Mestrado em Energias renováveis e Gestão da Energia - UAlg

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Androxys
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo abr 26, 2009 1:46 pm

Mestrado em Energias renováveis e Gestão da Energia - UAlg

Mensagem por Androxys »

boa tarde.

tenho algumas questões e gostaria de falar com o pessoal mais dentro desta área para alguns conselhos e opiniões, visto estar prestes a tomar uma importante decisão quanto ao meu futuro e não queria fazê-lo sem saber mais sobre o assunto.

em primeiro lugar, sou estudante de engenharia electrotécnica e telecomunicações (mestrado integrado, desde a adequação a bolonha) e brevemente licenciado. porém, tenho vindo a sofrer alguns dissabores com a parte das telecomunicações, ao mesmo tempo que ganho um largo interesse pela área das energias renováveis, por isso estou a pensar, após a conclusão da minha licenciatura, não completar o mestrado integrado e ao invés disso tirar o mestrado em energias renováveis e gestão da energia da universidade do algarve (não sei se algum de vós será estudante desse mestrado).

gostaria de saber algumas coisas, agradecia todo e qualquer esclarecimento, as minhas noções podem estar completamente erradas:

- em primeiro lugar, diz-se muito que as energias renováveis são o futuro, e etc, mas questiono-me sobre a empregabilidade propriamente dita (especialmente no algarve, visto que pretendo ficar a trabalhar cá, custe o que custar). há ou haverá abundância de emprego para formados nesta área? ou será difícil de arranjar trabalho à mesma, com um mestrado? (mais acerca disto no ponto 3). que tipos de emprego pode um formado nesta área esperar?

- tenho a ideia que a maior parte dos envolvidos nas energias renováveis vêm de áreas como a engª do ambiente. terá um engenheiro electrotécnico as mesmas bases (obviamente que os painéis solares e outros dispositivos são do domínio da física e electricidade, mas um formado nesta área não sabe nada acerca de por exemplo, ordenamento de território nem sobre o ambiente) para vingar e competir contra um engº do ambiente na altura de arranjar um emprego?

- tendo em conta a formação em técnicos de energias renováveis e instalação de equipamento, qual é exactamente a diferença entre um mestrado na área e uma formação de técnico? vão eles competir pelos mesmos empregos, desempenhando as mesmas (ou semelhantes) funções? e sendo assim, qual a vantagem de ter um mestrado na área sobre um curso de técnico?

desde já muito obrigado e espero sair daqui um pouco mais iluminado sobre o que hei de fazer hehe

Netlord
Membro
Membro
Registado: segunda jan 05, 2009 3:51 pm

Re: Mestrado em Energias renováveis e Gestão da Energia - UAlg

Mensagem por Netlord »

quanto ao mestrado que te referes no algarve desconheço totalmente.

mas neste momento estou a finalizar o mestrado em eng. electromecânica na ubi.

os últimos licenciados de 5 anos que saíram deste curso, muitos estão ligados há área das energias. tenho colegas desses ultimos que acabaram recentemente em manutenção de eólicas de grande porte, tenho colegas em empresas de projectos de micro-geração em habitações e empresas, climatização para não falar de outras áreas obviamente.

a diferença é que como o curso tem uma área bastante alargada, existe sempre hipótese de enveredar por outra área.

eu neste momento tenho conhecimentos de termodinamica, mecânica aplicada, algum de estruturas, média-alta tensão, máquinas eléctricas de vários tipos, mecânica de fluidos e lubrificação, electrónica e micro-electrónica, materiais, robótica, etc. tenho ainda várias cadeiras opcionais a escolha neste segundo ciclo de forma a aprofundar o conhecimento nalguma área.

eu enverdei pela área da climatização e frio e também micro-cogeração.

logo, se estás mesmo a pensar em fazer o 2ºciclo noutro local, analisa bem todas as hipóteses.

neste momento, através de uns inquéritos que realizamos a todos os licenciados até agora, podemos dizer que não existe desemprego entre estes licenciados e nunca levaram mais de 12 meses em encontrar emprego. e tb chegamos à conclusão que existe alguma percentagem de licenciados que trocaram de área de trabalho.
podes comprovar aqui: http://www.dem.ubi.pt/ficheiros/percurs ... al_elm.pdf

outras informações sobre o curso: http://www.dem.ubi.pt/modules.php?name= ... d=29&pid=0

um conselho: se queres mesmo fazer o mestrado nespecificamente na área das energias renováveis podes fazer na faculdade de badajoz em espanha. tem um mestrado especializado nessa área. a universidade é a unex.

Autor do tópico
Androxys
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo abr 26, 2009 1:46 pm

Re: Mestrado em Energias renováveis e Gestão da Energia - UAlg

Mensagem por Androxys »

obrigado pela resposta.

infelizmente não tenho disponibilidade para ir estudar para fora, por várias razões, por isso se quiser enveredar pelas energias renováveis, terá mesmo de ser o mestrado da ualg.

alguém conhece este mestrado?

e alguém tem alguma ideia do estado da empregabilidade na área das energias renováveis no algarve? se há muita ou pouca oferta?

Responder

Voltar para “Geral”