estação alfa, diário de bordo.
eng. sócrates recording.
faz 3659 dias que deixámos a órbita da terra.
encontramo-nos a anos luz de distância.
assim se cumpriu o desejo de 110,89% dos portugueses.
...
ahann (bocejo)
...
acho que estava a sonhar...
mas já que falamos em diário de bordo, aqui vai o "zev status report":
no domingo saí de casa com ela e recebi o aviso de falta de carga ao fim de 5 kms. apesar de a ter carregado durante a noite, assim que recebi o aviso, ela passou a rodar a 10 ou 20 kph. resolvi voltar para trás. passado meia-hora, ela recomeçou a rodar (+/-) bem, apesar do indicador da carga permanecer em baixo. enfiei-a na garagem para na segunda chamar o reboque.
na segunda chamei o reboque (já era noite). avisei logo que queria a mota na oficina e não no chão! o tipo do reboque levou-a e eu fiquei com a esperança de a ver na oficina terça de manhã. quando liguei (depois da hora de almoço) vim a saber que a zev ainda estava em cima do reboque esperando que a fossem levar. cada vez tenho melhor opinião desta "rebocadora" de fernão ferro...
ao fim da tarde a zev lá conseguiu chegar à oficina. aparentemente, chegou inteira!
o dono do stand disse-me que devia ter ido à oficina quando ela fez os 5 mil kms para uma revisão. que estranho. foi a primeira vez que ouvi isto. ainda por cima, a última vez que lá estive (para a actualização do software) devia ter entre 4 mil e 4500 kms. e eu já li o manual algumas 10 vezes e não encontrei nenhuma referência dessas...
oh zev, ai miss iu.
333.333,3 KM a bombar faísca! Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
revisão??? lol. eles fartam-se de dizer que ela não precisa!!! mas mesmo que precisasse, há 500km que esteve lá! bolas que o que sofres com essa oficina já dava um livro!
para uma mota que se apregoa não precisar de praticamente oficina a não ser para actualizar o software, também já está a deixar muito a desejar, assim não conseguem cativar muitos interessados, se bem que a gente praticamente só faz entradas no log quando alguma coisa corre mal...
quanto a esse problema que tens, estou sem ideia sobre o que seja... será que não tem carga mesmo ou está a fazer mal a leitura dela? pelo que dizer parece-me que ela não estará a caregar o que devia...
já colocaste a questão no fórum da especialidade? aqueles cromos conhecem-na a fundo...
olha boa sorte. se fosse eu via se o armando estaria interessado em passar a fazer a assistência dela, o que duvido porque acho que as horas de assistência são muito mal pagas...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
pois eh... eu reconheço que por vezes procuro meter outras entradas no log alem dos problemas. mas tambem tenho tido muito azar. em quase 6 mil kms nestes 4 meses, jah tive de:
- colocar uma nova "centralina", pois a de origem queimou devido a mah montagem;
- recolocar o software, pois o que veio vinha mal configurado;
- colocar duas peças da carenagem direita, pois o rebocador deixou cair a mota;
- e chamar novamente a assistencia em viagem por causa deste problema que ainda nao sei a que se deve...
como ainda nao tenho noticias da oficina (nao sei se eles serao capazes de identificar e corrigir o problema enquanto a masac estah fechada), vou esperar um pouco ateh pedir outras opinioes.
thx.
há um sujeito aqui do forum que está com um problema parecido, só que a mota é outra. parece que o carregador dá-lhe pouca carga e não o que devia... estas motas (principlamente a nossa) fiam-se demasiado nos sensores que quando avariam, provocam um comportamento errado do mecanismo de controlo. penso que a próxima geração terá forçosamente que introduzir sistemas redundantes para que a avaria de um sensor não condicione o comportamento dos ves. afinal, sensores são baratos e aumentar o seu numero só complica a configuração eléctrica e o software, que terá de passar a perceber (com a informação redundante), quando está na presença de sensores avariados.
