motor

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro
Registado: segunda mar 23, 2009 7:37 pm

motor

Mensagem por Ventanias »

boas, após ver muitos tópicos, achei que era altura de também eu tentar fazer um aerogerador.
o problema é que queria usar um motor pequeno que conseguisse, produzir mais de 4v, mas com pouca rotação, os 4v são o mínimo para depois poder utilizar um transístor, e amplificar a corrente.
o motor pequeno era só para não haver tanta prisão quando o motor estive se a produzir energia, já que se o motor estiver a rodar e a energia proveniente não for usada, são por exemplo necessários 10kg de força para movimentar o motor, se a energia for aproveitada já seriam necessários 20kg de força.
a minha pergunta agora é, têm uma ideia de onde consigo arranjar um motor com estas especificações?
cumps.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Re: motor

Mensagem por Ventanias »

eu falei em mínimo de 4v porque penso que é o valor mais baixo que um transístor pode ter como input, sendo utilizado o transístor lm317t.
agora se houver algum transístor que trabalhe com um valor abaixo deste digam.

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

neste tópico http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=140

(...) 50 cm/seg. deu 0,7 amperes de 15/17 volts(...)

e outro sobre geradores, consegui atingir estes valores com 1 lanterna auto alimentada, daquelas que se dá á manivela, que comprei no max m.., o do seixal já não tem mais.

comprei dois, já desmanchei parcialmente e reforcei-o com supercola, tem já um multiplicador incorporado, é bastante resistente já esteve submerso alguns minutos no rio tejo.
um terceiro, mais fragil, que comprei nos chinocas e que desmanchei na totalidade tem um “gerador” pequenisimo ligado ao desmultiplicador que multiplica cerca de 120 vezes, ou seja por cada volta da manivela o gerador dá cerca de 120 e acende tb uma lampada de 5w, pela expressora deve o gerador deve ser do mesmo tamanho dos outros.

um outro gerador que é um motor de uma máquina de calcular, daquelas de fita de papel, pareceu-me mau com alguns testes, mas acho que me enganei e vou voltar a testar, pelo menos em termos de tamanho é 3 x maior e não precisa de tanta multiplicação, ao rodálo com a mão acende bem um led, coisa que outro não o faz sem o multiplicador e parece ser melhor que um outro motor de passo de 1 scaner.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

boas, tinha aqui em casa uma multifunções marada e desmontei-a, como resultado obtive 3 motores, dois deles têm 4 condutores (penso que seja trifásico) o outro só tem dois (penso que seja um motor de passo).
agora não sei é fazer as ligações dos motores trifásicos, como é que se faz?
um dos motores trifásicos tem os 4 condutores, mas agrupados em pares, ou seja parece que é um motor com dois enrolamentos distintos, isto existe?
cumps.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

após umas pesquisas descobri como identificar as duas fases dos motores de passo, agora tenho é que fazer um controlador, mas os controladores que vi para além de controlar os passos do motor também rectificam a corrente passando-a para continua, e ai já não posso usar um transformador para elevar a tensão.
será que não daria para fazer um controlador com um rele?
assim continuaria a ter corrente alternada e poderia utilizar o transformador para elevar a tensão.
existem controladores que não rectifiquem a corrente?
existe limite mínimo para a voltagem de entrada num transformador, ou seja o transformador amplifica qualquer corrente alternada, mesmo que o valor de entrada seja tipo 0.01v?
peço desculpa pelo monte de perguntas simultâneas.
cumps.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

boas, fiz o esquema para o meu motor, será assim:
Serie.JPG
Serie.JPG (6.77 KiB) Visto 3817 vezes
isto assim trabalha?
o motor em série, irá produzir mais energia, com menos rotação?
os díodos estão bem ligados?
que díodos utilizar?
cumps.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

está tão mau que nem querem comentar?
dêem uma ajuda.
obrigado.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

ventanias Escreveu:boas, fiz o esquema para o meu motor, será assim:
serie.jpg
isto assim trabalha?
o motor em série, irá produzir mais energia, com menos rotação?
os díodos estão bem ligados?
que díodos utilizar?
cumps.
isso funciona sim, mas é melhor eliminar o diodo de baixo, e neste caso usar este terminal como negativo. e o terminal do diodo de cima usa-se como positivo.
não esqueça de ligar aí um capacitor de aproximadamente 1000uf.
quando for ligar os dois bobinamento em série é necessário que eles fiquem "em fase" para poder somar a tensão alternada dos dois. como você não sabe qual fio é o início e nem qual é o fim de cada bobinamento, existem pelo menos quatro formas diferentes de ligá-los em série. você só vai conseguir experimentalmente.
os diodos podem ser 1n4001 para té 1a, 1n5401 para até 3a ou 6a10 para até 6a.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ventanias Escreveu:após umas pesquisas descobri como identificar as duas fases dos motores de passo, agora tenho é que fazer um controlador, mas os controladores que vi para além de controlar os passos do motor também rectificam a corrente passando-a para continua, e ai já não posso usar um transformador para elevar a tensão.
será que não daria para fazer um controlador com um rele?
assim continuaria a ter corrente alternada e poderia utilizar o transformador para elevar a tensão.
praticamente qualquer coisa é possível fazer usando eletrônica. com certeza seria possível usar relés para comutar entre as várias formas de ligar as bobinas de um motor de passo. assim conseguiria-se aumentar ou diminuir a tensão alternada. ou até comutar a saída do gerador a um transformador com várias tomadas.
isso já é usado há muito tempo nos estabilizadores de tensão usados em computadore e eletrodomésticos. a energia da rede elétrica está limitada a uma pequena faixa de variações, por isso é possível usar relés e transformadores para fazer uma pequena correção.
mas em eólica a coisa muda totalmente, pois a tensão pode facilmente variar entre 0 e o triplo da tensão que se deseja na saída. aí a coisa complica. além do mais o relés consomem muita energia quando estão ligados e não respondem rapidamente como os transístores, e têm a vida útil curta devido ao desgaste dos contatos.
enfim, é possível fazer, mas não compensa.
ventanias Escreveu:existem controladores que não rectifiquem a corrente ?
eu não conheço nenhum regulador para corrente alternada além dos estabilizadores de computador. mas nada impede que se construa um usando triacs, que diferentemente dos transístores, conduzem correnta alternada. mas também não seria a melhor solução.

ventanias Escreveu:existe limite mínimo para a voltagem de entrada num transformador, ou seja o transformador amplifica qualquer corrente alternada, mesmo que o valor de entrada seja tipo 0.01v? peço desculpa pelo monte de perguntas simultâneas.
cumps.
existe sim, e depende da impedância do transformador e da frequência da corrente alternada. se um gerador produz 12vca em 60hz a 600 rpm, quando estiver girando a 200 rpm estará gerando aproximadamente 3v a 20hz. com uma frequência tão baixa, esta tensão sendo injetada em um tranformador elevador de tensão encontra praticamente um curto-circuito e se perde totalmente. provavelmente não teremos nada do outro lado do transformador.
mas se esta tensão for retificada e elevada por um regulador de tensão comutado, com certeza mais de 80% da energia será efetivamente aproveitada.

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

isso funciona sim, mas é melhor eliminar o diodo de baixo, e neste caso usar este terminal como negativo. e o terminal do diodo de cima usa-se como positivo.
então para transformar a corrente alternada em continua, não é necessário rectificar a onda positiva e a onda negativa?
cumps.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ventanias Escreveu:então para transformar a corrente alternada em continua, não é necessário rectificar a onda positiva e a onda negativa?
cumps.
para converter corrente alternada em corrente contínua existem duas formas de retificação: em meia onda e em onda completa.
para retificar em meia onda só é necessário um diodo para cada fase. neste caso um dos fios da corrente alternada é geralmente usado como terminal negativo, e o outro fio é ligado a um diodo que conduz os semiciclos positivos. entre o negativo e o positivo usa-se um capacitor eletrolítico para estabilizar.

para retificar em onda completa são necessários 2 diodos para cada fase. neste caso teremos 0,6v a menos na saída em relação à retificação em meia onda, porém teremos o dobro da frequência e com isso uma tensão mais estabilizada.

