Motor elétrico de popa para bicicleta? 12V qq bateria.

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
manniom
Membro
Membro
Registado: sábado mai 16, 2009 3:25 pm

Motor elétrico de popa para bicicleta? 12V qq bateria.

Mensagem por manniom »

estive analisando um pouco os motores elétricos de popa (para pesca).

eles tem boa potência para uma bicicleta, de 1,0 até 2,3 hp.
funcionam com qualquer bateria 12v, quanto maior a amperagem maior a autonomia.

um exemplo de motor 54lbs (2,3hp):
http://www.douradopesca.com.br/produtos ... oduto=1129

vantagens:
1) é um motor barato, dá pra comprar só a peça que tem o motor (2,3hp) e fica em menor custo que o conjunto todo (cai de 520 para 310 reais).
2) funciona com qualquer bateria 12v que suporte a descarga contínua, quanto maior amperagem maior autonomia. (uma bateria marítima de 80ah funcionaria por cerca de 2 horas no máximo, continuamente)
3) já tem "sistema" de controle por chaveamento mecânico. 5 velocidades para frente e 2 para trás.
4) 2,3 hp ou cv, é suficiente para uma bicicleta.
5) motor foi projetado pra ficar dentro d´agua, podendo então ser usado em dias de chuva sem problemas.

desvantagens:
1) é motor com escovas, então requer alguma manutenção.

minhas dúvidas:
1) se ele vai aguentar fazer esforço em uma catraca.
2) foi projetado para funcionar dentro d´agua, se então se ele usa a própria água como refrigeração??? ou se ele pode ser usado fora d´agua sem problemas também.

as idéias:
1) adaptar este motor para girar um sistema de redução de 2,5 para 1 [2,5:1] na bicicleta.
2) ele tem 5 velocidades pra frente e duas pra trás, mas eu irei utilizar somente a velocidade máxima pra frente e controlar a velocidade real nas catracas da bicicleta.
3) se eu descobrir que ele usa a água como refrigeração, adaptar um sistema de refrigeração a ar que não viole a blindagem contra água. (jogar e tirar ar do motor sem que possa entrar água por esse tubo novo).

espero alguma sugestões de vocês.
alguém conhece estes motores? acham uma boa idéia???
Mantenha seus pensamentos positivos!
[[email protected]]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Motor elétrico de popa para bicicleta? 12V qq bateria.

Mensagem por jmal »

não te estou a entender, queres adaptar um motor de barco numa bicicleta, acho-o um pouco pesado e caro, 24 kg e em euros dá 180 euros, tens melhores soluções por preços semelhantes no mercado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

zuno
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado jan 09, 2010 11:50 am

Mensagem por zuno »

ola colega, venho pensando seriamente no mesmo em que voce postou.
mas eu pensei em utilizar o mesmo sistema de coroas da bicicleta, em termos de bateria, pensei um utilizar 2 baterias, uma de cada lado, para equilibrar a bicicleta. penso em até colocar um dinamo para aproveitar a energia motora para ajudar a recarregar as baterias, e em uma descida poderia desligar o motor e iria só recarregar, outra vantagem é que seria possivel utilizar baterias de carro, pois como ela estaria sempre recebendo uma certa carga, ela teria uma vida util maior, nao a mesma que em um carro, mas ja seria maior.
o que ainda nao sei é qual a rotação maxima destes motores e o consumo ah deles
estive estudando e uma pessoa comum é capaz de produzir algo proximo a 0,25hp ou seja, mais de 1hp ja esta otimo
uma outra questao que voce pensou, é usar a variedade de velocidades para economisar baterias, quando quiser ir mais devagar, ponha em uma velocidade mais lenta, agora, quando estiver em uma inclinação e necessite uma marcha mais leve, ai use o sistema da bicicleta.
agora, o ponto principal é a refrigeração. teria que ser feito um corpo de aluminio tipo dicipador de processador de computador, e tem que ficar com as aletas viradas para frente, como em motores de motos resfriadas a ar.
acredito que entre bicicletas e peças para montar, o custo nao seja maior que r$ 1000,00. nao sei de onde voce é, mas pelos valores que voce colocou é compativel com valores daqui.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

zuno Escreveu:ola colega, venho pensando seriamente no mesmo em que voce postou.
mas eu pensei em utilizar o mesmo sistema de coroas da bicicleta, em termos de bateria, pensei um utilizar 2 baterias, uma de cada lado, para equilibrar a bicicleta. penso em até colocar um dinamo para aproveitar a energia motora para ajudar a recarregar as baterias, e em uma descida poderia desligar o motor e iria só recarregar, outra vantagem é que seria possivel utilizar baterias de carro, pois como ela estaria sempre recebendo uma certa carga, ela teria uma vida util maior, nao a mesma que em um carro, mas ja seria maior.
o que ainda nao sei é qual a rotação maxima destes motores e o consumo ah deles
estive estudando e uma pessoa comum é capaz de produzir algo proximo a 0,25hp ou seja, mais de 1hp ja esta otimo
uma outra questao que voce pensou, é usar a variedade de velocidades para economisar baterias, quando quiser ir mais devagar, ponha em uma velocidade mais lenta, agora, quando estiver em uma inclinação e necessite uma marcha mais leve, ai use o sistema da bicicleta.
agora, o ponto principal é a refrigeração. teria que ser feito um corpo de aluminio tipo dicipador de processador de computador, e tem que ficar com as aletas viradas para frente, como em motores de motos resfriadas a ar.
acredito que entre bicicletas e peças para montar, o custo nao seja maior que r$ 1000,00. nao sei de onde voce é, mas pelos valores que voce colocou é compativel com valores daqui.
ou seja, quando fores a descer ligas o dínamo, carregas um pouco as baterias e além disso faz de travão de montanha, é isso que podes aproveitar, apenas as descidas. de qualquer maneira faz bem as contas a todo o peso que vais adicionar na bicicleta, afinal de contas é uma bicicleta, não tem quadro para suportar muito peso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

amigos manniom e zuno,

façam uma pesquisa aqui no fórum e irão ver , que o que pretendem não faz grande sentido nem terão o rendimento esperado , o material está cada vez mais barato , vejam tambem as questões das baterias e rapidamente irão pôr de parte as baterias dos automóveis , um dinamo a produzir ao mesmo tempo que a bicicleta anda é o mesmo que correr contra o vento com um chapéu de chuva aberto. qualquer dúvida há aqui gente no fórum disposta a ajudar.

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

ouve o jmal e o tavares, é mesmo assim como eles dizem...lembra-me um pouco o pessoal que anda por aí a dizer que um carro qd anda dá para cargar as baterias, mas esquecem-se que para ele andar é preciso energia.
energia= energia!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

edsonmenezes
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda fev 01, 2010 9:48 pm

Mensagem por edsonmenezes »

ola amigo ! este motor esquenta muito fora dagua, e a mudansa de velocidade é feito em um sistema de resistencia dentro do compartimento do motor e refrigerado pela agua. voce ja pensou em transformar um alternador automotivo para ser usado como motor hibrido brushless ? estou tentando ! ou então motores para aeromodelismo com o seu speedcontrol ( regulador de velocidade )adequado a ele ? tem motores destes que chegam a 6kw (muito para uma bike ) . estou terminando de construir uma com um destes de 3kw a 36v , mas só vou usar 24v, então terei menos potencia ,mesmo assim ,potencia muito superior as bikes encontradas prontas , que são em torno de 250/350w. este site , hobbyking.com , tem uma variedade de motores e speedcontrol.
espero ter ajudado !

boa noite,

edson

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”