Pás do gerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Mensagem por Sun_rise_pt »

em toda a superfície de uma turbina a força de pressão imprimida pelo vento é igual.

sendo a velocidade angular a mesma, é quase obrigatório ter a raiz da pá com capacidade de suportar esforços maiores de força centrífuga relativamente à periferia.

porque perto do eixo de rotação o percurso da pá é menor impõe-se um ângulo de ataque maior do que na períferia, procurando assim evitar deformações ao longo do comprimento.

se quiserem pensar no reverso das coisas ( uma turbina produzindo vento ) acho que entenderão os conceitos sobre ângulos de ataque e procura de uniformidade de trabalho ao longo da pá.

sobre forças centrífugas todo o mundo terá experimentado que curvando um carro por dentro de uma curva o esforço (tendência ao despiste...) é bem menor do que pelo lado mais aberto da dita curva. o que quer dizer que á mesma velocidade angular se o carro for pesado e andar longe do eixo de rotação ele correrá mais risco de se despistar...

há mais umas quantas forças em jogo numa turbina, mas conhecer as que aqui descrevo é fundamental!!!

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

ora viva pessoal,
já não percebo nada disto,
então para fazer as pás da turbina,
pode-se utilizar o que se estiver á mão (madeira ,pvc,fibra de vidro) ou tem que se saber todas as formulas de aerodinamica para se conseguir fazer o raio das pás que fazem falta ao amigo sneves_01?
saude a todos,
truka.
Sempre a aprender.

luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta dez 14, 2006 7:19 pm

Mensagem por luis bar »

fazer uma hélice (básica) basta fazer como se fosse uma pá de helicóptero com um angulo de ataque de por exemplo 5 graus para velocidade normal, bastando ter um perfil biconvexo do tipo naca 008. no entanto a variação de vento obrigará a alterar momentaneamente o angulo de ataque.

assim ela é toda igual desde a raiz até à ponta.

pode ter toda a mesma corda (largura) e 3 pás serão óptimas. não terão no entanto o rendimento de uma pá do tipo hélice de avião com um angulo de ataque na raiz de valor muito elevado, com alterações de passo ao longo do alongamento, com variações de perfis ao longo do mesmo alongamento e alterações de corda ao longo da pá.

a causa de serem manufacturadas é por não haver máquinas que prensem estes mesmo lados de cada pá; mas não deixam de ser tipo industrial, pois as mesmas são depois de espalhar as telas e resinas vão a vácuo para que a resina fique bem prensada e espalhada na tela, provocando quase o mesmo peso em cada uma.

truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm

Mensagem por truka »

pois...,
e também a maneia mais perfeita:injecção de polimeros (desde que o tamanho seja possivel)
http://www.windenergy.com/air_x.htm
boa sorte,
truka.
Sempre a aprender.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Re: Pás do gerador

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

se quizer experimentar fazer a turbina com eixo vertical multidirecional e com um escudo aerodinâmico ao retorno das pás. pode utilizar materiais simples tais como tubos de latão, rolamentos que tem essa medida e as pás em si poderão ser de tecido tipo naylon ou do tipo das velas dos veleiros. para facilitar a estretura, as pás não precisam de ser concavas como no exemplo do link. eu acho que são mais eficientes do que as usadas actualmente pelos aerogeradores porque atenuam o efeito da lei de betz. assim sempre poderá ter o prazer de estar a fazer uma coisa completamente nova, mas só experimental, uma vez que está protegida pela patente 103515 nacional e internacionalmente.

http://multilink.com.sapo.pt/30/2/index.htm

um abraço

joaoarnauth
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta out 01, 2008 2:34 pm

Mensagem por joaoarnauth »

sun_rise_pt Escreveu:se alguém precisar de pás em fibra de vidro e resina de polyester para turbinas até um pouco mais de 3 metros de diâmetro poderei dar uma ajuda...
boas!

és capaz de me dar uma ajuda com este projecto?
http://www.otherpower.com/17page3.html
a dificuldade que encontro é mesmo as pás...
isto vai servir com,o uma pap (prova de aptidão profissional), ou seja, um projecto de final de curso..

cumprimentos

luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

isto é a coisa mais simples que se pode fazer e dá resultado...

como queres fazer????

