boa noite.
gostaria de saber a v opiniao a respeito de uma oportunidade que tenho.
tenho a oportunidade de adquirir um kit domestico solar fotovoltaico com painel de 80w e respectivos componentes para passar a electricidade para a rede domesticaa por um preço muito convidativo (cerca de 300eur).
o problema é que moro num apartamento com com orientação solar este>oeste. tenho meios para fixação mas só posso aproveitar meio dia de sol, preferencialmente de manhã ate as 13h.
de acordo com os vossos conhecimentos acham que será vantajoso fazer face aos cortes de energia(mais frequentes de verão) e escoar para a rede o excedente?
a soma das lampadas da casa não ultrapassa os 150w (tudo lampadas economizadoras) e no montijo é frequente as quebras de corrente no verão.
cumprimentos
Instalação para urgencia em casa
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: domingo jan 11, 2009 9:04 pm
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
Re: Instalação para urgencia em casa
escoar o excedente compainel de 80w? num regme de microgeração? não me parece razoavel passar pelo processo todo de licenciamento e instalação para escoar metade da produção de um painel de 80w, nem me parece que seja aprovado. podes sim, reduzir os consumos.será vantajoso fazer face aos cortes de energia(mais frequentes de verão) e escoar para a rede o excedente?
Porreiro, pá!
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: domingo jan 11, 2009 9:04 pm
boa tarde.
peço desculpa mas não me expliquei bem.
a ideia é ficar com um sistema de urgência para os cortes de energia só para a iluminação doméstica e nada mais. tenho filhos pequenos e sabemos como ficam sem luz em casa. o excendente a exisitir, seria para escoar para a rede domestica (iluminação porque é de baixo consumo).
não pretendo ter rentabilidade com um painel de 80w e muito menos requerer licenciamento para tal. só pretendo ter o máximo aproveitamento domestico com ele (caso se justifique) por estar a adquirir por um preço vantajoso.
relembro que um depósito a prazo por 20 anos rende mais que o proveito que poderia ter com o mesmo dinheiro investido no mesmo periodo em produção domestica de energia fotovoltaica (infelizmente é assim e só prova que muito tem de mudar as mentalidades e a tecnologia).
resumindo, é possivel obter este tipo de aproveitamento com este kit de 80w ou será melhor ficar quieto porque os custos serão largamente superiores ao kit de instalção.
cumprimentos
peço desculpa mas não me expliquei bem.
a ideia é ficar com um sistema de urgência para os cortes de energia só para a iluminação doméstica e nada mais. tenho filhos pequenos e sabemos como ficam sem luz em casa. o excendente a exisitir, seria para escoar para a rede domestica (iluminação porque é de baixo consumo).
não pretendo ter rentabilidade com um painel de 80w e muito menos requerer licenciamento para tal. só pretendo ter o máximo aproveitamento domestico com ele (caso se justifique) por estar a adquirir por um preço vantajoso.
relembro que um depósito a prazo por 20 anos rende mais que o proveito que poderia ter com o mesmo dinheiro investido no mesmo periodo em produção domestica de energia fotovoltaica (infelizmente é assim e só prova que muito tem de mudar as mentalidades e a tecnologia).
resumindo, é possivel obter este tipo de aproveitamento com este kit de 80w ou será melhor ficar quieto porque os custos serão largamente superiores ao kit de instalção.
cumprimentos
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
aqui tens o tarifário da edp
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... to_2.3.htm
com o kilowatt/hora a 11 centavos mais iva é dificil amortizar. mas a questão dos cortes frequentes é importante.
vejamos um exemplo:
100 w em iluminação necessitam de 10 horas para fazer 11 centimos.
para amortizar 300€ tem que estar ligada 27270 horas ou seja 113 dias e noites.
tenta calcular os consumos de iluminação da tua casa, pode ser interessante.
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... to_2.3.htm
com o kilowatt/hora a 11 centavos mais iva é dificil amortizar. mas a questão dos cortes frequentes é importante.
vejamos um exemplo:
100 w em iluminação necessitam de 10 horas para fazer 11 centimos.
para amortizar 300€ tem que estar ligada 27270 horas ou seja 113 dias e noites.
tenta calcular os consumos de iluminação da tua casa, pode ser interessante.
Porreiro, pá!