eu cá por mim, o software devia ser aberto para ser melhorado e corrigido pelos cromos. tinha-se ainda a vantagem de ao termos acesso directo ao ve de perceber o que lá se passa uma vez que a era da mecânica já faz um pouco parte do passado. infelizmente as oficinas não estão preparadas para a era da electrónica/informática nos veiculos e ficam incapazes de dar a resposta adequada.
as primeiras oficinas que perceberem isto e se prepararem, terão de certeza sucesso no suporte às marcas de ves que estão prestes a chegar.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
volt Escreveu:pois eh... eu reconheço que por vezes procuro meter outras entradas no log alem dos problemas. mas tambem tenho tido muito azar. em quase 6 mil kms nestes 4 meses, jah tive de:
- colocar uma nova "centralina", pois a de origem queimou devido a mah montagem;
- recolocar o software, pois o que veio vinha mal configurado;
- colocar duas peças da carenagem direita, pois o rebocador deixou cair a mota;
- e chamar novamente a assistencia em viagem por causa deste problema que ainda nao sei a que se deve...
como ainda nao tenho noticias da oficina (nao sei se eles serao capazes de identificar e corrigir o problema enquanto a masac estah fechada), vou esperar um pouco ateh pedir outras opinioes.
thx.
então novidades?
pois eh... já estava calado ha muito tempo... tinha esperança de só voltar a escrever aqui quando a tivesse de volta, mas nem sei quando eh que isso vai ser.
na semana passada, o engenheiro responsavel da masac, finalmente ligou. disse-me que a mota estava de abalada para cantanhede. soh com ela presente poderia perceber qual o problema dela. disse tambem que na sexta jah a devia ter pronta em lisboa. como jah começa a ser um habito pouco agradavel, nem um telefonema recebi. hoje voltei a ligar de manha e disseram-me que o engenheiro estava na oficina com ela e que me ligaria a dar novidades. voltei a ligar ao fim da tarde e voltei a deixar o contacto para receber novidades.
continuo ah espera...
amanha voltarei a ligar.
jmap Escreveu:bem, pelo menos estão a tratar dela... o problema é que nunca é tão rápido como gostaríamos... um pouco de paciência, pode ser que venha como nova...
. thx.
quando souber novidades, digo.
quanto tempo aguenta uma pessoa "normal" que comprou uma mota (ou carro ou outra coisa qualquer) nova e, passado pouco mais de quatro meses, fica sem ela (um mes "and counting")?...
volt Escreveu:'tou calado. continuo calado. vou continuar calado...
acho que 'tou a desesperar.
quanto tempo aguenta uma pessoa "normal" que comprou uma mota (ou carro ou outra coisa qualquer) nova e, passado pouco mais de quatro meses, fica sem ela (um mes "and counting")?...
eu nestas situações torno-me um grande chato... começo a telefonar ou a mandar emails todos os dias...
volt Escreveu:'tou calado. continuo calado. vou continuar calado...
acho que 'tou a desesperar.
eu nestas situações torno-me um grande chato... começo a telefonar ou a mandar emails todos os dias...
eh o que tenho feito.
na terça-feira, resolvi que era altura de contactar um administrador da masac que conheci em setembro e se disponibilizou para me ajudar. não sei se isso teve influencia, mas o certo eh que, jah recebi a confirmação de que não vou ter de esperar mais pelas "tentativas de descoberta" do problema. embora fique sem saber qual era o problema (talvez nem a masac o venha a descobrir), jah me ligaram com o compromisso de entrega da mota para a semana.
p: como eh que o problema vai ser resolvido?
r: vao ser colocadas baterias novas hoje e serao feitos os ciclos completos de carga e descarga nos proximos dias antes da mota "regressar a casa".
volt Escreveu:na terça-feira, resolvi que era altura de contactar um administrador da masac que conheci em setembro e se disponibilizou para me ajudar. não sei se isso teve influencia, mas o certo eh que, jah recebi a confirmação de que não vou ter de esperar mais pelas "tentativas de descoberta" do problema. embora fique sem saber qual era o problema (talvez nem a masac o venha a descobrir), jah me ligaram com o compromisso de entrega da mota para a semana.
p: como eh que o problema vai ser resolvido?
r: vao ser colocadas baterias novas hoje e serao feitos os ciclos completos de carga e descarga nos proximos dias antes da mota "regressar a casa".
e jah agora:
apesar de tudo, continuo com boa opiniao dos colaboradores da masac. tanto o gil ricardo como o angelo ervoes sao pessoas acessiveis e simpaticas. eu eh que tive algum azar com a minha mota. independentemente disso, eu e todos os que compramos vectrix, temos de ter consciencia que nos poderemos deparar com este tipo de problemas. faz parte do preço a pagar pelos early buyers.
volt Escreveu:
e jah agora:
apesar de tudo, continuo com boa opiniao dos colaboradores da masac. tanto o gil ricardo como o angelo ervoes sao pessoas acessiveis e simpaticas. eu eh que tive algum azar com a minha mota. independentemente disso, eu e todos os que compramos vectrix, temos de ter consciencia que nos poderemos deparar com este tipo de problemas. faz parte do preço a pagar pelos early buyers.
pois, os primeiros têm sempre que desbravar o caminho... acho estranho no entanto que o problema fosse das baterias?! sempre pensei que o controlador fosse o culpado. boa sorte desta feita, também não perdeste muito, tem chuvido praticamente todos os dias...
volt Escreveu:
e jah agora:
pois, os primeiros têm sempre que desbravar o caminho... acho estranho no entanto que o problema fosse das baterias?! sempre pensei que o controlador fosse o culpado. boa sorte desta feita, também não perdeste muito, tem chuvido praticamente todos os dias...
por acaso ateh foi a pior altura... eh que na outra mota apanho "molhas" maiores que na zev. senti muita falta daquela protecçao de pes e pernas...
thx.
ps: nao sei se o problema ficou resolvido, mas espero (e acredito) que o pessoal na masac tenha pensado nisso...
barrocas Escreveu:mais uma razão para andar de mota
a minha tem rolado diariamente, e dá um jeito que nem imaginas... fato de chuva e lá vou eu
pois... eu tenho um fato de chuva que me servia quando eu tinha menos 20 kilos. o pior eh que continuei a usar e agora tambem serve, mas ganhou um rasgao nas costuras que faz com que as calças que uso no trabalho (e estao por baixo das de chuva) fiquem com o aspecto de quem se descuidou com a excitaçao da viagem .
imagina-me a tentar usar o secador de maos do wc aqui da empresa "ah lah mr. bean"...
se a masac fosse um desses importadores rascos que para aí andam estavamos bem tramados... no entanto ainda têm espaço para melhorar bastante, nomeadamente na comunicação com o cliente e maior investimento na imagem e acompanhamento dos produtos (motas) que vendem (mesmo que isso signifique no inicio perder dinheiro).
Última edição por jmap em quinta fev 05, 2009 4:35 pm, editado 1 vez no total.
jmap Escreveu:se a masac fosse um desses importadores rascos que para aí andam estavamos bem tramados... no entanto ainda têm espaço para melhorar bastante, nomeadamente na comunicação com o cliente e maior investimento na imagem dos produtos que vendem (mesmo que isso signifique no inicio perder dinheiro).
sim, concordo. mas o receio especulativo que se tem criado eh capaz de fazer pensar duas vezes. seja como for, aqui estamos para ajudar nessa questao. quem melhor que nós para promove-las?
tenho dois eventos prometidos que, ainda sao "meio" segredo, mas penso que ajudarao a promover "a causa". um eh a entrevista que ficou adiada por um mes quando a zev avariou. o outro, pode ser que prah semana possa revelar.