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Re: Imans neodímio

Mensagem por carioca »

alfredogoncalves Escreveu:por acaso também fiz pás com 2,5m com o perfil naca4412 e estou a mandar fazer novas pás numa empresa que trabalha com fibra de vidro.
já que existe alguém com pás de 3m, agradecia saber como resolveu a parte do gerador. foi com motor de imanes permanetes? se sim, onde se podem arranjar.
cumprimentos.
consulta este site e verás que tem uma grande variedade e a bons preços, e além disso são rápidos a vir, conhece um amigo que mandou vir e não teve problemas. www.supermagnete.de.

joaoarnauth
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta out 01, 2008 2:34 pm

Mensagem por joaoarnauth »

luis bar Escreveu:isto é a coisa mais simples que se pode fazer e dá resultado...

como queres fazer????
estava a pensar em fazer em fibra de vidro, mas não sei se quer por onde começar...

é as que estão no projecto, a diferença é que as que lá estão são feitas em madeira...

obrigado

cumprimentos

pcc
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta out 16, 2008 10:57 am

Mensagem por pcc »

eu também estou a projectar (ainda) um aerogerador deste genero. mas vou fazer o de 20' em vez do de 17'... a diferença não é muita, e sempre é um pouco mais de potencia! tenho todas as peçs desenhadas e prontas a "produzir". mas...

os meus pricipais problemas são:

1 – penso fazer as pás em fibra de vidro, e tenho umas ideias de como fazer, mas também estou a considerar outras hipoteses. estou aberto a troca de informações - podemos aprender uns com os outros!

2 – tenho tido muita dificuldade em encontrar o eixo para o gerador. o site “otherpower” usa um eixo de atrelado, e prece-me uma boa hipotese, mas dificil de encontrar. sabes onde posso encontar? tens outras ideias que possam substituir este eixo de atrelado?

3 – os imans, já descobri onde os comprar, mas se tiverem outras ideias, estou aberto a elas! representa uma boa percentagem do investimento.

4 - tenho pequenas dúvidas ao ler todo o proceso de fabrico/montagem... pequenos detalhes que podemos tentar esclarecer juntos!

portanto, estou a oferecer ajuda/conhecimento em troca de ajuda/conhecimento.

[email protected]

abraço a todos.

antonio maximiano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 29, 2008 2:25 am

Mensagem por antonio maximiano »

luis bar Escreveu:isto é a coisa mais simples que se pode fazer e dá resultado...

como queres fazer????

podes explicar melhor

luis bar
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por luis bar »

procura no google uma coisa chamada "profile" (em aeromodelismo)

encontrarás um executável muito simples que desenha ficheiros *.dat.

basta para isso saber os nomes dos aerofoils usados, como por exemplo o naca 008.

existe também um outro chamado profili, mas esse desenha asas de avião com as medidas de largura que a pessoa deseja desde o principio até ao fim da envergadura.

com esse dá-se a indicação da largura da "asa" no principio e da largura no fim; depois basta indicar o número de "nervuras" ao longo dessa asa e assim dá as várias secções ao longo dessa mesma "asa"...

jose santos
Membro
Membro
Registado: domingo out 26, 2008 2:38 pm

Mensagem por jose santos »

luis bar Escreveu:procura no google uma coisa chamada "profile" (em aeromodelismo)

encontrarás um executável muito simples que desenha ficheiros *.dat.

basta para isso saber os nomes dos aerofoils usados, como por exemplo o naca 008.

existe também um outro chamado profili, mas esse desenha asas de avião com as medidas de largura que a pessoa deseja desde o principio até ao fim da envergadura.

com esse dá-se a indicação da largura da "asa" no principio e da largura no fim; depois basta indicar o número de "nervuras" ao longo dessa asa e assim dá as várias secções ao longo dessa mesma "asa"...

ora viva

sobre as eleces eu andei na destribuição, e quando ia na estrada de alemqer para torres vedras emcomtra se uma placa e dizer estalagem virar á esquerda outra placa dizer ispinssadeira ou um nome aparecido estava uma empreza de eleces haeroelice

gancho
Membro
Membro
Registado: sexta out 31, 2008 6:19 pm

Mensagem por gancho »

fica o link para ajudar os foristas a calcular o potencial eolico de um projecto.
http://www.electronica-pt.com/index.php ... down/id,7/
Objectivo: Auto-suficiência...

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

este link http://www.physorg.com/news144674984.html mostra mostra um aerogerador cujas pás estão inscritas numa coroa circular que lhe aumenta a rigidez.

ricardoap
Membro
Membro
Registado: quarta nov 12, 2008 5:45 pm

Mensagem por ricardoap »

somos um grupo de area de projecto 12ºano e temos como projecto desenvolver um pequeno aerogerador eolico. deparamo-nos com algumas dificuldades na elaboração das pás eolicas. ainda não sabemos como devem e de que material devem ser feitas. já neste forum, mas noutro topico aconselharam-nos a faze-las de tubos de pvc.. casos nos possam ajudar e dar ideias agradecemos

obrigado....até a proxima

Responder

Voltar para “Energia Eólica”