Criar painel solar para aquecimento de ar!

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm

Criar painel solar para aquecimento de ar!

Mensagem por jcaiado »

já criei este topico na área da eco-contrução mas acho que deveria telo colocado aqui por isso aqui vai:

caros colegas,

estava a pensar em efectuar um painel para aquecimento de ar e posterior insuflação dentro de casa utilizando este conceito http://www.solnordic.com/modelos.htm. a minha casa possui uma fachada virada para um jardim interior orientado a sul com uma exposição solar muito boa. esta fachada pertence à parte da casa mais fria, pois tem parte em duplo pé direito, o piso é pedra natural e como tem muito vidro, é por lá que ganho muito calor de inverno mas tambem é por lá que perco maior parte do calor, e acho que 70% dos custos de aquecimento são só para aquecer aquela zona de inverno, que term cerca de 150m2 em open space entre cozinha, sala de jantar, sala de estar, mini bar, duplo piso com mesanine e hall de entrada, pelo que se conseguisse aproveitar o sol para aquecer sempre era uma ajuda. deixo umas fotos para terem ideia do pretendia fazer!

a fachada é esta. a imagem é verão e já à tardinha dái a sombra que lhe está a dar!
Imagem

a minha ideia era implementar um ou varios paineis com onde a azul é efectuada a entrada de ar frio e vermelho era efectuada a insuflação dentro de casa.

Imagem

isto nem me parece muito dificel de fazer o problema é saber como fazer. os preços que pedem por este tipo de soluções são um balurdio... ora se conseguimos nós fazermos de certeza que ficava bem mais em conta... ainda me lembro que por uma claraboia com 15m2 com estrutura em aluminio e revestida a policarbonato, ficou-me à pouci tempo por cerca de 850€, ora com a fachada tem 8mt de largura, podia fazer as contas a 8m2 de colector, mais revestimento interior, mais motor, mais painel fotovoltaico, etc, de certeza que ficava por menos de metade do preço de que é pedido pelos paineis que se encontram à venda , agora a questão é não faço ideia que materias utilizar, como implementar e acima de tudo se realmente conseguia algum aqueciemento significativo pelo menos enquanto existe sol

que vos parece a ideia a fachada está revestida a ardosia escura (um tipo de xisto), que aquece bastante com o sol e é bom armazenador de calor, pois já verifiquei que exposta ao sol fica a escladar e depois de sol se ir embora ainda continua a libertar calor durante bastante tempo...

para terem uma ideia!
Imagem

acham que isto tem pernas para andar??? agradeço opinições

atentamente,
jcaiado

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

Re: Criar painel solar para aquecimento de ar!

Mensagem por Afonso »

para o quê?
tens essa frente vidrada e virada a sul.
para quê?
vais precisar é de uma pala, para não entrar o sol de verão na casa á balda.
vai-te aquecer a casa de tal maneira que não vais conseguir ter uma vela de cera que a cera da vela vai derreter com a temperatura no verão, alem de madeiras e parades que vão ficar queimadas.
tss tss o teu arquitecto não percebe nada disto.

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

afonso Escreveu:para o quê?
tens essa frente vidrada e virada a sul.
para quê?
vais precisar é de uma pala, para não entrar o sol de verão na casa á balda.
vai-te aquecer a casa de tal maneira que não vais conseguir ter uma vela de cera que a cera da vela vai derreter com a temperatura no verão, alem de madeiras e parades que vão ficar queimadas.
tss tss o teu arquitecto não percebe nada disto.
a frente virada sul está num jardim interior, quer dizer que tem paredes laterais e penso que consegue ver nas fotos que tem pala (1/3 da altura do vidro) para proteção do sol de verão, e não se preocupe de verão não tenho calor dentro casa por incrivel que pareça mas é verdade... se visse o projecto todo compreendia. a questão é mesmo apoiar o aqueciemento desta zona da casa aproveitando essa energia maravilhosa que é o sol... e os arquitectos não são para aqui chamados, isto são ideias pessoais

jc

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Afonso »

mesmo assim, não vais precisar de aquecer durante o dia.
à noite não diria o mesmo, e á noite normalmente é quando as pessoas estão em casa.
o vidro duplo ou triplo ou quadruplo, não é considerado bom isolamento, vai ter um grande problema mas é durante a noite, e que eu saiba esses paineis solares funcionam durante o dia.
vais precisar de aquecer a casa e pelo que vejo a tua casa tem muito bom isolamento nas paredes, mas tens que considerar que tens poucas paredes.
vais gastar uma enormidade para aqueceres a tua meson.
éra melhor se a moradia tivesse paredes.

