Ajuda - Disco rígido [informática]

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Ajuda - Disco rígido [informática]

Mensagem por luimio »

boas! comprei um western digital essencial my book 500gb à cerca de 8 meses.
infelizmente a placa do disco queimou sem qualquer explicação.
tinha o disco ligado a um servidor já à algumas horas e quando tentei aceder a ele por rede deixou de dar.

não tinha backup daquele disco e ando à procura de uma solução.
já comprei um disco interno para trocar a placa, mas quando recebi o disco vi que as placas eram diferentes.
será que se o enviar para a garantia eles trocam a placa e os dados voltam?

também ando à procura de alguém que tenha um para venda, até pode ser com avaria mecânica. só me interessa a placa.
ou então alguém que tenha um igual e que me possa emprestar para testar a troca da placa.

se souberem de outra solução por favor ajudem-me.
a foto do disco é como este:
Imagem
Imagem
ou seja, a primeira edição

obrigado

cumprimentos:
luís oliveira

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Ajuda - Disco rígido [informática]

Mensagem por jmap »

se o que procuras é a recuperação dos dados, concentra-te nisso e esquece o hardware. consulta uma empresa que faça recuperações como por exemplo a 4d6 (http://www.4d6.com/). são dos poucos por cá que sabem o que fazem por isso tos recomendo sem querer publicitar contrariando as regras deste fórum.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

como e que sabes que foi a placa do disco e não a placa da interface usb(?)?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

mco
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm

Mensagem por mco »

boas,

muito dificilmente consegues recuperar o disco trocando a placa, se os dados são assim tão importantes tenta entrar em contacto com uma empresa especializada mas já te aviso que os preços são...
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

backup.... a gente só lembra quando precisa...

já tive a oportunidade de procurar uma dessas empresas. voltei com o hd no bolso, .

o preço é de
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

luciano kaefer Escreveu:backup.... a gente só lembra quando precisa...

já tive a oportunidade de procurar uma dessas empresas. voltei com o hd no bolso, .

o preço é de
só para que saibam, tenho cerca de 100 computadores a meu cargo e como devem calcular as pessoas esquecem-se muitas vezes de fazer backups...

não metam as empresas de que fazem recuperação, todas no mesmo saco. a maioria não faz ideia de como recuperar. acreditem que tenho bastante experiência nisto. aqui em lisboa só me fio numa. quando é muito complicado tem que ir para os serviços de recuperação da marca. por exemplo tenho um em recuperação na seagate que custará 1100€+iva. a empresa aqui de lisboa costuma recuperar por cerca de 100 a 150€+iva. como a importância dos dados é relativa, cada um sabe de si mas fiquem sabendo que há sempre possibilidade. até há uma empresa que recupera discos completamente queimados de incêndios... o muito dificil sai é muito caro.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

pois a solução é mesmo recorrer a empresas que façam recuperação de dados, trocar placas não resulta, mesmo que tenhas 2 disco exactamente iguais a hipótese de funcionar é remota, isto porque cada disco é calibrado com o hardware que tem e esses parâmetros são gravados na eeprom do hardware, é aquilo que se chama de formatação de baixo nível, se trocares de placas mesmo que o hardware funcione, para utilizares o disco tens de fazer uma formatação de baixo nível e assim perdes os dados. o que estas empresas fazem é desmontar os discos rígidos, sacam os discos onde está armazenada a informação e os colocam numa máquina caríssima devido à sua tecnologia, que vai tentar aceder à informação guardada.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:pois a solução é mesmo recorrer a empresas que façam recuperação de dados, trocar placas não resulta, mesmo que tenhas 2 disco exactamente iguais a hipótese de funcionar é remota, isto porque cada disco é calibrado com o hardware que tem e esses parâmetros são gravados na eeprom do hardware, é aquilo que se chama de formatação de baixo nível, se trocares de placas mesmo que o hardware funcione, para utilizares o disco tens de fazer uma formatação de baixo nível e assim perdes os dados. o que estas empresas fazem é desmontar os discos rígidos, sacam os discos onde está armazenada a informação e os colocam numa máquina caríssima devido à sua tecnologia, que vai tentar aceder à informação guardada.
nos discos de 2 ou mais pratos é certo que é muito dificil porque é requerida a sincronização que só pode ser feita com hardware específico. nos de 1 prato, ás vezes, por exemplo quando parte uma cabeça, consegue-se tirar o prato e colocá-lo noutro disco exactamente igual e recuperá-lo assim. infelizmente cada vez menos há discos de 1 prato...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:pois a solução é mesmo recorrer a empresas que façam recuperação de dados, trocar placas não resulta, mesmo que tenhas 2 disco exactamente iguais a hipótese de funcionar é remota, isto porque cada disco é calibrado com o hardware que tem e esses parâmetros são gravados na eeprom do hardware, é aquilo que se chama de formatação de baixo nível, se trocares de placas mesmo que o hardware funcione, para utilizares o disco tens de fazer uma formatação de baixo nível e assim perdes os dados. o que estas empresas fazem é desmontar os discos rígidos, sacam os discos onde está armazenada a informação e os colocam numa máquina caríssima devido à sua tecnologia, que vai tentar aceder à informação guardada.
nos discos de 2 ou mais pratos é certo que é muito dificil porque é requerida a sincronização que só pode ser feita com hardware específico. nos de 1 prato, ás vezes, por exemplo quando parte uma cabeça, consegue-se tirar o prato e colocá-lo noutro disco exactamente igual e recuperá-lo assim. infelizmente cada vez menos há discos de 1 prato...

sim tens razão, discos de 1 prato já são raros.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

ja por 4 vezes fiz o processo de trocar a placa de um hdd queimado por um do mesmo modelo novo e saquei os dados de lá sem problemas. por outras vezes, por os modelos de hdd não serem os mesmos, fiquei apeado.
Cumprimentos
Nuno Leitão

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

oinq Escreveu:

ja por 4 vezes fiz o processo de trocar a placa de um hdd queimado por um do mesmo modelo novo e saquei os dados de lá sem problemas. por outras vezes, por os modelos de hdd não serem os mesmos, fiquei apeado.
isso funciona se for exactamente o mesmo circuito que nem sei se varia dentro de modelos iguais... mas como é que se queimou a placa? nunca apanhei uma avaria dessas e tenho cerca de 100 computadores a meu cargo há vários anos...

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

como queimou, não sei, mas já alguns clientes me apareceram com o hd assim, já!
Cumprimentos
Nuno Leitão

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

oinq Escreveu:como queimou, não sei, mas já alguns clientes me apareceram com o hd assim, já!
a ausência de ligação à terra deve dar nessas coisas...

Oinq
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Oinq »

não duvido...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”