Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Re: Quem é que já instalou Solar Térmico através do Apoio?

Mensagem por ffbento »

valter silva Escreveu: não.... porque a água quente está em cima, e a fria qd entra entra por baixo (estou a falar de um cf), logo não tem problema.....
só fiquei com uma dúvida em relação à resposta:

a água quente em cima e a fria em baixo...também acontece no ts ou não? é exclusivo do cf?
ou a questão prende-se com a "disposição" de um e outro e com a troca térmica entre a água fria e a quente ser mais sentida no ts?

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

ffbento Escreveu:
valter silva Escreveu: não.... porque a água quente está em cima, e a fria qd entra entra por baixo (estou a falar de um cf), logo não tem problema.....
só fiquei com uma dúvida em relação à resposta:

a água quente em cima e a fria em baixo...também acontece no ts ou não? é exclusivo do cf?
ou a questão prende-se com a "disposição" de um e outro e com a troca térmica entre a água fria e a quente ser mais sentida no ts?
é assim tb no ts e em tudo..... é uma questão da física... a água quente é menos densa que a fria, logo sobe....
cumprimentos
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

ffbento
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta fev 25, 2009 2:38 pm

Mensagem por ffbento »

certo. eu conheço esse sentido teórico da coisa. a questão prática às vezes é que assume outra dimensão e era a isso que me referia e recorrendo à experiência prática de quem conhece/instala/já tem...

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

caros foristas:

seria importante que os foristas que já instalaram sistemas solares do apoio, viessem agora dar o seu feed-back, ao fim de alguns dis mais cinzentos, com menos sol e menor temperatura média.

cumprimentos
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta abr 16, 2009 6:04 pm

Mensagem por ccarvalho »

caro magma;

depois de 2 dias cinzentos, sendo que o de ontem foi mesmo muito cinzento...noto alguma perda de temperatura de calor na água uma vez que nos banhos não necessito de abrir tanto a água fria para a temperar.
no entanto...continuo com a caldeira a gas (apoio) desligada desde o dia 01 de maio (vieram instalar os painéis no dia 30 de abril) pois tenho sempre água quente. basicamente falando...há 12 dias que a botija de gas (45kg) só trabalha no fogão.
como o dia de hoje parece estar ainda pior que o de ontem, vamos ver como estará a água amanhã de manhã. voltarei a informar amanhã.
recordo que tenho o sistema ts 300lt da vulcano.

cmpts;
ccarvalho

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

obrigado ccarvalho:

o seu testemunho é importante para que todos façam a escolha mais acertada.

cumprimentos
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

ccarvalho Escreveu:caro magma;

depois de 2 dias cinzentos, sendo que o de ontem foi mesmo muito cinzento...noto alguma perda de temperatura de calor na água uma vez que nos banhos não necessito de abrir tanto a água fria para a temperar.
no entanto...continuo com a caldeira a gas (apoio) desligada desde o dia 01 de maio (vieram instalar os painéis no dia 30 de abril) pois tenho sempre água quente. basicamente falando...há 12 dias que a botija de gas (45kg) só trabalha no fogão.
como o dia de hoje parece estar ainda pior que o de ontem, vamos ver como estará a água amanhã de manhã. voltarei a informar amanhã.
recordo que tenho o sistema ts 300lt da vulcano.

cmpts;
ccarvalho
olá ccarvalho
bons resultados, não há duvida. se não é indiscrição, quantas pessoas no agregado ?
obrigado pelo feedback que tem dado.
cumprimentos
tlicas

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

tlicas;

somos 3 (02 adultos e 1 bebé de 1 ano e meio).
são sempre 3 banhos diários, sendo que o do bebé temos que encher uma banheira que seguramente leva mais água que a que eu gasto no meu banho. sem contar com as vezes que é necessária água quente para as mudas de fraldas. isto dos bebés não é fácil!

cmpts;
ccarvalho

Almeidini
Membro
Membro
Registado: quarta mai 13, 2009 6:48 pm

Mensagem por Almeidini »

olá,

hoje, em vez de água quente recebi um balde de água fria... após um longo processo de escolha e posterior encomenda, o instalador informou-me que o painel não passa para a cobertura. a passagem é demasiado estreita. só com uma grua é que pode colocar o termossifão vulcano 200l na cobertura do meu prédio. má sorte a minha!
só vejo duas soluções possíveis para me ver livre do gás:

1) optar por tubos de vácuo, que podem passar peça a peça para a cobertura.
2) trocar o esquentador por um termoacumulador eléctrico e colocar alguns painéis fotovoltaicos que o alimentem para tentar aligeirar a conta da edp (e compensar as respectivas emissões de co2).

agradeço opiniões.

cumps.
almeidini

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

bom dia.

podes enviar uma foto para se avaliar melhor o que dizes?

no meu caso será necessário um elevador para pôr o reservatório no sótão, com um custo de 120 €, inc. iva. além disso o instalador prontificou-se a arcar com metada da despesa.
será que o custo não compensa?

jfkpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 04, 2009 11:35 am

Mensagem por jfkpt »

almeidini Escreveu:olá,

hoje, em vez de água quente recebi um balde de água fria... após um longo processo de escolha e posterior encomenda, o instalador informou-me que o painel não passa para a cobertura. a passagem é demasiado estreita. só com uma grua é que pode colocar o termossifão vulcano 200l na cobertura do meu prédio. má sorte a minha!
só vejo duas soluções possíveis para me ver livre do gás:

1) optar por tubos de vácuo, que podem passar peça a peça para a cobertura.
2) trocar o esquentador por um termoacumulador eléctrico e colocar alguns painéis fotovoltaicos que o alimentem para tentar aligeirar a conta da edp (e compensar as respectivas emissões de co2).

agradeço opiniões.

cumps.
almeidini
entao e a terceira hipótese?
arranjar a grua??

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

magma;

continuo a ter água quente e tomei banho de manhã mas desta vez sem ter que misturar água fria.
concluo que se hoje o dia continuar cinzento, que provavelmente amanhã de manhã terei que ligar a caldeira para o banho, embora de vez em quando tenha havido umas abertas nas nuvens. não sei se serão suficientes para me darem água quente amanhã de manhã.
de qualquer das formas estou satisfeito. hoje é 5ª feira e o tempo está assim desde 2ª. concluo que o acumulador consegue manter muito bem a temperatura da água.
agradecia também as vossas opiniões pois para mim isto tudo é novidade. deveria ter água quente por mais tempo ou estamos dentro dos parâmetros normais?

obrigado;
ccarvalho

Almeidini
Membro
Membro

Mensagem por Almeidini »

...

entao e a terceira hipótese?
arranjar a grua??[/quote]

as duas vezes que recorri a gruas, em lisboa, achei os preços exorbitantes. dai que não tenha considerado essa hipótese.
mas como agora todos os transportadores têm gruas (ou máquinas para o mesmo efeito), talvez a concorrência tenha moderado os preços. vou pedir uns orçamentos e pedir ao instalador para aguentar uns dias em stand-by.

cumps.
almeidini

Almeidini
Membro
Membro

Mensagem por Almeidini »

interrogação Escreveu:bom dia.

podes enviar uma foto para se avaliar melhor o que dizes?

no meu caso será necessário um elevador para pôr o reservatório no sótão, com um custo de 120 €, inc. iva. além disso o instalador prontificou-se a arcar com metada da despesa.
será que o custo não compensa?

tenho alguma dificuldade em tirar a foto... basicamente, é um buraco no tecto com uma forma rectangular. ontem, resolvi medir e nem o depósito lá passa.
a empresa que cobra €120 não é da zona de lisboa, pois não? se arranjar uma grua por esse preço, adjudico logo. na eventualidade de ser necessário trocar algum dos elementos por qualquer motivo é que estou entalado. nessa altura será necessário pagar a grua para tirar e pagar outra vez para voltar a pôr, dias depois. (e nessa altura, já eram 3 vezes!)

almeidini

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

boas.

não faço ideia de onde vem o tal "elevador".
terá que elevar o depósito até ao equivalente a um 2º andar.
o instalador - posso fornecer o contacto - apenas disse que para lá colocar o depósito precisaria do elevador, e que teria um custo de 120 € ...
embora a instalação seja na grande lisboa, o instalador vem de setúbal. instala o material da wikora.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sergiomms

fui fazer a minha encomenda para um termossifão de 200l da norquente no dia 8/5/2009 e no quadro comparativo dos equipamentos não vem o peso do equipamento, mas de qualquer maneira o termosifão de 200l tem que pesar mais de 200kg pois só isso pesa a agua e ainda falta o peso do deposito e dos paineis.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sergiomms Escreveu:olá, dei-me ao trabalho de ler todos os posts deste tópico para não vir aqui fazer perguntas que já teriam sido respondidas, mas, no meio de muita confusão entre supostos instaladores e supostos consumidores, enfim, então cá vai a minha pergunta:
moro numa moradia com construção antiga em que o telhado ainda é de barrotes de madeira, até aqui tudo bem, o telhado não caiu, ainda mas gostaria de saber quanto pesa um sistema de termossifão 200l. pelos meus cálculos assim que mais ou menos atabalhoados, deverá pesar sensivelmente 200kg com o depósito cheio e os painéis + estrutura, claro, alguém me consegue confirmar isto?
pelo que percebi, o termossifão não necessita de estar ligado à electricidade, ao contrario da circulação forçada, certo?
é possível ter o termossifão em que o depósito esteja separado dos painéis, sem ser circulação forçada?
o termossifão não necessita de estar ligado a electricidade mas não podes contar com agua quente sempre, pois quando começares a gastares a agua quente que esta no deposito começa a entrar agua fria que se não estiver sol ou uma temperatura elevada a agua não aquece.
quanto ao deposito ficar separado dos paineis em termossifão é possivel desde que o deposito fique mais alto que os paineis.
nos paineis que são vendidos atraves do protocol do estado não sei se é possivel, mas nada como preguntares ao fabricante se é possivel.

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

o sr carvalho disse
apesar de ter chovido a manhã toda, foi possível fazer a instalação tendo esta ficado concluída por volta das 16h30 (já estava sol a essa hora).
cheguei do trabalho por volta das 19h e fiz o teste. desliguei a caldeira (que está a servir de apoio) e abri a água quente. lá veio ela, não a escaldar, mas quente suficiente para um banho por exemplo
nós samos leigos na matéria mas assim tanto, só se o seu páinel estiver voltado a w, e mesmo assim só com um milagrezinho.

numa 1º parte voçê diz
passados uns 20 segundos é que ela percebe que a água já vem quente e vem do acumulador
na 2º diz
a caldeira está no r/c sim e demora um certo tempo à água quente chegar às casas de banho no 1º andar. mas isso é normal...e já com a caldeira é assim. mas são cerca de 20 a 30 segundos. nada problemático.
como é que é possível você dizer que do depósito ao wc só leva 20 a 30 segundos quando antes levava esse mesmo tempo.
no meu apartamento tenho um termoacumulador de 120 litros a uma temperatura média de 80º com misturadora termostática, com 2 wc e uma cozinha e o tempo de espera no wc mais distante é de 35 segundos, tubagem toda em pex.

algo de estranho nas suas declarações sr carvalho, tão estranho quanto o protocolo.
sabe qual vai ser o maior problema na sua instalação?
eu digo-lhe, excesso de pressão e temperatura exactamente o maior inimigo dum sistema solar.
sabe qual é a pressão máxima de funcionamento normalmente admitida num acumulador?
são 10 bar. sabe qual é a potência da sua válvula de segurança?
são 10 bar.
tente procurar informação relativa á pressão máxima de funcionamento do acumulador que tem instalado em sua casa.
para salvaguardar quaquer situação deste tipo instale um redutor de pressão a seguir ao contador.
sabe qual o limite de temperatura admitido na tubagem que ai tem?
como vai controlar a temperatura dentro do depósito se não existe válvula de expansão térmica e o sistema está sobre dimensionado?
os seus painéis são semi selectivos e não selectivos e digo-lhe mais o tubo multicamada entre o sistema e o módulo solar não vai durar muito tempo, acredite que vai ser verdade, infelizmente para si.
já agora quem é que o aconselhou a instalar um sistema de 300 litros para 3 pessoas?
pelo que vem no folheto o ideal seria 200 litros.

pessoal tenham cuidado com as marcas incluídas no protocolo e mais ainda tenham cuidado com os instaladores, eu próprio recebi convites de quase todas elas, querem pagar uma ninharia ao instalador e querem que o mesmo fique responsável pela instalação durante 6 anos, não tem qualquer cabimento, eu rejeitei todos os convites.

concordo com os incentivos mas que fossem feitos de outra forma, que dessem liberdade de escolha ao cliente para adquirir a marca que quisesse e o instalador que quisesse ai sim seria justo.
olhem bem para as marcas que estão na campanha, qual delas é fabricante do seu próprio produto.
procurando bem conseguem arranjar produto muito bom a preços idênticos, obviamente que sem as tais prestaçõezinhas que o banco e a pmlink vos cobra.
já agora sr carvalho em quanto lhe vai ficar o sistema quando o acabar de pagar?
não tenha em consideração os futuros aumentos das taxas de juro porque essas não vai conseguir prever!!!

ccarvalho
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por ccarvalho »

fyntas...já que vc percebe tanto do assunto e até sabe a pressão que tenho e os tipos de tubagens, etc etc etc, quer a minha morada para vir cá montar tudo de início?
fique a perceber que não venho para aqui propagandear mas apenas relatar os factos.
as minhas intervenções neste forum acabam aqui pois tentei ajudar toda a gente, mas parece que sou muito mal visto por aqui.
então...amanhem-se.
desculpem-me a meia dúzia de pessoas que realmente souberam entrar no verdadeiro título deste tópico.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

fyntas Escreveu:o sr carvalho disse
apesar de ter chovido a manhã toda, foi possível fazer a instalação tendo esta ficado concluída por volta das 16h30 (já estava sol a essa hora).
cheguei do trabalho por volta das 19h e fiz o teste. desliguei a caldeira (que está a servir de apoio) e abri a água quente. lá veio ela, não a escaldar, mas quente suficiente para um banho por exemplo
nós samos leigos na matéria mas assim tanto, só se o seu páinel estiver voltado a w, e mesmo assim só com um milagrezinho.

numa 1º parte voçê diz
passados uns 20 segundos é que ela percebe que a água já vem quente e vem do acumulador
na 2º diz
a caldeira está no r/c sim e demora um certo tempo à água quente chegar às casas de banho no 1º andar. mas isso é normal...e já com a caldeira é assim. mas são cerca de 20 a 30 segundos. nada problemático.
como é que é possível você dizer que do depósito ao wc só leva 20 a 30 segundos quando antes levava esse mesmo tempo.
no meu apartamento tenho um termoacumulador de 120 litros a uma temperatura média de 80º com misturadora termostática, com 2 wc e uma cozinha e o tempo de espera no wc mais distante é de 35 segundos, tubagem toda em pex.

algo de estranho nas suas declarações sr carvalho, tão estranho quanto o protocolo.
sabe qual vai ser o maior problema na sua instalação?
eu digo-lhe, excesso de pressão e temperatura exactamente o maior inimigo dum sistema solar.
sabe qual é a pressão máxima de funcionamento normalmente admitida num acumulador?
são 10 bar. sabe qual é a potência da sua válvula de segurança?
são 10 bar.
tente procurar informação relativa á pressão máxima de funcionamento do acumulador que tem instalado em sua casa.
para salvaguardar quaquer situação deste tipo instale um redutor de pressão a seguir ao contador.
sabe qual o limite de temperatura admitido na tubagem que ai tem?
como vai controlar a temperatura dentro do depósito se não existe válvula de expansão térmica e o sistema está sobre dimensionado?
os seus painéis são semi selectivos e não selectivos e digo-lhe mais o tubo multicamada entre o sistema e o módulo solar não vai durar muito tempo, acredite que vai ser verdade, infelizmente para si.
já agora quem é que o aconselhou a instalar um sistema de 300 litros para 3 pessoas?
pelo que vem no folheto o ideal seria 200 litros.

pessoal tenham cuidado com as marcas incluídas no protocolo e mais ainda tenham cuidado com os instaladores, eu próprio recebi convites de quase todas elas, querem pagar uma ninharia ao instalador e querem que o mesmo fique responsável pela instalação durante 6 anos, não tem qualquer cabimento, eu rejeitei todos os convites.

concordo com os incentivos mas que fossem feitos de outra forma, que dessem liberdade de escolha ao cliente para adquirir a marca que quisesse e o instalador que quisesse ai sim seria justo.
olhem bem para as marcas que estão na campanha, qual delas é fabricante do seu próprio produto.
procurando bem conseguem arranjar produto muito bom a preços idênticos, obviamente que sem as tais prestaçõezinhas que o banco e a pmlink vos cobra.
já agora sr carvalho em quanto lhe vai ficar o sistema quando o acabar de pagar?
não tenha em consideração os futuros aumentos das taxas de juro porque essas não vai conseguir prever!!!
é ler uns post atrás meu e adivinhei isto!!!
não era os tubos a romperem, mas era a resistência sempre ligada (para o caso é igual....)
santa paciência!
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”