Autor do tópico
jcaiado
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por jcaiado »

afonso Escreveu:mesmo assim, não vais precisar de aquecer durante o dia.
à noite não diria o mesmo, e á noite normalmente é quando as pessoas estão em casa.
o vidro duplo ou triplo ou quadruplo, não é considerado bom isolamento, vai ter um grande problema mas é durante a noite, e que eu saiba esses paineis solares funcionam durante o dia.
vais precisar de aquecer a casa e pelo que vejo a tua casa tem muito bom isolamento nas paredes, mas tens que considerar que tens poucas paredes.
vais gastar uma enormidade para aqueceres a tua meson.
éra melhor se a moradia tivesse paredes.
apesar de não parecer, esta zona da casa tem uma inercia muito grande, e quem lá vive que sou eu é que tem ideia das perdas e posso dizer que se durante o dia conseguisse ter mais 2 graus gratuitos por exemplo, durante as horas de maior incidencia solar, garanto que reduzia consideralvelmente as necessidades de aquecimento à noite todos sabemos que recuperar de 15 ou 16º para 20º não é o mesmo que recuperar 18º para 20º... para alem de ser daquelas pessoas que passa bastante tempo em casa durante o dia principalmente ao fim de semana... tenho quase (falta o quase ) certeza que se fizesse isto como deve ser, iria ter bons resultados, acho que poderia ser possivel colocar 200m3/hora de ar elevado 30 ou 40ºgraus dentro de casa..

jc

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

ajustando mais um pouco para além de aquecer está a renovar o ar, coisa que faz muita falta e assim é que deve ser nao é meter ar frio e humido dentro de casa no inverno!
Cumprimentos de Rafael Arieira

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Afonso »

então desumidifica o ar com calor?
boa, essa nunca tinha ouvido.

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Afonso »

sem saida de ar não vai renovar nada, vai presseurizar a sala.

Afonso
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Afonso »

pensando melhor, o que esta a dizer é que vai entrar ar aquecido, supostamente terá que levar com um filtro, desumidificar não o vai fazer, poderá com calor admitir é mais agua no ar que vai entrar em casa depois liga o exaustor da cozinha para fazer com que o ar seja renovado. boa ideia nunca tinha pensado nisso.
é uma ideia.
desculpa estar a ser sarcastico mas, não vejo aonde vá beneficiar em alguma coisa.
cá em portugal, isso talvez reulte nos países mais a norte.

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

bem o sr. est,a a dizer algo supostamente, só mesmo quem tem com dados e experiencias feitas pode afirmar do que diz mas ok preferem respirar o mesmo ar saturado ….
a minha casa renova o ar aquecido e demanda não tem condensações nos vidros, porque será?

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

depois desta noticia http://bairradadigital.pt/blog/2008/10/14/mas/

mais um a funcionar vejam só como estava a casa quando o instalei!
www.painel.no.sapo.pt/

Filho da Natureza
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm

Mensagem por Filho da Natureza »

arieira Escreveu:depois desta noticia http://bairradadigital.pt/blog/2008/10/14/mas/

mais um a funcionar vejam só como estava a casa quando o instalei!
www.painel.no.sapo.pt/
acho que a solução para essa casa seria construí-la de novo. está em muito mau estado...
mas esses painéis em si para renovar o ar dentro de casa parace uma ideia interessante.

