exatamente sandro,
no desenho já está como o meu motor está desde o início. a admissão abrindo no início do pms, na descida do pistão, e fechando no início do pmi e o escape abrindo no final do pmi, na subida do pistão, e fechando no início do pms.
o problema é que assim não se aproveita a expansão do vapor, que entra em alta pressão.
e você tem razão quando diz que a altura dos cames de escape e admissão deve ser diferente.
foi o que eu fiz agora, e com isso consegui fazer a valvula de admissão abrir no início do pms e fechar a 45º, exatamente quando o pistão chega no meio do cilindro. e a de escape continuou abrindo no fianal do pmi e fechando no início do pms.
com o motor funcionando não se percebe nenhum aumento ou diminuição do rendimento, aparentemente está normal. o que eu percebí foi que ele aumentou um pouco a rotação com a mesma pressão que usava antes e parece que está gastando menos ar, mas a diferença é pouca. para perceber a diferença eu estive cronometrando quanto tempo ele funciona com a garrafa de ar de 24 litros cheia de ar, com o compressor desligado. antes ele funcionava um minuto e 10 segundos, agora ele funciona 1 minuto e 30 segundos e com uma rotação um pouco maior.
é claro que eu já tentei várias outras posições de abertura e fechamento de válvulas, mas aparentemente esta foi a que deu melhor resultado.
veja abaixo a figura que mostra a alteração que fiz nos cames:

- Came_vapor_alt.JPG (16.14 KiB) Visto 3240 vezes