veja as figuras abaixo:
Trifasico.JPG
Trifasico.JPG (13.97 KiB) Visto 3494 vezes

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

ok, obrigado, mas aconteceu-me uma coisa curiosa e estranha ao mesmo tempo. nos motores fiz uma ligação em serie como no esquema que fiz anteriormente, e liguei o motor a uma led, e independentemente, do sentido em que rode o motor a led acende. como é que isto é possível se a led tem que estar polarizada correctamente para acender?
é que o pior é que quero ligar o motor a um condensador e não sei como fazer a ligação, pois não sei qual é o cabo positivo nem o negativo.
cumps.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ventanias Escreveu:ok, obrigado, mas aconteceu-me uma coisa curiosa e estranha ao mesmo tempo. nos motores fiz uma ligação em serie como no esquema que fiz anteriormente, e liguei o motor a uma led, e independentemente, do sentido em que rode o motor a led acende. como é que isto é possível se a led tem que estar polarizada correctamente para acender?
é que o pior é que quero ligar o motor a um condensador e não sei como fazer a ligação, pois não sei qual é o cabo positivo nem o negativo.
cumps.
a corrente alternada é assim chamada devido a apresentar a polaridade continuamente alternada. isto é, considerando um gerador com uma bobina que possua um fio a e outro fio b, num momento o fio b é positivo e o fio a é negativo, no próximo ciclo a polaridade se inverte, e assim sucessivamente... no caso da energia presente na tomada, a frequência é de 60 ou 50 hz, isso significa que a inversão de polaridade ocorre 50 a 60 vezes por segundo.

o led possui um polaridade definida, e em corrente contínua, se ligado invertido, ele não acende, mas em corrente alternada, a todo momento ele está invertido e no próximo ciclo passa a estar com a polaridade correta. como isso acontece muitas vezes por segundo, ele vai ser visto aceso, mas na verdade ele está piscando piscando.

enfim, em corrente alternada um led acende, qualquer que seja a polaridade. mas não esqueça que ele foi feito para trabalhar em corrente contínua. o fato de ele funcionar também em corrente alternada não lhe dá segurança de que ele terá uma boa vida útil.

já no caso do capacitor eletrolítico, nem pense em usá-lo em corrente alternada, pois ele possui polaridade, e pode explodir se ligado invertido. use sempre um diodo, como foi visto anteriormente. depois que a corrente alternada é retificada pelo diodo a sua polaridade é definida, independente do sentido de giro do motor, aí a coisa fica bem resolvida.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

Mensagem por silva_fuinha »

peço imensa desculpa, mas um erro...qualquer comete, palavra de honra que ñ sei como aconteceu, e realmente o entusiasmo superou o bom senso.

mas agora e para que ñ haja enganos, mais vale uma imagem que mil palavras.

aqui vão os volts:
Anexos

[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]

Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

aqui vão os amperes:
Anexos

[A extensão 3gp foi desativada e não pode ser exibida.]

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

por engano postei no local errado.
desculpem novamente.

silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

josenir escreveu:
no caso do capacitor eletrolítico, nem pense em usá-lo em corrente alternada, pois ele possui polaridade, e pode explodir se ligado invertido. use sempre um diodo, como foi visto anteriormente. depois que a corrente alternada é retificada pelo diodo a sua polaridade é definida, independente do sentido de giro do motor, aí a coisa fica bem resolvida.

apos então usar-mos um diodo, como saber a polaridade ???? á saida do diodo fica a ser positivo?

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

silva_fuinha Escreveu:apos então usar-mos um diodo, como saber a polaridade ???? á saida do diodo fica a ser positivo?
a polaridade depende da posição que você liga o diodo. observe a figura abaixo e veja que conforme a posição do diodo a polaridade é invertida. a ligação que está na parte de cima é a mais usada, mas a de baixo também funciona. mas não esqueça de observar a posição do capacitor eletrolítico.
Diodo.JPG
Diodo.JPG (16.46 KiB) Visto 3220 vezes

Autor do tópico
Ventanias
Membro
Membro

Mensagem por Ventanias »

ok, após ter ligado o díodo, a led só trabalha com o seu cátodo ligado no ânodo do díodo.
é mesmo assim, ou tenho alguma coisa errada no circuito.
outra coisa com o cátodo da led ligado ao ânodo do díodo a led acende sempre independentemente do sentido da rotação do motor, é normal isto acontecer?
obrigado.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ventanias Escreveu:ok, após ter ligado o díodo, a led só trabalha com o seu cátodo ligado no ânodo do díodo.
é mesmo assim, ou tenho alguma coisa errada no circuito.
outra coisa com o cátodo da led ligado ao ânodo do díodo a led acende sempre independentemente do sentido da rotação do motor, é normal isto acontecer?
obrigado.
uma vez que a corrente foi retificada pelo diodo e estabilizada pelo capacitor, o que temos agora é corrente contínua, logo com polaridade definida. como o led possui polaridade, é natural que ele não funcione se for ligado invertido. já no caso da corrente alternada, ela continua sendo alternada qualquer que seja o sentido de rotação do gerador.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”