Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
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Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
boa tarde,
como muitos de voces estou a pensar comprar uma scooter electrica, mas dado que as autonomias não me agradam ainda para o tipo de utilização que lhe quero dar, comecei a ver scooters hibridas que me parecem um bom "meio-termo".
depois de alguma pesquisa das varias ofertas, descobri duas oportunidades bastante boas:
1)scooter hibrida 49,5cc/800w 1500€ (oferta de documentos)
2)eu-r hyb 50 1650€+ 250€ (matriculação)
aqui estao as caracteristicas de ambas para quem percebe disto.
1) scooter hibrida 49,5cc/800w
peso: 107kg
peso carga: 100 kg
max. velocidade: 50/60 km/h
consumo combustível: .2l/100km
motor monocilindrico: 49,5cc 4t
capacidade depósito combustível: 5l
arranque eléctrico e kikc
ignição: cdi
caracteristicas do motor eléctrico
motor 800w brushless (s/escovas)
voltagem: 36v
sistema bateria: 36v15ah lithium
tipo de bateria: 12v5ah
mais especificações para quem quiser:
description:
size(mm) 1885x675x1030
axle distance(mm) 1350
min.ground clearance 140mm
weight(kg) 107kg
load capacity 104kg
tire size 3.50-10 or 90/90-12 220kpa for front wheel
3.50-10 220kpa for rear wheel
under engine condition
brake distance 7m(30km/h)
starting 15s
noisance 82db
headlight 4000cd
max.speed 45km/h
best slope capacity 20
petrol consumption 2.2l/100km
engine type single cylinder,foced-air cooling,4 stroke
engine size 600x370x300mm
displacement 49.5cc
max.power(kw./r.min) 2.3/8000200
rated power(kw/r.min) 2.1/7500200
max.torque n.m(r/min) 2.8/6000250
oil no. 90#
fuel no. sae-15w/40
fuel capacity 5l
starting mode electrical starting,kick starting
ignition cdi
spark size a7rtc
under battery condition
motor type 800w brushless
rated voltage 36v
battery type 36v15ah lithium battery
engine battery 12v5ah
horn type 12v
headlight type 12v18w
turninglight type 12v5w
taillight type 12v5w
eec approval no.: e4*2002/24*1960*00
26pcs/20gp
58pcs/40gp
87pcs/40hq
2)modelo hybrid 50cc /50cc supercharger
comprimento 1860 mm
largura 690 mm
altura 1200 mm
peso 135
maximum loading capacity 167 kg
maximum speed 45 km/h (limitada) /60(livre) / supercharger80 km/h
steering angle ?48 º
climbing capability 5 º 10º
lubricant no. sae 15w/40
front tyre 120/70-12
rear tyre 120/70-12
brake disk / drum
spark plug ngk c7thsa
cylinder diameter 39 mm
range(mm) 41.5 mm
cylinder cubage 49 ml
compress ration 10.3±0.1:1
maximum gas power 5 hp @ 7500 g/min /supercharger 8 hp
fuel gasoline (90# up)
ignition c.d.i
maximum accumulator power 48v 800w
starting <25 km/h at accumulator power; ? 25 km/h automaticly alternate at gas power
transmissão automatic
depósito 5.0 l
consumo hybrido:(com condução económica) 0.64l/100 km
consumo apenas a gasolina:(com condução económica) 1.78 l / 100 km
mais especificações para quem quiser:
hyb 50
product size (mm): 1845*680*1152
wheelbase (mm): 1265
min. ground clearance (mm): 115
max. loading capacity (kg): 150
front tyre specification: 120/70-12
rear tyre specification: 130/70-12 or 120/70-12
gas powered mode
displacement: 50cc
bore x stroke (mm): 39*41.5
max. power kw/(r/min): 2.2/7500kw/rpm
max. torque n. m/(r/min): 3.4/5501
compress ratio: 10.3 (more or less 0.1): 1
ignition: c. d. i
max. speed (km/h): 45
turning angle: <=48 degree
climbing capability (degree): 5
brake system (front/rear): disk/drum
drive: belt
gearshift mode: stepless
fuel: 90# or above
tank capacity (l): 5.0 more or less 0.5
lubricant capacity (l): 0.75
starting battery: 12v / 3ah
electric powered mode
motor: 800w brushless hub motor
rated voltage: 48v
max. speed(km/h): 45
battery capacity: 12v / 20ah*4pcs
battery type: lead-acid battery
packing
net weight: 128kg
não posso postar os sites certo?
