Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:o austríaco respondeu que podemos publicar aqui seu projeto...
para a campanha aqui no brasil, disponibilizo minhas contas no itaú e no bb...
na alemanha tenho um irmão e cunhada, que devem ter conta bancária... e que poderão então fazer o depósito pro austríaco.
falta só ver quantos querem participar da vaca...
eu faço parte...
quem mais se habilita?
mas um euro não está a mais ou menos r$ 3,00 ? se o problema são 20 euros, então r$ 60,00. se for só isso mesmo, nem precisa de vaquinha, qualquer um de nós paga sozinho, até eu. vê isso aí direito fendel. me custa acreditar que ele queira vender o seu segredo por tão pouco. se for para vender por tão pouco, é melhor dar de graça.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

sim, dá menos de r$ 60,00
opa, já somos 2...
quem mais se habilita?

imagino que a válvula tenha uma esfera de aço... e um pinguelozinho... e um parafuso de regulagem...
também acho que o austríaco quer apenas tomar umas cervejinhas pela idéia...
energias descentralizadas e definitivas.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

eu já acho que é por que não tem segredo nenhum...se a ideia fosse tão boa ou ele pedia muito ou não pedia nada.
eu não pago pra ver, pois acho que estamos em um caminho melhor.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

tá fechado fendel,
envia uma mp para mim com: banco, agência, c/c, nome do titular e cpf do titular, que eu faço um doc da minha metade.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sobre a abertura e fechamento da válvula de admissão, esse meu motor com a válvula solenóide, pode até não ficar bom, mas é muito didático. e tem ajudado a esclarecer muita coisa sobre a regulagem de válvulas, devido ao fato de poder fazer os ajustes com o motor funcionando e ver o resultado imediato.

vejam só esta: para abrir a válvula de admissão antes do pms é necessário que a válvula de escape feche antes disso. imagine que a válvula de escape esteja fechando exatamente no pms, o que seria o normal. então se a de admissão abrir antes do pms, o ar vai escapar pela de escape que ainda está aberta.

logo já poderíamos entrar num consenso: a valvula de escape sempre tem que fechar antes de a de admissão abrir, e tendo um espaço razoável neste intervalo com as duas fechadas.

e sobre essa abertura antes e depois do pms, me desculpe o fendel, depois de axaustivos testes, já estou concluindo que só serve ao funcionamento da válvula do austríaco, que é aberta pelo pistão.

observem o seguinte experimento: ajustei a válvula de escape para fechar do início do pms e a posicionei o sensor hall, que abre a válvula solenóide de admissão, exatamente no centro do pms. girei o volante e o motor começou a funcionar. em seguida desloquei o sensor hall para a direita, atrasando assim a abertura da admissão, e o motor desacelerou proporcionalmente ao tanto que eu desloquei. com até 75º de atraso o motor perdeu força mas se manteve funcionando, acima disso o motor parou. com o sensor de volta ao centro do pms, desloquei-o para a esquerda, adiantando o ponto de abertura da válvula de admissão. até uns 10º de adiantamento nada mudou, a partir de 15º de adiantamento o motor começou a fazer um barulho característico de pré-ignição de motor a combustão. neste caso a admissão estava abrindo antes do escape fechar e o ar vazava parcialmente pelo escape. se eu adiantasse mais de 30º o motor parava.

agora imagine: como o adiantamento das válvulas só pode ser feito em conjunto, então a melhor forma de fazê-lo é adiantando o eixo de comando de válvulas em relação ao virabrequim. como o virabrequim traciona o eixo de comando com um jogo de duas engrenagens com relação de 2:1 sincronizadas, e ambas as engrenagens possuem uma marcação do ponto de sincronismo, tudo o que precisa ser feito é adiantar um, dois ou três dentes da engrenagem do eixo de comando em relação à do virabrequim, conforme o adiantamento que se queira.

fazendo assim teremos adiantado a abertura e fechamento tanto da válvula de admissão quanto da de escape.
agora vamos pensar um pouco: se, para a válvula de admissão abrir antes do pms a de escape tem que fechar antes, então teremos duas pequenas perdas sem que haja algum ganho para compensar. na descida do pistão, como a válvula de escape está adiantada, ela abre antes do pmi, deixando vazar o resto da pressão que ainda faria o pistão terminar a descida. na subida do pistão, consequentemente a válvula de escape fecha antes do pms e cria assim uma compressão que impõe uma dificuldade para o pistão terminar a subida, causando mais uma perda de força.

