Transformação de motor convencional em aerogerador

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
dvs
Membro
Membro
Registado: segunda fev 09, 2009 11:15 am

Transformação de motor convencional em aerogerador

Mensagem por dvs »

boas,

tenho pesquisado muito seriamente o tema das renováveis por toda a net e alguma literatura.

uma questão que repetidamente vejo a ser levantada e à qual não obtenho uma resposta concreta é a de utilização de um alternador na produção de energia.

muitos apoiam a utilização destes alternadores, mas obrigando quase sempre a modificações do mesmo, por não existirem imans. as explicações de alteração até vão aparecendo... (até aqui tudo bem).

é nesta altura que surge a questão, então e os motores convencionais? se podemos alterar um alternador, porque não alterar um motor convencional? será pelos custos apenas que nao se usam ou apenas porque nao é possivel alteralos?

espero não ter alongado demasiado a minha questão, pretendo apenas tenar usar os recurssos que tenho neste momento.

cumprimentos

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Transformação de motor convencional em aerogerador

Mensagem por Josenir »

qualquer motor pode funcionar como gerador, o problema é que em eólica não se tem rotação alta e nem estável, o que torna um pouco mais complicado para gerar energia. logo não é qualquer gerador que vai servir para uso em eólica, essa é que é a questão.

o que se precisa para gerar energia com o uso da força cinética dos ventos é de um gerador que seja capaz de fornecer uma boa potência com velocidades entre 300 e 1000 rpm, e um regulador de tensão para estabilizar a tensão de saída do gerador e regular o peso do gerador nas pás da turbina. os geradores em geral precisam de rotação de 1800 rpm para produzir energia devido a serem construídos com 4 pólos, e o alternador automotivo antigo, como possui 6 pólos precisa de 1200 rpm. mas os alternadores modernos já são fabricados com 12 pólos, o que facilita o seu uso em eólica. um alternador automotivo de 12 pólos é capaz de gerar uma boa potência com 600 rpm, mas o regulador que vem com ele para uso no automóvel é ajustado de fábrica para gerar com um mínimo de aproximadamente 900 rpm e não serve para uso em eólica.

uma das melhores soluções que eu conheço é usar um alternador com bobinamento modificado e com um regulador desenvolvido para uso em eólica.
a outra solução, que é a mais usada é fazer um gerador com ímãs permanentes, que neste caso pode usar qualquer motor de indução ou alternador como base para o gerador. o que se precisa fazer é adicionar ímãs permanentes ao seu induzido. é claro que precisa-se conhecer a técnica para isso, mas qualquer motor serve.

a questão do custo, a meu ver não é nenhum impecilho para se construir um bom gerador eólico. o que pesa mais é o conhecimento da técnica. mas nada que não se resolva com um pouco de estudo e pesquisa.

Autor do tópico
dvs
Membro
Membro
Registado: segunda fev 09, 2009 11:15 am

Mensagem por dvs »

antes de mais, obrigado pela resposta mt construtiva na minha opinião, fiquei esclarecido acerca dos motores transformados em aerogeradores.

tentando então apenas avançar o tema, aqui fica um .pdf
(http://www.windstuffnow.com/turbine%20kit.pdf)

pelo que entendi o que se tem de fazer então é alterar os eletroimans do motor para imans permanentes, vou tentar fazer uma experiencia nesse sentido...

vou tentar substituir os electroimans por imans permanentes, a posição dos imans gera-me algumas duvidas, mas creio que vou tentar colocar:
nos enrrolamentos da armadura imans em posição aternada (+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-)
no eixo do motor
(++++++ ------ ++++++ -------)

provavelmente não serei bem sucedido, mas pelo menos tentei...

se nao me engano, todos os motores que tenho em casa tem 5 fios, os motores brushless apenas 2 fios... será que após a transformação são 2 dos 5? ou tenho de "fazer" as ligações de inicio?

agradeço contribuições, caso seja bem sucedido tenho a certesa que outros tentaram fazer o mesmo.

cumps

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

dvs Escreveu:antes de mais, obrigado pela resposta mt construtiva na minha opinião, fiquei esclarecido acerca dos motores transformados em aerogeradores.
se nao me engano, todos os motores que tenho em casa tem 5 fios, os motores brushless apenas 2 fios... será que após a transformação são 2 dos 5? ou tenho de "fazer" as ligações de inicio?
agradeço contribuições, caso seja bem sucedido tenho a certesa que outros tentaram fazer o mesmo.
cumps
os motores brushless, como os trifásicos possuem 3 ou 6 fios, esses com 5 fios devem ser motores de passo e com dois fios devem ser motores cc. os brushless e os trifásicos são semelhantes, mas os demais são totalmente diferentes.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”