pseudominus Escreveu:boas, josenir.
você é louco !!!
fazer um motor a vapor a partir de um motor de um carocha é de loucos!
isole os cilindros pelo exterior, talvez com espuma de poliuretano. resiste bem a temperaturas consideráveis maiores de 140ºc, embora envelheça rápido.
qual a pressão e temperatura do vapor que vai utilizar? vapor sobreaquecido suponho.... ou vapor apenas saturado?
o comando das válvulas deve ser calculado/testado para um determinado regime de funcionamento- qual o regime pretendido?
no caso dos segmentos (aneis), o problema é que as pequenas fugas que sempre existem, levam água que vai danificar o lubrificante talvez muito cedo. tem como vantagem uma maior durabilidade e muito menor atrito em relação a qualquer tipo de vedantes (borracha reforçada a tela, vulkolan, ou viton, dadas as temperaturas). também tem a vantagem de garantir uma maior limpeza de oxidantes na superficie do cilindro. eu começava com os segmentos e só mais tarde alterava em função da degradação do óleo.
bem isto vai longo, depois volto para ver se me deu na cabeça
cumprimentos e bom trabalho
seja bem vindo pseudominus, vejo que você conheçe um pouco do assunto, falta só ler um pouco mais do que já escrevemos, pois algumas coisas que você citou já foram discutidas aqui, mas não tenho a menor dúvida que você foi enviado pela providência divina. a sua participação já é mais uma pá de carvão no nosso fogo, achegue-se a traga a sua batata para assar...
muito boas as suas idéias como a do isolamento térmico dos cilindros, mas o objetivo aqui é fazer um "motor a vapor para todos", uma coisa simples e que possa ser facilmente construída por qualquer pessoa com mínimos conhecimentos de mecânica. o objetivo não é fazer algo perfeito nem com a mais alta tecnologia, é apenas uma questão de custo/benefício. não importa que não tenha um rendimento ótimo, importa apenas que funcione e produza trabalho útil, e que no final traga benefício a quem vai usar. numa segunda etapa, depois que estiver finalizado o projeto básico, podem-se agregar mais avanços técnicos, mas sempre pensando nos custos e benefícios. de nada adianta uma mudança que aumente em 10% o rendimento do motor, mas que venha a triplicar o seu preço de custo ou manutenção.
no meu caso, pretendo funcionar o motor a vapor com rotação entre 300 e 600 rpm e com vapor superaquecido com pressão de aproximadamente 4 a 6 bar.
este motor de fusca vem a ser o segundo motor que estou adaptando para o vapor. o primeiro foi um motor de um cilindro de 2,5 cv, que já funcionei com injeção eletrônica de vapor, mas que agora já o devolvi ao funcionamento mecânico. concluí que o ganho introduzido pela injeção de vapor não justifica o maior custo de construção/manutenção.
sobre a degradação do óleo, no início, quando trabalhei com o motor de um cilindro, realmente observei que a água passava para o óleo e o deixava com um aspecto de manteiga, mas depois que troquei pistão, camisa e anéis (pois ele foi pego na sucata), ele já funcionou um bom tanto e não há o menor sinal de contaminação do óleo. e o motor já foi aberto dezenas de vezes para fazer ajustes e o óleo não foi trocado. portanto acho que este fato não justifica nenhuma medida, especialmente se vier a elevar o custo.
ademais eu já tive um fusca a álcool, dos primeiros que saíram e tive a oportunidade de verificar na prática, no dia a dia, o tanto de água que o motor a álcool libera pelo escapamento. uma vez desmontei o escapamento do fusca para trocar as juntas, e quando tirei o silenciador, tinham mais de 2 litros de água dentro. quando eu ligava o motor de manhã, ele jogava um jato de água pelo escape, que molhava a garagem, e nunca observei nada de anormal no óleo do motor, nem na sua durabilidade. e olha que estamos falando de um motor que tem taxa de compressão de 11:1, mais do que o motor a gasolina, que usa compressão de 9:1. a alta taxa de compressão favorece a passagem da água pelos anéis, mas no caso do motor a vapor, essa compressão vai ser muito inferior, talvez até desprezíel em relação à pressão para a qual foi projetado o motor a combustão.