Controlador de velocidade para motor CC

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

Re: outra dúvida

Mensagem por cassio_brasil »

josenir Escreveu:parabéns, a sua placa ficou ótima. na verdade até com um motor maior dá para usar sem o relé. eu mesmo já andei bastante na minha bike elétrica com o motor de 24v/14a(336w) sem o relé para testar a resistência do circuito e localizar eventuais falhas, e ele se comportou muito bem. use um dissipador de calor de bom tamanho, pois a qualquer hora você consegue um motor de maior potência e já vai estar preparado, sem ter que estar fazendo mudanças naquilo que já está pronto. enquanto você está montando é fácil alterar qualquer coisa, mas depois de pronto dá mais trabalho.
eu também estou querendo construir uma bicicleta elétrica, se você ver por aí um bom desenho de uma, favor postar aqui. um amigo me disse que aqui no fórum tem alguém com um tópico desse tipo, mas eu já procurei e não achei.
legal, assim fico mais tranquilo, pois estou mesmo com um pouco de dificuldade para conseguir o relé.

estou criando um projeto de uma bike leve, carenada e sem pedais - quase uma moto - para condução diária ao trabalho. ainda faltam definir muitos detalhes, mas acho que vai ficar legal. quando conseguir defini-la, posso postar o projeto completo se quiser, com as dimensões, peças usadas e também posso enviar a carenagem de fiberglass se for o caso. o mesmo em relação à pocket-bike que já estou montando.

[center]Imagem
esboço de moto leve com peças de bicicleta e motorização elétrica[/center]
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

sim, muito me interessa. estou pensado em algo parecido com isso mesmo.
sobre o relé você compra em qualquer loja de peças para automóveis, é só pedir um relé auxiliar de 12v. ele é usado em buzina e farol, por exemplo de qualquer carro. não precisa especificar marca e em geral todos são de mínimo 40a nos contatos.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

um amigo me disse que aqui no fórum tem alguém com um tópico desse tipo, mas eu já procurei e não achei.
será este josenir?

viewtopic.php?f=62&t=8343

gostei muito da tua bike, cassio
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:
um amigo me disse que aqui no fórum tem alguém com um tópico desse tipo, mas eu já procurei e não achei.
será este josenir?

viewtopic.php?f=62&t=8343

gostei muito da tua bike, cassio
por acaso não são é esse, mas sim este http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=8016
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

o que eu estou procurando é alguém que esteja construindo uma bike ou scooter toda nova. não é apenas uma adaptação de bike já existente para elétrica. mas de todo jeito valeu a ajuda.
na verdade eu já comecei a desenhar a minha, mas pensei que alguém tivesse um projeto fácil de construir, já desenhado com todos os detalhes mecânicos.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

josenir Escreveu:o que eu estou procurando é alguém que esteja construindo uma bike ou scooter toda nova. não é apenas uma adaptação de bike já existente para elétrica. mas de todo jeito valeu a ajuda.
na verdade eu já comecei a desenhar a minha, mas pensei que alguém tivesse um projeto fácil de construir, já desenhado com todos os detalhes mecânicos.
josenir, você conhece a cheetah? talvez possa dar uma luz.

outros projetos que podem ajudar quanto à construção de estruturas são os jetrikes mkii e tadpole.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

muito bom, era algo como isto que eu procurava. valeu mesmo.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

teste 1

acabei de realizar um teste e o controlador não funcionou. penso que pode ser uma das alternativas:
a placa não foi corroída corretamente;
montei algum componente ao contrário;
coloquei algum componente com especificação errada;
alguma solda mal feita.

vou rever tudo e tentar novamente. alguma sugestão?

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

josenir, existe um capacitor cerâmico de 10nf conectado ao terminal 9 do ci que não tem o posicionamento do pólo positivo. o positivo está voltado para o ci?

outra dúvida, pedi o ci sg3525 e me mandaram o ka3525a. são iguais?

