OVD em Mercedes 200D de 1989
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta ago 04, 2006 4:40 pm
obrigado pela tua opinião chico.
ja estava a pensar desistir, e até porque comecei a notar um soluçar no carro a baixas rotaçoes.
focas aki dois pontos que me interessam muito.
1º estou pensando ir buscar um mercedes c220 a alemanha e gostava de poder identificar se tem bosh ou lucas.
2º já coloquei algumas perguntas no forum sobre as marcas e tipos de ov mais indicados para os nossos carros e da unica resposta ke tive disseram ke não interessa o a qualidade mas sim o preço, quanto mais barato melhor.
ora eu ja ouvi que o oleo de girassol era exelente, mas kuanto aos outros nada.
de momento estou a gastar oleo vegê ke comprei no modelo em promoçao a 0.50€ ltr, e na composição diz ke contem oleos vegetais refinados, mas não diz kuais.
os oelos de girassol andam todos na casa de 1€ assim bem como os de soja.
restam-nos então marcas como erosoppher a 0.69; por do sol 0.68€; best buy do jumbo a 0.68 e um outro ke não melembro o nome do lidl a 0.68, mas nenhum deles diz a sua composição.
face a isto o ke gastamos?
são os oleos de girassol e soja os mais recomendados?
abraços do padrinho
ja estava a pensar desistir, e até porque comecei a notar um soluçar no carro a baixas rotaçoes.
focas aki dois pontos que me interessam muito.
1º estou pensando ir buscar um mercedes c220 a alemanha e gostava de poder identificar se tem bosh ou lucas.
2º já coloquei algumas perguntas no forum sobre as marcas e tipos de ov mais indicados para os nossos carros e da unica resposta ke tive disseram ke não interessa o a qualidade mas sim o preço, quanto mais barato melhor.
ora eu ja ouvi que o oleo de girassol era exelente, mas kuanto aos outros nada.
de momento estou a gastar oleo vegê ke comprei no modelo em promoçao a 0.50€ ltr, e na composição diz ke contem oleos vegetais refinados, mas não diz kuais.
os oelos de girassol andam todos na casa de 1€ assim bem como os de soja.
restam-nos então marcas como erosoppher a 0.69; por do sol 0.68€; best buy do jumbo a 0.68 e um outro ke não melembro o nome do lidl a 0.68, mas nenhum deles diz a sua composição.
abraços do padrinho
M.B 200D 1989 650.000 Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
-
viva
não me parece que alguém te consiga garantir que vá ou não avariar em muito ou pouco tempo. mas o que a lógica indica é que qualquer coisa que só trabalha no limite ou além do limite não durará tanto quanto nos parametros do fabricante.
h[/quote]
ok então se adoptar um comportamento de baixar a % dos 50% para 20% estarei tb a reduzir os riscos, e posso sempre aumentar a % kuando for fazer viagens longas.
abraços
não me parece que alguém te consiga garantir que vá ou não avariar em muito ou pouco tempo. mas o que a lógica indica é que qualquer coisa que só trabalha no limite ou além do limite não durará tanto quanto nos parametros do fabricante.
h[/quote]
ok então se adoptar um comportamento de baixar a % dos 50% para 20% estarei tb a reduzir os riscos, e posso sempre aumentar a % kuando for fazer viagens longas.
abraços
OVD 50%/25%.45.000Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
-
fica aki algo ke fala das composições dos oleos mas o meu francês é de ha mais de 15anos.
http://www.oliomobile.org/documents/de_ ... au_pot.pdf
abraços do padrinho
http://www.oliomobile.org/documents/de_ ... au_pot.pdf
abraços do padrinho
OVD 50%/25%.45.000Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
chico Escreveu:boas.
gostaria so de acrescentar a minha opiniao muito pessoal a este assunto.
um carro equipado com uma bomba injeccao resistente (bosch e algumas bombas japonesas), que nao ultrapassa os limites preconizados para essa bomba (50% bosch/clones, 30% lucas/roto), em injeccao indirecta, sem nenhuma vela de preaquecimento defeituosa, com oleo de girassol, colza, soja etc, ou seja, oleos que nao solidificam a temperaturas tao altas quanto o oleo de palma, azeite, milho, amendoim, etc, num clima como o nosso, nao devera ter qualquer tipo de problema mesmo para fazer micro viagens de 2-3km, devida ao preaquecimento das camaras de precombustao.
