FORD PROBE'94
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sábado set 20, 2008 10:47 pm
Re: FORD PROBE'94
tensão : 144v
potencia : um pack de 144v90ah thunder sky em teoria é capaz de fornecer 270a continuos (por "pouquinho" tempo) e 900a "impulso" que certamente serão cortados pelo controlador ai para uns 600a.
conseguir um motor que nestas condições consiga fornecer 30cv continuos (+-100cv "pico") é o minimo objectivo.
peso : utilizando baterias de lithium o peso final deve rondar os 1.400kg.
segundo o ev calculator (http://www.evconvert.com/tools/evcalc/) para um ford probe de 1993 com o "setup" que já referi devera conseguir uma velocidade maxima de 104km/h e uma autonomia de 64km, tudo isto em 2ª/3ª velocidade.
penso que para o motor, neste caso o importante era saber que potencia conseguimos ter com a aplicação de 144v e convém considerar uns mais realistas 200a.
pelas varias descrições (evalbum) é que cheguei a este "setup".
potencia : um pack de 144v90ah thunder sky em teoria é capaz de fornecer 270a continuos (por "pouquinho" tempo) e 900a "impulso" que certamente serão cortados pelo controlador ai para uns 600a.
conseguir um motor que nestas condições consiga fornecer 30cv continuos (+-100cv "pico") é o minimo objectivo.
peso : utilizando baterias de lithium o peso final deve rondar os 1.400kg.
segundo o ev calculator (http://www.evconvert.com/tools/evcalc/) para um ford probe de 1993 com o "setup" que já referi devera conseguir uma velocidade maxima de 104km/h e uma autonomia de 64km, tudo isto em 2ª/3ª velocidade.
penso que para o motor, neste caso o importante era saber que potencia conseguimos ter com a aplicação de 144v e convém considerar uns mais realistas 200a.
pelas varias descrições (evalbum) é que cheguei a este "setup".
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
oi, para 144 v tens de ter 45 células thundershy e de 90 ah vais ficar com uma capacidade de 13 kw, em peso será à volta de 135-140 kg, para uma potência continua de 30 cv são 22 kw, que portanto a 144 volts dá 152 amps, portanto acho que o controlador pode cortar na boa aos 200 amperes, e ainda ficas com uma margem de 70 amperes para o máximo continuo que o fabricante recomenda. para começar parece-me um bom setup de baterias, com essa tensão eu equacionava o uso de um motor ac, além de ser mais leve é mais eficiente, o contra será o seu custo que é superior.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
dia 7 – 03/10/2008
eixo transmissão esquerdo retirado, “centena e meia” de conectores, tubos e abraçadeiras removidos ou desligados.
desligar tudo não foi nada facil, algumas ligações ao motor estão em locais de muito dificil acesso.
mas finalmente tudo esta feito, o motor esta livre, resta desapertar os 3 apoios do motor que em principio sai.
vai ter de ficar para a proxima semana, talvez 2ªfeira.
a confusão de cabos é geral, felizmente não será necessario voltar a ligar nenhum destes fios.
depois de retirado o motor tenho de ver como é que me vou ver livre de todos eles.
eixo transmissão esquerdo retirado, “centena e meia” de conectores, tubos e abraçadeiras removidos ou desligados.
desligar tudo não foi nada facil, algumas ligações ao motor estão em locais de muito dificil acesso.
mas finalmente tudo esta feito, o motor esta livre, resta desapertar os 3 apoios do motor que em principio sai.
vai ter de ficar para a proxima semana, talvez 2ªfeira.
a confusão de cabos é geral, felizmente não será necessario voltar a ligar nenhum destes fios.
depois de retirado o motor tenho de ver como é que me vou ver livre de todos eles.
- Anexos
-
- PA032093 copy.jpg (57.77 KiB) Visto 7035 vezes
-
- PA032092 copy.jpg (76.29 KiB) Visto 7034 vezes
-
- Membro Platinium
credo, isso até mete medo ao susto, quando for eléctrico até vai dar gosto olhar.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
atenção que alguns fios podem fazer falta por isso deves identificar de onde eram para mais tarde os poderes usar a teu favor.
ex:
conta rotacoes
ignicão
...
ex:
conta rotacoes
ignicão
...
-
ops.. já vai tarde o aviso.tozerrvm Escreveu:atenção que alguns fios podem fazer falta por isso deves identificar de onde eram para mais tarde os poderes usar a teu favor.
ex:
conta rotacoes
ignicão
...
quando desliguei as primeiras fichas ainda fui marcando algumas, mas como praticamente todas eram referenciadas como sensores de gases e controles de injeção deixei de o fazer pois sabia que não os iria mais utilizar.
mas obviamente tens razão quanto ao conta rotações, velocimentro, ignição ...
vou ter de andar "a pesca"...
