Pedido de infor. unidadede produção de energia fotovoltaica

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
Ricardo Gomes
Novo membro
Novo membro
Registado: terça set 30, 2008 7:01 pm

Pedido de infor. unidadede produção de energia fotovoltaica

Mensagem por Ricardo Gomes »

caros amigos, pretendia obter informações/pareceres de pessoas da área, e de actuais e potenciais investidores.
exponho os seguintes tópicos e duvidas sobre o assunto:
- pretendo investir na criação de uma central de produção de energia fotovoltaica ligada à rede (ainda não defini a potencia nem a área de paineis a instalar) mas proponho q me indiquem um valor de relação área/custo/produtividade/rendimento;
- o possivel local de instalação situa-se no norte do pais, concelho de fafe, freguesia de serafão
- tenho a informação que temos quota maxima de produção. é verdade? qual é?
- existe possibilidade de financiamento/apoio, qual o retorno esperado?
- possuo terrenos disponiveis para a instalação;
- quem já investiu pode elucidar-nos sobre as dificuldades que encontrou no processo?
- aos bloguers, particulares e empresas que desenvolvem projectos nesta área peço q me contactem e me deem informações via e-mail para: [email protected]

obrigado a todos

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Re: Pedido de infor. unidadede produção de energia fotovoltaica

Mensagem por DJGH »

caro amigo,

não me parece que o que pretende fazer se enquadre no d.l. 363/2007 (microprodução), estando enquadrada em outra legislação mais antiga que neste momento os respectivos pedidos de licenciamento estão suspensos pela dgeg, pelo que não me parece que vá encontrar aqui respostas às suas questões.
quem teve a "sorte" de ainda conseguir realizar instalações até 5 kw, ou até 100 kw, são em tão pouco número que para além de desconhecer quem, nunca me constou que por aqui postem.
sugiro que contacte directamente a direcção geral de energia e geologia. só este organismo lhe poderá dar as informações que pretende, mas que lhe adianto não me parecer que tenha sucesso nas suas pretensões, desde que saiam fora do d.l. 363/2007.
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro
Registado: terça out 07, 2008 12:26 am

Mensagem por paixoesfortes »

ricardo gomes Escreveu:caros amigos, pretendia obter informações/pareceres de pessoas da área, e de actuais e potenciais investidores.
exponho os seguintes tópicos e duvidas sobre o assunto:
- pretendo investir na criação de uma central de produção de energia fotovoltaica ligada à rede (ainda não defini a potencia nem a área de paineis a instalar) mas proponho q me indiquem um valor de relação área/custo/produtividade/rendimento;
- o possivel local de instalação situa-se no norte do pais, concelho de fafe, freguesia de serafão
- tenho a informação que temos quota maxima de produção. é verdade? qual é?
- existe possibilidade de financiamento/apoio, qual o retorno esperado?
- possuo terrenos disponiveis para a instalação;
- quem já investiu pode elucidar-nos sobre as dificuldades que encontrou no processo?
- aos bloguers, particulares e empresas que desenvolvem projectos nesta área peço q me contactem e me deem informações via e-mail para: [email protected]

amigo pelo que ouvi falar grandes produções para fotovoltaicas com valores de 100.000,00€ ou até 200.000,00€ pagam-te muito pouco kwh acho que só pagam .013 centimos ou .015 centimos kwh e tu neste momento pagas .011 centimos como vês o investimento não compensa mas para veres que eles não são justos já no alenteijo fizeram uma gradissima instalação e estão a receber a.035 centiomos kwh se for tu portugues é o que te dão se és estrangeiro avança!!! melhor é teres varias microproduções mas atenção não podes fazer em lotes de terreno ou terrenos normais como eles fazem em espanha pois os espanhois até deixaram as suas plantações para fazer plantações de paineis sim os terrenos deles tinham problemas de agua toca a plantar paineis para vender energia para as rede lá não exigem 2m2 de paineis termicos como estão a exgir cá em portugal , atenção que cada registo tem de ter comtibuintes diferentes nomes e moradas se não não aceita ouy seja podes ter tres quatro casa ou mais mas não consegues te inscrever mais que uma veze tens de usar o nº de contribuinte da tua esposa ,filho, pai,mãe e até podes alugar o telhado do vizinho paga-lhes um a reda pedes-lhe os dados e faz a inscrição por ele recebes e paga-lhe a mensalidade no fim do contracto podes sempre lhe vender o equipamento para produção propria um pouco complicado mas a lei permite.

