Comprei a Vectrix!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Re: Comprei a Vectrix!

Mensagem por Barrocas »

segunda também trabalho digam pormenores como a hora e local, a ver se consigo escapar para lá ir ter.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

tenho que fazer bem as contas, porque não sei se o investimento é mesmo recompensado a este preço...e quanto a mim ela tem um grande inconveniente: autonomia!

o meu problema é que também já tenho uma mota de ci...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:tenho que fazer bem as contas, porque não sei se o investimento é mesmo recompensado a este preço...e quanto a mim ela tem um grande inconveniente: autonomia!

o problema da autonomia é uma questão pessoal e cada um deve decidir se um ve é ou não a melhor opção. eu trabalho a 13km de casa, portanto dá para 5 viagens (se fosse preciso).
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

jmap Escreveu:
rufus Escreveu:tenho que fazer bem as contas, porque não sei se o investimento é mesmo recompensado a este preço...e quanto a mim ela tem um grande inconveniente: autonomia!

o problema da autonomia é uma questão pessoal e cada um deve decidir se um ve é ou não a melhor opção. eu trabalho a 13km de casa, portanto dá para 5 viagens (se fosse preciso).
ora nem mais eu estou a pouco mais de 9km do trabalho o que a mim me serve que nem uma luva!

cada um tem que ver e fazer contas... compensar, compensa sempre demora mais ou menos tempo mas acaba sempre por compensar...

sai a ganhar a carteira e o meio ambiente agradece!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

serges Escreveu:
jmap Escreveu:

ora nem mais eu estou a pouco mais de 9km do trabalho o que a mim me serve que nem uma luva!

cada um tem que ver e fazer contas... compensar, compensa sempre demora mais ou menos tempo mas acaba sempre por compensar...

sai a ganhar a carteira e o meio ambiente agradece!
sim...mas para trajectos desses uma chinoca chegava, não é preciso um investimento de 9000€...e para esse tipo de trajectos fico como estou...

começa-me a custar a acreditar que o investimento numa vectrix tenha retorno...é que uma utilização normal de mota não é superior a 5000-7000km/ano...(depende de caso para caso, mas no geral anda por esses valores)
...ainda por cima com as limitações que a vectrix tem em termos de autonomia dificilmente se conseguirá fazer mais do que isto...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

rufus Escreveu: começa-me a custar a acreditar que o investimento numa vectrix tenha retorno...é que uma utilização normal de mota não é superior a 5000-7000km/ano...(depende de caso para caso, mas no geral anda por esses valores)
...ainda por cima com as limitações que a vectrix tem em termos de autonomia dificilmente se conseguirá fazer mais do que isto...
viva.

tens mesmo de ver se te compensa. eu fiz as contas ao meu percurso e estou a contar recuperar a diferença em menos de dois anos. mas eu faço 15 mil kms por ano só para ir para o emprego...

quanto ao almoço, vai ser pela zona das amoreiras. em princípio, será no caruso (um restaurante italiano que fica no pateo bagatella) por volta das 13.
se conseguirem aparecer mas estiverem perdidos ou coisa assim, liguem-me:
marcos (tmn 540 76 16).

ps: com as curvinhas da marginal, quem é que prefere a a5? .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:sim...mas para trajectos desses uma chinoca chegava, não é preciso um investimento de 9000€...e para esse tipo de trajectos fico como estou...

começa-me a custar a acreditar que o investimento numa vectrix tenha retorno...é que uma utilização normal de mota não é superior a 5000-7000km/ano...(depende de caso para caso, mas no geral anda por esses valores)
há aqui duas questões a separar:

primeira: por muito que gostássemos que os ves tivessem 10x mais autonomia, isso não vai acontecer com esta tecnologia e isso acontece a todos eles. mas não é a apenas chegar ao destino que conta... por exemplo nenhuma "chinoca" está autorizada a transitar em vias rápidas e auto-estradas. a segurança também é muito importante. os travões, estabilidade e capacidade de aceleração podem fazer a diferença do dia para a noite em situações em que é necessária uma resposta rápida... e isso poderá ditar só por si a escolha pessoal.

segunda: o perfil do utilizador. é verdade que são precisos muitos kilometros para amortizar a compra de uma vectrix. eu comparo-a ao meu carro que agora evito utilizar para ir trabalhar. concluo que poupo cerca de 80 euros em cada 1000km. poupa-me também as manutenções caras. por exemplo o meu mazda 6 tem uma manutenção aos 120.000km que é superior a 2500€. é verdade que esta é a pior mas anualmente costumam ser cerca de 500€, coisa que poupo se andar menos com ele. contas feitas em meia duzia de anos, ela está paga por si só. no meu caso o investimento justifica-se. depois há a vantagem que para mim tem imenso peso (mas que para outros pode não ter) que é o não ser poluente.

portanto considero que não se pode pensar apenas em retorno. no meu caso justifica-se financeiramente mas também ambientalmente, coisa que a maioria das pessoas por aqui também aprecia devido às características do fórum.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

volt Escreveu: quanto ao almoço, vai ser pela zona das amoreiras. em princípio, será no caruso (um restaurante italiano que fica no pateo bagatella) por volta das 13.
boas, amanha consigo escapar ao trabalho para ir ao almoço com a eléctrica verdinha, conta comigo, às 13h lá estarei

o assunto do almoço devia ter sido lançado noutro tópico, na parte geral dos veículos eléctricos, para ser mais visível. também já vai um bocado em cima do acontecimento, mas estamos lá

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

barrocas Escreveu:
volt Escreveu: quanto ao almoço, vai ser pela zona das amoreiras. em princípio, será no caruso (um restaurante italiano que fica no pateo bagatella) por volta das 13.
boas, amanha consigo escapar ao trabalho para ir ao almoço com a eléctrica verdinha, conta comigo, às 13h lá estarei

o assunto do almoço devia ter sido lançado noutro tópico, na parte geral dos veículos eléctricos, para ser mais visível. também já vai um bocado em cima do acontecimento, mas estamos lá
meu caros, temo que será dificil aparecer lá amanhã mas se conseguir telefono antes a avisar. também acho importante que o tema seja lançado como novo tópico uma vez que aqui está um pouco escondido da maior parte dos utilizadores de ves.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

jmap Escreveu:
barrocas Escreveu:

meu caros, temo que será dificil aparecer lá amanhã mas se conseguir telefono antes a avisar. também acho importante que o tema seja lançado como novo tópico uma vez que aqui está um pouco escondido da maior parte dos utilizadores de ves.

pois realmente como é muito em cima do acontecimento fazemos depois um encontro como deve de ser... mais numero e um dia disponível para todos e claro que sejamos muitos e que levemos os nossos ve's, amanha devo ir mas sem a fúria eléctrica!.

para a próxima vamos criar um tópico só para tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

volt Escreveu:
rufus Escreveu: (...)
tive pena de não ter um gps comigo para ver a diferença entre a velocidade real e a indicada, pq fiquei com a sensação que a velocidade real era um bocadinho mais baixa...
(...)
eu tenho. vou ver isso mais logo quando sair do emprego.
vivas.
já andei comparar a velocidade da zev com o gps.
dei o máximo na ae. no velocímetro marcava 103kph, mas o gps dizia 100kph.
bastante estável o gps. acho que ele tem razão. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

aproveito a deixa para dizer que a vetrix em auto-estrada e a alta velocidade descarrega depressa, diminuindo drasticamente a autonomia, porque a travagem regenerativa é inexistente e força-se as baterias a uma descarga rapida e continua.

quando gostamos de veiculos electricos, temos de conheçer os pontos fortes e fracos, para fortaleçer os fracos. por isso peço ajuda aos entendidos para resolver este problema, que penso passar pelos motores ac e uma apropriada desmultiplicaçao variavel talvez automatizada. aguardo resposta #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

bluesky Escreveu:aproveito a deixa para dizer que a vetrix em auto-estrada e a alta velocidade descarrega depressa, diminuindo drasticamente a autonomia, porque a travagem regenerativa é inexistente e força-se as baterias a uma descarga rapida e continua.

quando gostamos de veiculos electricos, temos de conheçer os pontos fortes e fracos, para fortaleçer os fracos. por isso peço ajuda aos entendidos para resolver este problema, que penso passar pelos motores ac e uma apropriada desmultiplicaçao variavel talvez automatizada. aguardo resposta #
também gostava de saber! realmente pergunto-me porque é que não é feita uma desmultiplicação mais complexa de forma a conseguir andar mais depressa e/ou poupar energia...
a desmultiplicação dela é algo a que chamam de planetary system gearbox. na realidade não sei como funciona mas não se sente qualquer fase de desmultiplicação... aqui fica uma imagem para quem entende de mecânica:
DSC03428b.jpg
DSC03428b.jpg (0 Bytes) Visto 2820 vezes
segundo a marca a vectrix tem a autonomia de 40km a 100km/h. mas estes 40km suspeito que sejam em linha recta.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

volt Escreveu:
volt Escreveu:
rufus Escreveu: (...)
tive pena de não ter um gps comigo para ver a diferença entre a velocidade real e a indicada, pq fiquei com a sensação que a velocidade real era um bocadinho mais baixa...
(...)
eu tenho. vou ver isso mais logo quando sair do emprego.
vivas.
já andei comparar a velocidade da zev com o gps.
dei o máximo na ae. no velocímetro marcava 103kph, mas o gps dizia 100kph.
bastante estável o gps. acho que ele tem razão. .
então foi má imperssão minha..

esqueci-me de analisar um factor...suspensão...mas do que me lembro tá "no ponto"...era confortável e estável...tal como a mota em geral...

ando mm com o bichinho para comprar uma...só que os €uro$ falam mais alto...e como está quase para sair o modelo de 2009 também não ajuda...

outro problema é que vem aí o inverno...e a mota fica mais vezes em casa...

cumps

mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Mensagem por mafgod »

para quem quizer saber um pouco mais sobre planetary gearing:

http://en.wikipedia.org/wiki/epicyclic_gearing

está é em inglês.....

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

"outro problema é que vem aí o inverno...e a mota fica mais vezes em casa..."

a mota fica em casa se não quiseres usar o fato de chuva e botas, porque para a cabeça tens o capacete.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rocker_pt Escreveu:"outro problema é que vem aí o inverno...e a mota fica mais vezes em casa..."

a mota fica em casa se não quiseres usar o fato de chuva e botas, porque para a cabeça tens o capacete.
mas mesmo que vá de carro, os invernos já não são o que eram... é raro chover o dia todo...

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

jmap Escreveu:
rocker_pt Escreveu:"outro problema é que vem aí o inverno...e a mota fica mais vezes em casa..."

mas mesmo que vá de carro, os invernos já não são o que eram... é raro chover o dia todo...

tem lá calma ctg que eu sei do que falo...deixa só chegar o inverno...

Autor do tópico
jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

rufus Escreveu:
jmap Escreveu:

tem lá calma ctg que eu sei do que falo...deixa só chegar o inverno...
és capaz de ter razão... há também o frio... ainda agora apanhei bastante, felizmente levei as luvas...

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

viva!

tenho aqui duas dúvidas que me esqueci de perguntar ao vendedor...será que alguém me sabe responder...?

quanto custa só a bateria caso seja necessário substituir?
caso haja algum problema quando a garantia acabar, se tiver algum problema, quem me "acode"?

cumprimentos...

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”