Consumos Numa Habitação Comum :: Stand-by, transformadores
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sexta jan 23, 2009 6:55 pm
Consumos Numa Habitação Comum :: Stand-by, transformadores
como prometido, fica aqui uma simulação de consumos de uma habitação baseado nas medições que realizei com um medidor de consumos em minha casa. utilizei porem horas de utilizações mais vulgares que as minhas.
vim a descobrir que no meu caso o consumo com equipamentos em stand-by e equipamentos desligados mas com transformadores ligados à corrente chega aos 35% do consumo total mensal.
equipamentos desligados mas com transformadores permanentemente ligados à corrente continuam a consumir em média 3.5 watt.hora.
parece pouco mas estamos a falar de 84 wh ao fim de 1 dia.
84 wh por cada equipamento que deixamos ligado.
em alguns casos o consumo “stand-by” que tipicamente negligenciamos representa quase a totalidade do consumo efectuado por esse equipamento no final do mês (aparelhagem: 91%, impressora:99%, esquentador: 61%, sistema de som do computador 66%).
fica também, de uma vez por todas, desmistificada a tentação que considerar que o stand-by é sempre um consumo irrelevante.
a minha aparelhagem em stand-by apenas apresenta uma minúscula luz vermelha ligada mas consome quase o mesmo do que se tiver a produzir som. stand-by 12.5 watt, ligada 16watt. isto deve-se quase de certeza à presença de um transformador no interior que mantém-se quente enquanto estiver ligado à corrente.
também é interessante comparar até que ponto é significativo o consumo com iluminação relativamente a equipamentos que tipicamente consideramos grandes consumidores.
a verdade é que se não utilizarmos iluminação como a led, ou pelo menos as economizadoras, a iluminação representa uma grande parte da energia consumida.
é claro que a nível de custos, é importante ter noção que parte da factura de electricidade são taxas e alugueres (11,64 euro/factura). e que uma redução de 50% no consumo pode-se traduzir numa redução de apenas 25% da conta de electricidade.
mas a realidade é que se:
. eliminarmos os stand-by;
. eliminarmos os transformadores ligados à corrente em equipamentos desligados;
. optarmos por computadores portáteis;
. optarmos por electrodomésticos classe a;
. substituirmos as lâmpadas por iluminação led, tl5 e economizadoras;
. e não adquirirmos equipamentos sobredimensionados em tamanho e/ou potência;
vê-se a diferença.
só depois de atingirmos estes objectivos vale realmente a pena pensar-se em instalar em casa energias renováveis.
vim a descobrir que no meu caso o consumo com equipamentos em stand-by e equipamentos desligados mas com transformadores ligados à corrente chega aos 35% do consumo total mensal.
equipamentos desligados mas com transformadores permanentemente ligados à corrente continuam a consumir em média 3.5 watt.hora.
parece pouco mas estamos a falar de 84 wh ao fim de 1 dia.
84 wh por cada equipamento que deixamos ligado.
em alguns casos o consumo “stand-by” que tipicamente negligenciamos representa quase a totalidade do consumo efectuado por esse equipamento no final do mês (aparelhagem: 91%, impressora:99%, esquentador: 61%, sistema de som do computador 66%).
fica também, de uma vez por todas, desmistificada a tentação que considerar que o stand-by é sempre um consumo irrelevante.
a minha aparelhagem em stand-by apenas apresenta uma minúscula luz vermelha ligada mas consome quase o mesmo do que se tiver a produzir som. stand-by 12.5 watt, ligada 16watt. isto deve-se quase de certeza à presença de um transformador no interior que mantém-se quente enquanto estiver ligado à corrente.
também é interessante comparar até que ponto é significativo o consumo com iluminação relativamente a equipamentos que tipicamente consideramos grandes consumidores.
a verdade é que se não utilizarmos iluminação como a led, ou pelo menos as economizadoras, a iluminação representa uma grande parte da energia consumida.
é claro que a nível de custos, é importante ter noção que parte da factura de electricidade são taxas e alugueres (11,64 euro/factura). e que uma redução de 50% no consumo pode-se traduzir numa redução de apenas 25% da conta de electricidade.
mas a realidade é que se:
. eliminarmos os stand-by;
. eliminarmos os transformadores ligados à corrente em equipamentos desligados;
. optarmos por computadores portáteis;
. optarmos por electrodomésticos classe a;
. substituirmos as lâmpadas por iluminação led, tl5 e economizadoras;
. e não adquirirmos equipamentos sobredimensionados em tamanho e/ou potência;
vê-se a diferença.
só depois de atingirmos estes objectivos vale realmente a pena pensar-se em instalar em casa energias renováveis.
- Anexos
-
- Consumos-ON-OFF.jpg (80.67 KiB) Visto 2956 vezes
-
- Membro Silver
- Registado: terça mar 11, 2008 8:11 pm
Re: Consumos Numa Habitação Comum :: Stand-by, transformadores
obrigado por partilhar
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 04, 2007 10:52 am
viva!
até mais!
obrigado pelas informações interessantes e preciosas. só uma dúvida, que medidor de consumos é que foi utilizado?brunojsn Escreveu:como prometido, fica aqui uma simulação de consumos de uma habitação baseado nas medições que realizei com um medidor de consumos em minha casa.
até mais!
-
um medidor que esteve à venda no lidl.
as leituras efectuadas batem certo com as específicações de muitos dos equipamentos, por isso considero que se pode confiar nas medições que apresentei aqui.
posso já agora dizer que considerei os seguintes tempos de utilização díária:
tv lcd: 3 horas/dia
ilumin sala: 5h/d
computador: 5h/d
som comput: 3h/d
ilum wc: 1h/d
ilum cozinha: 1 h/d
aparelhagem: 0.5 h/d
restantes equipamentos: <0.2h/d
espero que estas informações sejam tão uties para outros como foram para mim.
obrigado e parabéns pelo elevado nível deste forum.
as leituras efectuadas batem certo com as específicações de muitos dos equipamentos, por isso considero que se pode confiar nas medições que apresentei aqui.
posso já agora dizer que considerei os seguintes tempos de utilização díária:
tv lcd: 3 horas/dia
ilumin sala: 5h/d
computador: 5h/d
som comput: 3h/d
ilum wc: 1h/d
ilum cozinha: 1 h/d
aparelhagem: 0.5 h/d
restantes equipamentos: <0.2h/d
espero que estas informações sejam tão uties para outros como foram para mim.
obrigado e parabéns pelo elevado nível deste forum.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
muito obrigado por estas informações pois são de valor, mas um conselho, compra tomadas com interruptor já que assim stand by adeus... existem até umas com comando ao que por acaso adquiri um par delas e assim escuso de me levantar para tal... malandrice, mas que dá jeito dá o stress é que já tenho comandos a mais...
quanto ao computador, tenho 3 tomadas com interruptores, um para o principal, pc e monitor e router, o 2º grupo de tomadas discos externos( estes tem interruptor para desligar por completo) e colunas amplificadas, e o 4º grupo, scanner e impressora...
assim só gasto mesmo o que uso!
um abraço e continua com o bom trabalho!
quanto ao computador, tenho 3 tomadas com interruptores, um para o principal, pc e monitor e router, o 2º grupo de tomadas discos externos( estes tem interruptor para desligar por completo) e colunas amplificadas, e o 4º grupo, scanner e impressora...
assim só gasto mesmo o que uso!
um abraço e continua com o bom trabalho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
excelente trabalho!!
também ando para fazer isso à algum tempo cá em casa com um medidor do lidl, mas o tempo escasseia....
a conclusão que tiro é que tenho que colocar triplas com interruptor na zona dos pc's e audiovisuais!
[[]]
também ando para fazer isso à algum tempo cá em casa com um medidor do lidl, mas o tempo escasseia....
a conclusão que tiro é que tenho que colocar triplas com interruptor na zona dos pc's e audiovisuais!
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
muito esclarecedor,este tópico.já há uns tempos tinha lido em qualquer lado que os stand-bys gastavam bastante,mas não estava tão ao pormenor.já agora alguém consegue saber o consumo de um carregador de telemóveis,sem estar a carregar o tele,ou seja só ligado à corrente?