enfim, no motor com injeção por válvula solenóide, um pequeno adiantamento na abertura da admissão pode ser feito, mas apenas para compensar um mínimo atraso na resposta do solenóide, já num motor meramente mecânico, acredito que não faz sentido.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

vamos aguardar até segunda-feira à noite?
assim dá tempo aos outros se manifestarem...
afinal, embora vc seja o grande pai da gestação... ansioso... nós também contribuímos, com pelo menos as "preliminares" hehehé

fazer este pagamento via portugal ou alemanha é bem mais fácil... pois aqui neççepaíz de ladrões inschtituschionaisch é bem complicado fazer esta transferência.

o que arrecadarmos por aqui... fica como "vale" para os impostos que pago prá meu irmão aqui no brasil... por um terreno dele em joinville - sc, que não está na parte alagada, nem na parte que desmorona, mas está acima da cota 70 metros do nível do mar... e a estúpida prefeitura não permite construções... mas cobra vultosos impostos...

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

fendel,
fendel Escreveu:o austríaco quer 20 euros pelo "projeto" das modificações...

fazemos uma vaquinha? vou perguntar se dá prá então publicar aqui...
fendel, verifica se o austríaco não está vendendo banha de cobra, se achares que vale apena. envia uma mp para mim com: banco, agência, c/c, nome do titular etc... que faço o depósito da parte que me couber !!!

um abraço!!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

eu até já pensei como seria a válvula do austríaco. seria mais ou menos uma válvula comum trabalhando dentro de um pedaço de tubo, pressionada por uma mola e com uma rosca externa igual à da vela de ignição. e neste caso ela estaria trabalhando numa posição favorável à vedação. e agora eu entendi os 3m antes e depois do pms. os 3mm são a medida da abertura máxima da válvula.
eu garanto fazer ela aqui sem a menor dificuldade, mas penso que não seria uma boa solução. eu pago para ver, mas penso que a nossa solução ainda está mais acessível e com mais possibilidades práticas.
uma válvula com tão pouca abertura deve exigir uma caldeira com alta pressão, e neste caso os custos aumentam.
Valv_aust.JPG
Valv_aust.JPG (22.1 KiB) Visto 3745 vezes

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...
josenir Escreveu:eu até já pensei como seria a válvula do austríaco. seria mais ou menos uma válvula comum trabalhando dentro de um pedaço de tubo, pressionada por uma mola e com uma rosca externa igual à da vela de ignição. e neste caso ela estaria trabalhando numa posição favorável à vedação. e agora eu entendi os 3m antes e depois do pms. os 3mm são a medida da abertura máxima da válvula.
eu garanto fazer ela aqui sem a menor dificuldade, mas penso que não seria uma boa solução. eu pago para ver, mas penso que a nossa solução ainda está mais acessível e com mais possibilidades práticas.
uma válvula com tão pouca abertura deve exigir uma caldeira com alta pressão, e neste caso os custos aumentam.
valv_aust.jpg
e..tás lá de novo..

abraços
[***************]

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ...

não creio que seja boa ideia qualquer comando por contacto com o topo do piston..nem com o topo nem com qualquer outro ponto..

abraços
[***************]

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

com certeza é fácil deixar o ovo em pé... e ainda dizer... eu sabia...
também... prá que serve um ovo em pé?

existe almoço grátis sim... e às vezes a sobremesa é cara...

desenvolver alguma coisa, ainda mais quando essa coisa se sabe ineficiente, não é fácil, nem talvez possível...

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam ..

nunca gostei de corridas mesmo..nem de pista..continuem voces..

abraços
[***************]

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

josenir, a vazão pode ser maior(gostei do desenho), e nem precisa de mola de retorno a propria pressão empurraria a valvula pro lugar(a gravidade tambem), para a vazão ser maior basta a valvula ser maior.
mais a valvula ser comandada dando cabeçada no pistão é completamente fora de senso...chega ser ridiculo...um improviso.
eu faria assim...
usando essa mesma valvula só que ao invés de usar a cabeça do pistão...he he he...eu usaria o came do eixo de comando para abrir a valvula e o vapor entraria por cima como está no desenho e sairia pela lateral, no lugar onde o josenir desenhou a rosca e seria direcionado para a abertura da vela ou pela admissão sem a valvula original.
entenderam?