obrigado a todos

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

grande confusão ó paixoesfortes, para além de grandes imprecisões e incorrecções nas informações dadas.

vamos começar pelos valores. o valor actual da remuneração da microprodução é 0,65 euros/kwh, ou seja, 65 cêntimos/kwh, nada dessas confusões de 0.065 cêntimos, 0.011 e afins.
depois, não sei onde ouviu essa desses investimentos cheios de zeros pagos a 0.013 ou 0.015 o kwh. outra, também não está correcta essa informação de não poder ter mais de uma microprodução no mesmo nº de contribuinte, e ter de a colocar no nº do filho e da mulher, ou lá o que seja.
caro amigo, aconselho-o a ler a legislação que regula a microprodução, o d.l. 363/2007 de 2 de novembro, está lá tudo menos o que afirmou (pode encontrá-la no site www.renovaveisnahora.pt):
artigo 4.º
acesso à actividade de produção
1 — podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de microprodução todas as entidades que disponham de um contrato de compra de electricidade em baixa tensão.
artigo 5.º
direitos do produtor
no âmbito do exercício da actividade de produção de electricidade, o produtor tem o direito de:
a) estabelecer uma unidade de micro produção por cada instalação eléctrica de utilização;
resumindo, cada entidade, pessoal ou colectiva, pode estabelecer uma unidade de microprodução (u.m.) por cada contrato de electricidade em b.t. que estiver em seu nome. se tiver 3 casas com 3 contratos pode ter 3 u.m.’s em seu nome. só o titular desse contrato pode ser o proprietário de uma u.m., não o filho, a mulher ou o vizinho. também não pode pedir a este que lhe deixe fazer uma no telhado dele, porque:
artigo 4.º
2 — a unidade de micro produção deve ser integrada no local da instalação eléctrica de utilização.
ou seja, cada um com a sua, no seu telhado a sua u.m., no do vizinho a dele.
agora, se o vizinho lhe der o rendimento dele, é um problema dele. seria equivalente a pedir um empréstimo para fazer uma u.m., que vai pagando com o rendimento dela.

dúvidas?
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro

djgh Escreveu: grande confusão ó paixoesfortes, para além de grandes imprecisões e incorrecções nas informações dadas.

vamos começar pelos valores. o valor actual da remuneração da microprodução é 0,65 euros/kwh, ou seja, 65 cêntimos/kwh, nada dessas confusões de 0.065 cêntimos, 0.011 e afins.
depois, não sei onde ouviu essa desses investimentos cheios de zeros pagos a 0.013 ou 0.015 o kwh. outra, também não está correcta essa informação de não poder ter mais de uma microprodução no mesmo nº de contribuinte, e ter de a colocar no nº do filho e da mulher, ou lá o que seja.
caro amigo, aconselho-o a ler a legislação que regula a microprodução, o d.l. 363/2007 de 2 de novembro, está lá tudo menos o que afirmou (pode encontrá-la no site www.renovaveisnahora.pt):
artigo 4.º
1 — podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de microprodução todas as entidades que disponham de um contrato de compra de electricidade em baixa tensão.
artigo 5.º
direitos do produtor
no âmbito do exercício da actividade de produção de electricidade, o produtor tem o direito de:
a) estabelecer uma unidade de micro produção por cada instalação eléctrica de utilização;
resumindo, cada entidade, pessoal ou colectiva, pode estabelecer uma unidade de microprodução (u.m.) por cada contrato de electricidade em b.t. que estiver em seu nome. se tiver 3 casas com 3 contratos pode ter 3 u.m.’s em seu nome. só o titular desse contrato pode ser o proprietário de uma u.m., não o filho, a mulher ou o vizinho. também não pode pedir a este que lhe deixe fazer uma no telhado dele, porque:
artigo 4.º
2 — a unidade de micro produção deve ser integrada no local da instalação eléctrica de utilização.
ou seja, cada um com a sua, no seu telhado a sua u.m., no do vizinho a dele.
agora, se o vizinho lhe der o rendimento dele, é um problema dele. seria equivalente a pedir um empréstimo para fazer uma u.m., que vai pagando com o rendimento dela.

