Gerador de Faraday. dúvidas.

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
bertolo
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 03, 2009 8:17 pm

Gerador de Faraday. dúvidas.

Mensagem por bertolo »

as minhas férias pós exames estão para começar, decidi juntamente com um estudante de mecanica que mora perto de mim fazer um gerador electrico.
o gerador que tenciono implementar é um gerador de faraday.

as minhas dúvidas:
qual a melhor forma de obter o maior campo magnetico possivel perpendicular as faces do disco ? quanto mais area abrangida do disco maior eficiencia tem o gerador ? não é mais eficiente ter um campo mais pequeno localizado perto da saida da corrente mas mais intenso ?
como conseguir o melhor campo magnético estático para o efeito ? electroimans ? imans permanentes ? outro gerador à parte a criar campo induzido ?

estou a pensar controlar a corrente com um relador de tensão dc, para estabilizar a corrente que entra numa bateria de 12 ou 24 volts ainda nao decidi, tem de ser electronica e com sensor de carga para não explodir isso ja sei .
depois ligo a saida da bateria a um oscilador que me vai fornecer a corrente doméstica os 240v e 60hz que prentendo.

a curto prazo queria ligar sustentar o consumo das lampadas de casa a 100%. conto com a vossa ajuda.

desde já abraços

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Gerador de Faraday. dúvidas.

Mensagem por Bluesky »

um gerador de faraday? só ouvi falar na gaiola de faraday. pareçe interessante, queres descrever-nos esse engenho e dizer-me porque motivo optas por este tipo de gerador em particular?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
bertolo
Novo membro
Novo membro

Mensagem por bertolo »

com muito gosto . já estou esclarecido de como devo posicionar o campo b. foi parvoice minha é obvio que quanto mais superficie atravessada pelo campo melhor o efeito.

o gerador de faraday é um gerador de corrente continua.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala2 ... r24_09.jpg

optei por este gerador precisamente por ser um gerador de corrente continua, deixo de necessitar de converter a corrente para dc para armazenar.
o principio de funcionamento e seguinte, a corrente i é circular em torno do eixo, b constante a atravessar o disco, pelo que disto resulta uma força q empurra os electrões para o exterior. este facto gera a minha diferença de potencial.

como em principio a energia q vou usar vai ser eolica, sendo o vento inconstante, consigo facilmente regular a voltagem atraves do tamanho do disco metalico uma vez que v = (w.b.(r^2))/2 . como vêm depende do quadrado do raio. pelo q por muito que varie w consigo "afagar" esse efeito com grandes discos.

só falta que me expliquem qual a melhor maneira para obter um campo magnetico como referi anteriormente. e depois claro montar o gerado.
apos concluir devo colocar na net algures um tutorial detalhado de como fazer um gerador deste genero para aproveita a energia do vento.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

como em principio a energia q vou usar vai ser eolica, sendo o vento inconstante, consigo facilmente regular a voltagem atraves do tamanho do disco metalico uma vez que v = (w.b.(r^2))/2 . como vêm depende do quadrado do raio. pelo q por muito que varie w consigo "afagar" esse efeito com grandes discos.

só falta que me expliquem qual a melhor maneira para obter um campo magnetico como referi anteriormente. e depois claro montar o gerador.
para obter um campo b constante podes usar imans permanentes, mas o que nao percebo é o teu comentario sobre o tamanho dos discos, pois se um maior tamanho permite recuperaçoes com brisas fracas nao sei o que pensar quando o engenho é submetido a uma rajada de vento.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
bertolo
Novo membro
Novo membro

Mensagem por bertolo »

bom isso ja implica mostrar detalhes do meu gerador em especial. nao vou fazer para já . mas como vez na formula a tensão depende do quadrado da area do disco. provavelmente vou usar imans permanentes, nao tenho conseguido obter muitos esclarecimentos nos foruns que frequento. lol

Responder

Voltar para “Geral”