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:com certeza é fácil deixar o ovo em pé... e ainda dizer... eu sabia...
também... prá que serve um ovo em pé?
existe almoço grátis sim... e às vezes a sobremesa é cara...
desenvolver alguma coisa, ainda mais quando essa coisa se sabe ineficiente, não é fácil, nem talvez possível...
não entendi nada, fendel, daria para ser mais claro ? qual é a coisa ineficiente à qual se refere ? e o que seria impossível ?

agradeço.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:josenir, a vazão pode ser maior(gostei do desenho), e nem precisa de mola de retorno a propria pressão empurraria a valvula pro lugar(a gravidade tambem), para a vazão ser maior basta a valvula ser maior.
eu faria assim...
usando essa mesma valvula só que ao invés de usar a cabeça do pistão...he he he...eu usaria o came do eixo de comando para abrir a valvula e o vapor entraria por cima como está no desenho e sairia pela lateral, no lugar onde o josenir desenhou a rosca e seria direcionado para a abertura da vela ou pela admissão sem a valvula original.
entenderam?
para bom entendedor, meia palavra basta. mas não se esqueça do compromisso que temos aqui com o "motor para todos", com essa sua adaptação de uma válvula de admissão ao contrário você está querendo é fazer o motor da zelite. aí, depois de uma adaptação super dispendiosa, na hora de economizar, você vem querer economizar uma mola ? assim não vale, companheiro ! eh eh eh !

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

meu caro josenir

vc é o único aqui que está pondo a mão na massa...
prá nós da platéia é muito cômodo dar palpites... furados ou não.
admiro muito o teu trabalho e tua persistência.
imagino que vc dedica boa parte de teu tempo e dinheiro "nessa coisa"...
tem gente que não quer participar nem com um real...

eu acho que o rendimento vai ser baixo (3%), e que não vai pagar a mão de obra envolvida prá alimentar o fogo...
e neste caso não tem nada trabalhando contra... não estamos inventando nada novo... nenhuma idéia estraordinária... e que não tenha já um século...

desculpa essa ducha de água gelada...
acho justo te alertar novamente, frente à má vontade de participação coletiva.

por exemplo:
tenho aqui no fundo de quintal um gerador a ovf... de 2 kw,
http://br.youtube.com/watch?v=epad8odmg6o
http://br.youtube.com/watch?v=few_w2alrnw
que poderia estar ligado e zerando a minha conta de enerfia elétrica... mas após umas 2 semanas de testes e funcinando todo dia... cheguei à conclusão que não vale a pena deixar o bixo rodando, correndo o risco de fundir sem água, sem óleo, etc... e olha que o rendimento deve estar acima de 25%...
assim o utilizo apenas para demonstrações didáticas.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

he he he...não é questão de economia josenir são 3 os motivos, 1° é menos esforço pra abrir e 2° é um problema a menos ter de achar a mola certa e 3° é desnecessaria.
não é questão de motor da zelite, o motor "para todos" já está praticamente pronto, qualquer coisa que falarmos aqui a partir de agora será o aperfeiçoamento dele.
talvez estejamos quebrando a cabeça desnecessariamente...a valvula de admissão desse pequeno motor, voce diz que abre ela com a ponta do dedo de tão fraca é a mola e mesmo assim ela resiste a 50psi intacta...voce já experimentou fazer o mesmo em um motor automotivo? é quase impossivel fazer isso!! acho então que esse não será nosso problema.
quando é que voce vai mexer o de 4 cilindros?

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:meu caro josenir
vc é o único aqui que está pondo a mão na massa...
prá nós da platéia é muito cômodo dar palpites... furados ou não.
admiro muito o teu trabalho e tua persistência.
imagino que vc dedica boa parte de teu tempo e dinheiro "nessa coisa"...
tem gente que não quer participar nem com um real...
eu acho que o rendimento vai ser baixo (3%), e que não vai pagar a mão de obra envolvida prá alimentar o fogo...
e neste caso não tem nada trabalhando contra... não estamos inventando nada novo... nenhuma idéia estraordinária... e que não tenha já um século...
desculpa essa ducha de água gelada...
acho justo te alertar novamente, frente à má vontade de participação coletiva.
a minha realidade é um pouco diferente da sua, fendel,

isso aqui é a minha cachaça. se você olhar à sua volta, dificilmente vai encontrar uma pessoa que não tenha nenhum vício, ou algo que até incomode aos seus semelhantes. no meu caso, desde criança eu tenho uma atração por formas de energia alternativas, e já consegui muitos resultados bem sucedidos nesta área. é claro que para cada projeto concluído houveram uma centena de erros, mas faz parte. esse é o meu vício, que aliás, não faz mau a ninguém, a não ser para a maria, mas depois da meia noite a gente sempre se acerta...

