Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm

Re: Diario de bordo Liberty 2.0 Kw

Mensagem por pulka »

eu nunca consegui testar verdadeiramente a autonomia, mas desconfio que também não faço os 65km prometidos.
também ficaram de me dizer qualquer coisa relativamente a um possível transporte da mota para o norte, e ainda nada. mas não vou aceitar de animo leve ficar sem meio de transporte durante semanas. eles têm de apresentar uma solução

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

começo a ver que as baterias de gel/ácido simplesmente não aguentam este tipo de uso...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

boa marcoluz 2000km já é um bocadinho. cheguei também aos 2000km. mas quem é o nosso campeão, é o barrocas que já passa dos 5000 com o ciclomotor dele.
hoje fiz 22km e depois carregou 2 horas, de seguida fiz mais 32km, o que dá 54km no dia de hoje (3,5€ poupados em relação ao carro) nada mau. no final ainda tinha carga pelo menos para manter nos 30km/h em plano. penso que poderia aguentar mais 10km. mas claro que não testei. era hora de nós jantarmos: eu e a minha menina eléctrica.
a assistência que veja isso da tua autonomia pois 40 é pouco.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, eu ainda à pouco tempo fiz 42km com bastantes subidas e mesmo assim ainda tinha alguma carga, fazia à vontade mais 5km a direito. acredito que faria à vontade 50km sempre a direito e também já tenho mais de 2000km e estavam menos de 10ºc!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

boas, há aqui um engano, a minha não tem 5.000 km, isso é a vectrix do volt.

eu apenas coloquei o somatório de km que já fiz em vários veículos eléctricos, e não apenas na metro

e por falar nisso tinha as contas mal feitas, já corrigi, da minha parte são apenas ainda 3.000km de felicidade

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

eu posso dizer que ao fim de perto 80 ciclos noto que os 500 ciclos das baterias de chumbo são surreais, é verdade que depende do estado das baterias e claro como as tratam no entanto creio que a minha tem problemas , em via de resolução, no entanto 2620km com estes ciclos digo que chegaria ao dobro mas com uma autonomia inferior aos 15km...

500 ciclos sempre disse que eram exagerados para baterias de chumbo... mas cheguem se os técnicos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

a minha bereco já vai com 2400 km e cerca de 80 ciclos concluidos. os tecnicos sempre associaram a minha fraca autonomia ao frio. nestes ultimos 2 dias deixei-a ao sol e as baterias tiveram um comportamento surpreendente. fiz 30 km sem o ponteiro descolar do maximo. notei uma melhoria do desempenho em geral. penso que passava os 50 km de autonomia que numa bereco é muito bom.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:eu posso dizer que ao fim de perto 80 ciclos noto que os 500 ciclos das baterias de chumbo são surreais, é verdade que depende do estado das baterias e claro como as tratam no entanto creio que a minha tem problemas , em via de resolução, no entanto 2620km com estes ciclos digo que chegaria ao dobro mas com uma autonomia inferior aos 15km...

500 ciclos sempre disse que eram exagerados para baterias de chumbo... mas cheguem se os técnicos!
eu também disse sempre desde o inicio que não fazem, ou seja, até fazem, mas em condições especiais.

um caso prático de baterias de litio ferro, é que a eb do meu mano, aquela bike malaica sem pedais já vai com 135 cargas e 2400 kms, o engraçado é a autonomia máxima continua a aumentar, ou seja as baterias ainda não chegaram á sua capacidade máxima, quando chegarem então esperamos que durem entre 2000 a 3000 ciclos no mínimo até se começar a notar perda de autonomia.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

jmal Escreveu:
serges Escreveu:eu posso dizer que ao fim de perto 80 ciclos noto que os 500 ciclos das baterias de chumbo são surreais, é verdade que depende do estado das baterias e claro como as tratam no entanto creio que a minha tem problemas , em via de resolução, no entanto 2620km com estes ciclos digo que chegaria ao dobro mas com uma autonomia inferior aos 15km...

eu também disse sempre desde o inicio que não fazem, ou seja, até fazem, mas em condições especiais.

um caso prático de baterias de litio ferro, é que a eb do meu mano, aquela bike malaica sem pedais já vai com 135 cargas e 2400 kms, o engraçado é a autonomia máxima continua a aumentar, ou seja as baterias ainda não chegaram á sua capacidade máxima, quando chegarem então esperamos que durem entre 2000 a 3000 ciclos no mínimo até se começar a notar perda de autonomia.
então e umas dessas pra gente não há?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:
jmal Escreveu:

então e umas dessas pra gente não há?
é só pedires.
Cumps Inovadores

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

serges,

não te preocupes... resolvemos o problema de hoje a 8 dias... ou eu não me chamos eduardo e vendo scooters ...

sim é bem verdade... temperaturas baixas (menos de 15ºc)... poe a mota a dar quase metade da autonomia prevista.

