zev Escreveu: os velhos do restelo, já o camões os enterrou!
ainda estão bem vivos meu amigo!
zev Escreveu: os velhos do restelo, já o camões os enterrou!
mas para calculares a potencia mecanica no rotor do aerogerador e nao a potencia disponivel tens de multiplicar a potencia disponivel pelo coeficiente especifico do tipo de pás usadas (k)se pretende saber com alguma aproximação a potência conseguida aqui está a formula:
p = 1/2 ? a v3 (1)
p = potência (w)
? = densidade do ar (kg/m3)
a = area varrida pela turbina perpendicular à deirecção do vento(m2)
v = velocidade do vento (ou de deslocação do carro) (m/s)
exactamente, e esse conceito é valido e positivo. o i miev sport tem esse aproveitamento eolico em movimento, e essa é a novidade. o que digo é que os veiculos electricos eolico/solares (mistos) são e serão uma excelente fonte de pesquizas e onde devemos centrar os nossos esforços, por isso o trabalho do sr joao de caldas é pioneiro, apesar de amador, logo de louvar em todas as circunstancias . esperemos por essa reportagem e talvez fotos ...#a ideia dele é que o carro em andamento produz alguma energia que pode ser armazenada
pelo menos no belenenses funcionou!bluesky Escreveu:será que a "boca" que aquele velho mandou no restelo era uma profecia aos 500 anos seguintes?
claro que não contradiz, é absurdo o que diz. o assunto já foi abordado noutro topico, veja...então isso contradiz o que se conhece da física e de produção energética eficiente
3b. outra solução seria arranjar um sistema com deflectores eolicos que começasse completamente aberto e depois fosse fechando à medida que o carro fosse ganhando velocidade, para controlar o volume de ar que entra e evitar a vibração e garantir um bom rendimento das turbinas aerogeradoras. é só uma ideia...3. todavia a questão central aqui é a velocidade máxima do veiculo, precisamente por causa do arrasto (ou problemas aerodinamicos), donde um veiculo eolico maximizado para a autonomia terá de ser sempre um veiculo lento, pois precisa de pás maiores - ora pás maiores significam mais perturbação aerodinamica. mas com turbinas pequenas poderemos ter uma mini-geração como a mencionada no ponto 2.
certíssimo tendo atenção as regras conhecidíssimas da conservação da energia e da aerodinâmica elementar:icarho Escreveu:sun_rise....resumindo o seu post
...você não vê qualquer beneficio em introduzir-se um dispositivo que gera energia aproveitando o movimento do carro porque o que quer que se produza implicará sempre um aumento superior a esse suposto ganho que traduzir-se-á por uma diminuição da autonomia!
correcto?
como não quero ser teimoso
errado, pensamento simplista baseado em factos verdadeiros mas lineares, não aplicáveis neste caso em particular. outra coisa, a dinamica de fluidos basea-se em sistemas nao lineares, cuja previsibilidade não é nada simples (senao impossivel) e complexa. deixa-te disso, estás a ficar mal na fotografia porque teimas sem necessidade.atendendo que o rendimento está sempre longe do ideal ( abaixo de 1 ), sendo essas perdas causadas por diversos factores ( perturbações aerodinâmicas; atritos; efeito joule; perdas de convesão entre tipos diferentes de energia, e outros,
pouco se aproveita.
e mesmo que tivesse o valor de 1 (ideal) a coisa estaria equilibrada e nada se ganharia.
tão simples...
icahro, a aerodinamica não é a unica ciencia envolvida aqui, e que parvoice estas tu a falar? da minha? ve bem se nao te enganas... porque mais tarde pode ser tarde.devo confessar que esta ...dita "parvoice" até me fascina