dúvidas?
amigo djgh acho que vc ainda não vez nenhum pré registo, que seja ,ou eu não sei registar nada é que eu tentei fazer com duas contas diferentes da empresa de electrecidade da madeira em moradias diferentes mas do mesmo contribuinte e deu acesso negado na microgeração ,quanto aos zeros a mais reconheço que errei mas como vc é inteligente acho que chegou ao que eu queria dizer e até interpertou bem por sinal ,ok é bom ter trocas de ideias mas estamos sempre a aprender quem já sabe tudo mais vale não dizer nada obrigado .

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

caríssimo amigo paixaofortes, tenho de facto alguns pré-registos feitos pela minha mão, assim como algumas, mais, vistorias feitas. só me faltam ter instalações de facto ligadas à rede, mas é uma questão de dias. o que eu lhe postei anteriormente é o que de facto sei e é também o que está na legislação. portanto, aceite como válida a correcção que lhe fiz, se assim o entender. se eu não soubesse é que não o dizia. é para isso mesmo que este fórum existe. é para quem não sabe perguntar e quem sabe esclarecer, aprendendo uns com o conhecimento e experiência dos outros. peço desculpa se o melindrei.
aquilo que vc fêz nos pré-registos falhados, não sei o que foi, porque vc também não o esclarece, mas algum erro cometeu, ou o sistema de registo não o aceitou naquele momento por razões meramente técnicas. a lei é clara e permite uma u.m. por cada contrato de compra de energia, mesmo que o titular seja o mesmo (conforme os artigos plasmados no post anterior). para além disso, já existem pré-registos nessas condições.
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro

djgh Escreveu:caríssimo amigo paixaofortes, tenho de facto alguns pré-registos feitos pela minha mão, assim como algumas, mais, vistorias feitas. só me faltam ter instalações de facto ligadas à rede, mas é uma questão de dias. o que eu lhe postei anteriormente é o que de facto sei e é também o que está na legislação. portanto, aceite como válida a correcção que lhe fiz, se assim o entender. se eu não soubesse é que não o dizia. é para isso mesmo que este fórum existe. é para quem não sabe perguntar e quem sabe esclarecer, aprendendo uns com o conhecimento e experiência dos outros. peço desculpa se o melindrei.
aquilo que vc fêz nos pré-registos falhados, não sei o que foi, porque vc também não o esclarece, mas algum erro cometeu, ou o sistema de registo não o aceitou naquele momento por razões meramente técnicas. a lei é clara e permite uma u.m. por cada contrato de compra de energia, mesmo que o titular seja o mesmo (conforme os artigos plasmados no post anterior). para além disso, já existem pré-registos nessas condições.
ok ,se assim é ,talves vc tenha razão, pode até ter sido um problema meramente tecnico,tenho a humildade de lhe pedir desculpas. já agora queria perguntar o seguinte: como sabe as igrejas, no documento da empresa de electrecidade não consta contribuinte ,sem ele não se consegue fazer o pré registo ,sabe alguma coisa sobre isso? como sabe as igreijas estão insentas de impostos, precisava de saber como vamos ultrapassar esta situação. obrigado

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

caro,

antes de mais as minhas felicitações por estar já a usar a pontuação. afinal vc até sabe onde colocar esses sinaizinhos que tanto simplificam e dão sentido á escrita.

sobre a sua questão das igrejas é que eu não faço a mínima ideia como se resolve, e diga-se de passagem que se calhar ninguém previu as igrejas possuírem telhados fotovoltaicos. temos também um problema, que é a obrigatoriedade da aplicação de colectores solares térmicos para o usufruto do regime bonificado (que numa igreja não vejo a necessidade de aqs), a menos que estes edifícios caiam num regime particular semelhante aos condomínios onde apenas se exige uma auditoria energética e a aplicação das suas recomendações. parece-me que aqui a legislação é omissa.
para esclarecer as dúvidas, nada como consultar a certiel (www.certiel.pt), presencialmente ou pelo telefone 213 183 200 (30 linhas), ou linha azul (chamada local) 808 22 55 66, em que atendimento geral é feito da 2ª a 6ª das 9:00 às 17:30 e o atendimento técnico da 2ª a 5ª das 9:30 às 12:00 (horário só do atendimento telefónico).
têm também um balcão digital em http://www.certiel.pt/balcaodigital?doa ... xdzvc%253d
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro

djgh Escreveu:caro,

antes de mais as minhas felicitações por estar já a usar a pontuação. afinal vc até sabe onde colocar esses sinaizinhos que tanto simplificam e dão sentido á escrita.

