Alterações Climatéricas

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
brunojsn
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm

Alterações Climatéricas

Mensagem por brunojsn »

tenho vindo a ser um convicto e forte divulgador do movimento verde até recentemente ter deparado com alguns dados que gostava de partilhar com os membros deste forum.

facilmente se pode encontrar na net que embora pareça ser unanime que está a haver um aquecimento global, dificilmente se pode realmente afirmar que esse aquecimento não é natural.

o mundo passou por o que eles chamam uma "pequena idade do gelo" entre o ano 1400dc e 1850dc, subindo os +0.5ºc entre 1850 e 1900 para as temperaturas de hoje. na realidade tinhamos temperaturas planetárias mais elevadas na altura do nascimento de portugal (aprox 1100dc) do que as actuais.

olhando para as temperaturas nos últimos milhares de anos, o que se vê é que temos vindo a observar uma relativa calmia nos valores de temperatura planetária nos últimos tempos que talvez tenham terminado.

mesmo os níveis do mar têm vindo a subir de um modo muito gradual nos últimos 8000 anos, tendo havido apenas uma pequena e ligeira excepção há 4000 anos atrás.

mais, fala-se de catástrofes com a subida dos mares entre 1 a 7 metros, quando a terra já observou subidas de 40 metros no espaço de 1000 anos, há 14 000 anos atrás. e os níveis do mar chegaram a estar 120 metros abaixo do que se encontram hoje na última era glaciar à 14 000 anos atrás.

na realidade a terra parece poder ser muito mais instavel do que muitos de nós gostariamos de acreditar. já o demostrou no passado.

mais, épocas glaciares parecem ter estado ligadas a tempos dificeis (extermínio de espécies, desaparecimento de populações, dificuldades graves no cultivo, fome, etc). enquanto que épocas mais quentes parecem vir associadas com prosperidade.

a única coisa que realmente parece estar a níveis nunca visto são as concentrações de co2. os níveis de co2 parecem ter estado sempre directamente relacionados com a temperatura com oscilações entre os 200 e os 300 ppmv (nos últimos 400 mil anos), e nos últimos 50 anos subiram "anormalmente" de 300 para 370 ppmv.

obviamente que depois de termos visto o buraco de ozono, e a famosa "ilha de plástico" no pacífico (uma acumulação de lixo plástico no oceano pacífico com uma área 2x maior que os estados unidos e que chega a ter 10 metros de profundidade), não é dificil de acreditar que estejamos a ser capazes de aquecer o planeta. mas podemos muito bem não ser nós. e não tenho a certeza neste momento até que ponto se pode dizer que é algo mau.

estamos numa altura inter-glaciar. seria de esperar a qualquer momento o ínicio de uma nova era glaciar onde a temperatura média global costuma descer 4ºc, e aí sim atravessar dias difícies.

isto tudo para dizer que as alterações climatéricas parecem ser um estado natural no planeta, e secalhar apenas agora começamos a ter essa perpectiva.

apreendemos a adaptarmo-nos a elas é muito importante.

nada disto apaga as necessidades de avançarmos com as energias renovaveis. temos neste momento questões de poluição nunca antes vistas. por exemplo é muito interessante cruzar os dados de qualidade do ar com o preço do petróleo em portugal. viu-se uma melhoria significativa simutaneamente com a subida do preço em flecha. secalhar deviamos taxar o petroleo e mante-lo sempre caro.

mas acreditar que vamos conseguir controlar as temperaturas do planeta e níveis do mar pode ser exagerado.

pelo menos para já.

saldanha
Membro
Membro
Registado: quinta jan 22, 2009 4:37 pm

Re: Alterações Climatéricas

Mensagem por saldanha »

boa tarde

realmente é um tema muito interessante de debater. já o fizemos muitas vezes durante as aulas e nunca chegamos a uma conclusão verdadeiramente dita.

será que temos registos de todas as temperaturas em todos os locais do globo numa escala de tempo que possa ser considerada aceitável?

terá sido o ser humano o responsável por tal suposto aumento?

será que é a própria natureza do nosso planeta que nos está a induzir em erro e a conclusões precipitadas?

será que as emissões de co2 são realmente relevantes para esse aquecimento?

ou, pensando noutra perspectiva, será que as grandes cidades de betão que se estendem por centenas de quilómetros em muitos sitios servem como um acumulador de calor?

são todas estas questões que fazem parte de uma análise a ter em conta quando se quer realmente determinar a origem do aquecimento global (isto é, se for possivel faze-lo).
Toda a essência começa aqui....

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Alterações Climatéricas

Mensagem por Nunio »

boas.

a minha opinião é de que o planeta suporta sem problemas de maior mais 5º, 10º ou 15º c.
aliás o planeta já teve temperaturas superiores às dos dias de hoje, tal como também já as teve bastante inferiores. o planeta aguenta.

o que eu tenho sérias dúvidas é que os humanos sejam capazes de viver num planeta com essas temperaturas.

outra coisa que tem acontecido e que não me tem agradado, é o aumento de fenémenos meteorológicos adversos. cada vez há mais furacões, tempestades, mudanças bruscas do estado do tempo, trombas de água, periodos de seca... enfim, uma série de coisas que "antigamente" só se viam na televisão, e agora já se começam a ver ao vivo.

para terminar, também não gosto muito de respirar o ar que sai do tubo de escape do meu carro. especialmente quando o carro está frio e o deixo a aquecer um pouco dentro da garagem... basta um minuto (60 segundos)
já a minha scooter...
a minha dúvida aqui é até que ponto o "ar" que sai dos tubos de escape se vai conseguir diluir na atmosfera? (no ar que respiramos todos os dias)

bons comentários e bons kms
nunio

Responder

Voltar para “Geral”