Desafio !! – Será viável??
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Autor do tópico - Membro Silver
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Desafio !! – Será viável??
se duas turbinas eólicas, ou de outro tipo de energia, funcionarem autonomamente em sentidos opostos rodando cada uma delas os 2 discos das bobines e restantes imãs. ou seja, fazem rodar em contra rotação as duas partes do gerador.
será que permitirá aumentar o nº de rotações, e por consequência reduzir o nº de multiplicação das rotações necessárias á geração de energia eléctrica aumentando a sua produção??
- alguém já ouviu falar nesta possibilidade, se é que é concretizável??
- será viável??
- resultará num aumento de produção??
- terá outros benefícios??
- ou ficará tudo na mesma com o tradicional método em que uma das partes do gerador não roda, está fixa??
- vá não se acanhem lixem-me a cabeça.
será que permitirá aumentar o nº de rotações, e por consequência reduzir o nº de multiplicação das rotações necessárias á geração de energia eléctrica aumentando a sua produção??
- alguém já ouviu falar nesta possibilidade, se é que é concretizável??
- será viável??
- resultará num aumento de produção??
- terá outros benefícios??
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Re: Desafio !! – Será viável??
parece-me uma boa ideia, pois ao fazer isso a rotação final é sem dúvida a soma de ambas as rotações. mas não tem propriamente uma vantagem sobre o método tradicional, pois podemos sempre ter um gerador com mais pólos e isso ficará mais barato do que ter mais uma turbina e aumentar a complexidade do gerador, agora com 2 partes móveis e mais um par de escovas. em situações "extremas" é que pode ter alguma vantagem, mas não estou agora a ver uma situação que sirva de exemplo.
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Re: Desafio !! – Será viável??
boas, caro fernando pereira,
aqui está mais um para lhe lixar a cabeça !!!
concordo com o njay.
as vantagens que observo na solução por mim entendida:
nº de bobines/velocidade mínima de produção
um numero de bobines menor para uma mesma rotação ou então funcionamento a velocidades menores
agora as desvantagens que observo:
complexidade mecânica
uma maior complexidade mecânica no fabrico devido a mais partes móveis , dificultando o fabrico.
complexidade eléctrica
mais complexidade eléctrica com a necessidade de colectores com escovas (visto as bobines deslocarem-se) , e uma resistência das bobines (conjunto) à vel. centrifuga.
manutenção
uma maior e mais complexa manutenção.
atritos
mais atritos, embora se possam considerar praticamente desprezíveis com aumento do tamanho do gerador.
aerodinâmica
a complexidade de construir de forma a haver uma influência mínima entre as turbinas. estando a funcionar sobre o mesmo eixo, os vórtices gerados pela primeira influenciam a segunda, e vai ser muito difícil harmonizar as duas, com a agravante de o sistema ter de funcionar a diferentes velocidades.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
pois é , face ao exposto, aconselho a …. esquecer.
as soluções normais para as vantagens encontradas na possibilidade colocada, para mim são as melhores.
considero sempre um conceito no que engenho, simplicidade.
como costumo dizer sobre a resolução de um problema,
"fazer complicado, toda a gente faz, fazer simples é que é complicado"
claro que á coisas que não são simples, mas nós ás vezes complicamos ainda mais!!!
disponha.
um abraço
aqui está mais um para lhe lixar a cabeça !!!
concordo com o njay.
as vantagens que observo na solução por mim entendida:
nº de bobines/velocidade mínima de produção
um numero de bobines menor para uma mesma rotação ou então funcionamento a velocidades menores
agora as desvantagens que observo:
complexidade mecânica
uma maior complexidade mecânica no fabrico devido a mais partes móveis , dificultando o fabrico.
complexidade eléctrica
mais complexidade eléctrica com a necessidade de colectores com escovas (visto as bobines deslocarem-se) , e uma resistência das bobines (conjunto) à vel. centrifuga.
manutenção
uma maior e mais complexa manutenção.
atritos
mais atritos, embora se possam considerar praticamente desprezíveis com aumento do tamanho do gerador.
aerodinâmica
a complexidade de construir de forma a haver uma influência mínima entre as turbinas. estando a funcionar sobre o mesmo eixo, os vórtices gerados pela primeira influenciam a segunda, e vai ser muito difícil harmonizar as duas, com a agravante de o sistema ter de funcionar a diferentes velocidades.
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pois é , face ao exposto, aconselho a …. esquecer.
as soluções normais para as vantagens encontradas na possibilidade colocada, para mim são as melhores.
considero sempre um conceito no que engenho, simplicidade.
como costumo dizer sobre a resolução de um problema,
"fazer complicado, toda a gente faz, fazer simples é que é complicado"
claro que á coisas que não são simples, mas nós ás vezes complicamos ainda mais!!!
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um abraço
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Re: Desafio !! – Será viável??
discordo totalmente consigo, pseudonimus. considero até os engenhos actuais um pouco como os manuais "eolicas para totós", para nao dizer obsoletos - sejamos positivos. a questão não é simples nem complexo, mas funcional e eficiente. a facilidade de construção conta, mas só em ultimo lugar e não em primeiro, senao caimos sempre na apatia de fazer tudo igual e não inovar, como alias tem aconteçido.
sim fernando pereira, é uma boa ideia, bem como uma serie de novas inovaçoes no campo da aerodinamica e na aplicaçao de novos conceitos e materiais. considero o campo das eolicas estagnado sem uma razoavel explicaçao. precisariamos de uma equipa unificadora de inovaçoes para construir um produto unico e de uma oportunidade. e a todos os cepticos posso dizer: sim, sei bem do que estou a falar, e não, não está tudo inventado nem desenvolvido. um abraço. j
sim fernando pereira, é uma boa ideia, bem como uma serie de novas inovaçoes no campo da aerodinamica e na aplicaçao de novos conceitos e materiais. considero o campo das eolicas estagnado sem uma razoavel explicaçao. precisariamos de uma equipa unificadora de inovaçoes para construir um produto unico e de uma oportunidade. e a todos os cepticos posso dizer: sim, sei bem do que estou a falar, e não, não está tudo inventado nem desenvolvido. um abraço. j
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Re: Desafio !! – Será viável??
penso que com o dobro dos ímanes e o dobro de bobines o efeito é muito mais positivo. e se o problema é a tensão, basta alterar o bobinagem, meus amigos, não compliquem o que é simples.
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Re: Desafio !! – Será viável??
não é que esteja errado o que diz, mas vamos parar por um segundo e pensar numa alternativa, por hipotese que seria possivel cruzar os campos magneticos de dois geradores independentes e obter um ganho redobrado com isso, entao o fernando pereira teria mais razão que vós...penso que com o dobro dos ímanes e o dobro de bobines o efeito é muito mais positivo. e se o problema é a tensão, basta alterar o bobinagem, meus amigos, não compliquem o que é simples.
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Re: Desafio !! – Será viável??
cruzar já eles se cruzam, não estou a perceber a vantagem, mas sou todo ouvidos.bluesky Escreveu:não é que esteja errado o que diz, mas vamos parar por um segundo e pensar numa alternativa, por hipotese que seria possivel cruzar os campos magneticos de dois geradores independentes e obter um ganho redobrado com isso, entao o fernando pereira teria mais razão que vós...penso que com o dobro dos ímanes e o dobro de bobines o efeito é muito mais positivo. e se o problema é a tensão, basta alterar o bobinagem, meus amigos, não compliquem o que é simples.
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Re: Desafio !! – Será viável??
claro que se já se cruzam, mas estava mais a pensar em fenomenos de ressonância entre dois motores geradores... mas nao sei se posso falar nisto aqui, penso que estou fora de topico desculpem ...
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Re: Desafio !! – Será viável??
o que o fernando disse é que metia uma turbina a fazer andar os imans, e outra turbina rodava as bobines no sentido contrário, ora o efeito é o mesmo que a parte das bobines (estator) esteja parada e a parte dos imans(rotor) a rodar à rotação da soma das 2 turbinas, para isso basta adaptar um simples diferencial automovel, nas rodas ligam-se as turbinas, e no veio principal liga-se o rotor do gerador.
