Alimentação eólica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
samytech
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta set 26, 2008 1:07 pm

Alimentação eólica

Mensagem por samytech »

olá a todos,

sou novo aqui e espero que possa ajudar e ser ajudado. de momento, estou a trabalhar num projecto daquilo que eu chamo "nanogeração" eólica. tenho de conseguir carregar 2 baterias recarregáveis que vão alimentar um rádio xbee (para transmissão de dados meteorológicos). tenho de ter à saída 3 v até 3.3 v no máximo e gostava de saber que circuitos poderei utilizar para regular uma tensão que não é constante (a do gerador eólico) para conseguir ter sempre à saída no máximo 3.3 v. alguém ja fez, ou está a fazer algo deste género?

cumprimentos,

samytech

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Alimentação eólica

Mensagem por Josenir »

ao que parece a potência do seu gerador deve ser baixa, uma vez que você conta em apenas carregar duas baterias recarregáveis, logo uma aplicação das mais simples possíveis. veja o nosso tópico sobre regulador de tensão, nas primeiras mensagens postadas. aquele com o lm317 pode ser facilmente adaptado para esta função, apenas gostaria de sugerir que use dois lm317, um para regular a tensão em torno de 4v e outro para limitar a corrente de carga das baterias. ambos os circuitos estão muito bem explicados no datasheet deste componente, facilmente encontrado na net.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... ic&start=0

Responder

Voltar para “Energia Eólica”