eduardo
team bereco

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

então e umas dessas pra gente não há? [/quote]

é só pedires. [/quote]

quanto poderá custar um set de baterias dessas pra minha scooter?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:então e umas dessas pra gente não há?
é só pedires. [/quote]

quanto poderá custar um set de baterias dessas pra minha scooter? [/quote]

depende do que queres, aumento de autonomia e/ou velocidade ?
Cumps Inovadores

Autor do tópico
marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

aumento de ambas era fixe, ter 60v para dar 70 à hora e autonomia para pelo menos uns 100km
contudo aumentar a voltagem para os 60v iria complexar o trabalho? ter-se ia que mudar o controlador? e o facto de o motor estar calibrado para os 48v haveria algum problema?

Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

marcoluz Escreveu:aumento de ambas era fixe, ter 60v para dar 70 à hora e autonomia para pelo menos uns 100km
contudo aumentar a voltagem para os 60v iria complexar o trabalho? ter-se ia que mudar o controlador? e o facto de o motor estar calibrado para os 48v haveria algum problema?
isso não é problema, o unico problema é que são a123 e custam muito dinheiro, de qualquer maneira ficas com uma ideia do produto, e sem alterar o controlador deixo aqui as especificações para um pack que de dá uma velocidade, máxima de 65 kmh e uma autonomia semelhante à que tinhas quando as baterias da tua scooter era nova.

pack 52.8 volts 27.6 ah
peso 14kg
ocupa o espaço de uma bateria e mais metade de outra das que tens na mota, ou seja, consegue-se meter no espaço que tem disponivel para baterias, mais do dobro claro.
com bms, o carregador pode ser utilizado o que tens, claro que depois podes carrega-la em 15 minutos com um carregador adequado, mas não estou a incluir no preço o carregador.

fica +- por 2.300 euros. se preferires thundersky consegue-se por +- metade do preço.
Cumps Inovadores

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

e o motor não entrará em sobre aquecimento?
falta saber se os valores que vem indicados para a potência do motor de 1400, 1500 ou 2000w são a nominal ou a potência máxima utilizada pelo controlador.
pode acontecer que sejam todos iguais por exemplo de 2500w e o valor anunciado é que é menor. não sei, ainda não me dei ao trabalho de tentar ler o que vem escrito no meu motor.
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:e o motor não entrará em sobre aquecimento?
falta saber se os valores que vem indicados para a potência do motor de 1400, 1500 ou 2000w são a nominal ou a potência máxima utilizada pelo controlador.
pode acontecer que sejam todos iguais por exemplo de 2500w e o valor anunciado é que é menor. não sei, ainda não me dei ao trabalho de tentar ler o que vem escrito no meu motor.

não, até pelo contrario, vai aquecer menos, isto porque o controlador fica mais eficiente, porque as baterias de litio mantem melhor a tensão nominal, logo é mais eficiente.

quanto à potência só medindo, esses valores pela experiencia que tenho nas scooters são os valores máximos, o nominal está muito abaixo disso, ex: 2000w, o nomial deve rondar os 1300w, numa 1400, deve rondar os 1000w. a potência no motor pouco interessa, o controlador é que só lhe dá aquilo para o qual foi construído.
Cumps Inovadores

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por rocker_pt »

é uma alteração interessante de se considerar, mas creio que para uma de 1400w, seja necessário:
- baterias
- controlador novo, pois deverá ter mais potência, a electrónica pode não suportar mais corrente eléctrica
- carregador para as novas baterias
- novo motor com mais potência, pois não vamos pôr um motor de 1400w a receber 3000w

será quase uma scooter nova, só se aproveita o chassis e pneus?
Mais de 160.000km em VE!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rocker_pt Escreveu:é uma alteração interessante de se considerar, mas creio que para uma de 1400w, seja necessário:
- baterias
- controlador novo, pois deverá ter mais potência, a electrónica pode não suportar mais corrente eléctrica
- carregador para as novas baterias
- novo motor com mais potência, pois não vamos pôr um motor de 1400w a receber 3000w

será quase uma scooter nova, só se aproveita o chassis e pneus?
se pretenderem apenas mais autonomia e um pouco mais de velocidade, só é preciso mesmo alterar a bateria, não precisa de nada disso novo, considera que metes-te um deposito com mais capacidade de gasolina.
Cumps Inovadores

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

jmal, diz-me só se estou correcto neste hipotético caso:

uma a123 lifepo4 com 2,3 ah e 3,3 volt.

para fazer um pack com cerca de 60v iria necessitar de

18 células para dar os 60v (18x3,3=59,4v)

e agora para ter 40ah , precisava de

mais 17 células, ou seja 17x2,3=39,1.

se não estiver errado as primeiras em série e as segunda em paralelo... certo?

tinha um pack com 59,4v e 39,1ah.

é assim que funciona?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”