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Re: Desafio !! – Será viável??
a rodar à rotação da soma das 2 turbinas, para isso basta adaptar um simples diferencial automovel, nas rodas ligam-se as turbinas, e no veio principal liga-se o rotor do gerador.
pois, mas então lá se ia a vantagem pois o diferencial do carro e o desmultiplicador tem identicas perdas mecanicas. alem disso existiriam perturbaçoes no fluxo eolico de uma turbina para a outra... logo seria melhor dimensionar uma unica turbina maior. mas a minha ideia era outra...
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Re: Desafio !! – Será viável??
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permite uma correcção:
se colocares duas turbinas na posição das rodas, a rodar em sentido contrário, à mesma velocidade, o pinhão (onde ligas o rotor do gerador)vai ficar parado.
se colocares as duas a rodar no mesmo sentido, com velocidade igual, o pinhão vai rodar numa rotação multipla dada pela relação de transmissão do difrencial.
quanto ao tópico, nada a acrescentar, simplicidade é palavra de ordem.
cumpts
boas, jmaljmal Escreveu: para isso basta adaptar um simples diferencial automovel, nas rodas ligam-se as turbinas, e no veio principal liga-se o rotor do gerador.
permite uma correcção:
se colocares duas turbinas na posição das rodas, a rodar em sentido contrário, à mesma velocidade, o pinhão (onde ligas o rotor do gerador)vai ficar parado.
se colocares as duas a rodar no mesmo sentido, com velocidade igual, o pinhão vai rodar numa rotação multipla dada pela relação de transmissão do difrencial.
quanto ao tópico, nada a acrescentar, simplicidade é palavra de ordem.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Desafio !! – Será viável??
oi, desculpem lá, mas hoje tive um dia mesmo muito longo, só agora posso.
para ser sincero, como sempre (sincero) não tenho a certeza.
pseudominus: porquê só 1 eixo?? – 2 turbinas independentes dois eixos separados com suportes de rolamentos antes dos discos.
njay: se não podem haver coisas complicadas para quê a necessidade da existência de engenheiros, kalma na boa ok.
jmal: a questão não é menos ou mais bobines, é as duas partes do gerador que estão separadas pela distância normal entre os dois discos, em vez de 1 só rodar rodarem as duas em sentido inverso, é lógico que irá criar mais atrito, mas desde as 7 h da manhã que ainda não consegui uma resposta aproximada.
bluesky: quanto a mim o problema é que as empresas investiram milhões, as universidades gostam inovar só coisas de milhões e para várias gerações e qd se deparam com a simplicidade de 1 solução entre outras, nada em absoluto, torna-se automaticamente irrealizável, mas esta percepção sai 1 pq fora da questão.
certamente que o ganho, se o houver não será a soma da velocidade ao cubo, com certeza que não?? – mas acho que é capaz de dar algum diferencial positivo.
finalmente, hoje fui comprar uns materiais para deixar de trabalhar na minha varanda aberta, depois de mais umas tantas experimentaduras talvez me sobre tempo para tentar confirmar esta possibilidade. no entanto, até lá, ficarei muito grato se todos os mirones e participantes deste fórum pensarem no assunto e opinarem. aprender-mos todos um pouco mais uns com os outros.
talvez depois de amanhã, coloco aqui os desenhos de esboço. até lá digam de vossa justiça, a minha cabeça é dura aguenta.
para ser sincero, como sempre (sincero) não tenho a certeza.
pseudominus: porquê só 1 eixo?? – 2 turbinas independentes dois eixos separados com suportes de rolamentos antes dos discos.
njay: se não podem haver coisas complicadas para quê a necessidade da existência de engenheiros, kalma na boa ok.
jmal: a questão não é menos ou mais bobines, é as duas partes do gerador que estão separadas pela distância normal entre os dois discos, em vez de 1 só rodar rodarem as duas em sentido inverso, é lógico que irá criar mais atrito, mas desde as 7 h da manhã que ainda não consegui uma resposta aproximada.
