sou morador na região do porto e estou interessado em adquirir um sisitema de aqs "solar" ou "termodinamico" para uma moradia unifamiliar.
somos 4 a consumir agua quente e actualmente tenho um solução de aqs por esquentador a gás propano com um consumo mensal que varia entre os 60 e 30 euros dependendo da altura do ano. visto que recentemente acabei com o fogão a gás e passei para indução, queria também acabar com o gás no aquicimento de agua "excepto em caso de falha do no sistema a adquirir"
só tenho um objectivo : reduzir o custo medio mensal para um valor muito abaixo dos 30 euros seja qual for a tecnologia aplicada e de preferencia com um custo de instalação baixo , com manutenção anual baixa e com um longevidade grande.
manuel f.
Apresentação
-
NCC1701-D
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça jan 06, 2009 10:54 pm
-
giles
- Membro Silver

- Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm
Re: Apresentação
ólá, bem vindo.
vais encontrar neste fórum muita informação que poderá ajudar.
a tendência será cada vez mais eliminar a dependência dos combustíveis fósseis.
no entanto, permitam-me que comente aqui alguns pontos, uma vez que talvez este não seja o local mais apropriado:
30€ por mês não é uma factura energética muito alta. quer através de colectores solares ou pelo termodinâmico, o investimento é muito alto comparativamente à factura de 30€. por dados que conheço, por exemplo a nível do aqs, um painel andará pelos 2000 ou 3000€ e só um poderá não satisfazer as necessidades de consumo. depende.
por outro lado, o termodinâmico irá fazer subir a factura da electricidade.
uma situação de compromisso será instalar colectore(s) solare (s) e manter o esquentador que entrará em serviço como apoio nos dias em que o solar não for suficiente. o encargo com gás será mínimo. há que ter em atenção o investimento e que em dias ou períodos difíceis será necessário recorrer a algum tipo de apoio. o esquentador já lá está, falta saber se poderia ser o indicado como apoio.
bem vindo e disfruta.
vais encontrar neste fórum muita informação que poderá ajudar.
a tendência será cada vez mais eliminar a dependência dos combustíveis fósseis.
no entanto, permitam-me que comente aqui alguns pontos, uma vez que talvez este não seja o local mais apropriado:
30€ por mês não é uma factura energética muito alta. quer através de colectores solares ou pelo termodinâmico, o investimento é muito alto comparativamente à factura de 30€. por dados que conheço, por exemplo a nível do aqs, um painel andará pelos 2000 ou 3000€ e só um poderá não satisfazer as necessidades de consumo. depende.
por outro lado, o termodinâmico irá fazer subir a factura da electricidade.
uma situação de compromisso será instalar colectore(s) solare (s) e manter o esquentador que entrará em serviço como apoio nos dias em que o solar não for suficiente. o encargo com gás será mínimo. há que ter em atenção o investimento e que em dias ou períodos difíceis será necessário recorrer a algum tipo de apoio. o esquentador já lá está, falta saber se poderia ser o indicado como apoio.
bem vindo e disfruta.