Bicicletas Eléctricas
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Re: Bicicletas Eléctricas
muito porreiras, nem se podia esperar outra coisa, vindo de quem são!
-
- Membro
- Registado: domingo mai 18, 2008 11:03 am
estão porreiríssimas!
há vários meses que estou a pensar adquirir algo do género para deixar de gastar €100 por mês em gasolina.
há vários meses que estou a pensar adquirir algo do género para deixar de gastar €100 por mês em gasolina.
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
ena pá!!!! tá demais ... e eu ainda nao tinha dado com o topico! que distraido... eu tambem quero uma bike afal-jmal na minha garagem. pode ser? jmal, estas preparado para fazeres conversoes por encomenda?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
pois é, este fórum está tão grandeeee... que as coisas nos passam ao lado, despercebidamente.
estou eu farto de procurar por todo o lado um veículo destes a um preço razoável e... ele aqui nas minhas barbas!
os meus parabéns pois as bikes estão estupendas!
só tenho duas questões a pôr:
- com motor na roda ficava muito mais caro?
- falando sério, estão a pensar fazer conversões, ou até só os kits com instruções de execução?
é que por mim é já uma, ontem era tarde!
saudações
estou eu farto de procurar por todo o lado um veículo destes a um preço razoável e... ele aqui nas minhas barbas!
- falando sério, estão a pensar fazer conversões, ou até só os kits com instruções de execução?
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
ajosemor Escreveu:pois é, este fórum está tão grandeeee... que as coisas nos passam ao lado, despercebidamente.
saudações
fica um bom bocado mais caro, mas estou em negociações para tentar arranjar esses motores, até lá luta-se com as armas que se tem, em relação a baterias é que vamos ter boas novidades, baterias de lifepo4 para ve's, tanto para estes pequeno como para maiores a bons preços.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo set 30, 2007 12:01 pm
olá jmal
boa tarde
parabéns pela tua conversão: trabalho limpo,simples (só de aspecto) mas eficaz,parabéns.
tenho duas perguntas para te fazer se não te importares.
onde compraste o motor e os acessórios e por quanto é que fica em euros um pack desses com bms e carregador.
faço estas perguntas porque também quero fazer uma conversão destas, mas por aquilo que tenho pesquisado não encontro nada por esses preços.
antecipadamente muito agradeço.
obrigado
boa tarde
parabéns pela tua conversão: trabalho limpo,simples (só de aspecto) mas eficaz,parabéns.
onde compraste o motor e os acessórios e por quanto é que fica em euros um pack desses com bms e carregador.
faço estas perguntas porque também quero fazer uma conversão destas, mas por aquilo que tenho pesquisado não encontro nada por esses preços.
obrigado
O vento é grátis e o óleo usado quase
Sócio nº. 40
Sócio nº. 40
-
olá, obrigado, quanto ao motor foi um conjunto de motores fornecido por um amigo meu que está nos estados unidos e lá existem a bom preço mas apenas em alguma quantidade para compensar o transporte, o carregador que estou a utilizar já tem o bms incluido e foi desenvolvido por mim, no entanto o preço que está indicado não o inclue, mas um carregador para este pack custa à volta de 150 euros e carrega em menos de 1 hora, o pack fica à volta de 300 euros.eólibio Escreveu:olá jmal
boa tarde
obrigado
neste momento a laranjinha já vai com 200 kms em modo assistido e sem nenhum problema, confirma-se que ela faz em modo assistido perto de 100 kms, hoje fez 48 kms e a bateria ficou ainda com muitos quilómetros, grande parte destes quilómetros foram subidas muito íngremes, em recta com vento contra e só a motor deu 41 kmh, a esta velocidade não vale a pena pedalar porque não temos velocidade nas pernas para isso.
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
se eu arranjasse uma bici assim como essas duas, já nem precisava de pensar em comprar scooters.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Dedicado
olá jmal
boa noite
desculpa lá mais umas perguntas.
quantos dentes tem a roda grande e como é que ela está ligada ao cubo? e a pequena quantos tem?
e o motor tem caixa de redução?
muito obrigado.
boa noite
quantos dentes tem a roda grande e como é que ela está ligada ao cubo? e a pequena quantos tem?
muito obrigado.
Sócio nº. 40
Sócio nº. 40
-
a cremalheira está fixada através de uma adaptação que o meu irmão fez, onde está ligada ao cubo, acho que tem à volta de 60 dentes e está ligada directamente ligada ao pinhão de ataque do motor que tem 11 dentes, portanto o motor não tem caixa de redução.eólibio Escreveu:olá jmal
boa noite
muito obrigado.
Cumps Inovadores
-
- Membro Dedicado
olá jmal
bom dia
desculpa lá mais uma pergunta de um ignorante da matéria.
dizes lá a trás que o bms já está incluido no carregador.e a pergunta é:
então o bms não faz falta na descarga?
muito obrigado.
bom dia
muito obrigado.
Sócio nº. 40
Sócio nº. 40
-
já fizemos muitos testes com estas baterias e chegamos à conclusão que nesta tecnologia isso não é necessário, porque como são feitas através de nanotecnologia, elas descarregam todas por igual sem haver necessidade de verificar uma a uma, para prevenir isso, o controlador do motor está programado para cortar "cut-off" quando a tensão chegar a um nível de cerca de 2.9 volts por cada 1, mesmo que existam pequenas diferenças entre elas, nunca vai alem de 0.2 volts, o que fica uma margem bastante grande até aos 2.0 volts. portanto com isto tudo aconselho o uso de bms na carga, mas não são necessários na descarga. as baterias de lítio ferro têm um grande intervalo de tensão de segurança quando estão descarregadas ao contrário do que acontece com por exemplo as lipos, que podem ser descarregadas até 3.0 volts, mas a esse tensão ainda existe alguma energia na bateria, o que faz com que o utilizador tende a usa-la, mas essa tensão é a tensão de corte, ou seja temos uma margem pequena e então nesse caso os bms têm de funcionar também na descarga.eólibio Escreveu:olá jmal
bom dia
muito obrigado.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
jmal
estive a observar a bike e a forma como o motor esta adaptado.
está um bom trabalho e sei que vai evoluir. está nas mãos certas.
uma pergunta: porque é que o motor não acciona a corrente em vez de uma roda dentada no lado oposto?
dessa forma o motor tirava partido do carreto de velocidades aumentando imenso a autonomia e a velocidade. acho que me lembro de já ter visto na net um motor electrico que "agarrava" a corrente logo à saída da roda pedaleira.
pensa no assunto, desenvolve um negócio isso e começa a vender enviando kit á cobrança com um manual de instruções bem elaborado. as eventuais dúvidas podes tirá-las aqui no forum. é também uma forma de dar mais um empurrão à venda de baterias.
cumprimentos
uma pergunta: porque é que o motor não acciona a corrente em vez de uma roda dentada no lado oposto?
dessa forma o motor tirava partido do carreto de velocidades aumentando imenso a autonomia e a velocidade. acho que me lembro de já ter visto na net um motor electrico que "agarrava" a corrente logo à saída da roda pedaleira.
pensa no assunto, desenvolve um negócio isso e começa a vender enviando kit á cobrança com um manual de instruções bem elaborado. as eventuais dúvidas podes tirá-las aqui no forum. é também uma forma de dar mais um empurrão à venda de baterias.
cumprimentos
-
macsousa Escreveu:jmal
cumprimentos
obrigado macsousa, do outro lado é mais complicado a adaptação por causa dos carretos das velocidades, assim nao mexemos nas mudanças normais da bicicleta, e sim, beneficiamos na mesma do carreto de roda livre, porque a cremalheira que o motor aciona também tem um rolamento de roda livre, ou seja, se o motor estiver desligado a bicicleta é mesmo isso, uma bicicleta, assim que o motor liga o rolamento de roda livre faz transmitir o torque do motor para a roda. em relação às baterias já tens muitos dados aqui no fórum sobre elas, mas posso exclarecer.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
percebi que funciona com roda livre, no entanto o movimento da roda pedaleira é desmultiplicado pelo carreto das velocidades e seria muito bom que isso tambem acontecesse com o movimento produzido pelo motor. aumentava a velocidade de ponta e, em consequência, a autonomia, ou não?jmal Escreveu:beneficiamos na mesma do carreto de roda livre,...
cumprimentos
-
provavelmente, mas já imaginas-te fazer uma adaptação que seja movél e que se mova com a corrente, o motor pesa cerca de 2.5 kg, como iriamos fazer o motor deslocar-se conforme a corrente se desloca para acompanhar os carretos que fazem as mudanças. mesmo que funciona-se não creio que o aumento de autonomia fosse significativo, e estariamos a aumentar o seu peso, fiabilidade, duração do sistema de mudanças.macsousa Escreveu:percebi que funciona com roda livre, no entanto o movimento da roda pedaleira é desmultiplicado pelo carreto das velocidades e seria muito bom que isso tambem acontecesse com o movimento produzido pelo motor. aumentava a velocidade de ponta e, em consequência, a autonomia, ou não?jmal Escreveu:beneficiamos na mesma do carreto de roda livre,...
cumprimentos
além disso a velocidade máxima dela está para além daquilo que é necessário, legal e seguro, já reparas-te que estamos a meter um veículo de 17.5 quilos a velocidades não permitidas por lei, sei que o veículo não está de acordo com a lei, como tal não abuso dele, não sei se existe peso minimo para os veículos que legalmente não podem dar mais de 45 km/h como as scooters, estas co0m pesos que rondam os 100 kg.
pessoal, isto é uma bicicleta, se queremos mais velocidades temos de ir para veículos maiores e mais seguros.
como disse e já confirmei a pedalar ela faz 100 kms, é mais do que suficiente pelo menos, para mim, da ultima vez que carreguei não gastei a carga toda, talvez tivesse ainda 20-25%, tinha 60kms, carreguei porque ia fazer uns quilometros bons e para não ficar sem bateria quando estivesse mais cansado, carregei-a, carregou em 50 minutos. estes 60 kms, grande parte foi feita por mim, outra parte foi os emprestimos e como é mais que normal, as pessoas tentam é logo saber se ela é mais rápida que um carro que consome 1000 vezes mais, enfim, portanto alguns quilometros foram feitos com o acelerador a fundo.
Cumps Inovadores
-
- Membro Silver
pois....jmal Escreveu:além disso a velocidade máxima dela está para além daquilo que é necessário, legal e seguro...
rendo-me
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
jmal, eis o que eu tenciono fazer com a minha dr...

site:
http://www.21wheels.com/elninja.html
...como ves algo parecido com a tua menina. pergunto se neste caso poderiamos ligar o motor directamente à cremalheira da moto para eliminar por completo a corrente, já que em qualquer dos casos o motor fica montado sobre o braço oscilante. gostaria de saber se o comprimento da corrente tem alguma relaçao com o factor de desmultiplicaçao ou não, pois gostaria de saber se afecta a velocidade maxima do veiculo ou nao. por fim se será possivel arranjar um sistema semelhante com baterias a123 ao da tua bicicleta mas à escala da mota. um abraço. joao #

site:
http://www.21wheels.com/elninja.html
...como ves algo parecido com a tua menina. pergunto se neste caso poderiamos ligar o motor directamente à cremalheira da moto para eliminar por completo a corrente, já que em qualquer dos casos o motor fica montado sobre o braço oscilante. gostaria de saber se o comprimento da corrente tem alguma relaçao com o factor de desmultiplicaçao ou não, pois gostaria de saber se afecta a velocidade maxima do veiculo ou nao. por fim se será possivel arranjar um sistema semelhante com baterias a123 ao da tua bicicleta mas à escala da mota. um abraço. joao #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
blue seu doido, pensa, este motor a 72v dá cerca de 5000 rpm, tens sempre de aplicar uma redução, a alternativa será utilizar um motor hub, tipo os das scooters que se vê por ai. o tamanho da corrente não altera em nada a velocidade e a força, o rácio de desmultiplicação é dado pelo tamanho do pinhão de ataque e a cremalheira, exemplo a minha bike um pinhão de ataque de 11 dentes e a cremalheira tem 60 acho, portanto a desmultiplicação será cerca de
5.45:1, por cada volta que a roda dá, o motor dá 5.45. posso arranjar um pack a123 para ela e á escala de mota, podes é não gostar dos números.
5.45:1, por cada volta que a roda dá, o motor dá 5.45. posso arranjar um pack a123 para ela e á escala de mota, podes é não gostar dos números.
Cumps Inovadores
-
oi, durante os ultimos fins de semana andei 3 vezes com a minha bike, não posso me deslocar com ela para o trabalho, infelizmente, no domingo fiz mais 36 kms e e já tinha 67 com a mesma carga, portanto com uma carga fez 103 kms, atenção, estes kms são feitos a pedalar e ligando o modo assistido ligado quando é necessário, em subidas ou quando queremos ir mais depressa, também fiz alguns arranques de demonstração. portanto já conta com 312 kms com apenas 4 cargas, 3 das quais parciais, não estava descarregada, tinha ainda cerca de 20-30 % carga.
Cumps Inovadores