sobre a sua questão das igrejas é que eu não faço a mínima ideia como se resolve, e diga-se de passagem que se calhar ninguém previu as igrejas possuírem telhados fotovoltaicos. temos também um problema, que é a obrigatoriedade da aplicação de colectores solares térmicos para o usufruto do regime bonificado (que numa igreja não vejo a necessidade de aqs), a menos que estes edifícios caiam num regime particular semelhante aos condomínios onde apenas se exige uma auditoria energética e a aplicação das suas recomendações. parece-me que aqui a legislação é omissa.
para esclarecer as dúvidas, nada como consultar a certiel (www.certiel.pt), presencialmente ou pelo telefone 213 183 200 (30 linhas), ou linha azul (chamada local) 808 22 55 66, em que atendimento geral é feito da 2ª a 6ª das 9:00 às 17:30 e o atendimento técnico da 2ª a 5ª das 9:30 às 12:00 (horário só do atendimento telefónico).
têm também um balcão digital em http://www.certiel.pt/balcaodigital?doa ... xdzvc%253d
obrigado djgh, vou fazer uma consulta à certiel ,pode ser que me digam qualquer coisa.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

okay paixoesfortes, como agradecimento da minha informação, quando for à madeira troco a espetada da sua terra, por uma poncha quente no pico do areeiro, para matar saudades.
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro

djgh Escreveu:okay paixoesfortes, como agradecimento da minha informação, quando for à madeira troco a espetada da sua terra, por uma poncha quente no pico do areeiro, para matar saudades.
olá! boas tardes, fica desde já conbinado.
agora outro assunto, lembra-se de me disser que eu podia fazer mais do que um registo para m.p com o mesmo nif ? pois amigo, vc esta errado ,pois para eu aceder ao registo definitivo tenho de fazer o pré registo certo? e quando faço o pré registo preencho tudo, meto o mesmo nif, e a mensagem que aparece no topo diz assim: (já foi criado um produtor com o nif indroduzido) isto no pré registo para produtores ,como sabe lá não pede nenhum codigo, nem nada que esteja no documento da e.d.p ai ,aqui e.e.m ,se pedisse algo desse documento, ai sim eu admitia que com o mesmo nif ,mas com algum numero do recibo da empresa de electrecidade diferente, sim talves desse para registar a mesma pessoa ,mas com contratos diferentes ,mas o que se vê é que, um numero de contribuinte, uma inscrição na microprdução ,eu mesmo agora tentei registar as tais igreijas que lhe falei ,em que o nif é o mesmo das casas paroquiais, mas o contracto com a empresa de electrecidade da madeira são ambos diferentes ,existem dois contadores, logo dois contractos . mas o pré registo não entrou que me diz disto?

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

digo boa tarde primeiro, e depois que não, não estou errado, estamos é a falar de coisas diferentes. vamos então esclarecê-las:

o registo de que fala é o registo do produtor e que pode ser feito em qualquer altura. claro que esse registo identifica um produtor, e logicamente só pode haver um com o mesmo nif. nesse registo o produtor escolhe um login e uma password, que serve para entrar posteriormente no portal “renováveis na hora” e ter acesso ao seu espaço pessoal. a criação deste regsisto de alguém como produtor, não obriga a sê-lo, nem obriga a qualquer compromisso com a microprodução. eu, por exemplo, sou um produtor registado no srm, mas nunca serei microprodutor por vivo num apartamento, e não tenho quaisquer outras hipóteses de instalar uma unidade de microprodução. fiz o registo unicamente para saber como era.