quem não sabia da existencia destes modelos fica agora a saber, apesar de um deles ja ter sido referido neste forum anteriormente
para os que percebem disto (a nivel tecnico) temos uma questão: para qual dos dois se inclinariam? ou o que pensam simplesmente destas motas a nivel de caracteristicas?
obrigado a todos
abraço
filipe
como muitos de voces estou a pensar comprar uma scooter electrica, mas dado que as autonomias não me agradam ainda para o tipo de utilização que lhe quero dar, comecei a ver scooters hibridas que me parecem um bom "meio-termo".
depois de alguma pesquisa das varias ofertas, descobri duas oportunidades bastante boas:
1)scooter hibrida 49,5cc/800w 1500€ (oferta de documentos)
2)eu-r hyb 50 1650€+ 250€ (matriculação)
aqui estao as caracteristicas de ambas para quem percebe disto.
1) scooter hibrida 49,5cc/800w
peso: 107kg
peso carga: 100 kg
max. velocidade: 50/60 km/h
consumo combustível: .2l/100km
motor monocilindrico: 49,5cc 4t
capacidade depósito combustível: 5l
arranque eléctrico e kikc
ignição: cdi
caracteristicas do motor eléctrico
motor 800w brushless (s/escovas)
voltagem: 36v
sistema bateria: 36v15ah lithium
tipo de bateria: 12v5ah
mais especificações para quem quiser:
description:
size(mm) 1885x675x1030
axle distance(mm) 1350
min.ground clearance 140mm
weight(kg) 107kg
load capacity 104kg
tire size 3.50-10 or 90/90-12 220kpa for front wheel
3.50-10 220kpa for rear wheel
under engine condition
brake distance 7m(30km/h)
starting 15s
noisance 82db
headlight 4000cd
max.speed 45km/h
best slope capacity 20
petrol consumption 2.2l/100km
engine type single cylinder,foced-air cooling,4 stroke
engine size 600x370x300mm
displacement 49.5cc
max.power(kw./r.min) 2.3/8000200
rated power(kw/r.min) 2.1/7500200
max.torque n.m(r/min) 2.8/6000250
oil no. 90#
fuel no. sae-15w/40
fuel capacity 5l
starting mode electrical starting,kick starting
ignition cdi
spark size a7rtc
under battery condition
motor type 800w brushless
rated voltage 36v
battery type 36v15ah lithium battery
engine battery 12v5ah
horn type 12v
headlight type 12v18w
turninglight type 12v5w
taillight type 12v5w
eec approval no.: e4*2002/24*1960*00
26pcs/20gp
58pcs/40gp
87pcs/40hq
2)modelo hybrid 50cc /50cc supercharger
comprimento 1860 mm
largura 690 mm
altura 1200 mm
peso 135
maximum loading capacity 167 kg
maximum speed 45 km/h (limitada) /60(livre) / supercharger80 km/h
steering angle ?48 º
climbing capability 5 º 10º
lubricant no. sae 15w/40
front tyre 120/70-12
rear tyre 120/70-12
brake disk / drum
spark plug ngk c7thsa
cylinder diameter 39 mm
range(mm) 41.5 mm
cylinder cubage 49 ml
compress ration 10.3±0.1:1
maximum gas power 5 hp @ 7500 g/min /supercharger 8 hp
fuel gasoline (90# up)
ignition c.d.i
maximum accumulator power 48v 800w
starting <25 km/h at accumulator power; ? 25 km/h automaticly alternate at gas power
transmissão automatic
depósito 5.0 l
consumo hybrido:(com condução económica) 0.64l/100 km
consumo apenas a gasolina:(com condução económica) 1.78 l / 100 km
mais especificações para quem quiser:
hyb 50
product size (mm): 1845*680*1152
wheelbase (mm): 1265
min. ground clearance (mm): 115
max. loading capacity (kg): 150
front tyre specification: 120/70-12
