piso radiante sob soalho de madeira, funciona?
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda ago 04, 2008 4:31 pm
piso radiante sob soalho de madeira, funciona?
boa tarde,
alguém me pode informar sobre o desempenho de piso radiante sob soalho de madeira com 2,5 cm de expessura?
faz sentido?
funciona?
tem rendimento?
senão, qual a melhor alternativa?
obrigado
--paulo sousa
alguém me pode informar sobre o desempenho de piso radiante sob soalho de madeira com 2,5 cm de expessura?
faz sentido?
funciona?
tem rendimento?
senão, qual a melhor alternativa?
obrigado
--paulo sousa
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
Re: piso radiante sob soalho de madeira, funciona?
a madeira vai isolar o calor.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm
exactamente luciano, a madeira é um mau condutor de calor ainda pra mais com 25mm
se o piso é radiante então a cerâmica seria boa escolha...aqui a qualidade da escolha cai muito em cima da condutividade térmica.
se o piso é radiante então a cerâmica seria boa escolha...aqui a qualidade da escolha cai muito em cima da condutividade térmica.
Chernobyl corria Windows
-
- Membro Silver
- Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am
meu caro, eu tenho, sob madeira de mogno de 25mm, e funciona. o rendimento é muito superior ao dos radiadores, e o conforto então nem se fala.
cumprimentos.
cumprimentos.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
eu também pretendo ter piso radiante com chão em madeira, e, pelo que tenho lido, a lógica de ser uma desvantagem o facto do chão de madeira ser isolante é um pouco relativa. este sistema é de aquecimento lento, e a libertação do calor será também lenta (por a madeira ser um pouco isolante), por isso, a madeira só vai ajudar a que o calor seja libertado suavemente, o que é um factor importante para o conforto, e para não existir, o que às vezes se considera uma desvantagem deste tipo de aquecimento: a sensação de pés quentes.
além disso a laje conservar-se-à quente por muito mais horas, o que me parece uma vantagem, ao nível dos custos...
além disso a laje conservar-se-à quente por muito mais horas, o que me parece uma vantagem, ao nível dos custos...
-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2008 10:44 pm
eu tenho este sistema em casa e sinto-me bastante confortável.
não tenho a sensação de zonas frias em casa e a dispersão de calor é bastante homogénea.
não tenho a sensação de zonas frias em casa e a dispersão de calor é bastante homogénea.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
eu também tenho os dois tipos de piso. é verdade que a madeira não permuta o calor tão rápidamente mas é um material naturalmente confortável. certifica-te que o isolamento da laje foi bem feito, quer no fundo quer nos lados. isso é que é o mais importante.
Porreiro, pá!
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: segunda ago 04, 2008 4:31 pm
qual o tipo de aquecimento que usam com piso radiante debaixo do soalho? solar? caldeira a diesel/gaz?
o meu objectivo com a utilização do piso radiante é "pôr água a rodar", mesmo que a temperaturas mais baixas, com aquecimento solar. implica maior investimento inicial, mas mais baixos custos de combustivel. será viável?
será suficiente o calor acumulado durante as horas de exposição solar, para manter a casa quente durante a noite?
o meu objectivo com a utilização do piso radiante é "pôr água a rodar", mesmo que a temperaturas mais baixas, com aquecimento solar. implica maior investimento inicial, mas mais baixos custos de combustivel. será viável?
será suficiente o calor acumulado durante as horas de exposição solar, para manter a casa quente durante a noite?
-
- Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
boas,manuelcar Escreveu:eu também tenho os dois tipos de piso. é verdade que a madeira não permuta o calor tão rápidamente mas é um material naturalmente confortável. certifica-te que o isolamento da laje foi bem feito, quer no fundo quer nos lados. isso é que é o mais importante.
teoricamente é possível.
se tiveres acesso a lençóis de água ou água vulcanica, ainda melhor
espreita aqui que já tens boas informações.
viewtopic.php?f=47&t=6885&st=0&sk=t&sd=a
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm
clarificando:
temos três formas de propagação do calor, condução, convecção e irradiação.
para quem tem madeira em cima do piso radiante é claro que vai ter conforto embora não seja boa ideia dificultar a chegada do calor ao volume habitado, para essas pessoas a temperatura que está por baixo da madeira terá que ser maior e isso significa menor eficiência do sistema.
para quem quer deixar a lage aquecer tem de isolar a casa pelo exterior e garantir que não ha pontes térmicas, o resultado é um conforto maior ainda porque a condução faz com que o piso as paredes e os tectos fiquem a uma temperatura mais amigável.
de qual quer forma um sistema de baixa temperatura vai ser mais eficiente, se usar colectores solares vão poder ser ligados em paralelo e não em série e se for usado caldeira vai estar no ponto mais favorável da curva de eficiência...lembro que para banhos e piso radiante uma temperatura de +/- 40º funciona, necessita do entanto de uma maior massa de armazenamento que não é desvantagem para um piso radiante espesso ou usando a massa de toda a casa como acumulador.
temos três formas de propagação do calor, condução, convecção e irradiação.
para quem tem madeira em cima do piso radiante é claro que vai ter conforto embora não seja boa ideia dificultar a chegada do calor ao volume habitado, para essas pessoas a temperatura que está por baixo da madeira terá que ser maior e isso significa menor eficiência do sistema.
para quem quer deixar a lage aquecer tem de isolar a casa pelo exterior e garantir que não ha pontes térmicas, o resultado é um conforto maior ainda porque a condução faz com que o piso as paredes e os tectos fiquem a uma temperatura mais amigável.
de qual quer forma um sistema de baixa temperatura vai ser mais eficiente, se usar colectores solares vão poder ser ligados em paralelo e não em série e se for usado caldeira vai estar no ponto mais favorável da curva de eficiência...lembro que para banhos e piso radiante uma temperatura de +/- 40º funciona, necessita do entanto de uma maior massa de armazenamento que não é desvantagem para um piso radiante espesso ou usando a massa de toda a casa como acumulador.
Chernobyl corria Windows
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta mai 29, 2008 1:28 am
aproveitanto este topico porque o assunto é identico...
li algures na net que a utilização de pavimento radiante electrico só faz sentido para quem pretende ligar no inicio do inverno e desligar fim do inverno, isto porque o tempo que esta solução demora muito tempo a aqueçer o ambiente.
é mesmo verdade?
li algures na net que a utilização de pavimento radiante electrico só faz sentido para quem pretende ligar no inicio do inverno e desligar fim do inverno, isto porque o tempo que esta solução demora muito tempo a aqueçer o ambiente.
é mesmo verdade?
XANGO Elite - www.eumudei.com
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm