Aumentar autonomia da Vectrix
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Aumentar autonomia da Vectrix
olá amigos. já não posto nada à algum tempo, mas como estou prestes a comprar uma vectrix queria pedir a vossa estimada opinião.
ontem mesmo andei cerca de duas horas numa de test-drive e percebi duas coisas: como mota é italiana (no bom e no mau sentido ), como eléctrica/electrónica parece-me made in r.o.c. ou algo que se assemelhe , e como v.e. é o expoente máximo até daqui a uns mesitos (que espero apesar de tudo que sejam bem curtos..), por isso estou super apaixonado! nem aguento os dias que faltam até ter a minha. notem que ando no quotidiano com uma an400 burgman, o que é uma grande diferença já que a burgman é um "veículo inteiro" (e "inteiramente" poluidor ), mas ainda assim estou determinado. támbém, é só para ir para o trabalho e voltar!..
o meu problema/medo maior é de facto a autonomia dela (para além dos eventuais problemas de fiabilidade que ela possa trazer ). e é precisamente a esse respeito que procuro colher a vossa douta e diversificada opinião.
em vossa opinião, é viável de alguma forma um incremento "artesanal" no pack de baterias de modo a aumentar de forma consideravel a autonomia da minha adorada vectrix?
pergunto isto porque já lí algures no fórum, um cálculo (claro que ligeiro e simplista) que contabilizaria uma substituição do pack completo de baterias por menos de 1.000 euros ou algo assim! na minha visão de leigo, um aumento de 30 ou 50% seria ainda mais barato, não?! naturalmente que depois existe a questão do carregador e do gestor electrónico das baterias, etc., e por todas essas razões e mais algumas que eu desconheço é que vos pergunto a vocês que percebem destas matérias (já eu sou um zero à esquerda em electricidade/electrónica.. ):
será de facto viável uma modificação caseira de modo a torná-la um "veículo quase-inteiro"?
grato a todos os que me dispensarem a vossa atenção!
ontem mesmo andei cerca de duas horas numa de test-drive e percebi duas coisas: como mota é italiana (no bom e no mau sentido ), como eléctrica/electrónica parece-me made in r.o.c. ou algo que se assemelhe , e como v.e. é o expoente máximo até daqui a uns mesitos (que espero apesar de tudo que sejam bem curtos..), por isso estou super apaixonado! nem aguento os dias que faltam até ter a minha. notem que ando no quotidiano com uma an400 burgman, o que é uma grande diferença já que a burgman é um "veículo inteiro" (e "inteiramente" poluidor ), mas ainda assim estou determinado. támbém, é só para ir para o trabalho e voltar!..
o meu problema/medo maior é de facto a autonomia dela (para além dos eventuais problemas de fiabilidade que ela possa trazer ). e é precisamente a esse respeito que procuro colher a vossa douta e diversificada opinião.
em vossa opinião, é viável de alguma forma um incremento "artesanal" no pack de baterias de modo a aumentar de forma consideravel a autonomia da minha adorada vectrix?
pergunto isto porque já lí algures no fórum, um cálculo (claro que ligeiro e simplista) que contabilizaria uma substituição do pack completo de baterias por menos de 1.000 euros ou algo assim! na minha visão de leigo, um aumento de 30 ou 50% seria ainda mais barato, não?! naturalmente que depois existe a questão do carregador e do gestor electrónico das baterias, etc., e por todas essas razões e mais algumas que eu desconheço é que vos pergunto a vocês que percebem destas matérias (já eu sou um zero à esquerda em electricidade/electrónica.. ):
será de facto viável uma modificação caseira de modo a torná-la um "veículo quase-inteiro"?
grato a todos os que me dispensarem a vossa atenção!
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
não sei em que tópico viste isso, mas para teres uma ideia, se importasses directamente da china um pack de baterias de lítio das com melhor relação preço/qualidade para uma electrica das mais pequenas (uma bereco 2500w), só as baterias ficavam-te nuns 1200€.kappa Escreveu:pergunto isto porque já lí algures no fórum, um cálculo (claro que ligeiro e simplista) que contabilizaria uma substituição do pack completo de baterias por menos de 1.000 euros ou algo assim!
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
eu quis poupar-me ao trabalho de procurar antes de postar este tópico, mas cá está o que eu falava.
afinal são cerca de 1400 eur p um pack p a vectrix:
afinal são cerca de 1400 eur p um pack p a vectrix:
mas o meu problema não se limita ao preço, até pq o pack de baterias pode ser maior ou menor. é antes a viabilidade do projecto. não será demasiado complicado com a questão das recargas, a gestão das baterias, etc.?celsomenaia
assunto da mensagem: re: comprei a vectrix!enviado: quinta jul 03, 2008 8:21 am
bem vindo !!
pra substituires a bateria é fácil, compras umas 300 baterias tamanho c , 10ah , portanto 3p100s , 3 em paralelo e depois 100 em séria ,e tens a tua bateria, a custar $6,6 usd cada uma , dá um total de $1980 usd , com o cambio e o iva dá cerca de 1400 € para meteres uma bateria nova.
tambem existe a opção de colocar uma bateria de litio o preço acaba por não ser muito diferente.
boa sorte
que rode muitos e muitos km
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
para ires pa litio tinhas que mudar o carregador e o bms. o bms deve ter alguma integração com o sistema central da mota, e isso ia ser complicado de integrar, se for sequer possível sem intervenção da marca. ias gastar mais dinheiro a fazer a integração do novo pack com a mota do que o preço do pack, precisavas de meter algum especialista ao barulho, e provavelmente perder o direito à garantia.
se a sugestão do celso se refere a baterias de nimh como as originais da mota, não sei quais são as características para ter uma ideia de se serviriam, mas há muitos tipos de baterias de nimh, com qualidade bastante variável. eu não compraria um pack desses sem 1º testar algumas. ainda assim devem ficar em mais do que os 1400€. pegando em $1980 e convertendo temos actualmente 1584€, depois há o transporte que não será muito barato pois estamos a falar de algo pesado, digamos 200€, e depois com iva temos 1584 + 20% + 200 = 2100.80€. e a isto ainda tens que adicionar mão de obra para a instalação (e vais perder a garantia, a não que a própria vectrix fizesse essa instalação). mas como as baterias vêm de fora da ue (está em $ por isso assumo que vêm), há que ter em conta a alfândega. neste caso então temos mais 4.7% de direitos alfandegários e o iva é aplicado ao total. vamos assumir 5% porque há mais umas papeladas e umas taxas que é preciso pagar. então ficamos com (1584 + 5% + 200) + 20% = 2235.84€ mais a instalação.
se a sugestão do celso se refere a baterias de nimh como as originais da mota, não sei quais são as características para ter uma ideia de se serviriam, mas há muitos tipos de baterias de nimh, com qualidade bastante variável. eu não compraria um pack desses sem 1º testar algumas. ainda assim devem ficar em mais do que os 1400€. pegando em $1980 e convertendo temos actualmente 1584€, depois há o transporte que não será muito barato pois estamos a falar de algo pesado, digamos 200€, e depois com iva temos 1584 + 20% + 200 = 2100.80€. e a isto ainda tens que adicionar mão de obra para a instalação (e vais perder a garantia, a não que a própria vectrix fizesse essa instalação). mas como as baterias vêm de fora da ue (está em $ por isso assumo que vêm), há que ter em conta a alfândega. neste caso então temos mais 4.7% de direitos alfandegários e o iva é aplicado ao total. vamos assumir 5% porque há mais umas papeladas e umas taxas que é preciso pagar. então ficamos com (1584 + 5% + 200) + 20% = 2235.84€ mais a instalação.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
não vale a pena inventares ou quereres inventar...a vectrix é como é e ponto!
qualquer alteração à vectrix requer mão-de-obra qualificada e especializada...
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
concordo, a vectrix tem uma electrónica muito complexa, qualquer alteração tem de ser reconhecida pelo software dela, além de perder a garantia também se pode perder a vectrix.rufus Escreveu:não vale a pena inventares ou quereres inventar...a vectrix é como é e ponto!
qualquer alteração à vectrix requer mão-de-obra qualificada e especializada...
mesmo adicionando um pack em paralelo, penso que o cb dela vai notar diferenças e agir em conformidade, a sugestão que deixo é a mais viável e que não faz perder a garantia desde que seja bem feito. adicionar um pack de baterias no compartimento de arrumação e adicionar um inversor para 220v, quando estiver parada pode estar a carregar a bateria, isto tem perdas claro, 5 a 10 % para o inversor seguindo da normal eficiência de carga das baterias dela, que penso andar na ordem dos 80-85 %, ou seja, se tivermos um 1kw de baterias a energia que entra é cerca de 720 watts na pior das hipóteses.
esta alteração dava para a carregar quando estivesse parada, isto porque duvido que o cb dela deixe fazer isso em andamento.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
obrigado amigos!
eu já imaginava que não deveria ser facil nem simples , e claro que nunca se poderia enjeitar a garantia, mas vejo cada vez mais claramente que toda esta sofisticação serve apenas para uma vez mais blindar os interesses de quem controla o mercado automotivo.
é tão absurdo quanto um musico especializar-se em sistemas anti-copia de cd enquanto perde de vista o fito inicial que era produzir e vender boa musica!..
jà viram quão inexploradas continuam todas as tecnologias relacionadas com este sector, e quão under-achiever e pouco fiavel é uma maquina tão avançada quanto a vextrix?
depois admiram-se que na era da informação em que o conhecimento pode ser partilhado por todo o globo em segundos, surjam cada vez mais e mais projectos "open code" a furar o jugo dessas microsofts cada vez mais comuns e vulgares!
pode levar anos, mas se tiver possibilidade hei de aprender umas coisas sobre esta área para promover equilibrios onde e sempre que me seja possivel. entretanto serei mais um burro a olhar para um palácio!..
já descobri qqr coisa sobre um open vectrix (vectrux) mas ainda não lhe dediquei o minimo de tempo para apreender o que é que se passa realmente com o projecto. resume-se apenas a software?! alguém está ao corrente?
já agora , aproveito para perguntar ao jmal o que é o "cb" da vextrix e ao njay o que é o "bms".
como disse antes , nesta matéria sou como um burro a olhar para um palácio!..
obrigado amigos!
eu já imaginava que não deveria ser facil nem simples , e claro que nunca se poderia enjeitar a garantia, mas vejo cada vez mais claramente que toda esta sofisticação serve apenas para uma vez mais blindar os interesses de quem controla o mercado automotivo.
é tão absurdo quanto um musico especializar-se em sistemas anti-copia de cd enquanto perde de vista o fito inicial que era produzir e vender boa musica!..
jà viram quão inexploradas continuam todas as tecnologias relacionadas com este sector, e quão under-achiever e pouco fiavel é uma maquina tão avançada quanto a vextrix?
depois admiram-se que na era da informação em que o conhecimento pode ser partilhado por todo o globo em segundos, surjam cada vez mais e mais projectos "open code" a furar o jugo dessas microsofts cada vez mais comuns e vulgares!
pode levar anos, mas se tiver possibilidade hei de aprender umas coisas sobre esta área para promover equilibrios onde e sempre que me seja possivel. entretanto serei mais um burro a olhar para um palácio!..
já descobri qqr coisa sobre um open vectrix (vectrux) mas ainda não lhe dediquei o minimo de tempo para apreender o que é que se passa realmente com o projecto. resume-se apenas a software?! alguém está ao corrente?
já agora , aproveito para perguntar ao jmal o que é o "cb" da vextrix e ao njay o que é o "bms".
como disse antes , nesta matéria sou como um burro a olhar para um palácio!..
obrigado amigos!
Última edição por Kappa em domingo mar 15, 2009 1:37 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
bms: battery management systems
[[]]
basicamente é o que controla as cargas e descargas de uma bateria. o cb também não estou a ver o que é.bms means different things to different people. to some it is simply battery monitoring, keeping a check on the key operational parameters during charging and discharging such as voltages and currents and the battery internal and ambient temperature. the monitoring circuits would normally provide inputs to protection devices which would generate alarms or disconnect the battery from the load or charger should any of the parameters become out of limits.
[[]]
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
o cb é o computador de bordo.
estas máquinas são de facto astante complexas, e é preciso não só ter muitos conhecimentos como ter conhecimentos em várias áreas para mexer numa coisa destas. é óbvio que o fabricante não pode permitir que um cliente mexa onde entender na mota, sem que haja perda de garantia. por outro lado tem a necessidade de não tornar as coisas abertas pois trata-se de tecnologia de ponta e rapidamente apareceriam cópias muito mais baratas. quando pagamos um producto destes, não estamos apenas a pagar o custo de fabrico mais uns trocos; temos que ver que este tipo de produtos leva imenso tempo a desenvolver, e esses custos também têm que ser pagos num tempo útil.
essa "abertura" de que falas já existe em alguns produtos, e seria de facto interessante ver uma mota eléctrica open hardware. mas normalmente, como não há grande economia de escala, e como certos productos precisam de certas certificações/homologações, torna-se caro e/ou complicado o fabrico.
p.s.: bms às vezes também pode ser "battery monitoring system", mas não foi o caso.
estas máquinas são de facto astante complexas, e é preciso não só ter muitos conhecimentos como ter conhecimentos em várias áreas para mexer numa coisa destas. é óbvio que o fabricante não pode permitir que um cliente mexa onde entender na mota, sem que haja perda de garantia. por outro lado tem a necessidade de não tornar as coisas abertas pois trata-se de tecnologia de ponta e rapidamente apareceriam cópias muito mais baratas. quando pagamos um producto destes, não estamos apenas a pagar o custo de fabrico mais uns trocos; temos que ver que este tipo de produtos leva imenso tempo a desenvolver, e esses custos também têm que ser pagos num tempo útil.
essa "abertura" de que falas já existe em alguns produtos, e seria de facto interessante ver uma mota eléctrica open hardware. mas normalmente, como não há grande economia de escala, e como certos productos precisam de certas certificações/homologações, torna-se caro e/ou complicado o fabrico.
p.s.: bms às vezes também pode ser "battery monitoring system", mas não foi o caso.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
obrigado pela explicação njay e mix.
a grande vergonha aqui é que haja um "sub-desenvolvimento" tão grande na locomoção eléctrica. e depois não é só isso, nem os veículos com motor de ci utilizam tanta tecnologia de ponta que os transformem quase em versões beta de qqr coisa!..
esta questão da sofisticação da vectrix parece mesmo ter o unico e simples fito de prolongar indefinidamente o penoso parto deste "mercado emergente" da locomoção eléctrica e/ou alternativa ao petróleo. não atribuo essa intenção ao/s criador/es do projecto vectrix, antes ao filtro politico-mercantil que só permite um formato como este para a concretização de uma das nossas grandes aspirações.
tenho a forte sensação de que com um pouco menos de beta-tecnologia informática, um pouco da engenharia automovel que devemos a detroit, e recuperando os anos de atraso em relação às baterias e outros sistemas de alimentação alternativa, teríamos já hoje veículos muito superiores em consumo, prestações e segurança! mesmo com as baterias de hoje já podiamos, e com potencial para serem bem mais baratos do que os actuais!
maldita dependência do petroleo!
a grande vergonha aqui é que haja um "sub-desenvolvimento" tão grande na locomoção eléctrica. e depois não é só isso, nem os veículos com motor de ci utilizam tanta tecnologia de ponta que os transformem quase em versões beta de qqr coisa!..
esta questão da sofisticação da vectrix parece mesmo ter o unico e simples fito de prolongar indefinidamente o penoso parto deste "mercado emergente" da locomoção eléctrica e/ou alternativa ao petróleo. não atribuo essa intenção ao/s criador/es do projecto vectrix, antes ao filtro politico-mercantil que só permite um formato como este para a concretização de uma das nossas grandes aspirações.
tenho a forte sensação de que com um pouco menos de beta-tecnologia informática, um pouco da engenharia automovel que devemos a detroit, e recuperando os anos de atraso em relação às baterias e outros sistemas de alimentação alternativa, teríamos já hoje veículos muito superiores em consumo, prestações e segurança! mesmo com as baterias de hoje já podiamos, e com potencial para serem bem mais baratos do que os actuais!
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
kappa Escreveu:obrigado pela explicação njay e mix.
a grande vergonha aqui é que haja um "sub-desenvolvimento" tão grande na locomoção eléctrica. e depois não é só isso, nem os veículos com motor de ci utilizam tanta tecnologia de ponta que os transformem quase em versões beta de qqr coisa!..
esta questão da sofisticação da vectrix parece mesmo ter o unico e simples fito de prolongar indefinidamente o penoso parto deste "mercado emergente" da locomoção eléctrica e/ou alternativa ao petróleo. não atribuo essa intenção ao/s criador/es do projecto vectrix, antes ao filtro politico-mercantil que só permite um formato como este para a concretização de uma das nossas grandes aspirações.
tenho a forte sensação de que com um pouco menos de beta-tecnologia informática, um pouco da engenharia automovel que devemos a detroit, e recuperando os anos de atraso em relação às baterias e outros sistemas de alimentação alternativa, teríamos já hoje veículos muito superiores em consumo, prestações e segurança! mesmo com as baterias de hoje já podiamos, e com potencial para serem bem mais baratos do que os actuais!
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não entendo minimamente o que queres dizer com isto tudo, porque não compras uma scooter chinesa e fazes as alterações para teres mais autonomia. a vectrix tá muito bem conseguida para aquilo que foi concebida, são poucos ou nenhuns os veículos que têm a garantia que esta tem.
se reparares nos veículos com motores de combustão também se fazem alterações a todos os níveis, os electricos têm o estatuto que têm devido a vários factores que já estão descritos neste fórum, a dependência de cada 1 depende das escolhas que faz, se não encontra eléctrico à venda, não compra um combustão novo, compra um em segunda mão e vai aos concessionários que só quer veículos eléctricos ou hibridos. costuma-se a dizer que "o cliente é que tem razão" e eu acredito vivamente nessa frase.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
boas.
realmente a vectrix é um avião como deve ser, ao lado das chinesas, mas tem esse contra. a sua complexidade.
ou então são as chinesas que pecam por simplicidade. até um "tótó" como eu consegue perceber o funcionamento delas.
mas há uma coisa que ainda não percebi.
kappa, por que motivo é que queres aumentar a autonomia da vectrix?
bons comentários e bons kms
nunio
realmente a vectrix é um avião como deve ser, ao lado das chinesas, mas tem esse contra. a sua complexidade.
ou então são as chinesas que pecam por simplicidade. até um "tótó" como eu consegue perceber o funcionamento delas.
mas há uma coisa que ainda não percebi.
kappa, por que motivo é que queres aumentar a autonomia da vectrix?
bons comentários e bons kms
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
simplesmente gostava de ter um "veículo inteiro" eléctrico nunio. penso que com o desenvolvimento cultural, económico, tecnológico, etc, que conseguimos enquanto civilização, já deveriamos ter também ultrapassado as barreiras que nos impedem.
relativamente a ti jmal, quero dizer precisamente isto: soltem o génio humano! claro que as minhas queixas são apenas desabafos. não espero ver resolvidas as barreiras politico-económicas por me estar a lamentar destes aspectos da civilização humana, mas ao deparar-me com esses entraves profundamente inculcados em todas as direcções para onde me quira virar não consigo conter o desabafo!..
claro que sei que a vectrix é o expoente máximo do que temos por agora, mas já viste o, de certa forma, under-achiever que é um projecto tão importante quanto este? não sentes que temos já capacidade para bem mais? e já desde à uns anos? eu digo relativamente à técnica e à tecnologia, não a outros aspectos.
que se lixe, espero que o meu investimento seja "dinheiro-deitado-à-rua-no-bom-sentido"! ou seja, toda a industria automotiva dê um salto quantico relativamente a estes problemas, e em menos de um ano ou dois um ve com o triplo da capacidade e fiabilidade da vectrix possa custar 50 ou 60% do que ela custa!
cumprimentos!
relativamente a ti jmal, quero dizer precisamente isto: soltem o génio humano! claro que as minhas queixas são apenas desabafos. não espero ver resolvidas as barreiras politico-económicas por me estar a lamentar destes aspectos da civilização humana, mas ao deparar-me com esses entraves profundamente inculcados em todas as direcções para onde me quira virar não consigo conter o desabafo!..
claro que sei que a vectrix é o expoente máximo do que temos por agora, mas já viste o, de certa forma, under-achiever que é um projecto tão importante quanto este? não sentes que temos já capacidade para bem mais? e já desde à uns anos? eu digo relativamente à técnica e à tecnologia, não a outros aspectos.
que se lixe, espero que o meu investimento seja "dinheiro-deitado-à-rua-no-bom-sentido"! ou seja, toda a industria automotiva dê um salto quantico relativamente a estes problemas, e em menos de um ano ou dois um ve com o triplo da capacidade e fiabilidade da vectrix possa custar 50 ou 60% do que ela custa!
cumprimentos!
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
ainda não disseste o teu trajecto diário para sabermos se precisas de te preocupar assim tanto com esse pormenor...
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
olá rufus. se tenho verdadeiramente uma preocupação, talvez seja mais com a fiabilidade geral do que com a autonomia. é um veículo super sofisticado que utiliza tecnologia que nunca foi sériamente desenvolvida..
o problema da autonomia prende-se mais com utilizar a vectrix como se fosse um qqr outro veículo, percebes? o meu circuito quotidiano são cerca de 40kms no total, com uns hipotéticos 90% de estrada. claro que posso optar p fazer um circuito mais urbano, já percebi que até é uma melhor escolha para a vectrix. a vectrix chega-me perfeitamente para ir para o trabalho e voltar! o que eu quero mesmo é chegar a fazer 200 ou 300 kms com uma só carga, e num futuro mais ou menos próximo poder fazer essa mesma carga em menos de 10 ou 15 minutos! essa é que é a minha aspiração!
agora num aparte: estive a ver hoje um documentário chamado: "who killed the electric car". agora já percebi para onde é que estivemos a mandar os nossos $$$ a pagar balurdios pelo petroleo: para a gm instaurar um programa integral de recolha de um automovel chamado ev1! que atrocidade! sem nunca ter tido contacto com um, dá quase vontade de chorar!.. viva o cartel do petroleo!
é verdadeiramente uma atrocidade à nossa inteligência e capacidade enquanto seres humanos, o sermos capazes de fazer algo como aquela vergonha. é tão mau ou pior do que toda a questão do iraque (tirando as mortes). os 1200 milhões de dolares que o bush meteu no programa de hidrogénio em 2003..
o problema da autonomia prende-se mais com utilizar a vectrix como se fosse um qqr outro veículo, percebes? o meu circuito quotidiano são cerca de 40kms no total, com uns hipotéticos 90% de estrada. claro que posso optar p fazer um circuito mais urbano, já percebi que até é uma melhor escolha para a vectrix. a vectrix chega-me perfeitamente para ir para o trabalho e voltar! o que eu quero mesmo é chegar a fazer 200 ou 300 kms com uma só carga, e num futuro mais ou menos próximo poder fazer essa mesma carga em menos de 10 ou 15 minutos! essa é que é a minha aspiração!
agora num aparte: estive a ver hoje um documentário chamado: "who killed the electric car". agora já percebi para onde é que estivemos a mandar os nossos $$$ a pagar balurdios pelo petroleo: para a gm instaurar um programa integral de recolha de um automovel chamado ev1! que atrocidade! sem nunca ter tido contacto com um, dá quase vontade de chorar!.. viva o cartel do petroleo!
é verdadeiramente uma atrocidade à nossa inteligência e capacidade enquanto seres humanos, o sermos capazes de fazer algo como aquela vergonha. é tão mau ou pior do que toda a questão do iraque (tirando as mortes). os 1200 milhões de dolares que o bush meteu no programa de hidrogénio em 2003..
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
se reparares a autonomia pode ser pouca, mas como ela carrega rapidamente isso pode não ser um problema, se formos a ver o que falta são pontos de carga, para que ter 200 kms de autonomia, carregar em 10 minutos já resolvia todo o problema, bastava ter a autonomia que tem com essa hipótese. acho que a maior parte do tempo o veiculo está parado, e a rede eléctrica está em todo o lado, portanto é preciso é haver vontade e dedicação.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
kappa...o que pretendes para já não é viáv€€€l...
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
kappa ,
não sei se quando a vetrix espera lançar um modelo com baterias de litio , mas isso a acontecer penso que terá o dobro da autonomia, já que não terá problemas em levar o dobro da capacidade actual com as baterias de ninh, agora o mais provável é virem a meter baterias de litio, com a mesma capacidade das actuais, por causa do custo e assim ficamos na mesma !!!
o pack de ninh pesa cerca de 90 kg e armazena cerca de 3,8 kwh (se estiver a dizer alguma incorrecta avisem )
com baterias de litio com esses 90 kg poderia-se ter à vontade 7 a 9 kwh em baterias, isso sim daria para muitos mais kms
penso que a ideia do njay em ter umas baterias mais um inversor para 230v é a melhor hipótese, já que a electrónica e software envolvidos na vetrix são algo de elaborados
embora a ideia de tirar as baterias todas para fora e colocar umas de lítio é tentadora, mas isso é para quem tem muito dinheiro e não tenha nada pra fazer e seja um génio da programação/hardware, depois sempre se podia "vender" a ideia.
cumprimentos
p.s. o filme / documentário "who killed the electric car" não conta nem metade da história, aquilo é só a ponta do icebergue.
não sei se quando a vetrix espera lançar um modelo com baterias de litio , mas isso a acontecer penso que terá o dobro da autonomia, já que não terá problemas em levar o dobro da capacidade actual com as baterias de ninh, agora o mais provável é virem a meter baterias de litio, com a mesma capacidade das actuais, por causa do custo e assim ficamos na mesma !!!
o pack de ninh pesa cerca de 90 kg e armazena cerca de 3,8 kwh (se estiver a dizer alguma incorrecta avisem )
com baterias de litio com esses 90 kg poderia-se ter à vontade 7 a 9 kwh em baterias, isso sim daria para muitos mais kms
penso que a ideia do njay em ter umas baterias mais um inversor para 230v é a melhor hipótese, já que a electrónica e software envolvidos na vetrix são algo de elaborados
embora a ideia de tirar as baterias todas para fora e colocar umas de lítio é tentadora, mas isso é para quem tem muito dinheiro e não tenha nada pra fazer e seja um génio da programação/hardware, depois sempre se podia "vender" a ideia.
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p.s. o filme / documentário "who killed the electric car" não conta nem metade da história, aquilo é só a ponta do icebergue.
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
a ideia foi do jmal, mas concordo que me pareceu uma excelente ideia pela simplicidade!celsomenaia Escreveu:penso que a ideia do njay em ter umas baterias mais um inversor para 230v é a melhor hipótese, já que a electrónica e software envolvidos na vetrix são algo de elaborados
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Re: Aumentar autonomia da Vectrix
obrigado pela correcção , e as desculpas ao jmal
o google é maravilhoso !
encontrei este blog/forum sobre vetrix "open source"
http://visforvoltage.org/blog/mik/4439
ao que parece já existe alguém a mexer nisto !!
cumprimentos
o google é maravilhoso !
encontrei este blog/forum sobre vetrix "open source"
http://visforvoltage.org/blog/mik/4439
ao que parece já existe alguém a mexer nisto !!
cumprimentos