rear tyre specification: 130/70-12 or 120/70-12
gas powered mode
displacement: 50cc
bore x stroke (mm): 39*41.5
max. power kw/(r/min): 2.2/7500kw/rpm
max. torque n. m/(r/min): 3.4/5501
compress ratio: 10.3 (more or less 0.1): 1
ignition: c. d. i
max. speed (km/h): 45
turning angle: <=48 degree
climbing capability (degree): 5
brake system (front/rear): disk/drum
drive: belt
gearshift mode: stepless
fuel: 90# or above
tank capacity (l): 5.0 more or less 0.5
lubricant capacity (l): 0.75
starting battery: 12v / 3ah
electric powered mode
motor: 800w brushless hub motor
rated voltage: 48v
max. speed(km/h): 45
battery capacity: 12v / 20ah*4pcs
battery type: lead-acid battery
packing
net weight: 128kg
não posso postar os sites certo?
quem não sabia da existencia destes modelos fica agora a saber, apesar de um deles ja ter sido referido neste forum anteriormente
para os que percebem disto (a nivel tecnico) temos uma questão: para qual dos dois se inclinariam? ou o que pensam simplesmente destas motas a nivel de caracteristicas?
obrigado a todos
abraço
filipe
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
eu preferia a que tem baterias de litio. tambem ponderei a compra da eu-r mas mudei de ideias e preferi uma eléctrica pura por vários motivos.
as hibridas tem um motor de 800w que é muito pouco para o peso da scooter. as baterias sao de baixa capacidade permitindo uma autonomia que ronda os 20 km em condições reais no modo eléctrico, alem disso sao caras, custam quase o mesmo que um kit de baterias para a bereco 2.5. em relação aos consumos anunciados no motor ci, eu não acredito... e nao esqueças da manutençao associada ao motor ci e a assistência. estas scooters tem um modo de funcionamento hibrido, em que combina o uso dos 2 motores, isto é electrico até 25km/h, combustao a partir dai. no para- arranca pode ter vantagens, mas a circular em estrada, nao vejo vantagens.
concluindo.. se compras uma hibrida para usares apenas o motor ci, é melhor e mais barato comprar uma scooter normal.
mas uma questão.. qual a autonomia maxima que necessitas??
é que as scooters electricas mais recentes ja passam dos 100km de autonomia... e se pensas fazer mais de 100km num ciclomotor... vai ser uma pasmaceira.
as hibridas tem um motor de 800w que é muito pouco para o peso da scooter. as baterias sao de baixa capacidade permitindo uma autonomia que ronda os 20 km em condições reais no modo eléctrico, alem disso sao caras, custam quase o mesmo que um kit de baterias para a bereco 2.5. em relação aos consumos anunciados no motor ci, eu não acredito... e nao esqueças da manutençao associada ao motor ci e a assistência. estas scooters tem um modo de funcionamento hibrido, em que combina o uso dos 2 motores, isto é electrico até 25km/h, combustao a partir dai. no para- arranca pode ter vantagens, mas a circular em estrada, nao vejo vantagens.
concluindo.. se compras uma hibrida para usares apenas o motor ci, é melhor e mais barato comprar uma scooter normal.
mas uma questão.. qual a autonomia maxima que necessitas??
é que as scooters electricas mais recentes ja passam dos 100km de autonomia... e se pensas fazer mais de 100km num ciclomotor... vai ser uma pasmaceira.
