Olá - Paineis Solares de Baixo Custo - ONG Sociedade do Sol

Novo aqui? Apresente-se aos membros.
Responder

Autor do tópico
tofeliz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am

Olá - Paineis Solares de Baixo Custo - ONG Sociedade do Sol

Mensagem por tofeliz »

olá a todos os membros deste fórum

o meu nome é antónio, sou um instalador de sistemas solares térmicos , a paralelamente á minha actividade profissional, faço trabalho de voluntariado com um ong, que é a sociedade do sol .
a sociedade do sol é uma ong brasileira, e as suas actividades direccionam-se principalmente ao desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de energias solar e renovável, ao desenvolvimento de programas de educação ambiental

o asbc ( aquecedor solar de baixo custo) é um projecto para livre utilização da população, cuja tecnologia, por sua simplicidade, não é patenteável. http://sites.google.com/site/paineissolares


espero através da participação neste forum conseguir levar mas pessoas a interessarem-se por esta tecnologia, e a divulgarem-na.

obrigado

http://sites.google.com/site/paineissolares

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Olá - Paineis Solares de Baixo Custo - ONG Sociedade do Sol

Mensagem por pseudominus »

.

caro tofeliz,
para mim colocou um bom link.

vai ajudar e motivar muita gente que por aqui anda.

obrigado,
parabéns e felicidades para si e para a sociedade do sol


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Olá - Paineis Solares de Baixo Custo - ONG Sociedade do Sol

Mensagem por jbaptista »

boas. como podemos participar na sociedade do sol?

abraço


Autor do tópico
tofeliz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: sexta fev 13, 2009 9:11 am

Re: Olá - Paineis Solares de Baixo Custo - ONG Sociedade do Sol

Mensagem por tofeliz »

em baixo transcrevo a informação que me foi dada pela sociedade do sol , na altura dos primeiros contactos.



" relação do monitor com a sociedade do sol:

o monitor é um voluntário, sem vínculo formal com a sociedade do sol a não ser o vínculo da boa vontade, procurando facilitar a vida de famílias com problemas de excesso de consumo de energia elétrica, cooperando com elas, repassando, no melhor de seu conhecimento, informações presentes no manual de manufatura experimental do aquecedor solar de baixo custo. o monitor pode ter conhecimentos adicionais, fruto do aprendizado de suas montagens pessoais, devendo ele estar consciente do conceito de que a garantia de uma instalação solar é sempre da responsabilidade da família envolvida no processo da autoconstrução.

na eventualidade do monitor vir a oferecer seus préstimos como profissional instalador atuando fora do esquema defendido pela sociedade do sol, o da autoconstrução familiar, esta é uma decisão particular do monitor, não existindo responsabilidade por parte da sociedade do sol pelos resultados de sua empreitada.

a responsabilidade da equipe da sociedade do sol, limita-se, no melhor da sua capacidade, à oferta de explicações, procurando dirimir dúvidas oriundas dos interessados na autoconstrução dos seus aquecedores solares.

como a tecnologia solar de baixo custo é muito nova, não se garante que o apoio dos voluntários-monitores assim como o da equipe da sociedade do sol traga exatamente aquilo que o consulente considere ser satisfatório. se dúvidas persistirem, o interessado deve reler os manuais, insistir em respostas mais completas e inteligíveis, seja do monitor, seja da equipe da sociedade do sol ou então participar em um dos cursos oferecidos regularmente pela mesma.

o caminho para ser monitor envolve:

1 - consciência de que a atividade voluntária dirigida à solução de problemas sociais é uma das variáveis importantes para o crescimento equilibrado deste país.

2 - realização de projeto, construção e instalação de cerca de 5 sistemas asbc para sí, familiares e amigos próximos. a tecnologia precisa estar "no sangue", para que o monitor não perca tempo e realize bem suas assistências e cursos. para o novo monitor uma participação no curso de manufatura do asbc em são paulo é obrigatória. dele resulta certeza do desenvolvimento das aptidões do novo voluntário.

3 - decisão: uma vez decidida a assunção da atividade de voluntário, avisar a equipe da sociedade do sol enviando fotos de instalações realizadas acompanhadas do nome, telefone, e-mail, cidade e estado.

após breve análise o novo monitor constará da lista no site da sociedade do sol.

4 - lembrar que entidades assistenciais precisam de apoio para a redução de suas despesas de energia e água. o asbc e os sistemas de reúso de água são soluções interessante para isto.

5 - contato com a equipe da sociedade do sol: sempre que o monitor tiver dúvidas, sejam elas técnicas, conceituais ou pessoais, a equipe deve ser contatada. ela tem muito a oferecer."

Responder

Voltar para “Apresentações”