Como descolar imãs

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
jose santos
Membro
Membro
Registado: domingo out 26, 2008 2:38 pm

Como descolar imãs

Mensagem por jose santos »

ola boa noite.
tehno uns imãs para fazer um gerador mas estão culados.
gostaria de saber se alguem sabia como desculalos.
boas engenhocas aguardo uma resposta.

obrigado

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Como descolar imãs

Mensagem por Bluesky »

aqueçe-os, mas nao acima da sua temperatura especifica de curie. força bruta, use macacos hidraulicos mas evite pancadas bruscas com martelos. nao os atire ao chão.

de-os ao seu pior inimigo. venda-os baratos. pois é, à certos casos que é melhor prevenir do que remediar e se calhar teve sorte em nao se ter entalado com gravidade.

é assim...

Link

_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Alquimista
Membro
Membro
Registado: segunda ago 13, 2007 8:12 pm

Mensagem por Alquimista »

depois de ver o filme dá para ver como são fortes o imanes de neodimium ..... comparados com os de ferrite, por isso os geradores com imanes de microondas e altifalantes produzem tão pouco.

Senge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jul 22, 2007 5:25 pm

Mensagem por Senge »

boas,

qual o melhor sitio para comprar imanes mesmo bons???? tipo esses so que maiores...... ehheheh

cumps

vendaval
Membro
Membro
Registado: sábado dez 01, 2007 9:45 pm

Mensagem por vendaval »

olá, boa noite!
só para dar uma achega.

os carros modernos usam motores de arranque com imanes permanentes. já se encontram muitos nas sucatas. são retangulares e penso que serão fortes o suficiente!? trouxe, hoje, alguns para casa, mas ainda não tive tempo de os testar.

cumprimentos a todos os eólicos.................carlos.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

ola vendaval. podias tirar umas fotos ao material aberto e mostrar aqui? que marca são e quais os carros que os usam? e as especificaçoes tecnicas de chapa?

vendaval
Membro
Membro

Mensagem por vendaval »

olá bluesky.

eu encontrei estes arranques, 4, numa oficina de automóveis. por acaso iam a caminho do lixo junto com outro material.
dos 4, 3 são identicos com 6 imanes cada, o outro tem somente 4, mas o tamanho deles parece que é o mesmo. quanto a marcas; não consegui ver. em relação a que carros os usam, acho que isso não é muito importante, mas vou perguntar na oficina e logo te digo.
as dimensões; andarão á volta de 2,5 x 5,0 x 1,0 cm, mas ainda não os medi. um aspecto importante, é que não são colados, facilmente se retiram.
e é assim, com quatro arranques fiquei com 22 imanes.

logo que tenha tempo, talvez domingo, tiro fotos.

cumprimentos...................................carlos.

Onaitsirhc
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta abr 17, 2009 8:41 pm

Mensagem por Onaitsirhc »

vendaval Escreveu:olá bluesky.

eu encontrei estes arranques, 4, numa oficina de automóveis. por acaso iam a caminho do lixo junto com outro material.
dos 4, 3 são identicos com 6 imanes cada, o outro tem somente 4, mas o tamanho deles parece que é o mesmo. quanto a marcas; não consegui ver. em relação a que carros os usam, acho que isso não é muito importante, mas vou perguntar na oficina e logo te digo.
as dimensões; andarão á volta de 2,5 x 5,0 x 1,0 cm, mas ainda não os medi. um aspecto importante, é que não são colados, facilmente se retiram.
e é assim, com quatro arranques fiquei com 22 imanes.

logo que tenha tempo, talvez domingo, tiro fotos.

cumprimentos...................................carlos.

ou rola de vc postar fotos destes arranques e dos imãs encontrados????????????

vendaval
Membro
Membro

Mensagem por vendaval »

olá pessoal!
tentei carregar aqui algumas fotos, mas só aceita até 150k,. as minhas fotos estão com 1,3m, logo teria de as redimensionar, o que dá, para uma pessoa inexperiente como eu, uma grande trabalheira. tenho algumas publicadas no meu blog( em construçao) e as restantes,(uma boa parte da minha "sucata") na web.
por isso fica aqui o endereço do blog; http://carlosmgomes.blogspot.com ou então, se quiserem ver a totalidade, enviem o vosso email para: carlosgomesarcos@gmail.com, que eu envio um convite para visualizarem as mesmas na dita página. para aquilo que eu puder ajudar, estou ao dispor.

cumprimentos..............................................carlos.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

o que chamas motores de arranque nao serão dinâmos? è que antigamente nao se usava alternadores. no caso de serem motores de arranque, ainda se usam motores de arranque de imans permanentes ou ja cairam em desuso? quando aos imans de ferrite, sao potentes?

vendaval
Membro
Membro

Mensagem por vendaval »

olá bluesky.
são mesmo motores de arranque e pertemcem á geração mais recente dos automómeis. antes só se usavam com bobines( indutoras).
estes imanes não serão de ferrite e tem de ser fortes para arrancar um motor de auto. apesar de serem do tipo rotativo,giram a alta velocidade, tendo acoplada uma desmultiplicação. são relativamente pequenos.
quanto aos imanes de ferrite; são mais fracos que os de neodimio!?. tem outro aspecto negativo que é a sua fragilidade. de resto não apresentam qualquer problema. só tens de ter espaço para os colocar, pois tem de ser maiores para ter o mesmo poder. ainda quanto ao poder dos imanes: para um gerador importam todos os parametros para que tenha um funcionamento equilibrado e tudo isso passa por calculos um pouco complicados. nesse aspecto tambem não te posso ajudar muito. só que a potencia tem a ver com; numero de espiras a quantidade das bobines/polos,o tamanho, aqui importa mesmo,depois tens a rotação que influi directamente na tensão e logo na potencia, voltes x amperes igual a wotes, mais ou menos!. ainda falta calcular a espessura do fio que tem de suportar os amperes gerados,para isso tambem esistem tabelas, mas tem muito a ver com o arrefecimento , um ponto fraco nos geradores eólicos, pois são, geralmente de baixa rotação tornando pouco eficiente a turbina montada dirctamente no seu veio. seria ideal um sistema de arrefecimento forçado através de um ventilador!?
para já, penso ter contribuido para algum esclarecimento das tuas duvidas, eu tambem sou um amador e estou a aprender.
estou ao dispor naquilo que me for possivel.

cumprimentos a todos ...................................................................carlos.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”