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
agora que vi melhor as características... temos aqui o milagre da multiplicação...sistema bateria: 36v15ah lithium
tipo de bateria: 12v5ah
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
à 2 coisas que não acredito, é a que custa 1500 € ter baterias de lítio, 36v 15 ah, a outra é; como é que um motor de 800w mete a scooter a andar a 25 kmh, alias, como é que ela arranca apenas com 800 w.
o melhor que fazes é mesmo experimentar.
o melhor que fazes é mesmo experimentar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
é estranho mas esta aqui:jmal Escreveu:à 2 coisas que não acredito, é a que custa 1500 € ter baterias de lítio, 36v 15 ah, a outra é; como é que um motor de 800w mete a scooter a andar a 25 kmh, alias, como é que ela arranca apenas com 800 w.
o melhor que fazes é mesmo experimentar.
http://www.lojadastrotinetes.net/motas_scooter.php
e a eu-r tem 800w com jante 12...
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Autor do tópico - Membro
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
exacto o link é de facto esse. desculpem optar por por o nome completo em vez do link.marcopns Escreveu:é estranho mas esta aqui:jmal Escreveu:à 2 coisas que não acredito, é a que custa 1500 € ter baterias de lítio, 36v 15 ah, a outra é; como é que um motor de 800w mete a scooter a andar a 25 kmh, alias, como é que ela arranca apenas com 800 w.
o melhor que fazes é mesmo experimentar.
http://www.lojadastrotinetes.net/motas_scooter.php
e a eu-r tem 800w com jante 12...
apenas não pus porque pensei que não se podia (publicidade...)
ja agora para quem não sabe esse modelo (o de litio), tambem está à venda noutros sites a cerca de 2000€ o que faz parecer ser uma boa oportunidade.
e marco, eu de facto não tenciono fazer, 80% do tempo, mais de 20 ou 30 km de scooter por dia, a questão é apenas não quero estar dependente, e arriscarme a um dia não poder voltar a casa.
as scooters electricas provavelmente bastariam, o problema é que essas de 100km de autonomia... devem custar 4000€, e eu tal como muitos estudantes não tenho capacidade financeira para isso.
por outro lado as scooters mais acessiveis (1800€?) têm caracteristicas que não sei se dá para o tipo de utilização que gostava de dar.
ainda me lembro quando vi a bereco nas noticias ha uns bons bons meses.. e me enchi de esperança...
abraço e obrigadao pela ajuda pessoal
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
para essas distancias o melhor é mesmo eléctrica, se quiseres fazer o dobro dos quilómetros é que já ficas limitado, mas dependente estás sempre, nem que seja da galp.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
bem visto jmal lol, so que sempre prefiro ficar agarrado á galp do que fazer o resto do caminho ate casa a pé, (e com uma mota as costas lol)jmal Escreveu:para essas distancias o melhor é mesmo eléctrica, se quiseres fazer o dobro dos quilómetros é que já ficas limitado, mas dependente estás sempre, nem que seja da galp.
então pensam que mesmo assim compensa investir numa scooter so electrica, apesar da diferença de preços ainda ser alguma?
destas hibridas a melhor é claramente a de litio certo?
abraço e obrigadao outra vez
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- Membro Gold
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
eu tambem já ponderei a compre de uma hybrida , porque as distancias que tenho de correr são inconstantes , posso fazer 15km de manhã mas á tarde ter de fazer 100km . o que me levou a não comprá-la foi a potencia do motor electrico , acho pouco para o peso da mota + o meu peso + o peso de uma caixa de ferramentas.
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- Membro Platinium
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
bifilipe Escreveu:bem visto jmal lol, so que sempre prefiro ficar agarrado á galp do que fazer o resto do caminho ate casa a pé, (e com uma mota as costas lol)jmal Escreveu:para essas distancias o melhor é mesmo eléctrica, se quiseres fazer o dobro dos quilómetros é que já ficas limitado, mas dependente estás sempre, nem que seja da galp.
então pensam que mesmo assim compensa investir numa scooter so electrica, apesar da diferença de preços ainda ser alguma?
destas hibridas a melhor é claramente a de litio certo?
abraço e obrigadao outra vez
tanto ficas a pé numa como noutra, é isso que quero dizer, tanto numa como noutra tens limitações, é claro que postos de abastecimento de combustivel estão ao viram de todas as esquinas, mas numa eléctrica sabes sempre a sua autonomia, ou seja, com alguma pratica claro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
a bereco flash custa 2600€ mais iva. se a razao da escolha é financeira, aí só tu é que sabes. mas experimenta tudo o tiveres possibilidade antes de comprar. e vai dando noticias..
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Autor do tópico - Membro
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
tens razao jmal, mas o meu medo é de estar em lisboa, a 25 km de casa, e vou a ligar a minha scooter electrica, e diz autonomia 20km :s
nunca vos aconteceu isso ja agora?
ja alguem ficou sem bateria, como lidaram com a situaçao?
esssa frustração é que me deixa um pouco com o pé atras. se isso acontecer numa hibrida, mal acabar a bateria o motor aa gasolina funciona pelo menos ate chegar a casa.
ja agora, o motor a gasolina destas scooters carrega as baterias? alguem faz ideia?
cumps
filipe
nunca vos aconteceu isso ja agora?
ja alguem ficou sem bateria, como lidaram com a situaçao?
esssa frustração é que me deixa um pouco com o pé atras. se isso acontecer numa hibrida, mal acabar a bateria o motor aa gasolina funciona pelo menos ate chegar a casa.
ja agora, o motor a gasolina destas scooters carrega as baterias? alguem faz ideia?
cumps
filipe
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
realmente concordo que a maior parte do tempo, andamos a mais de 25km/h. logo, se comprássemos uma hibrida, acabaríamos de andar todo o tempo a ci. - logo, uma hibrida deixa de ter interesse.
mesmo nos arranques, ao arrancar no modo eléctrico com 800w nos semáforos, e as respectivas baterias fraquinhas, temos logo os carros de trás a apitar para sair da frente. na prática acabaríamos por andar sempre a ci, por causa dos arranques também.
a manutenção da parte de ci: é muito cara-mudar oleos, transmissão, embraiagem, etc.
existem custos nas finanças anuais nas ci, mas não sei os valores.
nas eléctricas só existem 2 despesas:
- na compra: uma só vez
- 1 vez por ano: um seguro
o preço da electricidade é tão pouco que considero desprezável.
e para 50km a 60km de autonomia as scooters electricas tipo ciclomotores, já não é nada mau para as voltinhas.
realmente se tivermos de fazer mais do que uns 50km de cada vez, de ciclomotor a 45km/h acaba por ser uma seca. nessa situação para muitos kilometros diários, vale a pena apostar numa mota eléctrica bereco evo, etc. estas são mais caras, mas pelos kilometros diários compensam e são facilmente amortizadas.
o que é difícil de amortizar é comprar uma mota electrica para andar o mesmo que se andaria com um ciclomotor.
mesmo nos arranques, ao arrancar no modo eléctrico com 800w nos semáforos, e as respectivas baterias fraquinhas, temos logo os carros de trás a apitar para sair da frente. na prática acabaríamos por andar sempre a ci, por causa dos arranques também.
a manutenção da parte de ci: é muito cara-mudar oleos, transmissão, embraiagem, etc.
existem custos nas finanças anuais nas ci, mas não sei os valores.
nas eléctricas só existem 2 despesas:
- na compra: uma só vez
- 1 vez por ano: um seguro
o preço da electricidade é tão pouco que considero desprezável.
e para 50km a 60km de autonomia as scooters electricas tipo ciclomotores, já não é nada mau para as voltinhas.
realmente se tivermos de fazer mais do que uns 50km de cada vez, de ciclomotor a 45km/h acaba por ser uma seca. nessa situação para muitos kilometros diários, vale a pena apostar numa mota eléctrica bereco evo, etc. estas são mais caras, mas pelos kilometros diários compensam e são facilmente amortizadas.
o que é difícil de amortizar é comprar uma mota electrica para andar o mesmo que se andaria com um ciclomotor.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
mas se sabes que a scooter faz 50 km de autonomia nao vais arriscar fazer lisboa-porto...bifilipe Escreveu:tens razao jmal, mas o meu medo é de estar em lisboa, a 25 km de casa, e vou a ligar a minha scooter electrica, e diz autonomia 20km :s
nunca vos aconteceu isso ja agora?
ja alguem ficou sem bateria, como lidaram com a situaçao?
esssa frustração é que me deixa um pouco com o pé atras. se isso acontecer numa hibrida, mal acabar a bateria o motor aa gasolina funciona pelo menos ate chegar a casa.
ja agora, o motor a gasolina destas scooters carrega as baterias? alguem faz ideia?
cumps
filipe
eu nunca fiquei a pé sem bateria, nos trajectos em que a scooter nao dá vou de carro.
voltando as questoes economicas, lembra-te que numa electrica so gastas € em electricidade, pneus e travoes, nada mais.
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Autor do tópico - Membro
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
ja me tão a dar a volta, mas realmente com um orçameento de 2000€ não tenho muitas alternativas... ainda tive esperanças com a bereco mais fraquita, mas não contava com o iva, ou seja as scooters electricas mais baratas andam nos 2000€ certo?
talvez continue a esperar... ou arrisco numa bicicleta electrica
abraçao
filipe
talvez continue a esperar... ou arrisco numa bicicleta electrica
abraçao
filipe
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
boas bifilipe e bem vindo ao fórum.
entre essas 2 hibridas iria obviamente para a que tem baterias de litio, mas se no dia a dia fazes 20 a 30km aconselho-te vivamente a comprares uma eléctrica.
faço exactamente os mesmos km por dia e com bastantes subidas (as maiores são subir à universidade de coimbra e no trajecto de volta a casa outra subida semelhante) a autonomia que tenho para este trajecto chega e sobra para outro tanto.
sempre que se "sai da rotina" penso sempre para onde vou e vejo logo se tenho ou não autonomia para lá chegar, se não tiver, o que é muito raro, ou vou de autocarro ou vou até meio caminho de mota e depois de autocarro.
a não ser que me esqueça de por a mota à carga durante a noite, que nunca aconteceu, ou que ande a fazer testes para ver que autonomia consigo fazer nunca carga nunca fiquei a pé!
a única razão, no nosso caso (20 a 30km diários) para optar por uma cl ou mesmo híbrida em vez de uma eléctrica é apenas o comodismo de raramente não ser obrigado a ter que apanhar o autocarro.
enquanto não aparecer uma híbrida em que o motor não eléctrico, gasolina, hidrogénio, etc, esteja lá apenas como gerador para carregar as baterias optarei sempre por 100% ve
[[]]
entre essas 2 hibridas iria obviamente para a que tem baterias de litio, mas se no dia a dia fazes 20 a 30km aconselho-te vivamente a comprares uma eléctrica.
faço exactamente os mesmos km por dia e com bastantes subidas (as maiores são subir à universidade de coimbra e no trajecto de volta a casa outra subida semelhante) a autonomia que tenho para este trajecto chega e sobra para outro tanto.
sempre que se "sai da rotina" penso sempre para onde vou e vejo logo se tenho ou não autonomia para lá chegar, se não tiver, o que é muito raro, ou vou de autocarro ou vou até meio caminho de mota e depois de autocarro.
a não ser que me esqueça de por a mota à carga durante a noite, que nunca aconteceu, ou que ande a fazer testes para ver que autonomia consigo fazer nunca carga nunca fiquei a pé!
a única razão, no nosso caso (20 a 30km diários) para optar por uma cl ou mesmo híbrida em vez de uma eléctrica é apenas o comodismo de raramente não ser obrigado a ter que apanhar o autocarro.
enquanto não aparecer uma híbrida em que o motor não eléctrico, gasolina, hidrogénio, etc, esteja lá apenas como gerador para carregar as baterias optarei sempre por 100% ve
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
há mais marcas/modelos no mercado além da bereco
tens as evader, as ecoglady e as e-max (embora estas ultimas mais dispendiosa). basta pesquisares
concordo que nas híbridas vai-se acabar por andar a maior parte do tempo a usar o sistema ci, pois nas híbridas a parte de eléctrica é apenas secundária.
tens as evader, as ecoglady e as e-max (embora estas ultimas mais dispendiosa). basta pesquisares
concordo que nas híbridas vai-se acabar por andar a maior parte do tempo a usar o sistema ci, pois nas híbridas a parte de eléctrica é apenas secundária.
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
as minhas viagens além das de 2 e 3 kms, nunca são menos de 34km, ida e volta, e ao fim de semana é cerca de 45 km, é claro que com um veículos eléctrico temos de planear as viagens, não podemos fazer muitas escapadelas apesar de já ter feito algumas e nunca ter ficado a pé.
de facto ao principio tinha muito esse medo, de ficar a pé, mas até agora só aconteceu nas primeiras voltas e todas à volta de casa para lhe testar a autonomia, só tive de percorrer alguns 100 metros com ela a pé. quem viu até dizia "olha ficas-te sem baterias",e eu respondi, "antes bateria do que gasolina porque electricidade tenho ali em casa, gasolina só a 8 kms daqui" .
de facto ao principio tinha muito esse medo, de ficar a pé, mas até agora só aconteceu nas primeiras voltas e todas à volta de casa para lhe testar a autonomia, só tive de percorrer alguns 100 metros com ela a pé. quem viu até dizia "olha ficas-te sem baterias",e eu respondi, "antes bateria do que gasolina porque electricidade tenho ali em casa, gasolina só a 8 kms daqui" .
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Autor do tópico - Membro
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
eu vou organizar um evento para estudantes estrangeiros em mafra, e como vivo em oeiras, devo ter que fazer lisboa-mafra e mafra-lisboa diariamente, tendo a oportunidade de carregar em mafra a scooter.
penso que a scooter funcionará sem problemas nesses 40km para cada lado...
de facto têm razão, para alem das emissoes zero, e vantagem ambiental, pode acabar por compensar economicamente também visto a manutenção ser mais em conta.
resta é um problema, as scooters electricas são mais lentas que estas hibridas certo?
com a carta b posso conduzir ate ao equivalente a 50cc?
eu tenho carta de condução belga, (vivi na belgica e estou la de ferias ate junho) que me deixa conduzir motas ate 125cc, mas dado que a legislação portuguesa não o permite, sera que sou abrangido por essa legislacao quando voltar ai?
a pergunta é relevante apenas pelo facto de nesse caso poder comprar uma hibrida um pouco mais potente
obrigado
filipe
penso que a scooter funcionará sem problemas nesses 40km para cada lado...
de facto têm razão, para alem das emissoes zero, e vantagem ambiental, pode acabar por compensar economicamente também visto a manutenção ser mais em conta.
resta é um problema, as scooters electricas são mais lentas que estas hibridas certo?
com a carta b posso conduzir ate ao equivalente a 50cc?
eu tenho carta de condução belga, (vivi na belgica e estou la de ferias ate junho) que me deixa conduzir motas ate 125cc, mas dado que a legislação portuguesa não o permite, sera que sou abrangido por essa legislacao quando voltar ai?
a pergunta é relevante apenas pelo facto de nesse caso poder comprar uma hibrida um pouco mais potente
obrigado
filipe
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Autor do tópico - Membro
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Re: Scooters hibridas, [ajuda/comparação]
ja agora para que possa interessar no site http://www.lojadastrotinetes.net/motas_scooter.php
esta uma scooter electrica 1500w por 1500€, não sei o que pensam mas para pessoas com o meu budget talvez possa ser uma solução viavel!
cumps
esta uma scooter electrica 1500w por 1500€, não sei o que pensam mas para pessoas com o meu budget talvez possa ser uma solução viavel!
cumps