ja em bi-carburaçao (2 depositos), em injeccoes directas, nao me parece que em pequenos trajectos se atinja uma temperatura ideal para queimar o oleo, e penso que nesses casos de figura mesmo a bi-carburacao pode causar graves problemas no motor.
exacto...
uma outra soloção é usares só diesel para os teus trajectos pequenos em que arranque é sempre a frio e percentagens de oleo maiores para viagens, pessoalmente para 2-3kms iria a pé ou de bicicleta amenos que precisasse de transportar coisas ou alguém com dificuldades ou se o trajecto só desse para viaturas motorizadas.
num carro meu nunca usaria oleo directo de 1 tanque em percentagens muito altas. o funcionamento a frio é demasiado violento ao material e um aquecedor de tanque com tubos ligados ao circuito de água do motor também é boa ideia... e já agora uma pré-bomba.
h
Veículos ecológicos?
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável
http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm
exactamente, temos de desconstruir a cultura automovel vigentehugo Escreveu:uma outra soloção é usares só diesel para os teus trajectos pequenos em que arranque é sempre a frio e percentagens de oleo maiores para viagens, pessoalmente para 2-3kms iria a pé ou de bicicleta amenos que precisasse de transportar coisas ou alguém com dificuldades ou se o trajecto só desse para viaturas motorizadas.
mas em relacao a questao de se usar so diesel para os pequenos trajectos, isso nao e uma sugestao a questao sobre o como utilisar oleo vegetal directo em pequenos trajectos...
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça ago 15, 2006 11:26 pm
proponho-te estas seguintes tentativas de resposta:padrinho Escreveu:já coloquei algumas perguntas no forum sobre as marcas e tipos de ov mais indicados para os nossos carros e da unica resposta ke tive disseram ke não interessa o a qualidade mas sim o preço, quanto mais barato melhor.
ora eu ja ouvi que o oleo de girassol era exelente, mas kuanto aos outros nada. (...)
- deve-se utilizar oleo que nao solidifique à temperatura ambiente no clima onde tu te encontras (ou seja, basicamente, soja, colza, girassol, grainha de uva, etc etc se nao me engano - o azeite, milho, palma e tal solidificam a temperaturas mais elevadas). penso que esse, dum ponto de vista tecnico, seja o elemento mais importante a ter em conta... ate porque a temperatura de combustao, a viscosidade, a pressao desses oleos consumidos ca na europa sao coisa menos coisa tudo parecido...
- os oleos que nao especificam os ingredientes exactos devem ser soja, girassol, colza, mais ou menos, ate podem ser apenas um deles (e o caso do "oleo vegetal para fritura" do lidl que é 100% colza...), talvez algum oleo de grainha de uva... tendo em conta o preço do oleo de amendoim, e milho, nao me parece que eles o misturem com outros oleos nesses produtos mais baratos...
- deve-se consumir oleo produzido localmente, nao refinado, por questoes ambientais, politicas, economicas, sociais etc (mas isso nao responde exactamente a tua questao, mas lanço-te o repto de pensares sobre isso); ou entao, melhor ainda, mas muito melhor ainda, oleo reciclado, 100% gratis e muitissimo mais ecologico, filtrado a 5microns, a baixa temperatura, que alias visto ser utilisado tem muito mais oxigenio e queima melhor....!!!
-
ok, obrigado pelas ideias.
quando a questão do oleo filtrado, tenho cerca de 20 litrs em casa filtrados com um filtro dakeles utilizados pelos pintores, mas ainda não o usei porke não sei como eliminar a agua e o sal ke oleo contem, ja li sobre processos complicados e ainda não me dispus a tentar nenhum.
abraços do padrinho
quando a questão do oleo filtrado, tenho cerca de 20 litrs em casa filtrados com um filtro dakeles utilizados pelos pintores, mas ainda não o usei porke não sei como eliminar a agua e o sal ke oleo contem, ja li sobre processos complicados e ainda não me dispus a tentar nenhum.
abraços do padrinho
OVD 50%/25%.45.000Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
-
quanto a sugestão de andar de bicicleta ou a pe por 2 ou 3 klmtsaté o fazia mas 7 ou 8 vezes ao dia........ não da.
os percursos ke faço sãosempre 5 ou dez minutos a andar paro uma ou duas horas e depois volto a andar mais 5mnts.
acho ke vou diminuir a % para 10%, acho ke assim nem se deve de notar dentro do deposito, e kendo fizer as viagens de 1 hora ou mais logo ponho mais oleo.
acho que a solução é andar com puco combustivel no deposito.
abraços do padrinho
os percursos ke faço sãosempre 5 ou dez minutos a andar paro uma ou duas horas e depois volto a andar mais 5mnts.
acho ke vou diminuir a % para 10%, acho ke assim nem se deve de notar dentro do deposito, e kendo fizer as viagens de 1 hora ou mais logo ponho mais oleo.
abraços do padrinho
OVD 50%/25%.45.000Klms
OVD 50%/25%.45.000Klms
-
- Membro Dedicado
chico Escreveu: mas em relacao a questao de se usar so diesel para os pequenos trajectos, isso nao e uma sugestao a questao sobre o como utilisar oleo vegetal directo em pequenos trajectos...
não é solução para usar ov em pequenos trajectos mas é solução para não ter problemas com o carro... até porque quem vem aqui normalmente é para arranjar ideias mais baratas de se locomover, o resto vem por acrescimo, e é ridiculo poupar uns cobrezitos e ir de seguida gasta-los no mecanico, somando aos cobrezitos uma boa quantidade de dinheiro... temos que ver que uma bomba custa o mesmo ou mais que o valor comercial de muitos carros que aqui são descritos e mesmo que tenha reparação nunca é barato, é preciso bom censo pois pode-se estar a pensar poupar mas aos poucos está-se a acumolar uma continha nada simpatica...
h
Veículos ecológicos?
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
-
- Membro Dedicado
chico Escreveu: - deve-se consumir oleo produzido localmente, nao refinado, por questoes ambientais, politicas, economicas, sociais etc (mas isso nao responde exactamente a tua questao, mas lanço-te o repto de pensares sobre isso); ou entao, melhor ainda, mas muito melhor ainda, oleo reciclado, 100% gratis e muitissimo mais ecologico, filtrado a 5microns, a baixa temperatura, que alias visto ser utilisado tem muito mais oxigenio e queima melhor....!!!
nunca usem oleo não refinado... problemas a curto espaço de tempo![/u]
Veículos ecológicos?
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
-
- Membro Dedicado
padrinho Escreveu:quanto a sugestão de andar de bicicleta ou a pe por 2 ou 3 klmtsaté o fazia mas 7 ou 8 vezes ao dia........ não da.
abraços do padrinho
para esses kms nem valia trocares um carro a gasolina por um a diesel.
10% estas safo com qualquer bomba, em qualquer carro com qualquer clima... nesse carro podes meter muito mais sem problemas... a conversa dos problemas é com percentagens bem mais altas. deixa apenas a resistencia aquecer bem... não dês à chave logo que a luz apague, deixa a luz apagar e dá so a chave 10 segundos depois.
muita gente que tem carros consumistas e que andam muito pouco, compram carros mais pequenos que neste momento estão quase dados, tipo citroen ax, fiat panda 750, etc só para os pequenos trajectos e usam o carro normal para viagens maiores.
é veres o que compensa, eu no teu caso deixavam-me estar quieto, metia entre 30 e 10% dependendo da estação do ano, nas voltas maiores... pelo menos 50%.
quanto às questões ambientais fica ao critério de cada um e se há dinheiro para grandes transformações e reparações se algo correr mal.
h
Veículos ecológicos?
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
-
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
os trajectos muito curtos, em que o motor não chega a aquecer são prejudiciasi para qualquer carro, qualquer que seja o tipo de combustivel usado. o arranque é sempre problematico, a lubrificação demora algum tempo a ser efectiva e eficiente, e a dilatação dos diversos metais (bronze, aluminio, ferro, aço) dos diversos componentes moveis ainda não atingiu os valores e tolerancias calculadas pelos engenheiros. presumo que no caso do ovd, que requer maior temperatura para correcta atomização e combustão, o problema seja um pouco maior... talvez seja razoavel pensar num sistema bicombustivel para cobrir essas situações
-
- Staff Member
bom. nas bombas em linha as saidas para os injectores estão todas alinhadas em cima. nas outras as saídas estão dispostas em circulo no topo da bomba. são fáceis de reconhecer. já a marca pode ser mais complexo, mas existem etiquetas que as identificam, é uma questão de ir limpando e espreitando.ja agora, por curiosidade, uma bomba rotativa tem alguma caracteristica particular que permita identifica-la? pessoalmente acho interessante saber identificar uma bomba a primeira vista para poder eventualmente aconselhar o pessoa
-
-
-
- Staff Member
olá eduardex, bem vindo ao forum!
