Construção e optimização de um VAWT.

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Byakko
Novo membro
Novo membro
Registado: terça out 21, 2008 8:10 pm

Construção e optimização de um VAWT.

Mensagem por Byakko »

olá a todos. frequento o 12º e estou a desenvolver um projecto que visa o estudo aerodinamico das melhores formas (e materiais) para construir um vawt. já encontrei algum informação útil aqui no fórum, mas tenho um problema que consiste em como provar a melhor forma teóricamente. formas de estudo, experimentações, forças que actuam no corpo (gerador vawt), etc etc... será que podem partilhar alguns saberes?

obrigado desde já

Autor do tópico
Byakko
Novo membro
Novo membro

Re: Construção e optimização de um VAWT.

Mensagem por Byakko »

talvez me possam indicar um programa que simule a aerodinâmica (computational fluid dynamics)...

obrigado desde já

tomeses83
Membro
Membro
Registado: quinta out 16, 2008 6:34 pm

Mensagem por tomeses83 »

boas!!

podes fazer a experiência de bernoulli. se fezeres um pesquisa com certeza que irás encontrar muito material sobre isso. basicamente, consiste em mergulhar a peça num caudal de água, posteriormente introduzes uma pequena quantidade de uma solução de cor e observas o que acontece a esse solução quando passa pela peça..

Autor do tópico
Byakko
Novo membro
Novo membro

Mensagem por Byakko »

hmm sim, bem visto. eu tinha-me lembrado de algo semelhante qe consistia em usar um corante gasos mas desta forma torn-se mais fácil. obrigado. á medida que for avançando vou colocando informação. espero que me possam ir ajudando, talvez também dando mais umas noções de leis ou algo fisico =)

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

byakko Escreveu:talvez me possam indicar um programa que simule a aerodinâmica (computational fluid dynamics)...
obrigado desde já
eu mesmo sou um entusiasta das turbinas eólicas de eixo vertical, mas lamento informá-lo que, como poucos se interessam por elas vai ser muito difícil encontrar o que procura, e existe até um pouco de material sobre elas, mas apenas para dizer que elas rendem pouco e não servem para aplicações sérias, especialmente comerciais.

mas para não deixar de dar uma contribuição, gostaria de lhe indicar um programa para cálculo de pás de turbina de eixo horizontal com três pás, o tipo aprovado universalmente. experimente o wind turbine blade calculator.
http://warlock.com.au/bladecalc.zip

larapio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm

Mensagem por larapio »

boa noite, o mais comum é um túnel de fumo, uma caixa de acrílico com um ventilados e uma fonte de fumo, que deve ter uma grelha á frente de forma a que o fumo fique alinhado em filas, é o que eu sei que é utilizado para estudos de aerodinâmica de veículos, mas deve aves algum programa que simule o mesmo efeito.
e eu até gostaria de saber.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Energia Eólica”