bluesky: quanto a mim o problema é que as empresas investiram milhões, as universidades gostam inovar só coisas de milhões e para várias gerações e qd se deparam com a simplicidade de 1 solução entre outras, nada em absoluto, torna-se automaticamente irrealizável, mas esta percepção sai 1 pq fora da questão.
certamente que o ganho, se o houver não será a soma da velocidade ao cubo, com certeza que não?? – mas acho que é capaz de dar algum diferencial positivo.
finalmente, hoje fui comprar uns materiais para deixar de trabalhar na minha varanda aberta, depois de mais umas tantas experimentaduras talvez me sobre tempo para tentar confirmar esta possibilidade. no entanto, até lá, ficarei muito grato se todos os mirones e participantes deste fórum pensarem no assunto e opinarem. aprender-mos todos um pouco mais uns com os outros.
talvez depois de amanhã, coloco aqui os desenhos de esboço. até lá digam de vossa justiça, a minha cabeça é dura aguenta.
Última edição por FERNANDO PEREIRA em terça fev 24, 2009 11:44 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Desafio !! – Será viável??
sim, têm de rodar no sentido normal como as rodas rodam.pseudominus Escreveu:.
boas, jmaljmal Escreveu: para isso basta adaptar um simples diferencial automovel, nas rodas ligam-se as turbinas, e no veio principal liga-se o rotor do gerador.
permite uma correcção:
se colocares duas turbinas na posição das rodas, a rodar em sentido contrário, à mesma velocidade, o pinhão (onde ligas o rotor do gerador)vai ficar parado.
se colocares as duas a rodar no mesmo sentido, com velocidade igual, o pinhão vai rodar numa rotação multipla dada pela relação de transmissão do difrencial.
quanto ao tópico, nada a acrescentar, simplicidade é palavra de ordem.
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Re: Desafio !! – Será viável??
..mas sempre podes utilizar o rotor duplo de uma batedeira electrica de duas pás
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- Membro Silver
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Re: Desafio !! – Será viável??
boasfernando pereira Escreveu:pseudominus: porquê só 1 eixo?? – 2 turbinas independentes dois eixos separados com suportes de rolamentos antes dos discos.
só um eixo de rotação em termos espacial, não de funcionamento. os dois eixos de rotação das turbinas rodam sobre um mesmo eixo espacial, ficando uma atrás da outra.
se colocar duas turbinas fora do mesmo eixo de rotação, ficando lado a lado, então vai ter de usar transmissão por correias, corrente ou outro pelo menos para uma delas.
quanto ao resto, já disse tudo, complexidade mecânica, interferência aerodinâmica, etc.
o que ganha é nada, pois o resultado é pior que aumentar o numero de bobines num convencional, que é simples e eficaz.
cumpts.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Desafio !! – Será viável??
ok. obrigado. considero muito a sua resposta ou opinião, mas as minhas turbinas são 1 pq diferentes das convencionais.
estou mais a pensar em 2 turbinas de eixo vertical que funcionam num túnel uma por cima da outra. a parte da frente está dividida em duas entradas de ar a de cima é a metade do lado esquerdo e a debaixo do lado direito, ou vice v.
existe muita complexidade, por exemplo de uma só pá de um aerogerador, mas pronto.
estou mais a pensar em 2 turbinas de eixo vertical que funcionam num túnel uma por cima da outra. a parte da frente está dividida em duas entradas de ar a de cima é a metade do lado esquerdo e a debaixo do lado direito, ou vice v.
existe muita complexidade, por exemplo de uma só pá de um aerogerador, mas pronto.
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Re: Desafio !! – Será viável??
não entendi de todo o contexto do teu comentário, e acrescento que não faz sentido o que dizes. faço minhas as palavras do pseudonimus relativas à excelência das coisas simples e tento sempre reger-me pelo princípio a que chamam kiss - keep it simple, stupid!; para isso é que é preciso engenho!fernando pereira Escreveu:njay: se não podem haver coisas complicadas para quê a necessidade da existência de engenheiros, kalma na boa ok.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Desafio !! – Será viável??
ok assim mesmo é que deve ser. njay, só queria dizer que por vezes as coisas mais simples tornam-se mais complicadas e as coisas mais complicadas tornam-se simplificadas. mas, isso tb não importa nada para o que está em questão.
