Paineis solares

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 06, 2009 5:23 pm

Paineis solares

Mensagem por pirika »

boa tarde.
a questão que venho aqui colocar é a seguinte:
- a minha casa é uma vivenda multifamiliar, em que os sistemas de água e aquecimento estão integrados um no outro (ou seja, existe apenas uma fonte). no andar superior existe um fogão a lenha com serpentina que faz o aquecimento de um termoacumulador de 150 litros e no andar inferior existe um recuperador que faz o aquecimento do aquecimento central e de um outro acumulador de 150 litros, ao qual está também integrada uma caldeira a gasóleo.
- devido à subida dos combuistiveis (sendo que apenas ligo a caldeira durante o verão - o inverno é à força de lenha), estava agora a pensar em instalar um painel solar. inicialmente ainda pensei em integrar o mesmo nos termoacumuladores já existentes, mas informaram-me que não tiraria o total proveito dos paineis, e que teria que instalar um 3º termoacumulador de 300 litros.
- assim sendo, é essa a minha ideia (não sei se será melhor??): colocar um kit solar com um termoacumulador de 300 litros de onde sairia a água para os outros termoacumuladores (evitando estar a fazer mais rasgos nas paredes e ligações extra).
- pretendia saber se esta seria a melhor opção e quais as marcas que aconselham, tendo em consideração qualidade - preço (pedi um orçamento à vulcano, mas assustei-me: 4500 euros apenas pelas 2 coisas).
obrigado

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Paineis solares

Mensagem por jbaptista »

boas, segundo me parece, seria melhor um sistema em termosifão em série com o primeiro acumulador de 150l. e assim, ficariam os 3 sistemas ligados.
o preço realmente é desenquadrado mas n conheço a casa, a instalação poderá ser complicada...

há n marcas de sistemas, mas n se pode fazer pub aqui no fórum. uma simples pesquisa na net encontras montes de material.

mais detalhes sobre a casa? quantas pessoas, localização, etc...

abraço

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

boa tarde pirika,

com a informação que enviou é de facto difícil dar algum conselho concreto. um depósito de 300 litros só por si dá águas quentes sanitárias (no período do verão) suficiente para uma família de 5 a 6 pessoas, mas precisa de 2 paineis (cerca de 4 m2) e não de 1. por outro lado não é fácil de compreender exactamente como é que as suas redes de aquecimento e água quente estão interligadas entre os dois depósitos de 150 litros.
o seu desejo é perfeitamente compreensível e correcto uma vez que assim ficava com a lenha no inverno, com o sol no verão e a caldeira só funcionava nas faltas. o meu princípio é sempre o de aproveitar ao máximo os equipamentos existentes (desde que estejam capazes), gastar o menos possível e obter os retornos mais favoráveis. só que para isso é preciso perceber bem quais são as necessidades e como estão interligadas as redes.
se conseguir explicar melhor, poderei tentar dar uma ajuda mais completa.

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

boa tarde.
antes de mais, obrigado pela ajuda q estão a tentar dar-me.
realmente o sistema que tenho lá em casa, não é muito simples de entender, mas vou tentar explicar:
- a casa tem 2 andares, tendo o res do chão sido reconstruido á cerca de 3 anos;
- no andar superior vivem os meus pais, que têm a instalação já existente (à excepção do aquecimento), ou seja, um cilindro ligado a um fogão a lenha e um esquentador para o verão (existe uma torneira que faz a viragem das águas);
- no res do chão,onde moro, existe um recuperador de calor, que faz o aquecimento dos 2 pisos, e simultaneamente, passa num dos permutadores de um outro cilindro (ou seja, o recuperador aquece as águas sanitárias de inverno);
- no outro permutador deste ultimo cilindro está ligada uma caldeira a gasóleo, que aquece as águas sanitárias de verão;
- existe uma ligação (tendo eu que "virar" 2 torneiras), em que deixo de consumir água do cilindro do res do chão, e vou buscar ao cilindro do 1º andar) - (usa-se de vez em quando, quando os meus pais têm o fogão aceso todo o dia e eu e a minha esposa não estamos em casa)
- da mesma forma, é possivel encaminhar a água do cilindro inferior, para as torneiras do 1º andar, realizando uma tarefa semelhante;
- inicialmente, a minha ideia era comprar apenas os paineis e respectiva bomba de circulação e ligar estes aos cilindros (no do 1º andar, era fácil, pois tem um dos permutadores livre, no do res do chão, com uma torneira de "viragem" no permutador ligado à caldeira) - (era uma forma de servir-me a mim e servir simultaneamente os meus pais);
- o sr. da v******* que me deu o orçamento disse-me que assim não tinha rentabilidade e que teria que adquirir um novo cilindro de 300 litros... (mas o preço era muito alto)
se alguém puder então esclarecer-me em relação à forma mais viável (equipamento - preço) agradecia

jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Mensagem por jbaptista »

boas.

já estou a ver. acho q n deves embarcar nisso do gajo da v*****...
4300€ é bué de papel.

acho que deves montar um sistema de 300l em série com o 1º depósito (2º andar) e continuar a usufruir do sistema que tens.

por muito díficil q seja a instalação n se justifica esse valor. consegues por um valor <3000€ na certa.

procura outros gajos...

abraço

Autor do tópico
pirika
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por pirika »

boa tarde, e obrigado pela ajuda...
será que me poderá fornecer indicações de marcas e pratiquem uma boa qualidade - preço?
obrigado

Responder

Voltar para “Geral”