Energia minieolica

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
mowy
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda out 27, 2008 7:04 pm

Energia minieolica

Mensagem por mowy »

muito bom, eu sou novo para o fórum. desculpe, mas eu não falam português, porque eu sou espanhol. gostaria muito de trocar idéias com seus minieolica fórum sobre energia. qual é a lei de menos de 3 kw turbinas eólicas para se conectar à rede, logo que ele pague eur kwh produzido?

desculpe, mas eu tenho traduzido com o google.

muito obrigado

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm

Re: Energia minieolica

Mensagem por DJGH »

caro mowy,

seja bem vindo. pode escrever em castelhano que nós percebemos melhor que essa tradução do google, assim como eu lhe vou responder em português, que também espero que compreenda.
a lei portuguesa para a mini ou micro eólica, é o decreto-lei 363/2007 de 2 de novembro (microprodução), e pode consultá-la em http://www.renovaveisnahora.pt/informacoes.
como poderá ver nesse decreto-lei, a energia eólica actualmente é paga a 70% do valor base de 0,65 €/kwh, ou seja, a 0,455 €/kwh. para o próximo ano terá uma redução de 5%.

espero ter ajudado.
DJGH

Autor do tópico
mowy
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda out 27, 2008 7:04 pm

Mensagem por mowy »

muchas gracias djgh,

a 0,45 €/kwh esta muy bien para minieolica. en españa no hay diferencia entre gran eolica y minieolica por lo que el precio es a 0,06 €/kwh mas o menos.

¿el precio de 0,45 €/kwh es para menos 3,68kw o menos de 150kw?

gracias de antemano por la respuesta.

mowy

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

caro mowy, não te entusiasmes com o preço de 0,445 €/kwh. este preço é pago somente durante 5 anos, após os quais, a energia produzida e injectada é paga ao valor que estiver a ser feito às novas ligações à rede destes aerogeradores, com um valor mínimo que é o valor da compra de energia pelos consumidores, neste momento de 0,1104 €/kwh.
estas ligações à rede, chamadas em portugal de microprodução ou microgeração, tem o decreto-lei 363/2007 que a regulamenta, e que eu aconselho a ler em: http://www.renovaveisnahora.pt/informacoes
com esta legislação, podem ser feitas ligações à rede em fotovoltaico, eólico, hídrica, cogeração a biomassa ou pilhas de combustível (hidrogéneo produzido com fontes renováveis), com geradores até uma potência de ligação de 3,68 kw, no regime bonificado (valor de venda mais alto), e até 5,75 kw no regime geral (valor de venda igual ao valor de compra). mas existem mais outras condicionantes, pelo que aconselho a leitura (fácil) do referido decreto-lei.

e em espanha quanto custa a energia eléctrica (€/kwh) ao consumidor, para pagarem só 0,06 €/kwh à energia eólica vendida à rede?
DJGH

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

5 anos a 0.5 euros... num local bom de vento... paga e sobra o investimento... ou não?
energias descentralizadas e definitivas.

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

vamos ver quanto poderá custar uma microprodução eólica (em valores aproximados):
* aerogerador de 2.5 kw/300v para ligação à rede - 7.200 €
* torre auto-suportada com 6,5 m - 3.200 €
* ferragens para a base (para inclinar a torre) - 600 €
* portinhola, contador, protecções, cabos eléctricos e mão-de-obra - 3.000 €
* maciço de betão, gruas e transportes - 1.000 €
esta unidade de microprodução eólica de 2,5 kw tem um custo aproximado de 15.000 €

e quanto produz? o fabricante estima que este aerogerador produza entre 2.5 e 5 mwh/ano, para ventos médios respectivos entre 4,5 e 6,5 m/s.
remunerada a 0,445 €/kwh, estima-se que esta unidade renda entre 1.138 e 2.225 €. ao fim de 5 anos recuperou entre 5.690 e 11.125 € do investimento inicial.

a menos que as minhas permissas de cálculo estejam erradas, qual é a conclusão?

DJGH

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

estas unidades não precisam de manutenção???

assim torna se dificil receber de volta o investimento!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

no mínimo o aerogerador deverá ser descido para inspecção e lubrificação. por exemplo, as pás têm desgaste pela acção erosiva dos ventos e poeiras. de facto esta manutenção tem um custo.
DJGH

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

então, o negócio é importar o papavento e a torre da china... por 1/3 do preço...

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

se cumprirem com as normas, tiverem os certificados, tudo bem. esperemos que não durem só 1/3 do que deviam...
DJGH

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

a pior compra de minha vida foi um rádio toca k7 da bosch alemã modelo rio de janeiro, para carros.
esta cara porcaria nunca funcionou direirto... e a assistência técnica foi das piores...
depois disso só comprei aparelhos da china, da malásia e de taiwan, e nunca mais passei raiva...

zehelmer
Membro
Membro
Registado: quarta ago 13, 2008 4:29 am

Mensagem por zehelmer »

vivam!

a tradução do google é mesmo uma treta...

quanto à microgeração... ainda falta o registo e a respectiva taxa

resumindo: não interessa mesmo a ninguém que queira ganhar alguma coisa com i$$o

já vai sendo tempo para que alguém faça o balanço do impacto dessa "toto-geração"

a minha ilusão acaba aqui

boa sorte aos (mais) teimosos

zé òlico

DJGH
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por DJGH »

caro zehelmer,
o balanço é positivo, a adesão à microprodução é maciça. se mais cota (kw) houvesse para distribuir, mais microproduções iriam existir. mas estou a falar de microprodução fotovoltaica...
DJGH

Responder

Voltar para “Energia Eólica”