agradeço sempre a sua boa participação continuada.
agradeço sempre a sua boa participação continuada.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Desafio !! – Será viável??
ainda não fiz o desenho, mas gostava de salientar a potencialidade de aplicação por exemplo na conversão de duas ou 3 fontes de energia renovável em simultâneo.
por exemplo o eixo central seria impulsionado ou rodado por a energia das ondas(a) num dos seus extremos, em rotação, com os imãs e bobines estaria a fazer “contacto” electromagnético com o disco com imãs e bobines de um gerador eólico(b) a rodar em sentido oposto. na outra extremidade do eixo do gerador das ondas(c) estaria 1 segundo disco com bobines e imãs em ponto de contacto com o disco, também com bobines e imãs, a rodar em sentido inverso.
se (a) estivesse a trabalhar (rodar) produziria sempre, mesmo que os (b) e (c) estivessem parados. se o (a) estivesse parado e 1 ou os 2 (b) e (c) estes produziam sempre. se estivesem todos a trabalhar, mesmo dessincronizados produziam sempre de forma independente mais energia.
podia-se ligar em simultâneo e de forma independente eólica + ondas + correntes sem que se “atrapalhassem” umas às outras com grandes perdas mas que podessem convergir, talvez digo eu.
em relação à tal necessária simplicidade e os problemas, problemas e mais problemas… - por exemplo 1 tgv a 360 km/hora(para dar mais jeito) equivale a 100 m/seg. se contarmos com 1 disco de 0,3 m de diâmetro temos 0,94 m por rotação 100/0,94 equivalente a cerca de 106 rotações por segundo. o tgv decerto para além de receber a carga indispensavel ao seu funcionamento tb injecta na rede a energia resultante das travagens, não deve ter grandes perdas, deduzo.
por exemplo o eixo central seria impulsionado ou rodado por a energia das ondas(a) num dos seus extremos, em rotação, com os imãs e bobines estaria a fazer “contacto” electromagnético com o disco com imãs e bobines de um gerador eólico(b) a rodar em sentido oposto. na outra extremidade do eixo do gerador das ondas(c) estaria 1 segundo disco com bobines e imãs em ponto de contacto com o disco, também com bobines e imãs, a rodar em sentido inverso.
se (a) estivesse a trabalhar (rodar) produziria sempre, mesmo que os (b) e (c) estivessem parados. se o (a) estivesse parado e 1 ou os 2 (b) e (c) estes produziam sempre. se estivesem todos a trabalhar, mesmo dessincronizados produziam sempre de forma independente mais energia.
podia-se ligar em simultâneo e de forma independente eólica + ondas + correntes sem que se “atrapalhassem” umas às outras com grandes perdas mas que podessem convergir, talvez digo eu.
em relação à tal necessária simplicidade e os problemas, problemas e mais problemas… - por exemplo 1 tgv a 360 km/hora(para dar mais jeito) equivale a 100 m/seg. se contarmos com 1 disco de 0,3 m de diâmetro temos 0,94 m por rotação 100/0,94 equivalente a cerca de 106 rotações por segundo. o tgv decerto para além de receber a carga indispensavel ao seu funcionamento tb injecta na rede a energia resultante das travagens, não deve ter grandes perdas, deduzo.
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Re: Desafio !! – Será viável??
continuo sem ter a certeza, mas vou mais para que o rendimento seja o mesmo na possibilidade de dividir uma turbina eólica de eixo vertical e por a rodar, essas 2 metades em sentido inverso.
no entanto, a possibilidade de fazer o aproveitamento conjunto de 2 ou 3 fontes de energia parece-me bastante atractivo.
os discos teriam ter os imãs e as bobines, se for possível.
sequal uma das outras 2 fontes estivessem paradas, sem energia mecânica, a que tivesse a funcionar geraria praticamente o mesmo que se estivesse independente.
desenho exemplficativo:
no entanto, a possibilidade de fazer o aproveitamento conjunto de 2 ou 3 fontes de energia parece-me bastante atractivo.
os discos teriam ter os imãs e as bobines, se for possível.
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