esse pouco engajamento coletivo é esperado em qualquer atividade humana. eu já participei de várias associações e entidades de classe que na prática não funcionaram, por falta de compromisso das pessoas com os objetivos coletivos. o ser humano é egoísta por natureza. e o egoísmo natural leva à corrupção e outras ações que prejudicam a coletividade. quando você vê uma pessoa engajada e realmente preocupada com o bem de todos, é bom até desconfiar, tá querendo voto ou dinheiro em troca da sua boa fé.

infelizmente, ainda não tenho muito tempo disponível para estes meus estudos, aliás dedico até pouco tempo a isso, e fico até frustrado. nem tenho muitos recursos de sobra para investir. nem tenho um problema imediato para resolver com estes inventos, mas penso num futuro próximo, quando eu puder ir morar de vez no meu sítio. lá eu não vou querer receber uma conta de luz, e quero ter a minha independência de locomoção. o meu projeto era ter alguns cataventos gerando energia para a minha casa, para a irrigação das plantas e para carregar as baterias do meu carro elétrico. como em toda a região existe boa distribuição de vento, isso já não seria um problema sério. mas o vapor já era um projeto muito antigo, que eu tinha, e que com a sua ajuda e dos colegas, consegui desengavetar. se ele vier a trazer benefício a mais pessoas, melhor ainda.

se o rendimento é 3%, 30% ou 99%, para mim não interessa. o que me interessa mesmo é que esta semana queimei 2 kg de carvão e apenas com um evaporador de ar condicionado, uma bomba de combustível e uma churraqueira vi meu motor funcionar com uma potência absurda, que o meu compressor com motor de 2 cv ainda não tinha sido capaz de fazer. funcionei por uns dez minutos até uma mangueira estourar, e parei porque estava muito improvisado e podia causar algum acidente. mas já foi o suficiente para ver que isso tem futuro. depois os mesmos 2 kg de carvão continuaram queimando por pelo menos três horas. aqui eu compro um saco com +- 30 kg de carvão por r$ 10,00, no local mais caro. imagina como vai ficar isso com a casca de arroz, que tem custo zero.

enfim, eu penso numa utilidade para uma pequena propriedade rural autônoma e numa aplicação conjunta com outras formas de energia alternativas como a eólica. se você pensa em um motor a vapor para funcionar um gerador convencional de 4 pólos (1800 rpm), é uma coisa. mas usar o motor a vapor com um gerador eólico, a coisa muda de figura. os resultados são muito melhores.

você pode já estar com o cérebro calejado de muitos problemas que já enfrentou, mas eu desde muito cedo fui exposto a muitos problemas e dificuldades, e criei uma disciplina que me dá outra visão do que é problema. nem tudo que parece ser um problema precisa ser resolvido. e o que parece um problema, à vezes é uma solução, dependendo apenas de como vemos a coisa. podemos continuar a nossa caminhada, mesmo que existam muitos obstáculos. o que para muitos é um problema sem solução, para outros é coisa de rotina.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:talvez estejamos quebrando a cabeça desnecessariamente...a valvula de admissão desse pequeno motor, voce diz que abre ela com a ponta do dedo de tão fraca é a mola e mesmo assim ela resiste a 50psi intacta...voce já experimentou fazer o mesmo em um motor automotivo? é quase impossivel fazer isso!! acho então que esse não será nosso problema.
quando é que voce vai mexer o de 4 cilindros?
na verdade eu já deveria estar trabalhando no motor de 4 cilindros (de fusca 1600 cc), mas resolvi perder a semana passada quase toda numa pesquisa séria em cima do motor com injeção eletrônica de vapor, e atrasei em mais uma semana a conclusão da minha caldeira. mas valeu a pena, pois fiz mais algumas descobertas muito interessantes, que depois eu conto. mas já vou adiantando que o motor de "injeção eletrônica de vapor" pode não vir a ser uma realidade a curto prazo, mas vai ajudar em muito o estudo do motor a vapor puramente mecânico.
mas, sem querer mudar de assunto, esse problema técnico no nosso forum, não cheira a armação dos ofendidos ?

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

em função deste problema técnico... prorrogo a "vaquinha" até hoje à noite...

100 erros prá um acerto... tá muito boa tua média...

e por isso mesmo, mesmo tendo 99% de chance da gente não aprender nada com o austríaco... acho que vale a pena a vaca... pelo 1%...
afinal, num programa com quinquilhões de variáveis, uma vírgula faz a diferença... (vide a informática)

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”