aos 110km/h nota-se um pouco menos e aos 105 ou 110 (depende da carga estar ou não no máximo e do piso), nota-se ela limitar electrónicamente as rotações. suspeito que conseguisse ir até aos 120 ou 125km/h mas opta por defender o motor...
o facto da carga não estar no máximo influencia a voltagem e como tal a acelerção é um pouco menor e a velocidade máxima também.
rufus Escreveu: tive pena de não ter um gps comigo para ver a diferença entre a velocidade real e a indicada, pq fiquei com a sensação que a velocidade real era um bocadinho mais baixa...
tenho quase a certeza que a velocidade indicada é a correcta. sei disso pelos radares, quando vou a 50, mexo-me mais depressa que os outros carros que estão acontrolar a velocidade. isso acontece sistemáticamente, o que me leva a concluir o acima.
rufus Escreveu: travagem regenerativa...boa, mas não a achei suficiente para parar a mota sempre como aqui indicaram, mas isso se calhar foi por ter sempre apertado com ela...
se fores a 100km e quiseres travar em pouco espaço tens mesmo que utilizar os travões. a travagem regenerativa é mais que suficiente para velocidades moderadas e travagens programadas.
rufus Escreveu: agora vou aqui indicar uma falha que gostava que os dois possuidores da mota me dissessem se se habituaram com facilidade ou nem por isso:
a minha opinião é que não é uma falha nem uma questão de hábito. colocar o travão da frente na manete à esquerda seria problemático... e já houve um piloto que morreu por causa disso... eu acho complicado e dificil de habituar travar com a frente e regenerativamente ao mesmo tempo. isto porque tens de estar a pressionar o punho com mola enquanto utilizas os dedos na manete. não é impossível de fazer mas não dá muito jeito. de resto também não faço idéia como poderia estar melhor...
rufus Escreveu:ruído...ouve-se a mota, apesar de dizerem que é silenciosa, ouve-se, não tanto quanto uma mota normal mas ouve-se, não é nenhuma "sala de yoga" como prai anunciam...
o ruído é o de um motor eléctrico e o das rodas no asfalto. quando comparado com as outras é quase nada e é esse o aspecto que costuma ser salientado. porém a publicidade pode induzir no erro de não fazer barulho nenhum o que também não é verdade. a verdade é que de capacete mal a ouves em velocidades moderadas (0 a 60km/h).
rufus Escreveu:comparação com outras motas...em termos de conforto está lá, em termos de motor/performance acho que se equipara a uma 250cc a 4tempos e não 400cc como por aí indicaram...
ela costuma ser equiparada a uma de 400cc na aceleração inicial (0-50km/h) e na velocidade a uma de 250cc e eu acho que está correcto pois na minha de 250cc acelero muito mais lento que nesta.
rufus Escreveu: preço...elevado, justifica-se mas não de todo, penso que 6000€-6500€ seria um bom compromisso para a mota que é...8882€ acho bastante, e não se justifica dado que há scooters do género por 3500€-4000€ e com a mesma performance (e não limitadas na autonomia)...
o custo dela todos achamos o mesmo mas como diz o jmal "ela não é cara, só custa muito dinheiro". eu dei 8650€ por ela e vinha com garantia de 5 anos para as baterias e com a oferta de um seguro caro, contra todos os riscos, furto, roubo, etc. penso no entanto que é injusto a comparação directa pois trata-se de uma tecnologia diferente. tens 1/10 das peças de uma convencional o que reduz a probabilidade de avarias, praticamente não tens manutenção (aonde se poupará muito dinheiro), não metes gasolina e não é poluente. contas feitas tem um preço que custa a dar mas não é injusto.
rufus Escreveu: também de referir que custa-me um bocado pagar tanto por um produto que considero inacabado...penso que por 9000€ é mais que obrigatório a inclusão de baterias de lítio com um respectivo aumento de performance e autonomia...
a versão de lítio será mais cara porque as baterias são muito mais caras. alguém fez as contas e verificou que as baterias de lítio custariam 5000€. ora não vai ser esse o preço pelo acordo exclusivo que a marca tem com a produtora mas vai encarecer decerto. de qualquer maneira não esperes milagres porque as baterias de lítio só lhe vão melhorar a autonomia em 15% segundo os ultimos testes. ou seja, em cerca de 75km reais passas a ter cerca de 85km reais. o melhor mesmo é a voltagem ser mais constante até ao fim da carga.
rufus Escreveu: resumindo...consoante o modelo de 2009 e o preço vou analisar para adquirir uma...também quero testar outras, mas duvido muito que as chinocas cheguem aos calcanhares desta...seja ela que chinoca for...
não deves estar muito longe da verdade. ainda não vai ser em 2009 que vai aparecer alguma que lhe faça concorrência em termos de qualidade.