o teu motor é igual ao meu concerteza. tem uma bosch em linha.
neste momento queimo 50/50 + 5% de gasolina 95 sobre o total de combustivel. atenção que ao fim de 2 ou 3 mil kilometros, convém mudares o filtro de gasoleo.
atenção também que no inverno vou reduzindo até aos 30% e aumentando a gasolina para 10%. no inverno passado não adicionava gasolina (não estava ainda ao corrente das suas vantagens) e tive que reduzir para 20%.
o teu motor é igual ao meu concerteza. tem uma bosch em linha.
neste momento queimo 50/50 + 5% de gasolina 95 sobre o total de combustivel. atenção que ao fim de 2 ou 3 mil kilometros, convém mudares o filtro de gasoleo.
atenção também que no inverno vou reduzindo até aos 30% e aumentando a gasolina para 10%. no inverno passado não adicionava gasolina (não estava ainda ao corrente das suas vantagens) e tive que reduzir para 20%.
-
- Novo membro
- Registado: sexta set 29, 2006 4:42 pm
ai ai ai.... tenho um mercedes 190d de 89 com 265 000 km e tou a ficar impaciente...
tambem quero sar oleo vegetal directo, mas nao me posso dar ao luxo de avariar o carro com despesas grandes!
pelo que percebi posso colocar 20% de oleo vegetal no deposito no fim de o abastecer com gasoleo, sem adicionar mais nada.
faço percursos de 8km (casa-café-trabalho) em estrada de montanha (altos e baixos)
fazendo contas:
se o carro gastar 8 litros/100km
se o gasoleo custar 1,10€ (agora mais barato)
se o oleo vegetal custar 0,60€ (baratinho)
1 - gasta-se 400 litros de gasoleo e gasta-se 440€ por cada 5000km
2 - gasta-se 320 litros de gasoleo e 80 litros de oleo vegetal (20%) gasta-se 400€ por cada 5000km + 1 filtro de gasoleo (deve custar menos de 35€)
no ponto 1 - apenas se rompe 1/3 da capacidade do filtro de gasoleo visto fazer mudanças de oleo e filtros a cada 15000km - logo a recompensa por poluir menos é de pouco mais de 5€ por cada 5000€ - acho pouco.
logo era melhor usar uma maior concentração de oleo vegetal ou arranjar uma forma de aquirir oleo vegetal mais barato, mas com condiçoes de o meter no deposito!
--- ai as voltas á cabeça ---
tambem quero sar oleo vegetal directo, mas nao me posso dar ao luxo de avariar o carro com despesas grandes!
pelo que percebi posso colocar 20% de oleo vegetal no deposito no fim de o abastecer com gasoleo, sem adicionar mais nada.
faço percursos de 8km (casa-café-trabalho) em estrada de montanha (altos e baixos)
fazendo contas:
se o carro gastar 8 litros/100km
se o gasoleo custar 1,10€ (agora mais barato)
se o oleo vegetal custar 0,60€ (baratinho)
1 - gasta-se 400 litros de gasoleo e gasta-se 440€ por cada 5000km
2 - gasta-se 320 litros de gasoleo e 80 litros de oleo vegetal (20%) gasta-se 400€ por cada 5000km + 1 filtro de gasoleo (deve custar menos de 35€)
no ponto 1 - apenas se rompe 1/3 da capacidade do filtro de gasoleo visto fazer mudanças de oleo e filtros a cada 15000km - logo a recompensa por poluir menos é de pouco mais de 5€ por cada 5000€ - acho pouco.
logo era melhor usar uma maior concentração de oleo vegetal ou arranjar uma forma de aquirir oleo vegetal mais barato, mas com condiçoes de o meter no deposito!
--- ai as voltas á cabeça ---
PDA MANIACO
Mercedes 190D 89 - AINDA A GASOLEO - colhendo informação!
Mercedes 190D 89 - AINDA A GASOLEO - colhendo informação!