a minha casa é ecológica.....A+

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jun 18, 2006 11:36 am

a minha casa é ecológica.....A+

Mensagem por fllapy »

boas a todos, quero-vos contar a minha experiência no que toca a ter uma casa sustentável a nivel energético e ecológico.
ora então o que eu fiz:
-no ano pasado (para repartir e usufruir do irs), coloquei aqs solar de circulação forçada com 1 depósito de 300lts e 1 painel de 30 tubos de vácuo, liguei as águas solares ás máquina de lavar roupa e louça com torneiras termoestáticas para poupar electricidade, fiquei maravilhado embora no inicio receoso do sobre-aquecimento do painel (o que está preparado )no verâo.
-este ano coloquei 1 caldeira a pellets ( que também dá para lenha) de 40kw para aquecimento central (a radiadores)e servir de apoio ao depósito solar, a caldeira está a queimar caroço de azeitona que compro a 75eur a ton, que me dá para mais de 2 meses com a casa a 20º 24/h dia.
-tenho também a casa iluminada cofocos gu10 com 68leds cada e um consumo inferior a 2w.
-o meu próximo desafio é colocar 1 sistema hibrido de microgeração para ligação á rede e mais tarde consumo próprio, segundo andei a pesquisar o retorno deste investimento é de cerca 6 anos.

ou seja só descanso depois de estar do ponto de vista autónomo do ponto de vista energético. a casa foi agora escriturada e foi preciso o tal certificado energético e teve a classificação a+ .
ps. investimento até á data em nºs redondos 12500eur
fllapy
vw golf 1.9d--B50 á 25000km
vw passat 1.9tdi--B50 á 28000km

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Re: a minha casa é ecológica.....A+

Mensagem por fllapy »

desculpem só agor reparei que tinha um local mais próprio para o tópico , quem de direitose achar que o deve mover força....

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

bom projecto, fllapy.

gostei bastante.

JPGVS
Membro
Membro
Registado: sexta set 12, 2008 12:55 pm

Mensagem por JPGVS »

caro fllapy,

acho a sua solução para aquecimento excelente do ponto de vista energético.

ter uma caldeira a pellets como apoio de solar acho excelente para aquecimento ambiente e aqs.

acho excelente a caldeira a pellets ser flexível, e penso que o caroço de azeitona a 7,5 cêntimos/kg é a cereja no topo do bolo...muito bom sim senhor.

sabe-me dizer o modelo dessa caldeira de pellets? ou um site e já agora se não for claro inconveniente o preço e se realmente foi simples a montagem do solar térmico com a caldeira.

outra questão:
presumo que não necessite de arrefecimento em sua casa correcto?
caso seja uma casa recente e que se tenha tido em conta a exposição e orientação solar e também a envolvente, também chamada com um nome bonito de "arquitectura bioclimática" provavelmente não precisará de arrefecimento.

já agora pergunto-lhe se sabe qual é o poder calorífico (mj/kg ou kwh/kg) do caroço de azeitona?

pois assim seria fácil de comparar quais são os custos operacionais em termos de €/kwh para o caroço de azeitona, pellets e lenha. mas com esse preço do caroço de azeitona deve ser difícil batê-lo! a não ser que o poder calorífico seja demasiado baixo quando comparado com as pellets.

cumprimentos e parabéns pela iniciativa, que pelo que me pareceu pelo seu investimento, enfim está bastante razoável!!
penso que agora para ficar autónomo poderá combinar mini-eólico (dependendo do vento que tem disponível) e fotovoltaico, contudo são tecnologias ainda extremamente caras, mesmo com os incentivos que existem... relativamente ao fotovoltaico tem um payback muito longo.. dada a sua ineficiência...

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Mensagem por jbaptista »

fónix! brutal fllapy! isso sim é eficiência! agora só mesmo um sistema de microgeração!

tens fotos? manda lá isso! muitos parabéns!

abraço

Arieira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 13, 2006 12:07 am

Mensagem por Arieira »

viva a todos! quem ler os meus topicos chega a conclusao que a minha casa está muito semelhante, quando tiver um pouco de tempo vou relatar todo o meu sistema de aproveitamento de energias alternativas!
Cumprimentos de Rafael Arieira

Autor do tópico
fllapy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por fllapy »

jpgvs Escreveu:caro fllapy,

acho a sua solução para aquecimento excelente do ponto de vista energético.

ter uma caldeira a pellets como apoio de solar acho excelente para aquecimento ambiente e aqs.

acho excelente a caldeira a pellets ser flexível, e penso que o caroço de azeitona a 7,5 cêntimos/kg é a cereja no topo do bolo...muito bom sim senhor.

sabe-me dizer o modelo dessa caldeira de pellets? ou um site e já agora se não for claro inconveniente o preço e se realmente foi simples a montagem do solar térmico com a caldeira.

outra questão:
presumo que não necessite de arrefecimento em sua casa correcto?
caso seja uma casa recente e que se tenha tido em conta a exposição e orientação solar e também a envolvente, também chamada com um nome bonito de "arquitectura bioclimática" provavelmente não precisará de arrefecimento.

já agora pergunto-lhe se sabe qual é o poder calorífico (mj/kg ou kwh/kg) do caroço de azeitona?

pois assim seria fácil de comparar quais são os custos operacionais em termos de €/kwh para o caroço de azeitona, pellets e lenha. mas com esse preço do caroço de azeitona deve ser difícil batê-lo! a não ser que o poder calorífico seja demasiado baixo quando comparado com as pellets.

cumprimentos e parabéns pela iniciativa, que pelo que me pareceu pelo seu investimento, enfim está bastante razoável!!
penso que agora para ficar autónomo poderá combinar mini-eólico (dependendo do vento que tem disponível) e fotovoltaico, contudo são tecnologias ainda extremamente caras, mesmo com os incentivos que existem... relativamente ao fotovoltaico tem um payback muito longo.. dada a sua ineficiência...
boas, o modelo é parecido com este (passo a publicidade)
h**p://www.hiperclima.pt/userfiles/file/folhet ... ellets.pdf
quanto ao arrefecimento, embora escrituar só agora a casa, já lá estou á mais de 1 ano o verão passado não foi mto forte, portanto não senti nessecidade sequer de 1 ventuinha.
qto ao poder kalorifico do caroço de azeitona, não lhe sei dizer, mas no consumo não acho diferença aos pellets, e queima realativamente bem, a que tem cerca de 15 a 20% humidade, o ideal era menos de 12%
a caldeira que referi acima apesar de não referir dá para converter para lenha mudando a porta do queimador.
estou a trabalhar no sul, para a semana, ponho fotos do meu sistema.
fllapy

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Mensagem por jbaptista »

e como te deste com as lâmpadas de led? tens alguma foto das aplicações?

abraço

jfonseca10
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta nov 25, 2009 4:24 pm

Mensagem por jfonseca10 »

olá boa tarde,

estou interessada em comprar caroço de azeitona, mas não encontro fornecedor.
alguém me pode ajudar?
obrigado

jfonseca10
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta nov 25, 2009 4:24 pm

Mensagem por jfonseca10 »

olá boa tarde,

estou interessada em comprar caroço de azeitona, mas não encontro fornecedor.
alguém me pode ajudar?
obrigado

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Mensagem por gryphus »

se puderes posta os preços por favor. tens o sistema solar há quanto tempo? já te partiu algum tubo de vácuo?
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Responder

Voltar para “Geral”