boas, sei que este topico nao tem nada a ver com eolica, mas tenho-me vindo a deparar com um problema!
por exemplo, quando estou a medir ohms, o multimetro esta em 1. quando escosto as pinças ao objecto, fica em 0,00.. o que se passa? :s
ja agora, confirmem-me como meço a resistencia, sff!
obrigado!
Multimetro
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
Multimetro
- Anexos
-
- Onde coloco o selector para medir ohms?
- DSC03232.JPG (71.29 KiB) Visto 2142 vezes
Jorge Barbosa
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: Multimetro
passa-se que estás a medir resistência, não sei sabes o que é a resistência, é a capacidade de um corpo se opor á passagem da corrente eléctrica, portanto quando menor este valor melhor é a condutividade entre 2 corpos, neste caso as pinças do multímetro, não estando encostadas, a condutividade é apenas a do ar portanto um valor muito grande que o multímetro não mede e portanto fica em 1 que neste caso quer dizer que está para além da escala dele.
portanto estás a medir bem, experimenta medir a resistência de um altifalante ou de uma lâmpada incandescente e até mesmo de uma resistência (componente).
portanto estás a medir bem, experimenta medir a resistência de um altifalante ou de uma lâmpada incandescente e até mesmo de uma resistência (componente).
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça dez 30, 2008 1:19 am
-
- Colaborador
- Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
talvez você esteja usando uma escala muito mais alta do que a resistência a ser medida. os multímetros desse tipo que você mostrou possuem escalas até 200 ohms, até 2k, até 20k, até 200k, etc. para medir a resistência (impedância) de bobinas de motores, como elas estão sempre abaixo de 100 ohms você tem que usar a escala até 200. se usar a de 200k com certeza uma medida de 100 ohms vai marcar zero no multímetro.jorge_barbosah Escreveu:ah, ok!
mas agora a que questao, é porque que me da sempre 0.00? xd
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
porque tens 0.00 ohm de resistência nas pontas do multímetro quando encostadas.jorge_barbosah Escreveu:ah, ok!
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
penso que nessa situação e com a escala devidamente escolhida aparece 0,05 ou algo do género. 0,00 só mesmo quando se escolhe uma escala muito grande para uma resistencia muito baixa...jmal Escreveu:porque tens 0.00 ohm de resistência nas pontas do multímetro quando encostadas.jorge_barbosah Escreveu:ah, ok!
um truque que me ensinaram (qundo não se fazia ideia do valor da resistencia) era começar com a escala maior e ir gradualmente descendo até aparecer o tal 1. esta é a situação em que a resistencia é infinitamente grande ou a resitencia é maior que o valor maximo da escala seleccionada. nesta situação a melhor escala para medir a dita resistencia é a imediatamente superior.
penso que me fiz entender...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender!