Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
-
ffbento
- Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm
Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?
olá amigos,
fui hoje de manhã a um balcão de um banco e fiz a "inscrição". escolhi o termossifão de 200l da vulcano.
já agora para quem não queira recorrer ao crédito, o pagamento é feito "à cabeça".
depois existem 3 cenários possíveis:
1- a instalação não é possível e o valor é devolvido ao cliente
2- a instalação é realizada e não há lugar ao pagamento de qualquer valor extra.
3- a instação é realizada mas existem alguns trabalhos além do contratado, e é necessário pagar isso directamente ao fornecedor/instalador.
espero estar no cenário 2
aguardo agora o contacto do fornecedor/instalador.
depois darei notícias.
cumps,
ffb
fui hoje de manhã a um balcão de um banco e fiz a "inscrição". escolhi o termossifão de 200l da vulcano.
já agora para quem não queira recorrer ao crédito, o pagamento é feito "à cabeça".
depois existem 3 cenários possíveis:
1- a instalação não é possível e o valor é devolvido ao cliente
2- a instalação é realizada e não há lugar ao pagamento de qualquer valor extra.
3- a instação é realizada mas existem alguns trabalhos além do contratado, e é necessário pagar isso directamente ao fornecedor/instalador.
espero estar no cenário 2
aguardo agora o contacto do fornecedor/instalador.
depois darei notícias.
cumps,
ffb
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

- Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm
boa tarde;
concluí hoje a minha encomenda para o sistema vulcano 300l termossifão.
de algumas dúvidas que têm surgido posso esclarecer pelo menos uma pois falei directamente com o instalador que vem à minha casa.
neste kit, os painéis são os fkb lightsun com o tal rendimento abaixo dos 77 % publicitados nas condições gerais.
se formos para o sistema 200l com 1 painel, aí sim será o fkc warmsun, visto ser apenas um colector e este necessitar maior rendimento.
segundo me disse o instalador, o facto de ser apenas mais 100 litros e não o dobro (400l), os 2 painéis fkb darão um rendimento ainda maior que os 77% para o acumulador de 300l. se fizermos contas e fizermos as médias...penso que está correctíssimo, pelo menos a lógica assim o diz...não sei se me fiz entender.
como isto é tudo recente, os próprios bancos têm alguma dificuldade no preenchimento da parte burocratica que convenhamos...é um monte de papeladas!
o sistema de cf é fornecido com os paineis fkc warmsun.
depois de tudo preenchido, temos a hipótese de contactar um instalador que seja do nosso conhecimento. este fica com o nosso nif, com o nº da encomenda e ele próprio contactará a vulcano. a vulcano por sua vez vai cruzar os dados com a pmelink e esta autorizará o instalador a vir à minha casa. penso que isto tudo demorará no máximo 15 dias.
cmpts a todos e espero ter ajudado de alguma forma.
ccarvalho
de algumas dúvidas que têm surgido posso esclarecer pelo menos uma pois falei directamente com o instalador que vem à minha casa.
neste kit, os painéis são os fkb lightsun com o tal rendimento abaixo dos 77 % publicitados nas condições gerais.
se formos para o sistema 200l com 1 painel, aí sim será o fkc warmsun, visto ser apenas um colector e este necessitar maior rendimento.
segundo me disse o instalador, o facto de ser apenas mais 100 litros e não o dobro (400l), os 2 painéis fkb darão um rendimento ainda maior que os 77% para o acumulador de 300l. se fizermos contas e fizermos as médias...penso que está correctíssimo, pelo menos a lógica assim o diz...não sei se me fiz entender.
como isto é tudo recente, os próprios bancos têm alguma dificuldade no preenchimento da parte burocratica que convenhamos...é um monte de papeladas!
depois de tudo preenchido, temos a hipótese de contactar um instalador que seja do nosso conhecimento. este fica com o nosso nif, com o nº da encomenda e ele próprio contactará a vulcano. a vulcano por sua vez vai cruzar os dados com a pmelink e esta autorizará o instalador a vir à minha casa. penso que isto tudo demorará no máximo 15 dias.
ccarvalho
-
jcaiado
- Membro Dedicado

- Registado: terça mar 06, 2007 2:56 pm
ora cá está o eu temia, o sistema ts de 300l da vulcano utiliza os paineis fkb (semi-selectivos) quanto aos rendimentos totais vs relativos, não sei nada, agora que em dias nublados ou parcialmente nublados o mesmo sistema com paineis fkc (selectivos), ia aquecer mais a agua, disso eu não tenho qualquer duvida não sei até que ponto é que este sistema será eficiente no norte do país, isto claro quando existir pouco sol...ccarvalho Escreveu:boa tarde;
ccarvalho
jc
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

jcaiado;
eu conheço o instalador que me garantiu que vou ficar muito bem servido.
vindo de quem vem, não creio ser "conversa de vendedor"...mas agora só durante o próximo inverno é que vou conseguir ter certezas
vindo de quem vem, não creio ser "conversa de vendedor"...mas agora só durante o próximo inverno é que vou conseguir ter certezas
-
jcaiado
- Membro Dedicado

ccarvalho Escreveu:jcaiado;
bem, temos que acreditar em alguem, não é? eu tambem estou interessado na mesma solução e como até vivo relativamente perto da fabrica, acho que vou passar por lá, 1º para dar uma vista de olhos no material e depois tentar perceber realmente a diferença entre paineis na estação do inverno, já que com sol todos sabemos que tudo aquece...
jc
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

jcaiado...de que zona é?
eu sou de mira, mas agora resido em anadia...relactivamente perto.
-
tlicas
- Membro Dedicado

- Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am
olá
ccarvalho, espero que tenha feito uma boa compra!
jcaiado, pode fazer simulações do rendimento para esses modelos em tecsol.fr
cumprimentos
tlicas
ccarvalho, espero que tenha feito uma boa compra!
jcaiado, pode fazer simulações do rendimento para esses modelos em tecsol.fr
cumprimentos
tlicas
-
jcaiado
- Membro Dedicado

epá, somos quase visinhos! vivo no troviscal (oliveira do bairro)ccarvalho Escreveu:jcaiado...de que zona é?
jc
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

e o meu instalador será mesmo de oliv. do bairro
instelca...conhece?
abraço!
instelca...conhece?
abraço!
-
jcaiado
- Membro Dedicado

apenas de nome, mas não tenho referencias nenhumas, nem boas nem más....ccarvalho Escreveu:e o meu instalador será mesmo de oliv. do bairro
instelca...conhece?
abraço!
jc
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
é pá!!!
pára tudo
também sou de anadia!!!
tb vou instalar um sistema desses daqui a algum tempo..... mas os meus requisitos são outros.....
podemos falar melhor malta da bairrada??
desculpem o
pára tudo
também sou de anadia!!!
tb vou instalar um sistema desses daqui a algum tempo..... mas os meus requisitos são outros.....
podemos falar melhor malta da bairrada??
desculpem o
-
2970713
- Membro

- Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm
no meu caso a questão dos painéis não se coloca, pois quero instalar um cf300ltrs.
mas já não posso dizer o mesmo sobre o acumulador, pois pelo que vi a vulcano apresenta um acumulador de 286ltrs contra um de 350 da openplus.
é muita a diferença. que acham?
já agora, a openplus já informa que os seus painéis são selectivos.
mas já não posso dizer o mesmo sobre o acumulador, pois pelo que vi a vulcano apresenta um acumulador de 286ltrs contra um de 350 da openplus.
-
pseudominus
- Membro Silver

- Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
2970713 Escreveu:no meu caso a questão dos painéis não se coloca, pois quero instalar um cf300ltrs.
em termos de capacidade depende das necessidades.
para um mesmo sistema de colectores (área e caracteristicas) à que optar pela solução com menor depósito, pois em condições semelhantes como o volume de água a aquecer é menor, atingen-se temperaturas maiores e mais rápidamente.
claro que à que prever necessidades futuras e garantir com alguma folga as presentes.
no caso referido á que ver as necessidades e ver se o aumento de rendimento compensa o aumento de volume. de notar que tipos e espessuras de isolamentos, qualidade de construção, etc. devem tb ser considerados.
-
jcaiado
- Membro Dedicado

para os conterraneos da bairrada e arredores que estejam a pensar em instalar a solução cf300l da vulcano, posso indicar-vos um instalador lá da zona que vos instala a solução que já vi implementada e gostava de implementar em minha casa e só não o faço porque não tenho espaço para o acumulador, e que consta de paineis gasokol e acumulador de dupla serpentina 300 ou 500l da rotex, o sistema de circulação não me lembro da marca, mas posso assegurar que tem um rendimento muito bom. esta solução fica pouco mais cara (200/300€) que o cf da vulcano, sendo do meu ponto de vista muito superior... anda aí gente a ganhar muito guito
ps. não tenho quaquer comissão
jc
ps. não tenho quaquer comissão
jc
-
ffbento
- Membro Dedicado

- Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm
olá malta,
pois como disse fui ontem ao balcão e...hoje ligou-me o instalador. neste caso a befre...(ser livre ). espero não ferir susceptibilidades ao divulgar o nome, mas só o faço para pedir referências e não para publicitar o que quer que seja. não escolhi nem conheço. alguém conhece e pode dar referências?
dado que têm a agenda um bocado preenchida, "só" vão fazer a visita na quinta-feira que vem. mas, para já, não me posso queixar que tenha demorado muito
fico contente pelo facto, do sistema que encomendei vulcano ts200l ter os painéis selectivos. eventualmente isso justifica, pelo menos parte, da diferênça de preço para os outros sistemas da mesma "dimensão".
já agora tenho uma dúvida para a qual peço a vossa ajuda:
dado que tenho uma caldeira diesel (que faz aquecimento e aqs) e um esquentador (normalmente só no inverno é que tenho a caldeira a funcionar) qual é a melhor forma de ligar o controlador solar? ou seja, devo ligá-lo "antes" do esquentador? só se o esquentador tivesse algum tipo de controlo inteligente? vale a pena meter a caldeira nesta "equação"?
obrigado,
ffb
pois como disse fui ontem ao balcão e...hoje ligou-me o instalador. neste caso a befre...(ser livre ). espero não ferir susceptibilidades ao divulgar o nome, mas só o faço para pedir referências e não para publicitar o que quer que seja. não escolhi nem conheço. alguém conhece e pode dar referências?
dado que têm a agenda um bocado preenchida, "só" vão fazer a visita na quinta-feira que vem. mas, para já, não me posso queixar que tenha demorado muito
fico contente pelo facto, do sistema que encomendei vulcano ts200l ter os painéis selectivos. eventualmente isso justifica, pelo menos parte, da diferênça de preço para os outros sistemas da mesma "dimensão".
já agora tenho uma dúvida para a qual peço a vossa ajuda:
dado que tenho uma caldeira diesel (que faz aquecimento e aqs) e um esquentador (normalmente só no inverno é que tenho a caldeira a funcionar) qual é a melhor forma de ligar o controlador solar? ou seja, devo ligá-lo "antes" do esquentador? só se o esquentador tivesse algum tipo de controlo inteligente? vale a pena meter a caldeira nesta "equação"?
obrigado,
ffb
-
boaventurabrasil
- Registado: sexta abr 17, 2009 1:25 pm
post moderado. falta de nexo.
-
rastaparta
- Membro Dedicado

- Registado: terça mar 03, 2009 11:17 am
porra, haja paciencia para aturar este gajo!! ... bidão?? !!
-
2970713
- Membro

- Registado: terça abr 21, 2009 11:35 pm
o problema é que não se vê ninguém que tenha optado pela openplus.pseudominus Escreveu: em termos de capacidade depende das necessidades.
para um mesmo sistema de colectores (área e caracteristicas) à que optar pela solução com menor depósito, pois em condições semelhantes como o volume de água a aquecer é menor, atingen-se temperaturas maiores e mais rápidamente.
claro que à que prever necessidades futuras e garantir com alguma folga as presentes.
no caso referido á que ver as necessidades e ver se o aumento de rendimento compensa o aumento de volume. de notar que tipos e espessuras de isolamentos, qualidade de construção, etc. devem tb ser considerados.
e que nos de-se a sua opinião.
de qualquer das formas, creio que o mais importante seja a comparação entre os painéis.
ambos são selectivos, mas os da vulcano parecem ter melhores performances...
arre, que cena difícil de decidir.
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
boas, finalmente ontem à tarde arranjei um tempo para ir ao banco e pedir a instalação de um ts 300l.
como não percebo nada deste tipo de sistemas nem das marcas para me decidir entre a vulcano e a norquente atirei literalmente uma moeda ao ar (espero que seja da sorte) e o resultado foi norquente!
assim que tiver mais noticias comunicarei!
[[]]
como não percebo nada deste tipo de sistemas nem das marcas para me decidir entre a vulcano e a norquente atirei literalmente uma moeda ao ar (espero que seja da sorte) e o resultado foi norquente!
assim que tiver mais noticias comunicarei!
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
ccarvalho
- Membro Dedicado

boa tarde;
foi ontem instalado em minha casa o sistema 300l termossifão da vulcano.
apesar de ter chovido a manhã toda, foi possível fazer a instalação tendo esta ficado concluída por volta das 16h30 (já estava sol a essa hora).
cheguei do trabalho por volta das 19h e fiz o teste. desliguei a caldeira (que está a servir de apoio) e abri a água quente. lá veio ela, não a escaldar, mas quente suficiente para um banho por exemplo. hoje já está diferente. são 14h30, tenho a caldeira novamente desligada e a água sai das torneiras a escaldar...a fumegar ! ao meio dia já saía nessas condições.
até ver, estou bastante satisfeito. se há coisa que dá prazer é abrir a torneira da água quente e não ouvir a caldeira a trabalhar )
quanto ao processo em si, pus os papéis na 5ª feira da semana passada pela hora do almoço, fui contactado pelo instalador no próprio dia por volta das 17h e ontem vieram instalar. tudo perfeito.
cmpts a todos;
ccarvalho
foi ontem instalado em minha casa o sistema 300l termossifão da vulcano.
apesar de ter chovido a manhã toda, foi possível fazer a instalação tendo esta ficado concluída por volta das 16h30 (já estava sol a essa hora).
cheguei do trabalho por volta das 19h e fiz o teste. desliguei a caldeira (que está a servir de apoio) e abri a água quente. lá veio ela, não a escaldar, mas quente suficiente para um banho por exemplo. hoje já está diferente. são 14h30, tenho a caldeira novamente desligada e a água sai das torneiras a escaldar...a fumegar ! ao meio dia já saía nessas condições.
até ver, estou bastante satisfeito. se há coisa que dá prazer é abrir a torneira da água quente e não ouvir a caldeira a trabalhar )
quanto ao processo em si, pus os papéis na 5ª feira da semana passada pela hora do almoço, fui contactado pelo instalador no próprio dia por volta das 17h e ontem vieram instalar. tudo perfeito.
cmpts a todos;
ccarvalho