mais tarde, quando abrir o pré-registo das unidades de microprodução, naqueles fatídicos dias pelas 12:00 onde ninguém consegue aceder (queixas de alguns), o produtor, previamente registado como tal (e como disse atrás), entra no portal, identifica-se como user, com o login escolhido e a respectiva password, e nessa altura, perfeitamente identificado pelo portal, faz os pré-registos que quiser e poder, ou seja, se quiser pode fazer o pré-registo de uma unidade de microprodução por cada contrato que tiver em seu nome com o comercializador de energia, perfeitamente identificada pelo nº de cpe (código do ponto de entrega).

quem for titular, por exemplo, de 3 contratos com a edp (ou a edm), a casa de habitação permanente, a garagem, e a casa de férias, pode pré-registar o pedido para 3 unidades de microprodução nas condições do d.l. 363/2007 (com uma potência máxima até 50% da potência contratada, até ao limite de 3,68kw e colectores solares com 2 m2 no mínimo se quiser o regime bonificado, e até 5,75 kw se pretender o desinteressante regime geral) em que as identifica com o nº de cpe.

o sr. bispo, ou a igreja, ou o que seja que tenha um nif, regista-se como produtor, e depois naquela data determinada (que está na página inicial do renovaveisnahora, e actualmente dia 29 de outubro) faz os pré-registos das u.m. que entender (e que consiga) para as suas igrejas que tenham um contrato com a edm e que estão identificadas com um nº de cpe.

esclarecido caro paixaofortes?

uma pessoa singular ou colectiva, um nif, um registo como produtor.
um produtor, os pré-registos de u.m.'s que entender, um por cada contrato que possua em seu nome.

e vão duas ponchas! acho que ainda vou apanhar uma piela…
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro

djgh Escreveu:digo boa tarde primeiro, e depois que não, não estou errado, estamos é a falar de coisas diferentes. vamos então esclarecê-las:

o registo de que fala é o registo do produtor e que pode ser feito em qualquer altura. claro que esse registo identifica um produtor, e logicamente só pode haver um com o mesmo nif. nesse registo o produtor escolhe um login e uma password, que serve para entrar posteriormente no portal “renováveis na hora” e ter acesso ao seu espaço pessoal. a criação deste regsisto de alguém como produtor, não obriga a sê-lo, nem obriga a qualquer compromisso com a microprodução. eu, por exemplo, sou um produtor registado no srm, mas nunca serei microprodutor por vivo num apartamento, e não tenho quaisquer outras hipóteses de instalar uma unidade de microprodução. fiz o registo unicamente para saber como era.

mais tarde, quando abrir o pré-registo das unidades de microprodução, naqueles fatídicos dias pelas 12:00 onde ninguém consegue aceder (queixas de alguns), o produtor, previamente registado como tal (e como disse atrás), entra no portal, identifica-se como user, com o login escolhido e a respectiva password, e nessa altura, perfeitamente identificado pelo portal, faz os pré-registos que quiser e poder, ou seja, se quiser pode fazer o pré-registo de uma unidade de microprodução por cada contrato que tiver em seu nome com o comercializador de energia, perfeitamente identificada pelo nº de cpe (código do ponto de entrega).

quem for titular, por exemplo, de 3 contratos com a edp (ou a edm), a casa de habitação permanente, a garagem, e a casa de férias, pode pré-registar o pedido para 3 unidades de microprodução nas condições do d.l. 363/2007 (com uma potência máxima até 50% da potência contratada, até ao limite de 3,68kw e colectores solares com 2 m2 no mínimo se quiser o regime bonificado, e até 5,75 kw se pretender o desinteressante regime geral) em que as identifica com o nº de cpe.

o sr. bispo, ou a igreja, ou o que seja que tenha um nif, regista-se como produtor, e depois naquela data determinada (que está na página inicial do renovaveisnahora, e actualmente dia 29 de outubro) faz os pré-registos das u.m. que entender (e que consiga) para as suas igrejas que tenham um contrato com a edm e que estão identificadas com um nº de cpe.

esclarecido caro paixaofortes?

uma pessoa singular ou colectiva, um nif, um registo como produtor.
um produtor, os pré-registos de u.m.'s que entender, um por cada contrato que possua em seu nome.