outra possibilidade é de ter queimado algum componente.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:josenir, existe um capacitor cerâmico de 10nf conectado ao terminal 9 do ci que não tem o posicionamento do pólo positivo. o positivo está voltado para o ci?
outra dúvida, pedi o ci sg3525 e me mandaram o ka3525a. são iguais?
outra possibilidade é de ter queimado algum componente.
os capacitores cerâmicos e de poliéster não possuem polaridade. embora o programa de desenho que eu usei possui uma marcação de polaridade, apenas desconsidere e solde o componente na posição que achar melhor.
o sg3525 também é vendido como ka3525 e até com mais umas duas outras designações no início. aqui eu tambem usei na verdade o ka3525a, mas o componente original se chama sg3525, por isso assim procuramos chamá-lo.
sobre ter queimado algo, favor informar o que acha que queimou.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

para primeiros testes com o controlador, ligue uma lâmpada de pisca de automóvel de 12v no lugar do motor. atuando sobre o potenciômetro de 20k o brilho da lâmpada deve aumentar e diminuir até ficar apagada, com o potenciômetro no mínimo. use uma bateria de 12v para alimentar. se usar uma fonte de alimentação, ceritique-se de ela não forneça mais de 18v, pois vai queimar o irfz44.
se a lâmpada acender sempre no brilho máximo, o irfz44 entrou em curto, pode trocar por um novo.
para saber se o sg3525 está funcionando faça uma medida de tensão no pino 16 dele, tem que ter 5v. aí é a saída do regulador de tensão dele.
se as trilhas de ci apresentarem falhas, passe uma camada de solda por cima delas e se ainda apresentarem falhas, solde um fio sobre elas.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

muito obrigado josenir, acho que me empolguei e tentei ligar tudo de forma gambiarrada, sei que vc me entende. vou refazer todas as ligações; já consegui bons fios, dissipadores etc.
obrigado mais uma vez pelas dicas técnicas a um leigo total!

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

cassio, em tempos escrevi este pequeno artigo que parece perfeito para ti neste momento :
antes de ligar o interruptor
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

njay Escreveu:cassio, em tempos escrevi este pequeno artigo que parece perfeito para ti neste momento :
antes de ligar o interruptor
obrigado.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

deu certo! o controlador funcionou alterando a intensidade da lâmpada. na minha ânsia por ver o circuito funcionando, queimei o ci; foi só trocá-lo e
em breve tb serei um proprietário de veículo elétrico, pois estou acabando de montar uma minimotoquinha vou testar o controlador nela e fazer um video para mostrar
amigos, sem vcs eu nada conseguiria. estão de parabéns!

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

é isso aí, muito bom ! fico feliz por você ... mas se na prática ainda surgirem imprevistos, não faça cerimônia...

nicko
Membro
Membro
Registado: terça nov 18, 2008 3:56 pm

Mensagem por nicko »

eu aprovei este topico para falar do meu projecto e pedir sugestões:

eu tenho uma scooter eletrica ha alquns anos, as baterias viciaram e em vez de comprar novas decidi transforma-la para gasolina.

comprei um gerador eletrico de 850w, o meu objectivo e comprar um transformador de 36x25amperes e ligar directamente ao sitio onde tavam ligadas as baterias.

a ideia era o precesso ser simples e nao ter de mudar muita coisa, so me falata comprar o transformador k custa a volta de 100€ =s

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

nicko Escreveu:eu aprovei este topico para falar do meu projecto e pedir sugestões:

eu tenho uma scooter eletrica ha alquns anos, as baterias viciaram e em vez de comprar novas decidi transforma-la para gasolina.

comprei um gerador eletrico de 850w, o meu objectivo e comprar um transformador de 36x25amperes e ligar directamente ao sitio onde tavam ligadas as baterias.

a ideia era o precesso ser simples e nao ter de mudar muita coisa, so me falata comprar o transformador k custa a volta de 100€ =s
eu acho que estás no sitio errado. aqui, e perdoem-me se estiver errado, o objectivo é ... acabar com os combustíveis fosseis...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

eu não seria tão radical, mas acredito que se pelo menos existissem baterias para armazenar o excesso de potência desse seu gerador para ser poteriormente usado no motor elétrico, teríamos pelo menos um ganho de eficiência, mesmo queimando combustível fóssil.

não esqueça que vão haver perdas na conversão de combustível fóssil para energia mecânica, perda na transformação da enetrgia mecânica em energia elétrica, perda na transformação de tensão, perdas na conversão de energia elétrica em mecânica pelo motor da moto, etc...

são muitas as perdas, vai ser muito difícil fazer isso ser eficiente. mas se conseguir bom resultado, não deixe de informar.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

filtro snuber

josenir, como anda o seu veículo modificado? tem usado bastante com o seu controlador ou parou de fazer testes?

o que montei funcionou muito bem com a lâmpada, mas não consegui um bom resultado com o motor. acho que o capacitor de poliéster do filtro snuber está totalmente errado, pois veio um modelo bem diferente daquele seu. fiz um pequeno vídeo (tôsco) mostrando como está o funcionamento:

Link

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”