MOTOR PASSO A PASSO

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
j.eduardo
Membro
Membro
Registado: terça ago 07, 2007 5:35 pm

MOTOR PASSO A PASSO

Mensagem por j.eduardo »

pessoal tenho motores de 24v dc passo a passo e 8.8 ohm isso da para fazer alguma coisa ?
cump.
e que se der arranjo muitos
obrigado

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: MOTOR PASSO A PASSO

Mensagem por Josenir »

j.eduardo Escreveu:pessoal tenho motores de 24v dc passo a passo e 8.8 ohm isso da para fazer alguma coisa ?
cump.
e que se der arranjo muitos
obrigado
se 8.8 ohm é a impedância da bobina do motor, aplica-se a seguinte fórmula:
a = v/r, onde a=ampères, v=tensão e r= resistência
a = 24 / 8,8
a = 2,727

logo se os dados estão corretos e o motor for acionado à sua rotação de trabalho produzirá 2,727 ampères em 24v, isso significa 65w, tirando as perdas, ainda é bastante energia para um brinquedo.

p(w) = v x a
p(w) = 24 x 2,727
p = 65,45w

Autor do tópico
j.eduardo
Membro
Membro
Registado: terça ago 07, 2007 5:35 pm

Mensagem por j.eduardo »

tenho outro vejam o link e igual o que tenho diz m42sp-4n

http://www.mitsumi.co.jp/catalog/pdf/mo ... sp_4_e.pdf

isto dara para fazer o quê ?

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

j.eduardo Escreveu:tenho outro vejam o link e igual o que tenho diz m42sp-4n

http://www.mitsumi.co.jp/catalog/pdf/mo ... sp_4_e.pdf

isto dara para fazer o quê ?
com motores de passo de impressora e assemelhados deste tipo, se consegue somente pequenos brinquedos para decoração. dificilmente algo realmente útil.
sobre os cálculos que fiz anteriormente, me desculpe, mas gostaria de reconsiderar o resultado final. as contas estão corretas, apenas levei em consideração somente a impedância da bobina do motor e a tensão de trabalho informada. de fato isso seria suficiente para se ter um idéia da potência de um gerador síncrono, mas se tratando de um motor de passo, especialmente os híbridos, não se chega a um conclusão de forma tão simples, pois eles foram desenvolvidos para acionamento com onda quadrada e o seu rendimento como gerador é fraco. a única vantagem é que devido à maior quantidade de pólos, geram com baixas rotações.
enfim, o cáculo anterior conclui que a bobina do motor de passo suporta até 65w, mas não significa necessáriamente que ele vá produzir esta potência. apenas um teste prático vai dar a certeza da capacidade dele como gerador, pois ele foi desenvolvido para outra finalidade bem diferente desta.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”