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

muito interessante mesmo, mas vai apenas inserir ar quente dentro da habitação e minorar as humidades, mas não as resolve!
tão pouco insere ar desumidificado....
a ideia do autor deste tópico em aquecer a casa com recurso a estes paineis é boa, mas não te esqueças que o proposito deles nunca foi aquecer uma moradia, apenas fazer circulação de ar sem humidade numa casa vazia (ex. casa de emigrantes ou abrigos de montanha).
o site que deste como exemplo até tem esses paineis a um preço muito, mas muito acessivel!!! se achas caro, eu já vi outro que pelo painel mais pequeno pede a módica quantia de mil e muitos euros... eu acho uma exploração até pk esses paineis são de concepção relativamente simples... enfim....
eu já me interessei mais por esses paineis, mas como vi que não serviam propriamente para aquecer mas para fazer circulação de ar desumidificado e ainda por cima custavam um balurdio.... desisti da ideia.

aqui fica o site com produtos equivalentes, mas estes muito mais caros. se quiserem preços posso publicar, tenho-os em pdf que me foi enviado pelo fornecedor.

http://www.alsolar.pt/warmluft.php?spr=pt

abraço.

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

hugoriba Escreveu:eu já me interessei mais por esses paineis, mas como vi que não serviam propriamente para aquecer mas para fazer circulação de ar desumidificado e ainda por cima custavam um balurdio.... desisti da ideia.
atenção não vai querer aquecer uma casa com 2m2! para o efeito tem que haver uma grande área mas lembre-se que toda a temperatura que injectar na casa ela fica lá! sei do que falo 28m2 www.arieira.com.sapo.pt/painel.jpg

hugoriba
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo abr 06, 2008 9:56 pm

Mensagem por hugoriba »

muito bem, assim não tenho qualquer dúvida amigo!!
mas esses paineis são do género "homemade" e nada têm a ver com a marca anunciada no site (solarventi,twinsolar), certo?
sem dúvida que resultam, é pena o efeito estético... mas não se pode ter tudo.

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

por acaso até não fica muito mal ..está numa traseira com visibilidade só mesmo á distancia!
foto tirada no inverno www.arieira.com.sapo.pt/painell.jpg

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Arieira »

ora viva a todos.
á chegada do inverno e para tirar as duvidas de alguém! e para quem não faz ideia do painel a ar cá está o resultado com as seguintes temperaturas: temp. exterior “á sombra”, temp. e sensor de humidade no quarto onde tem uma entrada de ar do painel, e temp. no hal “ centro da casa” as sondas estão a 1.5mt do chão. os registos são ao minuto e com um falho na programação do sensor do quarto onde salta de meio em meio graus

http://arieira.com.sapo.pt/temperaturas.htm
http://arieira.com.sapo.pt/humidade.htm

dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am

Mensagem por dmachado »

o arieira já tem instalado e "a bombar" o que muitos de nós queriam ter, incluindo-me a mim...

sei que o custo do seu painel não foi muito "meigo"... como contribuição para obter um um painel com uma eficiência semelhante, sugiro aos interessados que investiguem o conceito solar wall, tecnicamente "unglazed transpired collector" ou utc, quem quiser pode ler um estudo que determinou a eficiência muito próxima dos colectores planos com vidro (cerca de 6% menos, mas com um custo muito menor): http://txspace.tamu.edu/bitstream/handl ... sequence=1.

tenho andado a investigar isto e parece muito interessante, tanto em termos de custos, como na facilidade de construção, e até no facto de poder ser pintado numa cor que não o preto (com perda de eficiência, claro...).

se procurarem a patente 5692491 dos eua, contém um estudo que estabelece que até painéis de plástico podem ser usados, reduzindo ainda mais o custo face a painéis de alumínio...

obviamente, apenas aquecem ar e não ar e água como o painel do arieira.

cumprimentos a todos.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá jcaiado, bonita casa e interessante tópico. encontrei em tempos um ebook sobre a matéria e com planos de construção de um sistema desses de aquecimento solar de ar. já andei às voltas e não me recordo onde o guardei, mas recordo que tinha opção de circular e aquecer o ar interior ou aquecer o ar exterior e areja a divisão (possibilidade muito interessante perfeitamente ao alcance no nosso clima mediterrânico, e com boas consequências ao nível do conforto e da prevenção de alergias e doenças respiratórias). a diferença maior é a colocação dos paineis a um nível inferior, porque recolhe ar mais frio e força a entrada de ar quente a um nível inferior (mais longe do tecto, onde se acumula o ar quente). percebi pelo esquema inicial que fazes a entrada de ar num painel à direita e a saída no último à esquerda, é assim?
Porreiro, pá!

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”