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
os k n precisares, tenta remover o maximo possivel, smp é peso...
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
dia 8 – 06/10/2008
ok, esta cá fora, não sem antes dar um pouco mais de trabalho, o apoio do lado esquerdo teve de ser totalmente removido. isso era descrito no cd de trabalho que estou a seguir, mas digamos que estava a tentar “atalhar” caminho.
como esperado é uma maquina grande até porque saiu tudo junto, motor, transmissão, ac, alternador …
o proximo passo é separar a transmissão do motor e começar a pensar na adaptação do motor electrico à transmissão original. um dos “colegas “ que também esta a tranformar um probe (http://web.mac.com/david.pringle/ev/blog/blog.html) conseguiu uma autentica obra de arte, vale a pena ver as fotos. já troquei uns mails com ele e é perfeitamente possivel repetir o trabalho, mas quase de certeza vou optar por “produzir” em portugal.
è urgente tomar a decisão do motor, acabei por encontrar uma “janela” para poder voltar a pensar no netgain warp 9, se for essa a opção consigo recebe-lo em duas semanas. até final da semana tenho de reunir todas as opções, para durante o fim de semana tomar uma decisão e 2ªfeira colocar a encomenda.
desculpem estragar a foto, mas desde há muito que tenho esta foto planeada.
ainda não foi possivel encontrar uma forma de pesar todos os componentes retirados do carro, mas seguindo apenas as informações da ford temos um peso inicial do caro de 1.600 kg, o peso do motor é de 690kg, e como foram retirados outros elementos de bastante peso (todo o sistema de escape e deposito combustivel) o peso do carro nesta altura esta muito abaixo dos 1.000 kg, arriscaria ai uns 850kg, mas vou ter de arranjar uma forma de pesar tudo.
acho que a partir de agora é que vai começar a verdadeira aventura.
ok, esta cá fora, não sem antes dar um pouco mais de trabalho, o apoio do lado esquerdo teve de ser totalmente removido. isso era descrito no cd de trabalho que estou a seguir, mas digamos que estava a tentar “atalhar” caminho.
como esperado é uma maquina grande até porque saiu tudo junto, motor, transmissão, ac, alternador …
o proximo passo é separar a transmissão do motor e começar a pensar na adaptação do motor electrico à transmissão original. um dos “colegas “ que também esta a tranformar um probe (http://web.mac.com/david.pringle/ev/blog/blog.html) conseguiu uma autentica obra de arte, vale a pena ver as fotos. já troquei uns mails com ele e é perfeitamente possivel repetir o trabalho, mas quase de certeza vou optar por “produzir” em portugal.
è urgente tomar a decisão do motor, acabei por encontrar uma “janela” para poder voltar a pensar no netgain warp 9, se for essa a opção consigo recebe-lo em duas semanas. até final da semana tenho de reunir todas as opções, para durante o fim de semana tomar uma decisão e 2ªfeira colocar a encomenda.
desculpem estragar a foto, mas desde há muito que tenho esta foto planeada.
ainda não foi possivel encontrar uma forma de pesar todos os componentes retirados do carro, mas seguindo apenas as informações da ford temos um peso inicial do caro de 1.600 kg, o peso do motor é de 690kg, e como foram retirados outros elementos de bastante peso (todo o sistema de escape e deposito combustivel) o peso do carro nesta altura esta muito abaixo dos 1.000 kg, arriscaria ai uns 850kg, mas vou ter de arranjar uma forma de pesar tudo.
acho que a partir de agora é que vai começar a verdadeira aventura.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
caro pmcbf_ev, que ideia brilhante, susbstituir um motor de combustão interna por um motor humano - mas acredita, vais precisar de red bull !!!
tenho uma pergunta: antes de instalares o warp 9 já averiguaste o que podes encontrar de motores ac? um abraço. és cá dos nossos!
tenho uma pergunta: antes de instalares o warp 9 já averiguaste o que podes encontrar de motores ac? um abraço. és cá dos nossos!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mai 29, 2008 12:02 am
vais ficar com um maquinão, "verde" por dentro e vermelho por fora . é uma escolha muito fixe para ev, além de ser muito giro deve ter um coeficiente aerodinâmico baixo (já agora sabes qual é?). parabéns pela coragem de abraçar um projecto destes. vai ser um prazer acompanhar o renascimento dessa máquina. força aí, estamos contigo!
Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia
-
FORD PROBE'94
dia 9 – 10/10/2008
transmissão separada do motor, sem qualquer dificuldade.
do lado do motor foi retirado o disco de embraiagem que terá de fazer parte da nova adaptação a criar.
enquanto o motor não chega vou aproveitar para limpezas e muito trabalho de pesquisa.
alguém sabe onde posso mandar fazer a placa adaptadora ?
de preferencia na zona de lisboa pois vai ser necessario levar o motor e a transmissão para que se possa executar o trabalho.
transmissão separada do motor, sem qualquer dificuldade.
do lado do motor foi retirado o disco de embraiagem que terá de fazer parte da nova adaptação a criar.
enquanto o motor não chega vou aproveitar para limpezas e muito trabalho de pesquisa.
alguém sabe onde posso mandar fazer a placa adaptadora ?
de preferencia na zona de lisboa pois vai ser necessario levar o motor e a transmissão para que se possa executar o trabalho.
- Anexos
-
- IMAG0052 copy.jpg (85.29 KiB) Visto 6752 vezes
-
- Membro Platinium
oi, tenta falar com o tozerrvm, acho que ele mandou fazer a dele numa empresa.
cumps
cumps
Cumps Inovadores
-
motor ac provavelmente até seria uma melhor opção mas significava voltar varios passos atrás em todo o processo que segui até ao dia de hoje. um outro motivo forte é que existem pelo menos 4 "colegas" que estão também a fazer transformações do mesmo modelo de carro e todos eles com versões dc. qualquer duvida que surga posso sempre recorrer a ajuda "experiente".
não sabia qual o coeficiente aerodinamico mas acabei por pesquisar e é de 0.34. mas a escolha deste modelo teve também outros motivos, um dos principais é a disponibilidade do carro (relativamente recente (1992>) a um preço competitivo, ter bastante espaço disponivel, existir bastante informação sobre conversões deste modelo ....
não sabia qual o coeficiente aerodinamico mas acabei por pesquisar e é de 0.34. mas a escolha deste modelo teve também outros motivos, um dos principais é a disponibilidade do carro (relativamente recente (1992>) a um preço competitivo, ter bastante espaço disponivel, existir bastante informação sobre conversões deste modelo ....
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
aqui perto tenho quem te faça isso , perto de almada.
já agora uma dica, mantem a embraiagem e usa um controlador com travagem regenerativa.
já agora uma dica, mantem a embraiagem e usa um controlador com travagem regenerativa.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
morreu o projecto ?
-
o projecto continua a decorrer.
esta um pouco parado devido as dificuldades que tenho tido em encontrar um fornecedor para a adaptação do motor electrico a caixa.
mas espero ter boas noticias em breve.
entretanto já tenho o motor e todos os componentes electricos faltam apenas as baterias que sempre foi intenção deixar para o mais tarde possivel.
vou tentar colocar tirar fotos dos componentes e colocar aqui.
esta um pouco parado devido as dificuldades que tenho tido em encontrar um fornecedor para a adaptação do motor electrico a caixa.
mas espero ter boas noticias em breve.
entretanto já tenho o motor e todos os componentes electricos faltam apenas as baterias que sempre foi intenção deixar para o mais tarde possivel.
vou tentar colocar tirar fotos dos componentes e colocar aqui.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
o carro é um espetaculo e nao fosse o peso eu estaria mais descansado. assim estou um pouco apreensivo em relação a este projecto porque a transmissão tambem é uma consumidora energetica valente mesmo com litio. segundo a minha visão vais ter um carro com uma condução formidavel mas com uma autonomia algo limitada. seja como for será uma experiençia que vai enriqueçer o pessoal. um abraço
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
foto do motor, é um netgain warp 9 dual shaft.
não contava com tantas dificuldades para conseguir produzir em portugal a adaptação entre o motor e a transmissão.
o problema se calhar é meu, que não estou a procurar nos sitios certos !!!
o mais certo é acabar por vir um jogo igual ao da foto dos eua. se tivesse tomado logo esta decisão já ca estava a mais de 3 meses.
não contava com tantas dificuldades para conseguir produzir em portugal a adaptação entre o motor e a transmissão.
o problema se calhar é meu, que não estou a procurar nos sitios certos !!!
o mais certo é acabar por vir um jogo igual ao da foto dos eua. se tivesse tomado logo esta decisão já ca estava a mais de 3 meses.
- Anexos
-
- Ora bem só temos de ligar estas peças...
- Motor + transmissao + adaptador.jpg (118.92 KiB) Visto 6354 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
nesta conversão ele diz que o motor já está a ser acoplado à caixa, pode ser que ele te possa ajudar!
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60