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev
Peugeot 207 sw gpl
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
com o contador do lidl (que não deve ser muito preciso) quando o tlm está à carga indica 4watt quando está apenas o carregador indica 0watt ou seja algo a baixo de 1watt.
o meu tlm é um samsung e deixo o carregador smpr ligado semanas a fio (este tópico dá provas de que não é a atitude mais correcta) e o carregador nunca aquece o suficiente para se notar com as mãos, ao contrário de outros transformadores como por ex. o modem da netcabo...
[[[]]
o meu tlm é um samsung e deixo o carregador smpr ligado semanas a fio (este tópico dá provas de que não é a atitude mais correcta) e o carregador nunca aquece o suficiente para se notar com as mãos, ao contrário de outros transformadores como por ex. o modem da netcabo...
[[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
segundo o meu medidor, o transformador do meu telemovel sem estar a carregar consome menos de 0.5 w.
há de ser muito pouco mesmo. mas sempre vai gastando alguma coisa, e já ouvi dizer que os transformadores ligados sem utilização são perigosos devido ao perigo de incêndio. por isso parece-me ser sempre uma boa idea desliga-lo, nem que seja só por uma questõa de segurança.
há de ser muito pouco mesmo. mas sempre vai gastando alguma coisa, e já ouvi dizer que os transformadores ligados sem utilização são perigosos devido ao perigo de incêndio. por isso parece-me ser sempre uma boa idea desliga-lo, nem que seja só por uma questõa de segurança.
-
tenho algumas extensões com interruptores, mas na maioria dos casos, com equipamentos que utilizo pouco optei por pura e simplemente liga-los à corrente unica e exclusivamente qd os uso. (impressora, leitor dvd, carregador tmv, aparelhagem).
caso contrário, de cada vez que utiliza-se o computador ou a televisão teria mais uma série de equipamentos a aumentar o consumo total com os seus stand-bys.
se colocar vários interruptores e extensões, o que gasto em extensões não paga o que poupo em energia. e o que poupo em co2 é gasto na produção das extensões e interruptores todos.
tenho uma extensão com interruptor para o computador(computador, som e monitor), mas só ligo a ficha da impressora à extensão quando a pretendo usar.
e possuo um ou outro interruptor para equipamentos onde o acesso à tomada é complicado (tv, esquentador).
todos os restantes equipamentos limito-me a ligar e desligar a ficha conforme a necessidade.
caso contrário, de cada vez que utiliza-se o computador ou a televisão teria mais uma série de equipamentos a aumentar o consumo total com os seus stand-bys.
se colocar vários interruptores e extensões, o que gasto em extensões não paga o que poupo em energia. e o que poupo em co2 é gasto na produção das extensões e interruptores todos.
tenho uma extensão com interruptor para o computador(computador, som e monitor), mas só ligo a ficha da impressora à extensão quando a pretendo usar.
e possuo um ou outro interruptor para equipamentos onde o acesso à tomada é complicado (tv, esquentador).
todos os restantes equipamentos limito-me a ligar e desligar a ficha conforme a necessidade.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
o consumo feito pelos transformadores dos teles,nesse caso convém desligar da corrente mais por segurança do que gastos de energia desnecessários.a minha idéia era que os consumos fossem superiores.obrigado pelas informações.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Peugeot 207 sw gpl
-
o consumo fora de uso de quase todos os transformadores parece rondar os 3.5w, excepto os carregadores de telemóveis provavelmente por servirem equipamentos de tão baixa potência.
segundo o que li, também tem muito a vêr com a qualidade do transformador. transformadores baratos e mal desenhados deixam dissipar muita energia sob a forma de calor (baixa eficiência).
transformadores de alta eficiência são mais caros mas menos consumistas e poluidores.
no caso do transformador do meu korg (equipamento musical) o próprio transformador possui um interruptor de modo a poder permanecer ligado à corrente sem gasto de energia. este será provavelmente o futuro dos equipamentos sustentaveis.
segundo o que li, também tem muito a vêr com a qualidade do transformador. transformadores baratos e mal desenhados deixam dissipar muita energia sob a forma de calor (baixa eficiência).
transformadores de alta eficiência são mais caros mas menos consumistas e poluidores.
no caso do transformador do meu korg (equipamento musical) o próprio transformador possui um interruptor de modo a poder permanecer ligado à corrente sem gasto de energia. este será provavelmente o futuro dos equipamentos sustentaveis.