Os danos do sismo em Itália poderiam, ter sido minimizados

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Os danos do sismo em Itália poderiam, ter sido minimizados

Mensagem por Tó Miguel »

giampaolo giuliniani foi acusado de propagar um falso alarme "desnecessário"

giampaolo giuliani, do laboratório nacional de física de san grasso, advertiu há poucos dias que ia ocorrer um sismo de grande magnitude em itália, mas foi considerado alarmista.

os danos do sismo em itália poderiam, afinal, ter sido minimizados se as autoridades tivessem dado ouvidos às advertências feitas por um geólogo italiano para os riscos de uma tragédia. há poucos dias, em declarações num programa televisivo, giampaolo giuliani disse ter dados científicos que apontavam para a iminência de um terramoto no centro do país. o responsável pela protecção civil chamou-o de "imbecil" e não lhe deu crédito.

giampaolo giuliniani foi acusado de propagar um falso alarme "desnecessário" e foram poucos os que lhe deram atenção. isto apesar de o centro de terramotos de itália também ter registado movimentos sísmicos na zona em questão.

o investigador reitera que a catástrofe que se abateu esta madrugada em itália poderia ter sido evitada.

segundo notícia publicada na edição online de hoje do jornal espanhol "el mundo", este investigador do laboratório nacional de física de san grasso fundamentou os seus receios com base nos fortes movimento sísmicos que estavam a ser registadas na zona de aquila.

graças a uma ferramenta chamada "gamma tracer" que giuliani tem no seu laboratório, que assinalava a presença de réplicas contínuas, o investigador não teve dúvidas de que a zona iria ser afectada por um sismo de grande magnitude. e decidiu tornar público os seus receios.

até aqui, os sismos eram considerados fenómenos não previsíveis. a tese de giuliani, porém, baseia-se na análise de um gás radioactivo, o radón. segundo o investigador, quando as falhas sísmicas se movimentam, este gás encontra um ponto de fuga e alcança a superfície, de modo que é possível apontar com precisão o lugar em que um sismo vai ocorrer.


http://aeiou.expresso.pt/italia-geologo ... to=f507373
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”