abraço e cá te espero com uma... já sabes a cor?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

em relação a este aspecto todos os veículos têm um erro ou avanço, faz parte de uma directiva intercomunitária, a mesma directiva especifica o conta quilometros da viatura deve indicar a velocidade sempre acima da velocidade real.

http://eur-lex.europa.eu/lexuriserv/lex ... 43:pt:html

portanto o velocimetro deve ter um avanço máximo calculado nesta fórmula.

avanço máximo = 0.1 x velocidade + 4 km/h
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
(...)
boas!
conseguiste alguma forma porreira de prender o gps? já pensei em velcro no painel mas teria que ter uma segunda segurança para o caso de se despender. não me agrada andar a prendê-lo ao guiador com elásticos (como já vi algures).

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:
em relação a este aspecto todos os veículos têm um erro ou avanço, faz parte de uma directiva intercomunitária, a mesma directiva especifica o conta quilometros da viatura deve indicar a velocidade sempre acima da velocidade real.

o avanço máximo é um exagero. não creio que ela tenha um avanço superior a 5km/h quando vai na velocidade máxima. mas a ver vamos. quando conseguir prender o meu gps decentemente logo vos digo com certezas.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
volt Escreveu:
(...)
boas!
conseguiste alguma forma porreira de prender o gps? já pensei em velcro no painel mas teria que ter uma segunda segurança para o caso de se despender. não me agrada andar a prendê-lo ao guiador com elásticos (como já vi algures).
boas .

eu não devia dizer isto em público mas, o meu gps, costuma ir preso "entre as pernas".
não estou, obviamente, a referir-me a um gps como o que tenho no carro, mas sim ao meu nokia 6110 navigator. é um telefone que ainda custa uns trocos, mas permite-me ter gps e ouvir música no capacete (através de bluetooth) e, de vez em quando, fazer chamadas!

ps: jmap e serge (e mais alguém que esteja na zona de lisboa com uma moto eléctrica) querem vir almoçar na segunda-feira às amoreiras (arredores delas)? é que um amigo meu de uma revista de motos vai tentar juntar o máximo de pessoal possível para fazer publicidade ao "movimento". é provável que tenhamos direito ao almoço e a uma foto na revista . ah, e ao convívio.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:

o avanço máximo é um exagero. não creio que ela tenha um avanço superior a 5km/h quando vai na velocidade máxima. mas a ver vamos. quando conseguir prender o meu gps decentemente logo vos digo com certezas.
a directiva estabelece que os veículos devem indicar uma velocidade acima da real e até ao avanço máximo calculado nessa fórmula, portanto a 100 kmh reais pode apresentar no velocimetro desde 101 kmh até 114 kmh, portanto cada fabricante estabelece esse o avanço que mais lhe convém.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

boas, um encontro para almoço!

almoçarada, conta comigo que já estou de férias... mas tem de ser no amoreiras... é que a minha não pode ir para a a5 ora bolas...

tenho de ver caminhos!

quanto a diferença d velocidades real vs conta km nunca tentei por o gps mas tenho uma ideia maluca de fazer um video a andar com ela...
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:(...)ps: jmap e serge (e mais alguém que esteja na zona de lisboa com uma moto eléctrica) querem vir almoçar na segunda-feira às amoreiras (arredores delas)? é que um amigo meu de uma revista de motos vai tentar juntar o máximo de pessoal possível para fazer publicidade ao "movimento". é provável que tenhamos direito ao almoço e a uma foto na revista . ah, e ao convívio.
boas! antes de mais, obrigado pelo convite! gostava de aparecer mas como é dia de trabalho não sei se vou estar por essa zona... é possível ficar pendente?

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”