e vão duas ponchas! acho que ainda vou apanhar uma piela…
ola boa noite, pode tomar uma, duas, três, quatro.... as que quiser amigo, até que agora temos ponchas de varios sabores, se não sabe temos para todos os gostos , são bem boas de tangerina ,de laranja ,de café enfim muita variedade.
pago sem problema .
agora percebi amigo o registo é um só quando abre a tal pagina, é que podemos colocar qualquer contrato que nos pertença ,como vc diz casa de campo, de praia , etc, etc... agora entendi tava dificil ,obrigado e devido às minhas perguntas ,espero que outros fiquem esclarecidos, porque como sabe ,se não é estes fóruns a malta tá lixada, pois por parte deles parece que fazem de proposito, em por as coisas no meio termo, as coisas ou são ou não são . obrigado

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

esclarecido? óptimo! fico satisfeito por ter contribuido.
quanto ás ponchas não sabia que havia de tantas qualidades. apenas me recordo de umas que tomei em dezembro de 1983, numa operacional que fiz na madeira, na minha vida militar, no pico do areeiro. tomei conhecimento dessa bebida excelente quando ao caír da noite notei a falta de dois soldados que tinha mandado em missão de reconhecimento próximo, e os vi de regresso a cambalear e a tentar manter o equilibrio no muro da levada até á câmera de captação. é claro que depois tive de ir conhecer o motivo de tal grave falta...
DJGH

paixoesfortes
Membro
Membro

djgh Escreveu:esclarecido? óptimo! fico satisfeito por ter contribuido.
quanto ás ponchas não sabia que havia de tantas qualidades. apenas me recordo de umas que tomei em dezembro de 1983, numa operacional que fiz na madeira, na minha vida militar, no pico do areeiro. tomei conhecimento dessa bebida excelente quando ao caír da noite notei a falta de dois soldados que tinha mandado em missão de reconhecimento próximo, e os vi de regresso a cambalear e a tentar manter o equilibrio no muro da levada até á câmera de captação. é claro que depois tive de ir conhecer o motivo de tal grave falta...
olá boa tarde ,isto tem de evoluir, amigo se cá não vem desde essa data, então o amigo não viu nada, o nosso alberto furou a ilha toda, por causa das vias rapidas, isto mudou muito mesmo desde essa data ,todo o continental que cá vem passar férias fica surpreendido ,podes crer, agora pode vir de avião ou de barco e trazer até seu carro ,tem de cá vir um dia destes. o desenvolvimento aqui feito é de salutar ,digam o que dizerem ai as vozes que não conheciam isto antes, e como esta agora, está espetacular.

cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Mensagem por cmm »

caro amigo só podera vender no minimo até 50% da potência contratada que tem à edp.
quanto ao retorno financeiro a produção se for boa, o retorno será de 6\7 anos a facturação é na ordem
de 300 € mensais, boa noite a todos.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

cmm Escreveu:caro amigo só podera vender no minimo até 50% da potência contratada que tem à edp.
quanto ao retorno financeiro a produção se for boa, o retorno será de 6\7 anos a facturação é na ordem
de 300 € mensais, boa noite a todos.
penso que não seja assim, toda a produção é vendida à edp, o gasta paga, o que produz recebe.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Mensagem por cmm »

claro que sim a que produz é paga por tnasferência bancária, e é deduzida a que o cliente tem que pagar á empresa distribuidora, o que eu quiz referir é que só pode produzir até ao máximo de 50% da potência contratada
a potência mais uzual é 3.68 kva.
boa noite.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

cmm Escreveu:claro que sim a que produz é paga por tnasferência bancária, e é deduzida a que o cliente tem que pagar á empresa distribuidora, o que eu quiz referir é que só pode produzir até ao máximo de 50% da potência contratada
a potência mais uzual é 3.68 kva.
boa noite.

ok, então continuo sem entender, nesse caso a potência que temos de contratar é 7.xx kva, será assim.

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mensagem por MacSousa »

tenho a casa em construção. penso vir constituir-me microprodutor de ee e pretendo um ainstalação mista, ou melhor, híbrida na variante fotovoltaica + hidrica. sei que o preço que é pago pela hidrica é menor mas podem ser instalados contadores parcelares para uma e outra. a minha dúvida é saber se é licenciam este tipo de instalação. era ouro sobre azul. de verão tenho sol e alguma água e de inverno baixa o sol mas aumenta o caudal de água que lá passa. contando que tenho um bom declive......
obrigado

Responder

Voltar para “Micro-Produção”